16562
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 1º ano > Mundo pessoal: meu lugar no mundo

Plano de aula - Quem colabora na escola?

Plano de aula de História com atividades para 1º ano do EF sobre Quem colabora na escola?

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mariane Cristina Fernandes Dos Santos

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
HIS1_04UND03

Ferramentas sugeridas

- Essenciais: Arquivos em PDF, print de tela, WhatsApp.
- Optativas: Google Meet. Hangout, Zoom, Google Docs.

Contexto

Neste plano o objetivo é conhecer e valorizar todas as pessoas que colaboram e trabalham na escola. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio ou, se elas já estiverem alfabetizadas, um texto com as perguntas a seguir escritas todas em maiúsculo. Envie preferencialmente via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. Questione:

- Quem cuida dos documentos da escola?
- Se alguém passar mal, tem uma pessoa responsável em ajudar?
- Nós comemos na escola? Quem faz essa comida?
- Quem cuida do lixo e da limpeza da nossa sala de aula?
- Tem alguém incumbido de abrir e fechar o portão?
- Quando alguma mesa quebra, quem será que conserta?

Divida a turma em grupos de 3 ou 4 alunos. Dê um tempo para que eles possam conversar em chats privados. Escolha representantes dos grupos e peça que socializem no grupo da turma, via áudio com duração de, no máximo, 01 minuto as impressões que elaboraram a partir dos questionamentos. Se dispuser de momento síncrono, você pode ainda organizar uma sala de aula no Google Classroom (veja como criar e postar atividades https://youtu.be/UkAkcYOYmDU), ou fazer um momento síncrono Google Meet (aprenda a criar uma reunião online https://youtu.be/UkAkcYOYmDU?t=7200).

Problematização

Para essa etapa, você precisará da ajuda de três ou quatro funcionários da escola. Você deverá pedir que eles produzam um vídeo, respondendo a questões de uma entrevista (acesse aqui) que você poderá encaminhar a eles por e-mail (veja aqui como fazer um e-mail: https://support.google.com/mail/answer/56256?hl=pt-BR) ou via WhatsApp. Encaminhe os vídeos e grave um arquivo de áudio com as questões abaixo:
- Vocês conheciam todos esses funcionários pelo nome?
- Tem algum funcionário entrevistado que vocês ainda não haviam conhecido?
- Você acha o trabalho desses funcionários importante? Por quê?
- Quem será o funcionário mais antigo da escola, que trabalha há mais tempo?
- Olhando para essas entrevistas, nós conseguimos conhecer as pessoas que colaboram na escola?
Peça que os estudantes conversem em chats privados. Dê um tempo para que eles possam discutir entre si. Após esse tempo, peça que os representantes dos grupos socializem as respostas. Oriente-os para responderem em arquivo de áudio. 

Sistematização

Por áudio, vídeo ou videochamada, peça a cada grupo que escreva uma frase de agradecimento ou incentivo ao funcionário da escola. Se possível, solicite que escrevam coletivamente no Google Docs (veja como usar a ferramenta em https://youtu.be/H6QtVQxs7AE). Se não for possível, produza um arquivo com as frases e mande para os funcionários. Se for viável, peça aos funcionários mandarem um vídeo resposta e compartilhe com a turma.

Convite às famílias

As famílias podem ajudar as crianças lendo alguns livros e vendo filmes e vídeos com os estudantes. Os vídeos “Qual a importância da escola” (disponível em https://www.youtube.com/watch?v=aFmHKGlzRNQ) e “Por que ir à escola?” (disponível em https://www.youtube.com/watch?v=EK0oIAXTfzs) podem ajudar aos pais e estudantes a reconhecer a importância da escola.

Outras Sugestões

A habilidade trabalhada neste uplano possi conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF01HI03, EF02HI02. Você também pode dialogar com as habilidades de outros componentes curriculares: EF01GE03, EF01CI08, EF15AR05, EF15AR03, EF69AR15, EF01ER01, EF01ER02. 

Sugestão Enviada Por: Danielle Ferreira


Código: HIS1_04UND03

(EF01HI04) Identificar as diferenças entre os variados ambientes em que vive (doméstico, escolar e da comunidade), reconhecendo as especificidades dos hábitos e das regras que os regem.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo pessoal: meu lugar no mundo do 1º ano:

MAIS AULAS DE História do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas