Plano de Aula

Plano de aula: O outro pode ser moderno?

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Modernidade

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI01, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Pincel ou giz, quadro, imagem impressa (se a escola contar com projetor, poderá apenas exibir).

Material complementar

Contextualização - O Latipsoh dos Nacirema - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Tq4kuKmYSCbNuCzq5AxACCVxkeV2yBgBHGvxN7E2meyjzDk72jkWmrbPx3wp/his7-01und04-o-latipsoh-dos-nacirema.pdf

Problematização - Carta de Pero Vaz de Caminha - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qCZQTuZvSrJCXDEpDSgeZxPSNNRv2hm5GvzACXUnAyWbxmfga8mFJ4tKAnEm/his7-01und04-carta-pero-vaz-de-caminha.pdf

Problematização - Diferentes culturas - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JYgdMjgcFsH97q9ASnfCtrHMdatAJ5duNggNz27Hh4b2s53y47DzTZz3CGVh/his7-01und04-problematizacao-diferentes-culturas.pdf

Sistematização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pQVkGPFEeFjCzrryEWGgJp36QZhAuVKvHG958eSd6wqwcTv74VZEuZrCnzwP/his7-01und04-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

O que é modernidade? https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/o-que-modernidade.htm. Acesso em: 11/3/2019.

Ritos corporais entre os Nacirema - Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/364413/mod_resource/content/0/Nacirema.pdf. Acesso em: 12/1/2019.

Tratado da Terra do Brasil: Carta de Pero Vaz de Caminha - Disponível em: http://objdigital.bn.br/Acervo_Digital/Livros_eletronicos/carta.pdf.
Acesso em: 12/1/2019.

História da província Santa Cruz, a que vulgarmente chamamos Brasil - DIsponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/188899/Tratado%20da%20terra%20do%20Brasil.pdf?sequence=1. Acesso em: 12/1/2019.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Neste momento você deve apresentar aos alunos o objetivo da aula. Deste modo, eles terão consciência do que você está propondo a eles e o que deverão ter compreendido no fim da aula. Apresente o tema escrevendo-o no quadro ou lendo-o para toda turma. Se a escola contar com o auxílio de projetor, apresente este slide fazendo uma leitura coletiva.

Para você saber mais: Observe que aqui os alunos terão o primeiro contato com o conceito de “eurocentrismo”. Então é preciso fazer uma breve explanação sobre o significado (sempre possibilitando que os alunos expressem suas opiniões) da palavra para que eles entendam o que você quer discutir.

Segundo o site https://www.dicio.com.br, o significado de eurocentrismo é: “Modo de julgar o mundo a partir de um ponto de vista europeu. Influência que, política, cultural, econômica, social etc., a Europa exerce sobre outras variadas áreas, países, povos, culturas. Característica da
pessoa eurocêntrica, que busca compreender o mundo tendo em conta somente valores europeus”.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO