16256
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 3º ano > Mundo do trabalho

Plano de aula - Recursos Minerais e a transformação da paisagem

Plano de aula de Geografia com atividades para 3º ano do Fundamental sobre identificar o uso dos recursos minerais no dia-a-dia e sua interferência na transformação da paisagem.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cristian Roberto Antunes De Oliveira

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS

- Essenciais: WhatsApp ou e-mail e celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos

- Optativas: Google Classroom e Google Docs

Valores trabalhados

- Cidadania

- Respeito ao ambiente

Apresentação do tema da aula (20 minutos)

O objetivo deste plano de aula é que os estudantes identifiquem o uso dos recursos minerais no dia a dia e sua interferência na transformação da paisagem. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Classroom.

Envie aos alunos o slide desta etapa que você encontra no plano original. Para a apresentação do tema, grave um vídeo e questione os alunos por meio das perguntas: observando as ilustrações, o que vocês imaginam que seja recursos minerais? Para que será que os usamos? Peça que as respostas sejam encaminhadas por mensagens de texto ou áudio.

Contextualização (30 minutos – assincronamente)

Após o anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. No vídeo, estimule que eles observem as imagens e proponha uma discussão baseando-se nos seguintes questionamentos:

- O que podemos observar?

- Qual é a diferença entre elas?

- Existe alguma relação entre elas?

Espera-se que com essa mediação os alunos criem a percepção da exploração mineral presente na paisagem. Neste momento, permita que eles se expressem livremente por meio de mensagens de texto ou áudio no grupo da turma. Anote suas considerações no Google Docs. As imagens para serem enviadas estão disponíveis aqui

Problematização (50 minutos - assincronamente)

Envie o slide do plano original aos estudantes e grave um vídeo com a problematização, propondo os seguintes questionamentos:

- Você já viu esses materiais? Onde?

- O que os homens podem fazer com os minerais que retira da natureza?

- Quais produtos eles originam?

- Para que podem ser usados os recursos minerais?

Oriente que eles anotem as respostas em seus cadernos.

Ação propositiva (três dias - assincronamente)

Para esta etapa, grave uma videoaula com as orientações necessárias e a envie aos alunos junto com a tabela e as imagens a seguir:

- Tabela, disponível aqui

- Sequência de imagens, disponível aqui

Distribua os materiais entre a turma. Cada aluno deverá receber dois deles, como, por exemplo: sal e quartzo, granito e brita, ardósia e pedra pomes, grafita e talco, areia e quartzito, mármore e argila. 

Os alunos deverão propor uma utilização para cada material recebido. Para ajudar na proposta, eles poderão observar a sequência de imagens que mostram a utilização de recursos minerais.

Sistematização (40 minutos- sincronamente)

Cada aluno deverá apresentar as suas propostas de utilização dos materiais para a turma. Em seguida, mostre novamente as imagens utilizadas na problematização e contextualização, abordando a transformação da paisagem para a exploração de recursos com fins econômicos. Neste momento é importante que os alunos percebam que boa parte do que usamos no dia a dia deriva de um processo de exploração dos recursos minerais. Organize este momento utilizando o Google Meet ou outra ferramenta que permita a realização de videochamada com a turma.

Convite às famílias

Oriente que as famílias auxiliem as crianças na resolução das tabelas da ação propositiva.

Sugestão Enviada Por: Cristian Oliveira


Código: GEO3_05UND01

(EF03GE05) Identificar alimentos, minerais e outros produtos cultivados e extraídos da natureza, comparando as atividades de trabalho em diferentes lugares.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo do trabalho do 3º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas