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Plano de aula - Espaços sociais - Jogo de regras

Plano de aula de História com atividades para 1º ano do EF sobre Espaços sociais - Jogo de regras

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mariane Cristina Fernandes Dos Santos

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI05 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Materiais riscantes e folhas sulfite A4.

Para você saber mais: Este plano de aula está alinhado a nova BNCC. Para saber um pouco mais sobre o que mudou no Ensino de História acesse: https://novaescola.org.br/conteudo/12864/o-que-muda-no-ensino-de-historia-com-a-bncc

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos. Pergunte aos alunos se eles sabem o que é conviver em comunidade e o que são regras.

Nessa aula, espera-se que os alunos tomem consciência de seus hábitos e compreendam como nossas atitudes colaboram para um ambiente de convivência com respeito e consciência.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Vamos iniciar a aula apresentando o vídeo “ Nervosinho”. Link disponível em: https://youtu.be/MmIdhyncdT4. Acesso em 09 de março de 2019

Abra uma roda de conversa e deixe que as crianças comentem suas percepções sobre o vídeo.

  • O que chamou a sua atenção no vídeo?
  • Por que você acha que o menino agia dessa forma?
  • Você concorda com as posturas iniciais do menino? Por quê?
  • Você também já se sentiu nervosinho? Quando?
  • Por que o pai de Fabinho disse que o peixe era parecido com ele?
  • Quais eram os sentimentos que Fabinho demonstrava?

Nesse momento, evite posturas julgadoras, ou impor alguma lição moralista, pois a intenção dessa atividade é estimular o pensamento crítico baseado em situações cotidianas de conflito.

Os conflitos, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, são bastante frequentes. As crianças ainda encontram-se em processo de organização interna, de como resolver conflitos usando palavras e argumentos ao invés de tapas, empurrões ou crises de choro. No entanto, nessa fase as crianças já são capazes de compreender sobre o certo e o errado. Então busca-se desenvolver a noção de direitos e deveres, e como isso implica na relação com o próximo.

Prossiga com as indagações sobre o vídeo. Dessa vez os questionamentos devem ser sobre os locais que Fabinho frequenta:

  • Quais eram as atitudes do Fabinho em casa?
  • Como era sua postura com os amigos da escola?
  • E jogando futebol? Ele respeitava as regras do jogo?

Aproveite as respostas dos alunos para falar sobre consequências. Pergunte:

  • Quais são as consequências das ações de Fabinho?
  • Como você acha que os amigos de Fabinho se sentiam perante suas atitudes?
  • Você já ficou de castigo? O que é castigo?
  • Você acredita que o castigo ajuda Fabinho a repensar suas atitudes? Como? Por quê?
  • O que aconteceu quando Fabinho observou as posturas do peixinho?

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Mantenha a turma em roda e compare os ambientes que aparecem no vídeo assistido. Converse sobre os espaços que aparecem: escola, casa e futebol. (Atividade recreativa ou extra)

Pergunte ao grupo:

  • Quais os outros lugares que vocês costumam frequentar?

Espera-se que o grupo fale sobre escolas, igrejas, parques, restaurantes e/ou outros espaços sociais.

Divida a turma em grupos, e peça que os alunos façam uma produção artística para representar alguns desses locais (os locais podem ser escolhidos por meio de votações e representados por meio de desenhos, pinturas ou recortes e colagens).

Pergunte aos alunos sobre comportamentos inadequados em determinados ambientes. Vá além dos comportamentos emocionais. Pergunte sobre as regras, e sobre os cuidados que devemos ter nesses espaços. Por exemplo:

  • Como devemos nos comportar em uma biblioteca? Podemos falar alto?
  • Quais são as regras da sua sala de aula?
  • Quais atitudes não são de acordo com as regras em um restaurante?

Outros exemplos podem ser usados, como hospitais, na prática de esportes etc.

Em seguida, proponha o “Jogo das regras”.

Faça fichas com algumas regras que as crianças tenham dito nos momentos de conversa, mas não diga o nome do espaço. Por exemplo: Usar uniforme, falar baixo em certos lugares e entre outros. (Para acessar um modelo de ficha clique aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WqGGsku2fKVuu2MbEm4n2qfx4KVTbVqSWPz6UCfYSczmvW5M5qMg34MkVGDv/modelo-de-ficha.pdf

As fichas irão variar de acordo com as respostas e ambientes citados por cada grupo. Cada criança irá sortear uma ficha e precisará responder a qual ambiente a regra corresponde, e o porquê. É possível ler o conteúdo das fichas em voz alta, uma vez que as crianças ainda estão em processo de alfabetização.

As fichas deverão ser adaptadas a cada realidade.

Para você saber mais: Trabalhar com jogos é estimulante e lúdico, além de ser uma ferramenta imprescindível na educação. Para saber mais leia o livro: CHATEAU, Jea. O jogo e a criança. São Paulo: Summus, 1987.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Relembre sobre os comportamentos do vídeo apresentado e das atitudes citadas durante o jogo das regras. Essa é uma forma de registrar a consciência que o grupo desenvolveu durante a aula.

Para finalizar, complete coletivamente com a turma um quadro de regras. Aproveite as respostas usadas no jogo das regras e sugira que o grupo utilize-as para completar o quadro.

As crianças também poderão fazer ilustrações representando as frases, para melhor visualização e compreensão. Ao final, releia as regras e peça que os alunos as assinem. As assinaturas podem ser feitas por meio da escrita do próprio nome, ou um desenho que caracterize a própria criança. Para acessar um modelo do quadro das regras acesse aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/udNrGxaSCVRTRG4w8De5ZTtbWWWeZgHh5E3aHntbcJV9treG5vAAqRCU5JPP/modelo-de-tabela.pdf

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI05 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Materiais riscantes e folhas sulfite A4.

Para você saber mais: Este plano de aula está alinhado a nova BNCC. Para saber um pouco mais sobre o que mudou no Ensino de História acesse: https://novaescola.org.br/conteudo/12864/o-que-muda-no-ensino-de-historia-com-a-bncc

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos. Pergunte aos alunos se eles sabem o que é conviver em comunidade e o que são regras.

Nessa aula, espera-se que os alunos tomem consciência de seus hábitos e compreendam como nossas atitudes colaboram para um ambiente de convivência com respeito e consciência.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Vamos iniciar a aula apresentando o vídeo “ Nervosinho”. Link disponível em: https://youtu.be/MmIdhyncdT4. Acesso em 09 de março de 2019

Abra uma roda de conversa e deixe que as crianças comentem suas percepções sobre o vídeo.

  • O que chamou a sua atenção no vídeo?
  • Por que você acha que o menino agia dessa forma?
  • Você concorda com as posturas iniciais do menino? Por quê?
  • Você também já se sentiu nervosinho? Quando?
  • Por que o pai de Fabinho disse que o peixe era parecido com ele?
  • Quais eram os sentimentos que Fabinho demonstrava?

Nesse momento, evite posturas julgadoras, ou impor alguma lição moralista, pois a intenção dessa atividade é estimular o pensamento crítico baseado em situações cotidianas de conflito.

Os conflitos, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, são bastante frequentes. As crianças ainda encontram-se em processo de organização interna, de como resolver conflitos usando palavras e argumentos ao invés de tapas, empurrões ou crises de choro. No entanto, nessa fase as crianças já são capazes de compreender sobre o certo e o errado. Então busca-se desenvolver a noção de direitos e deveres, e como isso implica na relação com o próximo.

Prossiga com as indagações sobre o vídeo. Dessa vez os questionamentos devem ser sobre os locais que Fabinho frequenta:

  • Quais eram as atitudes do Fabinho em casa?
  • Como era sua postura com os amigos da escola?
  • E jogando futebol? Ele respeitava as regras do jogo?

Aproveite as respostas dos alunos para falar sobre consequências. Pergunte:

  • Quais são as consequências das ações de Fabinho?
  • Como você acha que os amigos de Fabinho se sentiam perante suas atitudes?
  • Você já ficou de castigo? O que é castigo?
  • Você acredita que o castigo ajuda Fabinho a repensar suas atitudes? Como? Por quê?
  • O que aconteceu quando Fabinho observou as posturas do peixinho?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Mantenha a turma em roda e compare os ambientes que aparecem no vídeo assistido. Converse sobre os espaços que aparecem: escola, casa e futebol. (Atividade recreativa ou extra)

Pergunte ao grupo:

  • Quais os outros lugares que vocês costumam frequentar?

Espera-se que o grupo fale sobre escolas, igrejas, parques, restaurantes e/ou outros espaços sociais.

Divida a turma em grupos, e peça que os alunos façam uma produção artística para representar alguns desses locais (os locais podem ser escolhidos por meio de votações e representados por meio de desenhos, pinturas ou recortes e colagens).

Pergunte aos alunos sobre comportamentos inadequados em determinados ambientes. Vá além dos comportamentos emocionais. Pergunte sobre as regras, e sobre os cuidados que devemos ter nesses espaços. Por exemplo:

  • Como devemos nos comportar em uma biblioteca? Podemos falar alto?
  • Quais são as regras da sua sala de aula?
  • Quais atitudes não são de acordo com as regras em um restaurante?

Outros exemplos podem ser usados, como hospitais, na prática de esportes etc.

Em seguida, proponha o “Jogo das regras”.

Faça fichas com algumas regras que as crianças tenham dito nos momentos de conversa, mas não diga o nome do espaço. Por exemplo: Usar uniforme, falar baixo em certos lugares e entre outros. (Para acessar um modelo de ficha clique aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WqGGsku2fKVuu2MbEm4n2qfx4KVTbVqSWPz6UCfYSczmvW5M5qMg34MkVGDv/modelo-de-ficha.pdf

As fichas irão variar de acordo com as respostas e ambientes citados por cada grupo. Cada criança irá sortear uma ficha e precisará responder a qual ambiente a regra corresponde, e o porquê. É possível ler o conteúdo das fichas em voz alta, uma vez que as crianças ainda estão em processo de alfabetização.

As fichas deverão ser adaptadas a cada realidade.

Para você saber mais: Trabalhar com jogos é estimulante e lúdico, além de ser uma ferramenta imprescindível na educação. Para saber mais leia o livro: CHATEAU, Jea. O jogo e a criança. São Paulo: Summus, 1987.

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Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Relembre sobre os comportamentos do vídeo apresentado e das atitudes citadas durante o jogo das regras. Essa é uma forma de registrar a consciência que o grupo desenvolveu durante a aula.

Para finalizar, complete coletivamente com a turma um quadro de regras. Aproveite as respostas usadas no jogo das regras e sugira que o grupo utilize-as para completar o quadro.

As crianças também poderão fazer ilustrações representando as frases, para melhor visualização e compreensão. Ao final, releia as regras e peça que os alunos as assinem. As assinaturas podem ser feitas por meio da escrita do próprio nome, ou um desenho que caracterize a própria criança. Para acessar um modelo do quadro das regras acesse aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/udNrGxaSCVRTRG4w8De5ZTtbWWWeZgHh5E3aHntbcJV9treG5vAAqRCU5JPP/modelo-de-tabela.pdf

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