16257
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 9º ano > O sujeito e seu lugar no mundo

Plano de aula - A importância da OMC na regulação da circulação de mercadorias no mundo global

Plano de aula de Geografia com atividades para 9°ano do Fundamental sobre Analisar a importância da OMC no fomento e na regulação do comércio mundial

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cristiano Da Cruz Sena

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramenta sugerida
WhatsApp

Valor trabalhado
Coletividade

Apresentação do tema da aula
Professor, nesta aula o objetivo é estudar a Organização Mundial do Comércio (OMC) e entender suas implicações no comércio mundial. Grave e envie um áudio para o grupo da classe no WhatsApp (caso sua turma não tenha, crie um) explicando o que é a OMC. A ideia é que a aula seja desenvolvida pelo aplicativo, mas, caso não seja possível, faça uma adaptação para o e-mail. Tempo estimado: 5 minutos.

Contextualização
Para contextualizar o tema, envie por WhatsApp o gráfico disponível aqui. Faça questionamentos como: “O que o gráfico mostra? É necessário um órgão para regular essa gigantesca massa de fluxo comercial? Quem são os maiores mercados do mundo?”. Peça para eles enviarem as respostas por áudio ou texto, pelo WhatsApp. Os alunos podem escrever em uma folha, tirar uma foto e enviar a toda a turma. Faça comentários sobre as respostas, sempre tentando contextualizar o tema. Tempo estimado: 15 minutos.

Problematização
Professor, envie o link da reportagem disponível aqui, que explica a saída do Brasil da liderança da OMC, e peça para os alunos lerem o texto e emitirem uma opinião sobre seu conteúdo pelo WhatsApp da classe. Tempo estimado: 15 minutos.

Ação propositiva
Envie a reportagem, no WhatsApp da classe, sobre um conflito entre o Brasil, o Japão e a União Europeia na OMC, disponível aqui. Envie um áudio dividindo a turma em três grupos. O primeiro irá defender o Brasil; o segundo irá defender a posição do Japão e da União Europeia, e o terceiro grupo serão o Juízes. Todos precisam ler a reportagem. Siga as orientações disponíveis nas orientações da ação propositiva para ajudar os alunos a criarem argumentos dos dois lados. O grupo que fará o papel de Juízes precisa ficar entender todos os argumentos (acesse o link disponível aqui). Os grupos irão gravar e enviar vídeos curtos no WhatsApp da classe, para o grupo dos Juízes analisarem. Para finalizar, o grupo dos Juízes deve enviar um áudio se posicionando em relação aos argumentos apresentados pelos dois grupos. Tempo estimado: 45 minutos.

Sistematização
Professor, grave um áudio encerrando a aula, fazendo considerações sobre a OMC e suas definições, que muitas vezes são polêmicas e criticadas por alguns países. Você pode utilizar a reportagem disponível aqui, em que o brasileiro Roberto de Azevedo ainda era o diretor-geral da OMC. Tempo estimado: 15 minutos.

Convite às famílias
Professor, convide os pais para assistirem à reportagem/debate sobre a OMC, disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Leandro Campelo


Código: GEO9_02UND02

(EF09GE02) Analisar a atuação das corporações internacionais e das organizações econômicas mundiais na vida da população em relação ao consumo, à cultura e à mobilidade.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 9º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas