16663
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 4º ano > Mundo do trabalho

Plano de aula - O trabalho no campo e na cidade

Plano de aula de Geografia com atividades para 4º ano do Fundamental sobre identificar no campo e na cidade os diferentes tipos de trabalho.

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mônica De Oliveira Ribeiro Couto

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE07) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Nessa aula os alunos serão capazes de identificar no campo e na cidade os diferentes tipos de trabalho, compreendido como as atividades produtivas e criativas que os seres humanos realizam para atingir um determinado objetivo.

Materiais necessários: Cópias uma para cada dupla ou trio caso não seja possível projetar ou escrever no quadro os anúncios; Cópias uma por duplas ou trios para produção do anúncio.

Materiais complementares:

Contextualização - Anúncios

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/v3dHPqnk8Mxbymz6czZPJSDdJZ6qXC7e7suShVtyEuKq6TZz46xXcB9VP98n/geo4-07und01-contextualizacao-anuncios.pdf

Ação Propositiva - Atividade “O que tem a ver”

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/A4kcK2P7XpGR6QfdrRAtkXxcXu66Eat9wWymFwhZCRNrPs8sFvHeQ4s38b5d/geo4-07und01-acao-propositiva-o-que-tem-a-ver.pdf

Sistematização - Produção de Anúncios

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ggD38kkEuq2sMMRQau4PYEnWdSrStJEwfnga4Vx6VjDVKFxVsMhYKnzd6NQk/geo4-07und01-sistematizacao-producao-de-anuncio.pdf

Contextos prévios: Para reconhecer melhor os diferentes tipos de trabalho no campo e na cidade é interessante que os alunos já tenham trabalhado com a descrição, observação e comparação das paisagens do campo e da cidade.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente para a turma o tema da aula, ele poderá ser escrito no quadro, projetado ou ainda apresentado de forma oral. Ressalte com a turma o conceito de trabalho que trata-se das atividades produtivas e criativas que os seres humanos realizam para atingir um determinado objetivo, em seguida destaque que identificamos essas atividades sendo realizadas no campo e na cidade.

Contextos prévios: Para o desenvolvimento da aula é importante que a turma já consiga diferenciar o espaço urbano do espaço rural identificando as principais características de cada um.

Para saber mais: No link https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZahYJGsVxUttXFuCVsy3t8vfUmyVdV2jP5kT5mfXn7Y6CDjkJj2Z3ZAH9kEY/geo4-07und01-texto-de-apoio-ao-professor.pdf foi disponibilizado trechos que um artigo científico que discute as diferenças entre o rural e o urbano.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Apresente para a turma o slide ele poderá ser projetado ou impresso. Relembre a turma que o tema da aula é sobre os tipos de trabalho realizados no campo e na cidade, e uma das formas de buscarmos uma vaga de emprego é pesquisando os classificados, seção do jornal que traz as ofertas de trabalho. Leia com a turma os anúncios e identifique com eles qual seria o local onde aquele trabalho seria desenvolvido no espaço rural ou urbano, lembre-se de chamar a atenção para o classificado que apresenta uma oferta de vaga para motorista, pois ela representa um trabalho que pode ser desenvolvido tanto no campo quanto na cidade.

Material complementar

Anúncios para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/v3dHPqnk8Mxbymz6czZPJSDdJZ6qXC7e7suShVtyEuKq6TZz46xXcB9VP98n/geo4-07und01-contextualizacao-anuncios.pdf

Como adequar à sua realidade: Selecione nos jornais locais outros classificados que representam melhor a realidade do município e região.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Chame a atenção da turma para os classificados apresentados anteriormente e questione a eles quais são os principais tipos de trabalho realizados no campo e na cidade, lembre-se de destacar com a turma algumas características de cada paisagem como a organização espacial, as atividades econômicas, pois essas características influenciam no trabalho realizado por seus moradores.

Como adequar à sua realidade: O município onde está localizada a escola e onde vivem a maioria dos estudantes pode ser utilizado como exemplo para facilitar a identificação dos diferentes tipos de trabalho.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Distribua a turma em duplas ou trios, entregue a cada dupla uma folha da Atividade “O que tem a ver”. Na atividade são apresentadas aos alunos palavras que representam atividades econômicas desenvolvidas no campo e na cidade e várias profissões associadas à elas. O desafio é que as duplas encontrem as atividades econômicas e em seguida para cada uma delas identifiquem pelo menos duas profissões associadas. Após a organização pelas duplas ou trios das palavras por atividades econômicas e profissões, realize a conferência coletivamente, ao final reflita com a quais atividades são comuns no espaço rural (campo) e quais atividades são mais comum nas cidades, destaque também as atividades que são desenvolvidas em ambos os espaços como o comércio e alguns serviços.

Material complementar

Atividade “O que tem a ver”:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/A4kcK2P7XpGR6QfdrRAtkXxcXu66Eat9wWymFwhZCRNrPs8sFvHeQ4s38b5d/geo4-07und01-acao-propositiva-o-que-tem-a-ver.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações: Agora que a turma já identificou os principais tipos de trabalho no campo e na cidade, convide-os a produzirem um anúncio de emprego, para isso cada dupla ou trio precisará escolher uma atividade econômica e em seguida uma profissão relacionada a ela, lembre-se de sugerir aos alunos que tomem como base o emprego de um membro da família, utilizem os dados apresentados na atividade realizada na ação propositiva, ou ainda, considerem a realidade do município ou de parte dele. Chame a atenção da turma para as principais atividades econômicas realizadas no município. Feita a escolha da atividade econômica e da profissão, distribua a cada dupla ou trio uma folha de papel ofício contendo a estrutura do anúncio, para que os alunos possam produzi-lo. Ao final permita que as duplas ou trio façam a leitura de suas produções.

Material complementar

Produção do Anúncio: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ggD38kkEuq2sMMRQau4PYEnWdSrStJEwfnga4Vx6VjDVKFxVsMhYKnzd6NQk/geo4-07und01-sistematizacao-producao-de-anuncio.pdf

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE07) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Nessa aula os alunos serão capazes de identificar no campo e na cidade os diferentes tipos de trabalho, compreendido como as atividades produtivas e criativas que os seres humanos realizam para atingir um determinado objetivo.

Materiais necessários: Cópias uma para cada dupla ou trio caso não seja possível projetar ou escrever no quadro os anúncios; Cópias uma por duplas ou trios para produção do anúncio.

Materiais complementares:

Contextualização - Anúncios

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/v3dHPqnk8Mxbymz6czZPJSDdJZ6qXC7e7suShVtyEuKq6TZz46xXcB9VP98n/geo4-07und01-contextualizacao-anuncios.pdf

Ação Propositiva - Atividade “O que tem a ver”

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/A4kcK2P7XpGR6QfdrRAtkXxcXu66Eat9wWymFwhZCRNrPs8sFvHeQ4s38b5d/geo4-07und01-acao-propositiva-o-que-tem-a-ver.pdf

Sistematização - Produção de Anúncios

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ggD38kkEuq2sMMRQau4PYEnWdSrStJEwfnga4Vx6VjDVKFxVsMhYKnzd6NQk/geo4-07und01-sistematizacao-producao-de-anuncio.pdf

Contextos prévios: Para reconhecer melhor os diferentes tipos de trabalho no campo e na cidade é interessante que os alunos já tenham trabalhado com a descrição, observação e comparação das paisagens do campo e da cidade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente para a turma o tema da aula, ele poderá ser escrito no quadro, projetado ou ainda apresentado de forma oral. Ressalte com a turma o conceito de trabalho que trata-se das atividades produtivas e criativas que os seres humanos realizam para atingir um determinado objetivo, em seguida destaque que identificamos essas atividades sendo realizadas no campo e na cidade.

Contextos prévios: Para o desenvolvimento da aula é importante que a turma já consiga diferenciar o espaço urbano do espaço rural identificando as principais características de cada um.

Para saber mais: No link https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZahYJGsVxUttXFuCVsy3t8vfUmyVdV2jP5kT5mfXn7Y6CDjkJj2Z3ZAH9kEY/geo4-07und01-texto-de-apoio-ao-professor.pdf foi disponibilizado trechos que um artigo científico que discute as diferenças entre o rural e o urbano.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Apresente para a turma o slide ele poderá ser projetado ou impresso. Relembre a turma que o tema da aula é sobre os tipos de trabalho realizados no campo e na cidade, e uma das formas de buscarmos uma vaga de emprego é pesquisando os classificados, seção do jornal que traz as ofertas de trabalho. Leia com a turma os anúncios e identifique com eles qual seria o local onde aquele trabalho seria desenvolvido no espaço rural ou urbano, lembre-se de chamar a atenção para o classificado que apresenta uma oferta de vaga para motorista, pois ela representa um trabalho que pode ser desenvolvido tanto no campo quanto na cidade.

Material complementar

Anúncios para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/v3dHPqnk8Mxbymz6czZPJSDdJZ6qXC7e7suShVtyEuKq6TZz46xXcB9VP98n/geo4-07und01-contextualizacao-anuncios.pdf

Como adequar à sua realidade: Selecione nos jornais locais outros classificados que representam melhor a realidade do município e região.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Chame a atenção da turma para os classificados apresentados anteriormente e questione a eles quais são os principais tipos de trabalho realizados no campo e na cidade, lembre-se de destacar com a turma algumas características de cada paisagem como a organização espacial, as atividades econômicas, pois essas características influenciam no trabalho realizado por seus moradores.

Como adequar à sua realidade: O município onde está localizada a escola e onde vivem a maioria dos estudantes pode ser utilizado como exemplo para facilitar a identificação dos diferentes tipos de trabalho.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Distribua a turma em duplas ou trios, entregue a cada dupla uma folha da Atividade “O que tem a ver”. Na atividade são apresentadas aos alunos palavras que representam atividades econômicas desenvolvidas no campo e na cidade e várias profissões associadas à elas. O desafio é que as duplas encontrem as atividades econômicas e em seguida para cada uma delas identifiquem pelo menos duas profissões associadas. Após a organização pelas duplas ou trios das palavras por atividades econômicas e profissões, realize a conferência coletivamente, ao final reflita com a quais atividades são comuns no espaço rural (campo) e quais atividades são mais comum nas cidades, destaque também as atividades que são desenvolvidas em ambos os espaços como o comércio e alguns serviços.

Material complementar

Atividade “O que tem a ver”:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/A4kcK2P7XpGR6QfdrRAtkXxcXu66Eat9wWymFwhZCRNrPs8sFvHeQ4s38b5d/geo4-07und01-acao-propositiva-o-que-tem-a-ver.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações: Agora que a turma já identificou os principais tipos de trabalho no campo e na cidade, convide-os a produzirem um anúncio de emprego, para isso cada dupla ou trio precisará escolher uma atividade econômica e em seguida uma profissão relacionada a ela, lembre-se de sugerir aos alunos que tomem como base o emprego de um membro da família, utilizem os dados apresentados na atividade realizada na ação propositiva, ou ainda, considerem a realidade do município ou de parte dele. Chame a atenção da turma para as principais atividades econômicas realizadas no município. Feita a escolha da atividade econômica e da profissão, distribua a cada dupla ou trio uma folha de papel ofício contendo a estrutura do anúncio, para que os alunos possam produzi-lo. Ao final permita que as duplas ou trio façam a leitura de suas produções.

Material complementar

Produção do Anúncio: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ggD38kkEuq2sMMRQau4PYEnWdSrStJEwfnga4Vx6VjDVKFxVsMhYKnzd6NQk/geo4-07und01-sistematizacao-producao-de-anuncio.pdf

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo do trabalho do 4º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04GE07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano