Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos (troque 50 por 100 se este plano for de 1º ou 2º anos). Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF09HI26) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade
em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Cópias impressas do texto e da imagem e/ou projetor (se tiver disponível).
Contexto:
Link para o Twitter da Folha de S.Paulo: Maju:
Disponível em: https://twitter.com/folha/status/617052697032814592 Acesso em: 6/12/2018.
Problematização:
Link para o texto: O que é, afinal, discurso de ódio?
Link para o texto: Formas contemporâneas de racismo e intolerância nas redes sociais:
Sistematização:
Link da imagem: Não confunda discurso de ódio com liberdade de expressão
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações para o professor: Escreva no quadro ou projete o objetivo da aula e leia em voz alta para os alunos. Esta ação é importante para apresentar o tema ou conteúdo da aula aos alunos.
Para você saber mais:
Brasil cultiva discurso de ódio nas redes sociais, mostra pesquisa (Sérgio Matsuura).
Disponível em: https://oglobo.globo.com/sociedade/brasil-cultiva-discurso-de-odio-nas-redes-sociais-mostra-pesquisa-19841017 Acesso em: 9/12/2018.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Inicie a aula perguntando à classe se presenciaram comentários racistas em alguma rede social que utilizam. Peça para dois alunos narrarem suas histórias. Caso nenhum aluno se manifeste ou não tenha presenciado comentários racistas nas redes sociais, apenas debata as frases transcritas no slide. Esta etapa da aula tem como objetivo a problematização das frases racistas publicadas por usuários do Twitter contra a jornalista Maria Júlia Coutinho (Maju), do Jornal Nacional. Para isso, projete ou escreva no quadro o conteúdo deste slide e leia para a classe. Debata com os alunos sobre a facilidade que as redes sociais proporcionam para a disseminação deste tipo de comentário e faça relação com a impunidade nas redes sociais. Utilize as narrativas dos alunos para exemplificar ou estabelecer esta relação.
Observação: A transcrição do slide foi retirada do Twitter da Folha de S.Paulo. A intenção da aula é dialogar e analisar o teor racista das frases, por isso a transcrição da frase sem identificação dos autores.
Link para o Twitter da Folha de S. Paulo: “Maju”:
Disponível em: https://twitter.com/folha/status/617052697032814592 Acesso em: 6/12/2018.
Para você saber mais:
Formas contemporâneas de racismo e intolerancia nas redes sociais: Disponível em: https://www.geledes.org.br/wp-content/uploads/2018/07/FormasContemporaneasRacismo_Portuguese-final.pdf Acesso em: 6/12/2018.
Problematização
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações: Inicie esta etapa da aula projetando a imagem ou escrevendo no quadro a frase “O que é, afinal, discurso de ódio?”. Escolha ou sorteie um aluno para responder e anote no quadro. Em seguida divida a classe em trios e entregue impressos trechos dos textos que apresentam o conceito de discurso de ódio (“O que é, afinal, discurso de ódio?”) e que debatem o racismo nas redes sociais (“Formas contemporâneas de racismo e intolerância nas redes sociais”). Peça para os alunos analisarem os textos e produzirem relação entre o discurso de ódio e as informações sobre racismo nas redes sociais. Em seguida entregue uma folha de papel A4 para cada trio e peça para que produzam um protesto que denuncie o discurso de ódio e o racismo nas redes sociais. Utilize como exemplo a #somostodosmaju, que foi elaborado pelos colegas de trabalho da jornalista do Jornal Nacional Maria Júlia Coutinho. Incentive os alunos a usar a criatividade. A produção pode ser um desenho, uma frase, uma imagem, uma charge, um poema etc. Controle o tempo.
Sugiro que divida o tempo em 10 minutos para leitura, análise e a construção da relação, e 15 minutos para a produção da denúncia.
Link para o texto: O que é, afinal, discurso de ódio?
Link para o Cartaz: O que é, afinal, discurso de ódio?
Link para o texto: Formas contemporâneas de racismo e intolerância nas redes sociais:
Para você saber mais:
Maria Júlia Coutinho, a Maju, é vítima de comentários racistas no Facebook. 3/7/2015. Disponível em: http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2015/07/maria-julia-coutinho-maju-e-vitima-de-racismo-no-facebook.html Acesso em: 6/12/2018.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Para a Sistematização da aula projete a imagem do slide ou escreva no quadro a frase “Não confunda discurso de ódio com liberdade de expressão”. Peça para um dos trios explicar o que esta frase significa (se necessário corrija equívocos conceituais). Em seguida sorteie ou selecione dois trios para apresentar sua denúncia (fixe na parede da sala as outras denúncias construídas pelos alunos). Finalize a aula relacionando o discurso de ódio com o racismo nas redes sociais e debatendo sobre a importância das denúncias quando a liberdade de expressão é transformada em discurso de ódio.
Link da imagem: “Não confunda discurso de ódio com liberdade de expressão”
Para você saber mais:
Disponível em: http://senadofederal.tumblr.com/post/107305524777/o-que-%C3%A9-afinal-discurso-de-%C3%B3dio Acesso em: 4/12/2018.
Brasil cultiva discurso de ódio nas redes sociais, mostra pesquisa (Sérgio Matsuura)
Disponível em: https://oglobo.globo.com/sociedade/brasil-cultiva-discurso-de-odio-nas-redes-sociais-mostra-pesquisa-19841017 Acesso em: 9/12/2018.