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Plano de aula - Erros e acertos de gráficos em mídias.

POR: Cicero Inacio dos Santos 17/07/2018
Código: MAT9_22PES02

9º ano / Matemática / Probabilidade e Estatística

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF09MA20) Analisar e identificar, em gráficos divulgados pela mídia, os elementos que podem induzir, às vezes propositadamente, erros de leitura, como escalas inapropriadas, legendas não explicitadas corretamente, omissão de informações importantes (fontes e datas), entre outros.

Plano de aula de Matemática com atividades para 9º ano do Fundamental sobre Erros apresentados em gráficos de mídias.

 

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 min

Orientação: leia ou projete.

Discuta com a turma:


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Cícero Inacio dos Santos

Mentor: Tatiane C Guadagnucci

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

(EF09MA20)  Análise de gráficos de mídia (gráficos que podem induzir a conclusões erradas e interferir na tomada de decisões; análise da adequação do gráfico ao tipo de variável representada)

Objetivos específicos

Analisar qual o melhor gráfico para determinada variável;

Comparar gráficos de barras,colunas e linhas a fim de identificar o que pode influenciar de forma equivocada o leitor.

Identificar erros em gráficos apresentados em mídias.

Ler gráficos oriundos de mídias de informação de forma crítica.

Conceito-chave

Erros apresentados em gráficos de mídias.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • giz
  • lousa.

Tempo sugerido: 10 min.

Orientação: Lance o questionamento e deixe que os alunos ditem os gráficos conhecidos. Selecione alguns alunos para que possam realizar um desenho na lousa, exemplificando suas respostas. A ideia é lembrar os gráficos mais conhecidos, de barras, colunas, linhas e setores.

Para maiores informações acesse o guia de intervenções.

Propósito: Relembrar os tipos de gráficos mais conhecidos.

Discuta com a turma:

  • Existem somente esses gráficos?
  • Onde vocês costumam ver gráficos?

Tempo sugerido: 10 min (slide 4-8)

Orientação: Para iniciar a atividade, levante um questionamento sobre coisas que os alunos costumam comprar pela internet. Em seguida, direcione a ativiade para a situação problema, informe aos alunos que a situação é fictícia.

Propósito: Ler um texto informativo e anotar pontos principais do texto.

Discuta com a turma:

  • Qual o meio mais fácil de realizar compras?
  • Você costuma comprar muito pela internet?
  • Você sabia que aproximadamente 40% da população brasileira faz compras pela internet?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 10 min (slide 4-8)

Orientação: A ideia é começar questionando aos alunos se eles conseguem identificar qual tipo de gráfico é esse e que informações ele revela.

Propósito: Ler um texto informativo e anotar pontos principais do texto.

Discuta com a turma:

  • O que você consegue visualizar com esse gráfico?
  • O gráfico tem o objetivo de comunicar alguma informação? E quais são essas informações?

Tempo sugerido: 10 min (slide 4-8)

Orientação: siga a mesma orientação do slide anterior

Propósito: Ler um texto informativo e anotar pontos principais do texto.

Discuta com a turma:

  • O que você consegue visualizar com esse gráfico?

Tempo sugerido: 10 min (slide 4-8)

Orientação: siga a mesma orientação do slide 5

Propósito: Ler um texto informativo e anotar pontos principais do texto.

Discuta com a turma:

  • O que você consegue visualizar com esse gráfico?

Tempo sugerido: 10 min (slide 4-8)

Orientação: Peça aos alunos que se dividam em duplas e discutam sobre os gráficos, quais características cada um apresenta, e montem uma argumentação para, em seguida, expor para a sala quais foram suas soluções.

Propósito: Discutir sobre o gráfico adequado para as variáveis.

Discuta com a turma:

  • Que tipo de variáveis estamos trabalhando?
  • Os gráficos são coerentes?
  • Estamos trabalhando com percentual ou números inteiros?

Tempo sugerido: 15 min (slide 9-10)

Orientação: Distribua os gráficos impressos aos alunos para que possam analisar e comparar, esperam-se como respostas dos alunos: O gráfico de barras traz uma informação mais visível, fazendo com que o leitor veja rapidamente as informações, podendo compará-las entre si de forma mensurável. Já o gráfico de linhas faria o leitor pensar que houve um crescimento de algo, isto é, pode pensar que houve um crescimento de consumo. No entanto, os dados não tratam desse quesito, são dados que não evidenciam crescimento. Já o gráfico de setores está bem utilizado, só que não é muito visível de forma rápida.

Propósito: Discutir os impactos no leitor de cada gráfico apresentado

Discuta com a turma:

  • Qual dos gráficos pode confundir o leitor?
  • Que tipo de decisão pode ser tomada erroneamente?
  • Um gráfico errado pode impactar de forma negativa o leitor?

Tempo sugerido: 15 min (slide 9-10)

Orientação: Lance o questionamento, a ideia é utilizar-se do gráfico de barras ou de setores. Acredita-se que o gráfico de barras seja mais viável para visualizar uma melhor comparação rápida e mais chamativa pelo leitor, o de setores é algo mais sofisticado, além de ser o mais adequado para percentuais. Em seguida, converse com os alunos o por quê do gráfico de linhas não ser o melhor. Espera-se como resposta que ele está montado de forma equivocada, pois ele é mais utilizado quando se quer mostrar crescimento ou decrescimento, o que não se encaixa em nosso caso, podendo causar confusão no leitor.

Propósito: Analisar o melhor gráfico para divulgação.

Discuta com a turma:

  • O que pode causar erros em gráficos de setores, linhas ou barras?
  • Confundir o leitor é muito comum em mídias?

Tempo sugerido: 3 min

Orientação: Leia ou projete, questione se ficou alguma dúvida.

Propósito: Resumir o aprendido na aula.

Tempo sugerido: 10 min (slide 12-13)

Orientação: Projete ou entregue o impresso.

Propósito: Analisar os erros apresentados em gráficos oriundos de mídias.

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução do raio x

Resolução da atividade complementar

Tempo sugerido: 10 min(slide 12-13)

Orientação: Projete ou distribua para a classe a atividade impressa. Deixe com que os alunos discutam entre si e depois exponham suas respostas para sala.

Propósito: Analisar os erros apresentados em gráficos oriundos de mídias.

Discuta com a turma:

  • De qual tipo de gráfico estamos falando?
  • O que devemos observar? A legenda, o gráfico, ou ambos?
  • O titulo está coerente?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Cícero Inacio dos Santos

Mentor: Tatiane C Guadagnucci

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

(EF09MA20)  Análise de gráficos de mídia (gráficos que podem induzir a conclusões erradas e interferir na tomada de decisões; análise da adequação do gráfico ao tipo de variável representada)

Objetivos específicos

Analisar qual o melhor gráfico para determinada variável;

Comparar gráficos de barras,colunas e linhas a fim de identificar o que pode influenciar de forma equivocada o leitor.

Identificar erros em gráficos apresentados em mídias.

Ler gráficos oriundos de mídias de informação de forma crítica.

Conceito-chave

Erros apresentados em gráficos de mídias.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • giz
  • lousa.


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