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Plano de aula > História > 8º ano > Os processos de independência nas Américas

Plano de aula - A Independência do Haiti e a Revolução Francesa

Plano de aula de História com atividades para 8º ano do EF sobre A Independência do Haiti e a Revolução Francesa: a liberdade, a igualdade e a fraternidade valem para a colônia americana também?

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Guilherme Barboza De Fraga

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens e áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Meets, Padlet, Google Drive.

Contexto
Envie o objetivo da aula, e as duas imagens do contexto. Junto com elas, envie questões para ajudar os estudantes a analisarem as fontes. Utilize a forma de comunicação que for mais conveniente para a turma: e-mail, Whatsapp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.
Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes sozinhos, algumas questões propostas no plano original foram alteradas ou excluídas, bem como novas questões podem ter sido incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a sua turma.

Questões para refletirem:
Bandeira francesa ilustrada
- A qual país se refere esta bandeira ilustrada?
- Que ideias ou conceitos estão presentes na imagem?
- Tais ideias são importantes para outros povos?
Bandeira do Haiti
- De que modo a bandeira do Haiti indica a sua relação com a metrópole francesa?
- De acordo com o lema escrito na bandeira, qual valor está sendo ressaltado? Há alguma semelhança entre ele e os ideais da revolução francesa?

Questões para responderem:
Bandeira francesa ilustrada
- Os conceitos de liberdade, igualdade e fraternidade foram também reivindicados pela sociedade haitiana durante o processo de Independência. O que esses conceitos poderiam significar naquele contexto?
Bandeira do Haiti
- Como os demais valores e simbolismos atribuídos a Revolução francesa aparecem na bandeira do Haiti?

Estabeleça um prazo para que os estudantes analisem as fontes e enviem as respostas. Eles podem encaminhá-las por escrito, áudios ou vídeos, no próprio grupo da sala.
Você pode encaminhar pequenos vídeos ou áudios pontuando questões que eles possam não ter percebido ou compreendido a respeito dos materiais apresentados e respondendo dúvidas que os alunos possam ter.

Outra alternativa para este momento é marcar uma aula síncrona com a turma, para ouvir as respostas e fazer um debate, enquanto esclarece dúvidas e acrescenta informações.

Problematização
Nesta etapa da aula, você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, eles podem se comunicar por meio de Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos, de acordo com o seu conhecimento sobre a turma.
Encaminhe as fontes propostas nesta etapa com as perguntas que irão orientar a análise destes documentos.

Questões para refletirem:
- Quais as contradições entre o que pregava a Declaração dos Direitos e a realidade social vivida pelos haitianos no fim do século XVIII?
- O que vocês entendem por direitos naturais?
- Quem está enviando a carta? Quem é ele?
- A quem a carta está sendo enviada?

Questões para responderem:
- De acordo com Declaração dos Direitos, a liberdade é um direito natural. Ela estava sendo respeitada no Haiti?
- A Declaração dos Direitos trata como um direito a resistência à opressão. Como isso podia ser apropriado no contexto haitiano?
- Como os ideais de Liberdade, Igualdade e Fraternidade da Revolução Francesa aparecem na carta de Toussaint L’Overture ?
- De acordo com a carta, Toussaint e seu povo estavam dispostos a abrir mão de sua liberdade? Por quê?

Estabeleça um prazo para que os alunos enviem as respostas, que podem ser dadas através de breves áudios ou vídeos no grupo da sala ou por escrito, via e-mail, Google Sala de Aula, Padlet etc. Você pode responder as questões que surgirem e fazer intervenções com breves áudios ou vídeos, que podem ser compartilhados com a sala toda de uma vez.

Há, também, a opção de marcar uma aula síncrona, para que os estudantes compartilhem as observações uns com os outros e com você. Dessa forma, você poderá fazer correções e retomar pontos que achar necessários.

Sistematização
Para a produção da declaração os alunos podem trabalhar agrupados ou individualmente. Eles podem produzir um documento coletivo, utilizando o Google Drive, ou discutir por meio de Whatsapp, Facebook etc.
Você também pode propor que a turma produza vídeos ou áudios expressando as contradições entre os valores da Revolução Francesa e o contexto haitiano.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com os familiares e amigos através das redes sociais.
O documentário Haiti 12 Janvier mostra um pouco sobre o impacto da construção de hospitais no país, com cooperação do Brasil (disponível aqui).
As famílias também podem ouvir a música Haiti, de Gilberto Gil, disponível no Youtube.

Links para tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano:
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades).
Google Sala de Aula (como criar uma turma). 
Google Drive (como organizar pastas).
Google Meet (como criar uma reunião online).
Padlet (como usar). 

Sugestão Enviada Por: Chayene Medeiros


Código: HIS8_10UND02

(EF08HI10) Identificar a Revolução de São Domingo como evento singular e desdobramento da Revolução Francesa e avaliar suas implicações.


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