16375
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 9º ano > Totalitarismos e conflitos mundiais

Plano de aula - A expansão capitalista e o imperialismo europeu no século XIX

Plano de aula de História com atividades para 9º ano do EF sobre A expansão capitalista e o imperialismo europeu no século XIX

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Guilherme Gonzaga Bento

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagem, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet, Padlet.

Contexto
Você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, podem se comunicar por meio de Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com o seu conhecimento sobre a turma.

Encaminhe o objetivo da aula, os documentos com a tabela “A partilha do mundo entre as grandes potências” e o texto “A primeira grande crise capitalista”. Proponha que os alunos reflitam e procurem elaborar hipóteses sobre os possíveis motivos que teriam levado à expansão européia sobre as regiões indicadas na tabela. Utilize a ferramenta que considerar mais acessível: e-mail, WhatsApp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.

Dê um tempo para que os alunos/grupos possam refletir e elaborar as hipóteses. Eles podem enviar as respostas no próprio grupo da sala, em forma de texto, áudio ou vídeo.

Você pode mandar pequenos áudios ou vídeos intermediando a análise das fontes, chamando a atenção para certos aspectos, esclarecendo dúvidas e acrescentando informações que achar necessárias.

Problematização
Nesta etapa da aula, os alunos podem continuar agrupados ou trabalharem individualmente.

Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de forma autônoma, algumas questões propostas no plano original podem ter sido alteradas ou excluídas, e novas incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a turma.

Encaminhe o texto e os questionamentos.

Questões para refletir:
- De acordo com o texto, qual a diferença entre o imperialismo inglês e francês?
- O autor do texto fala em partilha econômica e territorial do mundo e em “luta pelo território econômico”. O que isso quer dizer?

Questão para responder:
- Que relação é possível estabelecer entre a expansão capitalista e o imperialismo europeu no século XIX?

Estabeleça um prazo para que os alunos possam responder a questão. Você pode encaminhar pequenos áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes na fonte que os alunos possam não ter percebido e acrescentando outras.

Sistematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Eles podem apresentar as concepções em forma de texto, áudio ou vídeo. Peça para que retomem as hipóteses formuladas no início da aula e reflitam se elas foram comprovadas ou não. Podem encaminhar as respostas no grupo da sala no Whatsapp, Facebook ou Google Sala de Aula, para que você e o restante da turma possam ver e comentar.

Outra alternativa para esse momento é marcar uma aula síncrona, para que os alunos possam compartilhar as concepções com você e os colegas.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com familiares e amigos através das redes sociais.

Jogos de tabuleiro populares, como o WAR e o Banco Imobiliário, podem auxiliar bastante no aprendizado sobre os conceitos de Imperialismo e Capitalismo. No WAR, o objetivo de cada jogador é construir um império dominando continentes, ou derrotar os exércitos de outra nação o mais rápido possível. No Banco Imobiliário, vence quem conseguir formar um monopólio ou derrotar a concorrência mais rápido.

Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades):disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma): disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas): disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Chayene Medeiros


Código: HIS9_10UND01

(EF09HI10) Identificar e relacionar as dinâmicas do capitalismo e suas crises, os grandes conflitos mundiais e os conflitos vivenciados na Europa.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Totalitarismos e conflitos mundiais do 9º ano:

MAIS AULAS DE História do 9º ano:

9º ano / História / Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas