16679
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Todas as paisagens são iguais?

Plano de aula de Geografia com atividades para 3º ano do Fundamental sobre identificar diferentes características em paisagens distintas

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elisabeth Cristina Dantas De Araújo

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03GE04 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para esta aula você pode inicialmente agrupar os alunos em duplas. Ao final, na sistematização, reúna-os em uma roda de conversa.

Materiais necessários: Quadro, lápis para quadro, papel, caneta, projetor multimídia, letra da canção impressa (caso não possa projetar).

Material complementar:

Link com a letra da canção: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/x8NHp3NdSj4sRuX8FKRmk8ee9QEzSkXj57nJ3c4uEXagcw7Q7QkJTXyT2w9d/geo3-04und01-problematizacao-trecho-da-cancao.pdf

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou fale para a turma o tema da aula de hoje. Explique que vocês conversarão a respeito das paisagens e de como elas podem se apresentar no nosso cotidiano, possuindo características diversas, de acordo com o lugar de onde sejam vistas.

Como adequar à sua realidade: A depender da localidade onde esteja inserido, você pode abordar de maneira mais enfática as paisagens as quais seus alunos estão acostumados a observar, especialmente no trajeto entre a casa e a escola. Para tanto, busque ressaltar elementos que fazem parte das paisagens locais, seja um rio, uma aldeia, uma ponte, uma reserva floresta, etc.

Para você saber mais:

Esta aula foi pensada tomando como base o conceito de Paisagem, que de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino da Geografia (BRASIL, 1998, p. 28), “é definida como sendo uma unidade visível do território, que possui identidade visual, caracterizada por fatores de ordem social, cultural e natural, contendo espaços e tempos distintos; o passado e o presente. A paisagem é o velho no novo e o novo no velho”. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/geografia.pdf Acesso em 23 de janeiro de 2019.

Da mesma maneira, a paisagem é compreendida e conceituada por Milton Santos, no livro Metamorfoses do Espaço Habitado (2008, p. 40) como “tudo aquilo que nós vemos, o que nossa visão alcança. Esta pode ser definida como o domínio do visível, aquilo que a vista abarca. Não é formada apenas de volumes, mas também de cores, movimentos, odores, sons, etc. [...] A paisagem é um conjunto de formas heterogêneas, de idades diferentes, pedaços de tempos históricos representativos das diversas maneiras de produzir as coisas, de construir o espaço”.

Dessa forma, é importante considerar que a paisagem não se resume apenas ao que podemos enxergar, mas também ao que os nossos outros sentidos são capazes de construir no cotidiano, tais como os cheiros, os sons, bem como as memórias e percepções. Assim também, as paisagens se caracterizam por reunirem elementos tanto naturais quanto culturais (artificiais) e, portanto, não são estáticas ou iguais umas às outras.

Contextos Prévios: Para esta aula, é importante que os alunos já tenham iniciado o trabalho com paisagens, especialmente a sua significação e relação com a vida cotidiana.

Fonte das Imagens 1 e 2: Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em 27 de janeiro de 2019.

Fonte da Imagem 3: Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em 27 de janeiro de 2019.

Fonte da Imagem 4: Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em 27 de janeiro de 2019.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Incentive os alunos a pensarem nas diversas paisagens existentes, a partir do seu próprio cotidiano. Para tanto, questione-os quanto àquelas (paisagens) que eles têm contato no seu dia a dia, seja a caminho da escola, para a casa de algum familiar, ou em qualquer outra situação que o aluno sinta-se confortável a pensar. Peça que expressem suas ideias e opiniões ordenadamente, e assim faça registros no quadro, de modo que todos da turma possam começar a perceber as diferenças que podem existir nas diversas paisagens com as quais temos acesso. Alguns exemplos de paisagens que os alunos podem citar, são: rios, prédios, parques, aldeias, cachoeiras, viadutos, pessoas atravessando faixas de pedestres, o pai levando a criança para a escola, etc. Ou seja, recortes que eles conseguem perceber no dia a dia.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Após o primeiro momento de registros, entregue aos alunos ou projete no quadro um trecho da letra da música “Paisagem da Janela”, de autoria de Lô Borges, composta em 1972. Para esta parte da aula, serão utilizados apenas os quatro primeiros versos da canção, que trazem uma breve descrição do que o sujeito da música vê a partir da janela do seu quarto. Faça a leitura em conjunto com a turma.

Link com a letra da canção: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/x8NHp3NdSj4sRuX8FKRmk8ee9QEzSkXj57nJ3c4uEXagcw7Q7QkJTXyT2w9d/geo3-04und01-problematizacao-trecho-da-cancao.pdf

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Com as duplas montadas, peça que peguem papel e caneta e escrevam as seguintes questões: “Quais características da paisagem descrita na canção, estão presentes no seu dia a dia?”; “Quando você olha pela janela do seu quarto, ou de outro lugar da sua casa, você vê as mesmas paisagens descritas na canção? Quais são diferentes?”. Essas perguntas devem ser feitas de um aluno para o outro, em formato de entrevista. Com base nas respostas, cada um irá desenhar no seu papel, a representação da paisagem descrita pelo(a) colega na entrevista. Por exemplo: “A paisagem que eu vejo da janela do meu quarto tem um prédio muito alto, uma estrada e várias casas”; ou “A paisagem que eu vejo tem serras, um rio e animais”; entre outras. Assim, cada aluno fará o desenho descritivo como forma de registro da paisagem do(a) colega. Ao final, solicite que os alunos reúnam-se em uma grande roda de conversa.

Fonte da Imagem: Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em 27 de janeiro de 2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Na roda de conversa, solicite que as duplas que foram formadas expliquem para os demais colegas quais foram as paisagens descritas nas entrevistas, respondendo aos questionamentos anteriormente colocados e mostrando seus desenhos. Ao longo da conversa, vá incentivando os alunos a perceberem novos elementos que possam surgir nas respostas, e também aqueles elementos que se repetem muitas vezes, caracterizando paisagens semelhantes. Ao final, pergunte aos alunos se as paisagens descritas por eles são iguais, ajudando-os a responder o questionamento inicial da aula: “Todas as paisagens são iguais?”.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03GE04 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para esta aula você pode inicialmente agrupar os alunos em duplas. Ao final, na sistematização, reúna-os em uma roda de conversa.

Materiais necessários: Quadro, lápis para quadro, papel, caneta, projetor multimídia, letra da canção impressa (caso não possa projetar).

Material complementar:

Link com a letra da canção: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/x8NHp3NdSj4sRuX8FKRmk8ee9QEzSkXj57nJ3c4uEXagcw7Q7QkJTXyT2w9d/geo3-04und01-problematizacao-trecho-da-cancao.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou fale para a turma o tema da aula de hoje. Explique que vocês conversarão a respeito das paisagens e de como elas podem se apresentar no nosso cotidiano, possuindo características diversas, de acordo com o lugar de onde sejam vistas.

Como adequar à sua realidade: A depender da localidade onde esteja inserido, você pode abordar de maneira mais enfática as paisagens as quais seus alunos estão acostumados a observar, especialmente no trajeto entre a casa e a escola. Para tanto, busque ressaltar elementos que fazem parte das paisagens locais, seja um rio, uma aldeia, uma ponte, uma reserva floresta, etc.

Para você saber mais:

Esta aula foi pensada tomando como base o conceito de Paisagem, que de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino da Geografia (BRASIL, 1998, p. 28), “é definida como sendo uma unidade visível do território, que possui identidade visual, caracterizada por fatores de ordem social, cultural e natural, contendo espaços e tempos distintos; o passado e o presente. A paisagem é o velho no novo e o novo no velho”. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/geografia.pdf Acesso em 23 de janeiro de 2019.

Da mesma maneira, a paisagem é compreendida e conceituada por Milton Santos, no livro Metamorfoses do Espaço Habitado (2008, p. 40) como “tudo aquilo que nós vemos, o que nossa visão alcança. Esta pode ser definida como o domínio do visível, aquilo que a vista abarca. Não é formada apenas de volumes, mas também de cores, movimentos, odores, sons, etc. [...] A paisagem é um conjunto de formas heterogêneas, de idades diferentes, pedaços de tempos históricos representativos das diversas maneiras de produzir as coisas, de construir o espaço”.

Dessa forma, é importante considerar que a paisagem não se resume apenas ao que podemos enxergar, mas também ao que os nossos outros sentidos são capazes de construir no cotidiano, tais como os cheiros, os sons, bem como as memórias e percepções. Assim também, as paisagens se caracterizam por reunirem elementos tanto naturais quanto culturais (artificiais) e, portanto, não são estáticas ou iguais umas às outras.

Contextos Prévios: Para esta aula, é importante que os alunos já tenham iniciado o trabalho com paisagens, especialmente a sua significação e relação com a vida cotidiana.

Fonte das Imagens 1 e 2: Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em 27 de janeiro de 2019.

Fonte da Imagem 3: Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em 27 de janeiro de 2019.

Fonte da Imagem 4: Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em 27 de janeiro de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Incentive os alunos a pensarem nas diversas paisagens existentes, a partir do seu próprio cotidiano. Para tanto, questione-os quanto àquelas (paisagens) que eles têm contato no seu dia a dia, seja a caminho da escola, para a casa de algum familiar, ou em qualquer outra situação que o aluno sinta-se confortável a pensar. Peça que expressem suas ideias e opiniões ordenadamente, e assim faça registros no quadro, de modo que todos da turma possam começar a perceber as diferenças que podem existir nas diversas paisagens com as quais temos acesso. Alguns exemplos de paisagens que os alunos podem citar, são: rios, prédios, parques, aldeias, cachoeiras, viadutos, pessoas atravessando faixas de pedestres, o pai levando a criança para a escola, etc. Ou seja, recortes que eles conseguem perceber no dia a dia.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Após o primeiro momento de registros, entregue aos alunos ou projete no quadro um trecho da letra da música “Paisagem da Janela”, de autoria de Lô Borges, composta em 1972. Para esta parte da aula, serão utilizados apenas os quatro primeiros versos da canção, que trazem uma breve descrição do que o sujeito da música vê a partir da janela do seu quarto. Faça a leitura em conjunto com a turma.

Link com a letra da canção: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/x8NHp3NdSj4sRuX8FKRmk8ee9QEzSkXj57nJ3c4uEXagcw7Q7QkJTXyT2w9d/geo3-04und01-problematizacao-trecho-da-cancao.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Com as duplas montadas, peça que peguem papel e caneta e escrevam as seguintes questões: “Quais características da paisagem descrita na canção, estão presentes no seu dia a dia?”; “Quando você olha pela janela do seu quarto, ou de outro lugar da sua casa, você vê as mesmas paisagens descritas na canção? Quais são diferentes?”. Essas perguntas devem ser feitas de um aluno para o outro, em formato de entrevista. Com base nas respostas, cada um irá desenhar no seu papel, a representação da paisagem descrita pelo(a) colega na entrevista. Por exemplo: “A paisagem que eu vejo da janela do meu quarto tem um prédio muito alto, uma estrada e várias casas”; ou “A paisagem que eu vejo tem serras, um rio e animais”; entre outras. Assim, cada aluno fará o desenho descritivo como forma de registro da paisagem do(a) colega. Ao final, solicite que os alunos reúnam-se em uma grande roda de conversa.

Fonte da Imagem: Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em 27 de janeiro de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Na roda de conversa, solicite que as duplas que foram formadas expliquem para os demais colegas quais foram as paisagens descritas nas entrevistas, respondendo aos questionamentos anteriormente colocados e mostrando seus desenhos. Ao longo da conversa, vá incentivando os alunos a perceberem novos elementos que possam surgir nas respostas, e também aqueles elementos que se repetem muitas vezes, caracterizando paisagens semelhantes. Ao final, pergunte aos alunos se as paisagens descritas por eles são iguais, ajudando-os a responder o questionamento inicial da aula: “Todas as paisagens são iguais?”.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 3º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03GE04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano