16256
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Recursos Minerais e a transformação da paisagem

Plano de aula de Geografia com atividades para 3º ano do Fundamental sobre identificar o uso dos recursos minerais no dia-a-dia e sua interferência na transformação da paisagem.

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cristian Roberto Antunes De Oliveira

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03GE05) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Imagem de uma paisagem antes e depois da exploração mineral. Imagens de produtos derivados dessa exploração. Esse material pode ser projetado ou adaptado às condições da escola. Essas imagens podem ser alteradas de acordo com o contexto da sua região desde que o objetivo de mostrar a exploração e a transformação da paisagem seja mantido (Ex.: Rio Grande do Norte - exploração de sal; Santa Catarina - exploração de carvão mineral, etc.). Imagens ou amostras de sal e quartzo; granito e brita; ardósia e pedra pomes; grafita e talco; areia e quartzito; mármore e argila, ou outros mais comuns em sua região.

Na ação propositiva a turma deverá ser organizada em grupos de 4 ou 5 alunos.

Material complementar:

Tabela para a atividade de sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NzgKAsvWXCr7UEfSvJg5ng6qUSafdZUaVDVrf8WtwEpNBjW6cruTGczWr96u/recursos-minerais-tabela.pdf

Imagens: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Ym6wem7gUttSqjh8mtuSEwjJdS8MzasHJUzKrWx4cVZENSrG7FVeGJJnYBXk/ge03-05und01-imagens.pdf

Para você saber mais:

Neste link você encontra informações mais precisas, além de um dicionário sobre termos importantes para a aplicação do plano de aula:

http://www.geografia.seed.pr.gov.br/arquivos/File/2012/atlas_geologico_parana.pdf . Data de acesso 15/11/2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Projete ou escreva na lousa o tema da aula, ainda assim, questione os estudantes por meio das perguntas: observando as ilustrações, o que vocês imaginam que seja recursos minerais? Para que será que os usamos?

Apresente de forma simples o conceito do que são recursos minerais.

Para você saber mais:

Aqui você encontra um texto de apoio sobre recursos minerais: https://alunosonline.uol.com.br/geografia/recursos-minerais.html. Data de acesso em 03/11/2018.

Conceito retirado do atlas de recursos minerais de geologia: Os recursos minerais detêm a capacidade de alavancar a economia de uma região, gerando oportunidades de emprego, renda, desenvolvimento social e econômico. Diversos minerais têm importância por constituírem a base do processo produtivo. Por exemplo: o calcário é a matéria-prima básica para a indústria do cimento e de corretivo de solos para a agricultura; as argilas especiais são a base das indústrias da cerâmica branca, sanitária, refratária e de isolantes elétricos; o petróleo, gás, carvão, folhelho pirobetuminoso (xisto) e turfa são geradores de energia e insumos para a indústria química.

Minério: mineral ou associação de minerais que podem, em condições favoráveis, ser trabalhados industrialmente para a extração de um ou mais metais. Por falta de designação adequada, é extensivo também aos minerais não-metálicos. Disponível em: http://www.geografia.seed.pr.gov.br/arquivos/File/2012/atlas_geologico_parana.pdf. Data de acesso 15/11/2018.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

Apresente as imagens aos alunos por meio de projeção. Caso a escola não disponha de equipamento, organize um painel com as imagens impressas ou recorte de revistas.

Estimule a observação e proponha uma discussão baseando-se nos seguintes questionamentos: O que podemos observar? Qual é a diferença entre elas? Existe alguma relação entre elas?

Espera-se que com essa mediação os alunos criem a percepção da exploração mineral presente na paisagem.

Neste momento permita que os alunos se expressem livremente sem intervenções. Anote suas considerações para possível retomada no momento da sistematização da aula.

Materiais complementares:

Imagens: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Ym6wem7gUttSqjh8mtuSEwjJdS8MzasHJUzKrWx4cVZENSrG7FVeGJJnYBXk/ge03-05und01-imagens.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Dando sequência a proposta apresente aos alunos as imagens sugeridas ou outras que mostram materiais do dia-a-dia produzidas a partir da exploração de recursos minerais. Propor os seguintes questionamentos: Você já viu esses materiais? Onde? O que os homens podem fazer com os minerais que retira da natureza? Quais produtos eles originam?

Escute atentamente as observações dos alunos. Anote as considerações dos alunos para que sejam retomadas no momento da sistematização da aula.

Por meio desses questionamentos, os alunos serão levados a pensar na confecção de outros materiais a partir da exploração econômica de alguns recursos, retratados na etapa anterior.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Organize a turma em grupos de 4 ou 5 alunos e distribua os materiais da seguinte forma: sal e quartzo; granito e brita, ardósia e pedra pomes; grafita e talco; areia e quartzito; mármore e argila. Cada grupo deverá receber 2 materiais e uma tabela que estará disponibilizada como material complementar. Os alunos deverão propor uma utilização para cada material recebido. Circule entre os grupos auxiliando-os sobre possíveis dúvidas.

Como adequar à sua realidade: Substitua os materiais por outros mais comuns na sua região ou por imagens dos materiais em seu estado bruto.

Materiais complementares

Link para acesso a tabela:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NzgKAsvWXCr7UEfSvJg5ng6qUSafdZUaVDVrf8WtwEpNBjW6cruTGczWr96u/recursos-minerais-tabela.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Cada grupo deverá apresentar as suas propostas de utilização dos materiais para a turma. Em seguida, mostre novamente as imagens utilizadas na problematização e contextualização abordando a transformação da paisagem para a exploração de recursos com fins econômicos. Nesse momento é importante que os alunos percebam que boa parte do que usamos no dia-a-dia derivam de um processo de exploração dos recursos naturais. É possível aprofundar essa ideia com a discussão sobre impactos ambientais e as consequências dessas ações.

Material complementar:

Tabela para a atividade de sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NzgKAsvWXCr7UEfSvJg5ng6qUSafdZUaVDVrf8WtwEpNBjW6cruTGczWr96u/recursos-minerais-tabela.pdf

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03GE05) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Imagem de uma paisagem antes e depois da exploração mineral. Imagens de produtos derivados dessa exploração. Esse material pode ser projetado ou adaptado às condições da escola. Essas imagens podem ser alteradas de acordo com o contexto da sua região desde que o objetivo de mostrar a exploração e a transformação da paisagem seja mantido (Ex.: Rio Grande do Norte - exploração de sal; Santa Catarina - exploração de carvão mineral, etc.). Imagens ou amostras de sal e quartzo; granito e brita; ardósia e pedra pomes; grafita e talco; areia e quartzito; mármore e argila, ou outros mais comuns em sua região.

Na ação propositiva a turma deverá ser organizada em grupos de 4 ou 5 alunos.

Material complementar:

Tabela para a atividade de sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NzgKAsvWXCr7UEfSvJg5ng6qUSafdZUaVDVrf8WtwEpNBjW6cruTGczWr96u/recursos-minerais-tabela.pdf

Imagens: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Ym6wem7gUttSqjh8mtuSEwjJdS8MzasHJUzKrWx4cVZENSrG7FVeGJJnYBXk/ge03-05und01-imagens.pdf

Para você saber mais:

Neste link você encontra informações mais precisas, além de um dicionário sobre termos importantes para a aplicação do plano de aula:

http://www.geografia.seed.pr.gov.br/arquivos/File/2012/atlas_geologico_parana.pdf . Data de acesso 15/11/2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Projete ou escreva na lousa o tema da aula, ainda assim, questione os estudantes por meio das perguntas: observando as ilustrações, o que vocês imaginam que seja recursos minerais? Para que será que os usamos?

Apresente de forma simples o conceito do que são recursos minerais.

Para você saber mais:

Aqui você encontra um texto de apoio sobre recursos minerais: https://alunosonline.uol.com.br/geografia/recursos-minerais.html. Data de acesso em 03/11/2018.

Conceito retirado do atlas de recursos minerais de geologia: Os recursos minerais detêm a capacidade de alavancar a economia de uma região, gerando oportunidades de emprego, renda, desenvolvimento social e econômico. Diversos minerais têm importância por constituírem a base do processo produtivo. Por exemplo: o calcário é a matéria-prima básica para a indústria do cimento e de corretivo de solos para a agricultura; as argilas especiais são a base das indústrias da cerâmica branca, sanitária, refratária e de isolantes elétricos; o petróleo, gás, carvão, folhelho pirobetuminoso (xisto) e turfa são geradores de energia e insumos para a indústria química.

Minério: mineral ou associação de minerais que podem, em condições favoráveis, ser trabalhados industrialmente para a extração de um ou mais metais. Por falta de designação adequada, é extensivo também aos minerais não-metálicos. Disponível em: http://www.geografia.seed.pr.gov.br/arquivos/File/2012/atlas_geologico_parana.pdf. Data de acesso 15/11/2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

Apresente as imagens aos alunos por meio de projeção. Caso a escola não disponha de equipamento, organize um painel com as imagens impressas ou recorte de revistas.

Estimule a observação e proponha uma discussão baseando-se nos seguintes questionamentos: O que podemos observar? Qual é a diferença entre elas? Existe alguma relação entre elas?

Espera-se que com essa mediação os alunos criem a percepção da exploração mineral presente na paisagem.

Neste momento permita que os alunos se expressem livremente sem intervenções. Anote suas considerações para possível retomada no momento da sistematização da aula.

Materiais complementares:

Imagens: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Ym6wem7gUttSqjh8mtuSEwjJdS8MzasHJUzKrWx4cVZENSrG7FVeGJJnYBXk/ge03-05und01-imagens.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Dando sequência a proposta apresente aos alunos as imagens sugeridas ou outras que mostram materiais do dia-a-dia produzidas a partir da exploração de recursos minerais. Propor os seguintes questionamentos: Você já viu esses materiais? Onde? O que os homens podem fazer com os minerais que retira da natureza? Quais produtos eles originam?

Escute atentamente as observações dos alunos. Anote as considerações dos alunos para que sejam retomadas no momento da sistematização da aula.

Por meio desses questionamentos, os alunos serão levados a pensar na confecção de outros materiais a partir da exploração econômica de alguns recursos, retratados na etapa anterior.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Organize a turma em grupos de 4 ou 5 alunos e distribua os materiais da seguinte forma: sal e quartzo; granito e brita, ardósia e pedra pomes; grafita e talco; areia e quartzito; mármore e argila. Cada grupo deverá receber 2 materiais e uma tabela que estará disponibilizada como material complementar. Os alunos deverão propor uma utilização para cada material recebido. Circule entre os grupos auxiliando-os sobre possíveis dúvidas.

Como adequar à sua realidade: Substitua os materiais por outros mais comuns na sua região ou por imagens dos materiais em seu estado bruto.

Materiais complementares

Link para acesso a tabela:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NzgKAsvWXCr7UEfSvJg5ng6qUSafdZUaVDVrf8WtwEpNBjW6cruTGczWr96u/recursos-minerais-tabela.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Cada grupo deverá apresentar as suas propostas de utilização dos materiais para a turma. Em seguida, mostre novamente as imagens utilizadas na problematização e contextualização abordando a transformação da paisagem para a exploração de recursos com fins econômicos. Nesse momento é importante que os alunos percebam que boa parte do que usamos no dia-a-dia derivam de um processo de exploração dos recursos naturais. É possível aprofundar essa ideia com a discussão sobre impactos ambientais e as consequências dessas ações.

Material complementar:

Tabela para a atividade de sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NzgKAsvWXCr7UEfSvJg5ng6qUSafdZUaVDVrf8WtwEpNBjW6cruTGczWr96u/recursos-minerais-tabela.pdf

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo do trabalho do 3º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03GE05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano