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Plano de aula > História > 8º ano > Os processos de independência nas Américas

Plano de aula - A Independência da Bolívia e a participação dos povos indígenas

Plano de aula de História com atividades para 8º ano do EF sobre A Independência da Bolívia e a participação dos povos indígenas

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Thayane Da Rocha Cruz Dias Freitas

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos (troque 50 por 100 se este plano for de 1º ou 2º anos). Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (inclua o código da habilidade aqui) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, computadores com acesso à internet, materiais impressos, lápis, canetas e papéis.

Material complementar:

Trecho da reportagem: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QRSwaJV35SM2f7dnxsY78drNPZARaB2dX3aMqBHJhdKayHQPa8wNDpzeMajK/trecho-da-reportagem.pdf

Foto Evo Morales: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hyg5Rm8FdW6ThpxHTepJCcQGr3W6WyKehrNzkXrxySQkT4a6yvTH78N4Qmky/foto-do-presidente-da-bolivia-evo-morales.pdf

Trecho Carta da Jamaica: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YMakavAnRfUz9SN6ASKTNjvgUHrSefBu8tBpMQFD3fDAPs9GTmpB5ZmzXYyY/trecho-da-carta-da-jamaica-escrita-por-simon-bolivar-1815.pdf

Mapa da Grã-Colômbia e retratao de Simón Bolívar: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XDpCyMrgTuecvHVn9hyjyc8J22kGZqPDhXTyERk32yeYMeue9JHnTd7kz9YB/mapa-da-gra-colombia-e-retrato-de-simon-bolivar.pdf

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Ao longo da aula os alunos devem conseguir comparar o significado de nação para dois diferentes líderes da Bolívia, Simón Bolívar, que liderou o processo de independência do país, e para o atual presidente da Bolívia, Evo Morales. Além disso os alunos, devem entender o significado de uma Constituição Plurinacional e a importância do respeito aos diferentes povos de um território.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações: Professor, peça aos alunos que observem a foto do atual presidente da Bolívia, Evo Morales, em uma comemoração do dia do Estado Plurinacional. Os alunos devem identificar, além das características indígenas do próprio presidente, a importância na Bolívia dada pelo governo aos povos de diferentes origens. Caso não possua projetor à sua disposição, imprima a imagem e o trecho da reportagem e entregue aos alunos.

Questionamentos:

  • De acordo com a imagem e as informações da legenda, é possível afirmar que a Bolívia busca dar protagonismo aos povos de origem indígena?
    Se sim, como?
  • A origem do presidente boliviano pode estar relacionada com a valorização destes povos?
  • É comum uma nação evidenciar diferentes matrizes culturais em sua formação?

Espera-se que os alunos consigam perceber que os povos indígenas recebem atenção por parte do governo, não só pela presença deles na imagem e pela origem do presidente mas também pelo próprio nome do dia comemorado na imagem. A origem do presidente pode sim estar relacionada com a valorização destes povos, os alunos podem dizer que sim ou não, esta hipótese será confirmada com o próximo documento a ser analisado. Os alunos podem responder que as nações valorizam as distintas matrizes culturais de seus territórios. No entanto, a Bolívia se diferencia das demais nações ao firmar esta valorização e reconhecer oficialmente as diferentes origens de seu povo ao evidenciar isso em sua Constituição.

Trecho da reportagem: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QRSwaJV35SM2f7dnxsY78drNPZARaB2dX3aMqBHJhdKayHQPa8wNDpzeMajK/trecho-da-reportagem.pdf

Foto Evo Morales: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hyg5Rm8FdW6ThpxHTepJCcQGr3W6WyKehrNzkXrxySQkT4a6yvTH78N4Qmky/foto-do-presidente-da-bolivia-evo-morales.pdf

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações: Peça aos alunos que leiam o trecho da reportagem “Nova Constituição boliviana refunda país como Estado plurinacional”, da revista Carta Maior. Os alunos devem identificar, além das características indígenas do próprio presidente, como a Bolívia atualmente proporciona aos diferentes povos indígenas de seu território uma determinada autonomia. Caso não possua projetor à sua disposição, pode imprimir a imagem e
o trecho da reportagem e entregar aos alunos.

  • De acordo com a reportagem, o que significa uma Constituição Plurinacional?
  • A origem do presidente boliviano relaciona-se com a criação deste documento?
  • Será que os povos indígenas sempre participaram ativamente das mudanças no território boliviano?

Trecho da reportagem: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QRSwaJV35SM2f7dnxsY78drNPZARaB2dX3aMqBHJhdKayHQPa8wNDpzeMajK/trecho-da-reportagem.pdf

Foto Evo Morales: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hyg5Rm8FdW6ThpxHTepJCcQGr3W6WyKehrNzkXrxySQkT4a6yvTH78N4Qmky/foto-do-presidente-da-bolivia-evo-morales.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações:

Professor, promova a leitura e a análise do trecho da Carta da Jamaica, escrita por Simón Bolívar em 1815, um dos líderes da independência da Bolívia, em que ele demonstra seu desejo de ver se formar na América “a maior nação do mundo”. Alguns questionamentos podem mediar a atividade:

  • De acordo com o trecho da Carta, quais eram os planos de Simón Bolívar, principal líder da independência da Bolívia para os países da América?
  • Qual a diferença que podemos apontar entre o pensamento de Bolívar e o atual Estado Plurinacional da Bolívia?

Espera-se que os alunos possam observar a diferença entre o pensamento de Bolívar e a ação de Morales: Bolívar desejava a formação de uma só América, uma mesma nação, Morales reconhece que os diversos grupos indígenas do território boliviano constituem nações diferentes devido aos seus aspectos culturais e sociais.

Trecho Carta da Jamaica: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YMakavAnRfUz9SN6ASKTNjvgUHrSefBu8tBpMQFD3fDAPs9GTmpB5ZmzXYyY/trecho-da-carta-da-jamaica-escrita-por-simon-bolivar-1815.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Neste momento, os alunos irão trabalhar com mais duas fontes: o Mapa da Grã-Colômbia, república idealizada por Simón Bolívar,
que entre 1819 e 1831 reunia os atuais Colômbia, Venezuela, Panamá e parte do Equador, e a pintura que retrata este líder independentista. Alguns questionamentos podem ser feitos:

  • Simon Bolívar, principal líder da independência da Bolívia, aparenta ter a mesma origem étnica que Evo Morales?
  • Podemos apontar qual a diferença entre o pensamento de Bolívar e o atual presidente da Bolívia quanto à organização da nação?
  • Bolívar pretendia constituir uma grande nação na América em torno de aspectos culturais em comum como a religião católica e a língua espanhola, formando a Grã-Colômbia, esta ideia concorda com as atuais ideias de Evo Morales? Explique.

Os alunos devem indicar que este líder da independência, Simón Bolívar, não possuía características indígenas. Outro apontamento é quanto à diferença entre o pensamento de Bolívar e a ação de Morales: Bolívar desejava a formação de uma grande nação na América, enquanto Morales reconhece que os diversos grupos indígenas do território boliviano constituem nações diferentes devido a seus aspectos culturais e sociais.

Mapa da Grã-Colômbia e Retrato de Simón Bolívar : https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XDpCyMrgTuecvHVn9hyjyc8J22kGZqPDhXTyERk32yeYMeue9JHnTd7kz9YB/mapa-da-gra-colombia-e-retrato-de-simon-bolivar.pdf

Para você saber mais: Professor, o link do Google Maps a seguir apresenta imagens da Casa da Liberdade, onde foi assinada a declaração da independência boliviana em 1825. Os alunos podem fazer uma visita virtual para conhecer melhor o local, que atualmente abriga um museu histórico.

Google Maps. Disponível em: https://www.google.com.br/maps/place/Freedom+House/@-19.0475463,-65.260112,3a,37.7y/data=!3m8!1e2!3m6!1sAF1QipNJb8OcIJ6Z4jDyxhc2vndf4ZGsZFAG3N9eARFZ!2e10!3e12!6shttps:%2F%2Flh5.googleusercontent.com%2Fp%2FAF1QipNJb8OcIJ6Z4jDyxhc2vndf4ZGsZFAG3N9eARFZ%3Dw203-h152-k-no!7i3968!8i2976!4m5!3m4!1s0x93fbcf48c19ec0d1:0x6db15529a97180d8!8m2!3d-19.047508!4d-65.26016 Acesso em: 4 de fevereiro de 2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: No final os alunos devem conseguir identificar a mudança na colocação política dos grupos indígenas na Bolívia desde a independência e identificar o que é uma Constituição Plurinacional. Relacionar as mudanças de pensamento em relação à constituição da nação boliviana de acordo com Simon e as múltiplas nações indígenas de Morales, atualmente. Para encerrar peça aos alunos para formar grupos, e organize um debate entre os alunos sobre a importância do protagonismo dos povos indígenas na constituição de um país e por que estes grupos muitas vezes não recebem a devida importância. Depois peça aos alunos que escrevam uma Carta da Bolívia, abordando a formação Plurinacional do atual território e a importância de considerar os direitos dos povos indígenas do território, diferenciando o pensamento de Simón Bolívar e Evo Morales sobre a formação de uma nação.

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos (troque 50 por 100 se este plano for de 1º ou 2º anos). Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (inclua o código da habilidade aqui) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, computadores com acesso à internet, materiais impressos, lápis, canetas e papéis.

Material complementar:

Trecho da reportagem: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QRSwaJV35SM2f7dnxsY78drNPZARaB2dX3aMqBHJhdKayHQPa8wNDpzeMajK/trecho-da-reportagem.pdf

Foto Evo Morales: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hyg5Rm8FdW6ThpxHTepJCcQGr3W6WyKehrNzkXrxySQkT4a6yvTH78N4Qmky/foto-do-presidente-da-bolivia-evo-morales.pdf

Trecho Carta da Jamaica: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YMakavAnRfUz9SN6ASKTNjvgUHrSefBu8tBpMQFD3fDAPs9GTmpB5ZmzXYyY/trecho-da-carta-da-jamaica-escrita-por-simon-bolivar-1815.pdf

Mapa da Grã-Colômbia e retratao de Simón Bolívar: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XDpCyMrgTuecvHVn9hyjyc8J22kGZqPDhXTyERk32yeYMeue9JHnTd7kz9YB/mapa-da-gra-colombia-e-retrato-de-simon-bolivar.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Ao longo da aula os alunos devem conseguir comparar o significado de nação para dois diferentes líderes da Bolívia, Simón Bolívar, que liderou o processo de independência do país, e para o atual presidente da Bolívia, Evo Morales. Além disso os alunos, devem entender o significado de uma Constituição Plurinacional e a importância do respeito aos diferentes povos de um território.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações: Professor, peça aos alunos que observem a foto do atual presidente da Bolívia, Evo Morales, em uma comemoração do dia do Estado Plurinacional. Os alunos devem identificar, além das características indígenas do próprio presidente, a importância na Bolívia dada pelo governo aos povos de diferentes origens. Caso não possua projetor à sua disposição, imprima a imagem e o trecho da reportagem e entregue aos alunos.

Questionamentos:

  • De acordo com a imagem e as informações da legenda, é possível afirmar que a Bolívia busca dar protagonismo aos povos de origem indígena?
    Se sim, como?
  • A origem do presidente boliviano pode estar relacionada com a valorização destes povos?
  • É comum uma nação evidenciar diferentes matrizes culturais em sua formação?

Espera-se que os alunos consigam perceber que os povos indígenas recebem atenção por parte do governo, não só pela presença deles na imagem e pela origem do presidente mas também pelo próprio nome do dia comemorado na imagem. A origem do presidente pode sim estar relacionada com a valorização destes povos, os alunos podem dizer que sim ou não, esta hipótese será confirmada com o próximo documento a ser analisado. Os alunos podem responder que as nações valorizam as distintas matrizes culturais de seus territórios. No entanto, a Bolívia se diferencia das demais nações ao firmar esta valorização e reconhecer oficialmente as diferentes origens de seu povo ao evidenciar isso em sua Constituição.

Trecho da reportagem: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QRSwaJV35SM2f7dnxsY78drNPZARaB2dX3aMqBHJhdKayHQPa8wNDpzeMajK/trecho-da-reportagem.pdf

Foto Evo Morales: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hyg5Rm8FdW6ThpxHTepJCcQGr3W6WyKehrNzkXrxySQkT4a6yvTH78N4Qmky/foto-do-presidente-da-bolivia-evo-morales.pdf

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Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações: Peça aos alunos que leiam o trecho da reportagem “Nova Constituição boliviana refunda país como Estado plurinacional”, da revista Carta Maior. Os alunos devem identificar, além das características indígenas do próprio presidente, como a Bolívia atualmente proporciona aos diferentes povos indígenas de seu território uma determinada autonomia. Caso não possua projetor à sua disposição, pode imprimir a imagem e
o trecho da reportagem e entregar aos alunos.

  • De acordo com a reportagem, o que significa uma Constituição Plurinacional?
  • A origem do presidente boliviano relaciona-se com a criação deste documento?
  • Será que os povos indígenas sempre participaram ativamente das mudanças no território boliviano?

Trecho da reportagem: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QRSwaJV35SM2f7dnxsY78drNPZARaB2dX3aMqBHJhdKayHQPa8wNDpzeMajK/trecho-da-reportagem.pdf

Foto Evo Morales: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hyg5Rm8FdW6ThpxHTepJCcQGr3W6WyKehrNzkXrxySQkT4a6yvTH78N4Qmky/foto-do-presidente-da-bolivia-evo-morales.pdf

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Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações:

Professor, promova a leitura e a análise do trecho da Carta da Jamaica, escrita por Simón Bolívar em 1815, um dos líderes da independência da Bolívia, em que ele demonstra seu desejo de ver se formar na América “a maior nação do mundo”. Alguns questionamentos podem mediar a atividade:

  • De acordo com o trecho da Carta, quais eram os planos de Simón Bolívar, principal líder da independência da Bolívia para os países da América?
  • Qual a diferença que podemos apontar entre o pensamento de Bolívar e o atual Estado Plurinacional da Bolívia?

Espera-se que os alunos possam observar a diferença entre o pensamento de Bolívar e a ação de Morales: Bolívar desejava a formação de uma só América, uma mesma nação, Morales reconhece que os diversos grupos indígenas do território boliviano constituem nações diferentes devido aos seus aspectos culturais e sociais.

Trecho Carta da Jamaica: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YMakavAnRfUz9SN6ASKTNjvgUHrSefBu8tBpMQFD3fDAPs9GTmpB5ZmzXYyY/trecho-da-carta-da-jamaica-escrita-por-simon-bolivar-1815.pdf

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Orientações: Neste momento, os alunos irão trabalhar com mais duas fontes: o Mapa da Grã-Colômbia, república idealizada por Simón Bolívar,
que entre 1819 e 1831 reunia os atuais Colômbia, Venezuela, Panamá e parte do Equador, e a pintura que retrata este líder independentista. Alguns questionamentos podem ser feitos:

  • Simon Bolívar, principal líder da independência da Bolívia, aparenta ter a mesma origem étnica que Evo Morales?
  • Podemos apontar qual a diferença entre o pensamento de Bolívar e o atual presidente da Bolívia quanto à organização da nação?
  • Bolívar pretendia constituir uma grande nação na América em torno de aspectos culturais em comum como a religião católica e a língua espanhola, formando a Grã-Colômbia, esta ideia concorda com as atuais ideias de Evo Morales? Explique.

Os alunos devem indicar que este líder da independência, Simón Bolívar, não possuía características indígenas. Outro apontamento é quanto à diferença entre o pensamento de Bolívar e a ação de Morales: Bolívar desejava a formação de uma grande nação na América, enquanto Morales reconhece que os diversos grupos indígenas do território boliviano constituem nações diferentes devido a seus aspectos culturais e sociais.

Mapa da Grã-Colômbia e Retrato de Simón Bolívar : https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XDpCyMrgTuecvHVn9hyjyc8J22kGZqPDhXTyERk32yeYMeue9JHnTd7kz9YB/mapa-da-gra-colombia-e-retrato-de-simon-bolivar.pdf

Para você saber mais: Professor, o link do Google Maps a seguir apresenta imagens da Casa da Liberdade, onde foi assinada a declaração da independência boliviana em 1825. Os alunos podem fazer uma visita virtual para conhecer melhor o local, que atualmente abriga um museu histórico.

Google Maps. Disponível em: https://www.google.com.br/maps/place/Freedom+House/@-19.0475463,-65.260112,3a,37.7y/data=!3m8!1e2!3m6!1sAF1QipNJb8OcIJ6Z4jDyxhc2vndf4ZGsZFAG3N9eARFZ!2e10!3e12!6shttps:%2F%2Flh5.googleusercontent.com%2Fp%2FAF1QipNJb8OcIJ6Z4jDyxhc2vndf4ZGsZFAG3N9eARFZ%3Dw203-h152-k-no!7i3968!8i2976!4m5!3m4!1s0x93fbcf48c19ec0d1:0x6db15529a97180d8!8m2!3d-19.047508!4d-65.26016 Acesso em: 4 de fevereiro de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: No final os alunos devem conseguir identificar a mudança na colocação política dos grupos indígenas na Bolívia desde a independência e identificar o que é uma Constituição Plurinacional. Relacionar as mudanças de pensamento em relação à constituição da nação boliviana de acordo com Simon e as múltiplas nações indígenas de Morales, atualmente. Para encerrar peça aos alunos para formar grupos, e organize um debate entre os alunos sobre a importância do protagonismo dos povos indígenas na constituição de um país e por que estes grupos muitas vezes não recebem a devida importância. Depois peça aos alunos que escrevam uma Carta da Bolívia, abordando a formação Plurinacional do atual território e a importância de considerar os direitos dos povos indígenas do território, diferenciando o pensamento de Simón Bolívar e Evo Morales sobre a formação de uma nação.

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