16426
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 9º ano > Natureza, ambientes e qualidade de vida

Plano de aula - O consumo de energia elétrica per/capita: Uma análise comparativa

Plano de aula de Geografia com atividades para 9º ano do Fundamental sobre compreender aspectos da desigualdade no consumo de recursos energéticos no mundo

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gabriel Apolinário Lopes

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE18 de Geografia, que consta na BNCC - página 393. Esta habilidade relaciona as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização e inovação e o uso de recursos naturais inclusive energéticos. Assim, o uso de materiais didáticos visuais como mapas, podem ser úteis para interpretações e comparações entre as localidades. Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta aula trabalha conceitos que se relacionam diretamente com outras habilidades da BNCC, são elas:

EF09GE05 - Analisar fatos e situações para compreender a integração mundial (econômica, política e cultural), comparando as diferentes interpretações: globalização e mundialização;

EF09GE10 - Analisar os impactos do processo de industrialização na produção e circulação de produtos e culturas na Europa, na Ásia e na Oceania.

EF09GE15 - Comparar e classificar diferentes regiões do mundo com base em informações populacionais, econômicas e socioambientais representadas em mapas temáticos e com diferentes projeções cartográficas.

Materiais necessários: Cópias A4 com os textos e gráficos coloridos; cópias A4 com os questionários; projetor multimídia e microcomputador para exibir as apresentações Google (pode ser substituído pelo uso do quadro).

Material complementar:

Gráficos para Ação Propositiva:https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rPgvhJuQuBGEuWggajgkQ3MJUe9Wnvzg8XahBS8vwjMHwSHzjQM7HCR59E5w/geo9-18und01-graficos-para-impressao.pdf

Atividade da Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zyzPmEEJbKSjvNJMMuU8xwekwk8hQzsDEd6d6Rvh3CysfcDZzhMkqyaKgjps/geo9-18und01-atividades-energia.pdf

Resolução da Atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fgF7AbKRNxYhkN54S7Kdd9vnAPKDavW74qBQfugJfxDwbuMZPEKxmmsWudS8/geo9-18und01-gabarito-de-atividades-energia.pdf

Para você saber mais:

FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. Fontes de Energia. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/fontes-energia-1.htm>. Acesso em: 06 fev. 2019.

Os dados utilizados na atividade são do Banco Mundial. O site permite a comparação de uma enorme quantidade de dados entre países permitindo uma abordagem quantitativa e qualitativa.

Essa atividade pode ser desdobrada em centenas de abordagens de análise comparando continentes, regiões e nações por meio de planilhas e gráficos. Sem dúvida uma das melhores formas de analisar dados de forma dinâmica com os alunos.

Dica: Basta digitar na barra de busca do site o nome de um indicador e o nome dos países a serem comparados e escolher o tipo de gráfico ou tabela a ser exibida. Os dados tabelados podem ser baixados para posterior análise, no software Planilhas do Google ou Microsoft Excel.

Fonte: Eletric Power Consumption. World Bank. Disponível em: <https://data.worldbank.org/indicator/eg.use.elec.kh.pc?view=map>. Acesso em: 06 fev. 2019.

Direitos autorais das imagens: http://www.freepik.com - Designed by macrovector

Contextos prévios: A metodologia deste plano é de “resolução de problemas”. Os alunos devem entender alguns conceitos básicos sobre fontes energéticas (fontes fósseis e renováveis), conceito de per capita.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Explicite o tema da aula (Consumo e produção de energia elétrica per capita: Uma análise comparativa) e explique as complexidades advindas das análises de dados para conseguir chegar à conclusões com embasamento. Disponha os gráficos para a “Ação Propositiva” (disponível abaixo) colando-os no quadro com fita adesiva deixando espaço entre os gráficos e tabelas. Repita o procedimento em outra parede da sala, preferencialmente a parede contrária ao quadro, para os alunos terem facilidades de movimentação. Cada um desses gráficos apresentam os dados que deverão ser coletados pelos estudantes durante a atividade.

Dica: Cuidado ao afixar as cópias com muita fita adesiva ou alguma cola que possa danificar o quadro e/ou paredes da escola. Preferencialmente utilize adesivo próprio para o uso proposto.

Gráficos para Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rPgvhJuQuBGEuWggajgkQ3MJUe9Wnvzg8XahBS8vwjMHwSHzjQM7HCR59E5w/geo9-18und01-graficos-para-impressao.pdf

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Inicie a aula perguntando aos estudantes se eles sabem o quanto a família deles consome de eletricidade mensalmente. Seria bem interessante solicitar antecipadamente que os estudantes levassem para a sala de aula uma cópia da conta de luz para verificação dos valores de consumo.

Explique que o consumo de eletricidade é dado em Kwatts/hora e que esse é um indicador de atividade econômica. Quanto maior o consumo de energia maior é a atividade econômica de um país. Explique que essa energia elétrica pode ser produzida com diversas fontes energéticas e que algumas fontes energéticas geram impactos ambientais grandes, como na queima de combustíveis fósseis, enquanto outras são menos agressivas ao meio ambiente, como hidroeletricidade, energia solar, energia eólica. Saliente que todas as atividades de geração de energia geram impactos, não existe nenhuma que é absolutamente “verde” pois existe toda uma cadeia de produtiva industrial que pode ser muito poluente.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Coloque a questão:

  • O que é um padrão de consumo aceitável para o século XXI?
  • Será que o brasileiro (na média) gasta muita eletricidade?
  • Se devemos economizar, quem deve economizar mais?

Explique que para responder essas questões é preciso embasar a opinião em dados, e que é justamente esse um dos objetivos da aula.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 33 minutos

Orientações: Distribua a atividade para os estudantes e explique que eles devem consultar os dados e informações disponibilizadas nas cópias para completarem e responderem a atividade e que os 10 minutos finais da aula serão utilizados para uma sistematização. Explique eles podem circular na sala para fazer as consultas, debater com os colegas e que você (professor) estará a disposição para eventuais orientações.

Dica: É interessante permitir que os alunos respondam as questões livremente e mesmo algum estudante notoriamente responder erroneamente não o corrija imediatamente, o próprio trajeto da atividade permitirá que ele perceba o erro e faça as correções necessárias. É uma ótima oportunidade para aumentar a autoestima dos estudantes (especialmente os que mostram mais dificuldades).

Gráficos para Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rPgvhJuQuBGEuWggajgkQ3MJUe9Wnvzg8XahBS8vwjMHwSHzjQM7HCR59E5w/geo9-18und01-graficos-para-impressao.pdf

Atividade da Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zyzPmEEJbKSjvNJMMuU8xwekwk8hQzsDEd6d6Rvh3CysfcDZzhMkqyaKgjps/geo9-18und01-atividades-energia.pdf

Resolução da Atividade:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fgF7AbKRNxYhkN54S7Kdd9vnAPKDavW74qBQfugJfxDwbuMZPEKxmmsWudS8/geo9-18und01-gabarito-de-atividades-energia.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações: Cesse a atividade e peça para os estudantes retornarem para seus devidos lugares. Feche a aula explicando que a análise de dados é uma das atividades mais importantes da Geografia. Que é uma forma de apreender a realidade.

Faça a leitura do primeiro parágrafo do texto e peça para algum estudante fazer a leitura do parágrafo seguinte. O estudante terminando o parágrafo peça para outro continuar a leitura até terminar o texto.

De forma livre peça para alguns estudantes lerem suas respostas das duas questões dissertativas e oralmente estruture uma resposta coletiva.

A sistematização da aula deve ser feita concentrando a discussão nas respostas dissertativas especialmente na heterogeneidade do consumo de eletricidade no mundo.

Resolução da Atividade:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fgF7AbKRNxYhkN54S7Kdd9vnAPKDavW74qBQfugJfxDwbuMZPEKxmmsWudS8/geo9-18und01-gabarito-de-atividades-energia.pdf

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE18 de Geografia, que consta na BNCC - página 393. Esta habilidade relaciona as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização e inovação e o uso de recursos naturais inclusive energéticos. Assim, o uso de materiais didáticos visuais como mapas, podem ser úteis para interpretações e comparações entre as localidades. Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta aula trabalha conceitos que se relacionam diretamente com outras habilidades da BNCC, são elas:

EF09GE05 - Analisar fatos e situações para compreender a integração mundial (econômica, política e cultural), comparando as diferentes interpretações: globalização e mundialização;

EF09GE10 - Analisar os impactos do processo de industrialização na produção e circulação de produtos e culturas na Europa, na Ásia e na Oceania.

EF09GE15 - Comparar e classificar diferentes regiões do mundo com base em informações populacionais, econômicas e socioambientais representadas em mapas temáticos e com diferentes projeções cartográficas.

Materiais necessários: Cópias A4 com os textos e gráficos coloridos; cópias A4 com os questionários; projetor multimídia e microcomputador para exibir as apresentações Google (pode ser substituído pelo uso do quadro).

Material complementar:

Gráficos para Ação Propositiva:https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rPgvhJuQuBGEuWggajgkQ3MJUe9Wnvzg8XahBS8vwjMHwSHzjQM7HCR59E5w/geo9-18und01-graficos-para-impressao.pdf

Atividade da Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zyzPmEEJbKSjvNJMMuU8xwekwk8hQzsDEd6d6Rvh3CysfcDZzhMkqyaKgjps/geo9-18und01-atividades-energia.pdf

Resolução da Atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fgF7AbKRNxYhkN54S7Kdd9vnAPKDavW74qBQfugJfxDwbuMZPEKxmmsWudS8/geo9-18und01-gabarito-de-atividades-energia.pdf

Para você saber mais:

FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. Fontes de Energia. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/fontes-energia-1.htm>. Acesso em: 06 fev. 2019.

Os dados utilizados na atividade são do Banco Mundial. O site permite a comparação de uma enorme quantidade de dados entre países permitindo uma abordagem quantitativa e qualitativa.

Essa atividade pode ser desdobrada em centenas de abordagens de análise comparando continentes, regiões e nações por meio de planilhas e gráficos. Sem dúvida uma das melhores formas de analisar dados de forma dinâmica com os alunos.

Dica: Basta digitar na barra de busca do site o nome de um indicador e o nome dos países a serem comparados e escolher o tipo de gráfico ou tabela a ser exibida. Os dados tabelados podem ser baixados para posterior análise, no software Planilhas do Google ou Microsoft Excel.

Fonte: Eletric Power Consumption. World Bank. Disponível em: <https://data.worldbank.org/indicator/eg.use.elec.kh.pc?view=map>. Acesso em: 06 fev. 2019.

Direitos autorais das imagens: http://www.freepik.com - Designed by macrovector

Contextos prévios: A metodologia deste plano é de “resolução de problemas”. Os alunos devem entender alguns conceitos básicos sobre fontes energéticas (fontes fósseis e renováveis), conceito de per capita.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Explicite o tema da aula (Consumo e produção de energia elétrica per capita: Uma análise comparativa) e explique as complexidades advindas das análises de dados para conseguir chegar à conclusões com embasamento. Disponha os gráficos para a “Ação Propositiva” (disponível abaixo) colando-os no quadro com fita adesiva deixando espaço entre os gráficos e tabelas. Repita o procedimento em outra parede da sala, preferencialmente a parede contrária ao quadro, para os alunos terem facilidades de movimentação. Cada um desses gráficos apresentam os dados que deverão ser coletados pelos estudantes durante a atividade.

Dica: Cuidado ao afixar as cópias com muita fita adesiva ou alguma cola que possa danificar o quadro e/ou paredes da escola. Preferencialmente utilize adesivo próprio para o uso proposto.

Gráficos para Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rPgvhJuQuBGEuWggajgkQ3MJUe9Wnvzg8XahBS8vwjMHwSHzjQM7HCR59E5w/geo9-18und01-graficos-para-impressao.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Inicie a aula perguntando aos estudantes se eles sabem o quanto a família deles consome de eletricidade mensalmente. Seria bem interessante solicitar antecipadamente que os estudantes levassem para a sala de aula uma cópia da conta de luz para verificação dos valores de consumo.

Explique que o consumo de eletricidade é dado em Kwatts/hora e que esse é um indicador de atividade econômica. Quanto maior o consumo de energia maior é a atividade econômica de um país. Explique que essa energia elétrica pode ser produzida com diversas fontes energéticas e que algumas fontes energéticas geram impactos ambientais grandes, como na queima de combustíveis fósseis, enquanto outras são menos agressivas ao meio ambiente, como hidroeletricidade, energia solar, energia eólica. Saliente que todas as atividades de geração de energia geram impactos, não existe nenhuma que é absolutamente “verde” pois existe toda uma cadeia de produtiva industrial que pode ser muito poluente.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Coloque a questão:

  • O que é um padrão de consumo aceitável para o século XXI?
  • Será que o brasileiro (na média) gasta muita eletricidade?
  • Se devemos economizar, quem deve economizar mais?

Explique que para responder essas questões é preciso embasar a opinião em dados, e que é justamente esse um dos objetivos da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 33 minutos

Orientações: Distribua a atividade para os estudantes e explique que eles devem consultar os dados e informações disponibilizadas nas cópias para completarem e responderem a atividade e que os 10 minutos finais da aula serão utilizados para uma sistematização. Explique eles podem circular na sala para fazer as consultas, debater com os colegas e que você (professor) estará a disposição para eventuais orientações.

Dica: É interessante permitir que os alunos respondam as questões livremente e mesmo algum estudante notoriamente responder erroneamente não o corrija imediatamente, o próprio trajeto da atividade permitirá que ele perceba o erro e faça as correções necessárias. É uma ótima oportunidade para aumentar a autoestima dos estudantes (especialmente os que mostram mais dificuldades).

Gráficos para Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rPgvhJuQuBGEuWggajgkQ3MJUe9Wnvzg8XahBS8vwjMHwSHzjQM7HCR59E5w/geo9-18und01-graficos-para-impressao.pdf

Atividade da Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zyzPmEEJbKSjvNJMMuU8xwekwk8hQzsDEd6d6Rvh3CysfcDZzhMkqyaKgjps/geo9-18und01-atividades-energia.pdf

Resolução da Atividade:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fgF7AbKRNxYhkN54S7Kdd9vnAPKDavW74qBQfugJfxDwbuMZPEKxmmsWudS8/geo9-18und01-gabarito-de-atividades-energia.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações: Cesse a atividade e peça para os estudantes retornarem para seus devidos lugares. Feche a aula explicando que a análise de dados é uma das atividades mais importantes da Geografia. Que é uma forma de apreender a realidade.

Faça a leitura do primeiro parágrafo do texto e peça para algum estudante fazer a leitura do parágrafo seguinte. O estudante terminando o parágrafo peça para outro continuar a leitura até terminar o texto.

De forma livre peça para alguns estudantes lerem suas respostas das duas questões dissertativas e oralmente estruture uma resposta coletiva.

A sistematização da aula deve ser feita concentrando a discussão nas respostas dissertativas especialmente na heterogeneidade do consumo de eletricidade no mundo.

Resolução da Atividade:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fgF7AbKRNxYhkN54S7Kdd9vnAPKDavW74qBQfugJfxDwbuMZPEKxmmsWudS8/geo9-18und01-gabarito-de-atividades-energia.pdf

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Natureza, ambientes e qualidade de vida do 9º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09GE18 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano