10211
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Comparando probabilidade frequentista com a clássica

Plano de aula de Matemática com atividades para o 6º ano do Fundamental sobre resolver situações-problema em que haja a necessidade de comparar as probabilidades clássica e frequentista.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gislaine Beatriz Teixeira Santos

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Gislaine Beatriz Teixeira Santos

Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango

Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva



Habilidade da BNCC

(EF06MA28) Calcular a probabilidade de um evento aleatório, expressando-a por um número racional (forma fracionária, decimal e percentual) e comparar esse número com a probabilidade obtida por meio de experimentos sucessivos.



Objetivos específicos

Resolver situações-problema em que haja a necessidade de comparar as probabilidades clássica e frequentista.

Conhecimentos prévios

  • Fluência com fatos fundamentais da adição e subtração (2º ano, Números, EF02MA05)
  • Fluência com fatos fundamentais da multiplicação e divisão (4º ano, EF04MA03,EF04MA04, EF04MA05)
  • -Compreensão das relações entre as representações fracionárias, decimal e percentual (6º ano;; EF06MA12)
  • Analisar espaço amostral para se representar a probabilidade.(5º ano, EF05MA22, EF05MA23)
  • Resolução de problemas simples de contagem utilizando diferentes forma de representação. (5º ano, Números, EF05MA09)
  • Equação de primeiro grau (6º Ano, álgebra, EF06MA13)

Conceito-chave

Probabilidade frequentista e probabilidade clássica.

Recursos necessários

  • Impressões das atividades principal e de Raio X.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma para compartilhar o objetivo da aula.

Propósito: Informar à turma o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientação: Comece a aula retomando o conceito de probabilidade frequentista e sua relação com a probabilidade clássica através do exercício proposto. Enquanto os alunos fazem suas observações, tome nota no quadro para posterior discussão coletiva.

Propósito: Retomar o conceito de probabilidade frequentista e sua relação com a probabilidade clássica.

Discuta com a turma:

  • Existe diferença entre os valores calculados?
  • Se ela estimasse a probabilidade de sortear uma fita verde para 60 dias o que aconteceria com esse valor? Por quê?
  • Qual maneira vocês usaram para representar a probabilidade? Pode usar outras?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 min.

Orientação: Organize a sala em duplas e distribua a atividade para a turma, e oriente as duplas para que leiam a atividade com atenção, discutam e tomem nota de todas as observações compartilhadas por eles durante a resolução, enquanto eles resolvem circule pela sala e observe as estratégias que eles estão utilizando para resolução do problema proposto e também as dificuldades que eles apresentam durante a execução da tarefa, para tal você pode fazer perguntas como as do discuta com a turma.

Obs.: Jogos de tabuleiros possuem muitas rodadas e costumam ter casas de prisão onde acaba um ou outro jogador ficando sem jogar alguma rodada por isso o número de vezes que o dado foi jogado para cada participante é diferente.

Propósito: Deduzir possíveis hipóteses para resolução de uma situação problema.

Discuta com a turma:

  • Por que você chegou a essa solução? O por quê desse resultado?
  • Você pode me explicar com suas palavras o que você entendeu do comando da questão?
  • O que Cauê fez para encontrar a probabilidade?
  • Onde você vai encontrar os dados necessários para efetuar o cálculo da probabilidade? E como você vai fazer?
  • Qual das duas estimativas de probabilidade é mais eficiente para esse caso?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 min.

Orientação: Organize a sala em duplas e distribua a atividade para a turma, e oriente as duplas para que leiam a atividade com atenção, discutam e tomem nota de todas as observações compartilhadas por eles durante a resolução, enquanto eles resolvem circule pela sala e observe as estratégias que eles estão utilizando para resolução do problema proposto e também as dificuldades que eles apresentam durante a execução da tarefa, para tal você pode fazer perguntas como as do discuta com a turma.

Obs.: Jogos de tabuleiros possuem muitas rodadas e costumam ter casas de prisão onde acaba um ou outro jogador ficando sem jogar alguma rodada por isso o número de vezes que o dado foi jogado para cada participante é diferente.

Propósito: Deduzir possíveis hipóteses para resolução de uma situação problema.

Discuta com a turma:

  • Por que você chegou a essa solução? O por quê desse resultado?
  • Você pode me explicar com suas palavras o que você entendeu do comando da questão?
  • O que Cauê fez para encontrar a probabilidade?
  • Onde você vai encontrar os dados necessários para efetuar o cálculo da probabilidade? E como você vai fazer?
  • Qual das duas estimativas de probabilidade é mais eficiente para esse caso?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 min.

Orientação: Organize a sala em duplas e distribua a atividade para a turma, e oriente as duplas para que leiam a atividade com atenção, discutam e tomem nota de todas as observações compartilhadas por eles durante a resolução, enquanto eles resolvem circule pela sala e observe as estratégias que eles estão utilizando para resolução do problema proposto e também as dificuldades que eles apresentam durante a execução da tarefa, para tal você pode fazer perguntas como as do discuta com a turma.

Obs.: Jogos de tabuleiros possuem muitas rodadas e costumam ter casas de prisão onde acaba um ou outro jogador ficando sem jogar alguma rodada por isso o número de vezes que o dado foi jogado para cada participante é diferente.

Propósito: Deduzir possíveis hipóteses para resolução de uma situação problema.

Discuta com a turma:

  • Por que você chegou a essa solução? O por quê desse resultado?
  • Você pode me explicar com suas palavras o que você entendeu do comando da questão?
  • O que Cauê fez para encontrar a probabilidade?
  • Onde você vai encontrar os dados necessários para efetuar o cálculo da probabilidade? E como você vai fazer?
  • Qual das duas estimativas de probabilidade é mais eficiente para esse caso?

Painel de Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Esse momento é para que a turma compartilhe as observações e estratégias que encontraram durante a resolução do problema. Solicite que alguns se voluntariem para explicarem como resolveram os questionamentos propostos no problema. Em caso de algum erro solicite que o aluno explique como que ele concluiu tal afirmação passo a passo para a turma e em seguida pergunte se todos concordam com o colega e porquê, para que eles expliquem seus pontos de vista também e assim concluam em conjunto o motivo do erro. Priorize as estratégias dos alunos caso eles apresentem soluções próximas aos slides não apresente os mesmos.

Propósito: Analisar as diferentes estratégias e discuti-las.

Discuta com a turma:

  • Alguém pensa diferente? Como? E Por quê?
  • Cauê poderia ter resolvido de outra maneira? Qual?
  • Você resolveria como? E porque?
  • Se houvesse mais jogadas no jogo o que aconteceria?

Painel de Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Esse momento é para que a turma compartilhe as observações e estratégias que encontraram durante a resolução do problema. Solicite que alguns se voluntariem para explicarem como resolveram os questionamentos propostos no problema. Em caso de algum erro solicite que o aluno explique como que ele concluiu tal afirmação passo a passo para a turma e em seguida pergunte se todos concordam com o colega e porquê, para que eles expliquem seus pontos de vista também e assim concluam em conjunto o motivo do erro. Priorize as estratégias dos alunos caso eles apresentem soluções próximas aos slides não apresente os mesmos.

Propósito: Analisar as diferentes estratégias e discuti-las.

Discuta com a turma:

  • Alguém pensa diferente? Como? E Por quê?
  • Cauê poderia ter resolvido de outra maneira? Qual?
  • Você resolveria como? E porque?
  • Se houvesse mais jogadas no jogo o que aconteceria?

Painel de Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Esse momento é para que a turma compartilhe as observações e estratégias que encontraram durante a resolução do problema. Solicite que alguns se voluntariem para explicarem como resolveram os questionamentos propostos no problema. Em caso de algum erro solicite que o aluno explique como que ele concluiu tal afirmação passo a passo para a turma e em seguida pergunte se todos concordam com o colega e porquê, para que eles expliquem seus pontos de vista também e assim concluam em conjunto o motivo do erro. Priorize as estratégias dos alunos caso eles apresentem soluções próximas aos slides não apresente os mesmos.

Propósito: Analisar as diferentes estratégias e discuti-las.

Discuta com a turma:

  • Alguém pensa diferente? Como? E Por quê?
  • Cauê poderia ter resolvido de outra maneira? Qual?
  • Você resolveria como? E porque?
  • Se houvesse mais jogadas no jogo o que aconteceria?

Painel de Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Esse momento é para que a turma compartilhe as observações e estratégias que encontraram durante a resolução do problema. Solicite que alguns se voluntariem para explicarem como resolveram os questionamentos propostos no problema. Em caso de algum erro solicite que o aluno explique como que ele concluiu tal afirmação passo a passo para a turma e em seguida pergunte se todos concordam com o colega e porquê, para que eles expliquem seus pontos de vista também e assim concluam em conjunto o motivo do erro. Priorize as estratégias dos alunos caso eles apresentem soluções próximas aos slides não apresente os mesmos.

Propósito: Analisar as diferentes estratégias e discuti-las.

Discuta com a turma:

  • Alguém pensa diferente? Como? E Por quê?
  • Cauê poderia ter resolvido de outra maneira? Qual?
  • Você resolveria como? E porque?
  • Se houvesse mais jogadas no jogo o que aconteceria?

Painel de Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Esse momento é para que a turma compartilhe as observações e estratégias que encontraram durante a resolução do problema. Solicite que alguns se voluntariem para explicarem como resolveram os questionamentos propostos no problema. Em caso de algum erro solicite que o aluno explique como que ele concluiu tal afirmação passo a passo para a turma e em seguida pergunte se todos concordam com o colega e porquê, para que eles expliquem seus pontos de vista também e assim concluam em conjunto o motivo do erro. Priorize as estratégias dos alunos caso eles apresentem soluções próximas aos slides não apresente os mesmos.

Propósito: Analisar as diferentes estratégias e discuti-las.

Discuta com a turma:

  • Alguém pensa diferente? Como? E Por quê?
  • Cauê poderia ter resolvido de outra maneira? Qual?
  • Você resolveria como? E porque?

Painel de Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Esse momento é para que a turma compartilhe as observações e estratégias que encontraram durante a resolução do problema. Solicite que alguns se voluntariem para explicarem como resolveram os questionamentos propostos no problema. Em caso de algum erro solicite que o aluno explique como que ele concluiu tal afirmação passo a passo para a turma e em seguida pergunte se todos concordam com o colega e porquê, para que eles expliquem seus pontos de vista também e assim concluam em conjunto o motivo do erro. Priorize as estratégias dos alunos caso eles apresentem soluções próximas aos slides não apresente os mesmos.

Propósito: Analisar as diferentes estratégias e discuti-las.

Discuta com a turma:

  • Alguém pensa diferente? Como? E Por quê?
  • Cauê poderia ter resolvido de outra maneira? Qual?
  • Você resolveria como? E porque?

Painel de Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Esse momento é para que a turma compartilhe as observações e estratégias que encontraram durante a resolução do problema. Solicite que alguns se voluntariem para explicarem como resolveram os questionamentos propostos no problema. Em caso de algum erro solicite que o aluno explique como que ele concluiu tal afirmação passo a passo para a turma e em seguida pergunte se todos concordam com o colega e porquê, para que eles expliquem seus pontos de vista também e assim concluam em conjunto o motivo do erro. Priorize as estratégias dos alunos caso eles apresentem soluções próximas aos slides não apresente os mesmos.

Propósito: Analisar as diferentes estratégias e discuti-las.

Discuta com a turma:

  • Alguém pensa diferente? Como? E Por quê?
  • Cauê poderia ter resolvido de outra maneira? Qual?
  • Você resolveria como? E porque?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Encerre a atividade fazendo um breve resumo do que foi trabalhado, sugira aos alunos que tomem nota do mesmo

Propósito: Retomar o conteúdo abordado na aula.

Discuta com a turma:

  • O que entenderam da aula de hoje?
  • Em quais situações podemos aplicar o conteúdo trabalhado hoje?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça para que seus alunos resolvam a atividade sozinhos, e a realizem utilizando a melhor estratégia para eles. Enquanto fazem a atividade ande pela sala observando as estratégias utilizadas por cada um e as dificuldades que estão tendo na resolução, essa atividade é o momento que você tem para avaliar o aprendizado da turma em relação ao conteúdo proposto, por isso é importante que você observe. Termine com uma discussão coletiva sobre a resolução do problema proposto.

Propósito: Verificar como os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos na aula em situações parecidas com com o trabalhado.

Discuta com a turma:

  • O que aconteceria se fossem efetuados mais lançamentos?
  • E se ela usasse duas moedas, qual seria a estimativa de probabilidade de sair duas caras?
  • Onde podemos aplicar os conceitos de probabilidade frequentista?

Materiais complementares para impressão:

Atividade de Raio X

Resolução do Raio X

Atividade Complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma para compartilhar o objetivo da aula.

Propósito: Informar à turma o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Gislaine Beatriz Teixeira Santos

Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango

Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva



Habilidade da BNCC

(EF06MA28) Calcular a probabilidade de um evento aleatório, expressando-a por um número racional (forma fracionária, decimal e percentual) e comparar esse número com a probabilidade obtida por meio de experimentos sucessivos.



Objetivos específicos

Resolver situações-problema em que haja a necessidade de comparar as probabilidades clássica e frequentista.

Conhecimentos prévios

  • Fluência com fatos fundamentais da adição e subtração (2º ano, Números, EF02MA05)
  • Fluência com fatos fundamentais da multiplicação e divisão (4º ano, EF04MA03,EF04MA04, EF04MA05)
  • -Compreensão das relações entre as representações fracionárias, decimal e percentual (6º ano;; EF06MA12)
  • Analisar espaço amostral para se representar a probabilidade.(5º ano, EF05MA22, EF05MA23)
  • Resolução de problemas simples de contagem utilizando diferentes forma de representação. (5º ano, Números, EF05MA09)
  • Equação de primeiro grau (6º Ano, álgebra, EF06MA13)

Conceito-chave

Probabilidade frequentista e probabilidade clássica.

Recursos necessários

  • Impressões das atividades principal e de Raio X.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientação: Comece a aula retomando o conceito de probabilidade frequentista e sua relação com a probabilidade clássica através do exercício proposto. Enquanto os alunos fazem suas observações, tome nota no quadro para posterior discussão coletiva.

Propósito: Retomar o conceito de probabilidade frequentista e sua relação com a probabilidade clássica.

Discuta com a turma:

  • Existe diferença entre os valores calculados?
  • Se ela estimasse a probabilidade de sortear uma fita verde para 60 dias o que aconteceria com esse valor? Por quê?
  • Qual maneira vocês usaram para representar a probabilidade? Pode usar outras?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 min.

Orientação: Organize a sala em duplas e distribua a atividade para a turma, e oriente as duplas para que leiam a atividade com atenção, discutam e tomem nota de todas as observações compartilhadas por eles durante a resolução, enquanto eles resolvem circule pela sala e observe as estratégias que eles estão utilizando para resolução do problema proposto e também as dificuldades que eles apresentam durante a execução da tarefa, para tal você pode fazer perguntas como as do discuta com a turma.

Obs.: Jogos de tabuleiros possuem muitas rodadas e costumam ter casas de prisão onde acaba um ou outro jogador ficando sem jogar alguma rodada por isso o número de vezes que o dado foi jogado para cada participante é diferente.

Propósito: Deduzir possíveis hipóteses para resolução de uma situação problema.

Discuta com a turma:

  • Por que você chegou a essa solução? O por quê desse resultado?
  • Você pode me explicar com suas palavras o que você entendeu do comando da questão?
  • O que Cauê fez para encontrar a probabilidade?
  • Onde você vai encontrar os dados necessários para efetuar o cálculo da probabilidade? E como você vai fazer?
  • Qual das duas estimativas de probabilidade é mais eficiente para esse caso?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 min.

Orientação: Organize a sala em duplas e distribua a atividade para a turma, e oriente as duplas para que leiam a atividade com atenção, discutam e tomem nota de todas as observações compartilhadas por eles durante a resolução, enquanto eles resolvem circule pela sala e observe as estratégias que eles estão utilizando para resolução do problema proposto e também as dificuldades que eles apresentam durante a execução da tarefa, para tal você pode fazer perguntas como as do discuta com a turma.

Obs.: Jogos de tabuleiros possuem muitas rodadas e costumam ter casas de prisão onde acaba um ou outro jogador ficando sem jogar alguma rodada por isso o número de vezes que o dado foi jogado para cada participante é diferente.

Propósito: Deduzir possíveis hipóteses para resolução de uma situação problema.

Discuta com a turma:

  • Por que você chegou a essa solução? O por quê desse resultado?
  • Você pode me explicar com suas palavras o que você entendeu do comando da questão?
  • O que Cauê fez para encontrar a probabilidade?
  • Onde você vai encontrar os dados necessários para efetuar o cálculo da probabilidade? E como você vai fazer?
  • Qual das duas estimativas de probabilidade é mais eficiente para esse caso?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 min.

Orientação: Organize a sala em duplas e distribua a atividade para a turma, e oriente as duplas para que leiam a atividade com atenção, discutam e tomem nota de todas as observações compartilhadas por eles durante a resolução, enquanto eles resolvem circule pela sala e observe as estratégias que eles estão utilizando para resolução do problema proposto e também as dificuldades que eles apresentam durante a execução da tarefa, para tal você pode fazer perguntas como as do discuta com a turma.

Obs.: Jogos de tabuleiros possuem muitas rodadas e costumam ter casas de prisão onde acaba um ou outro jogador ficando sem jogar alguma rodada por isso o número de vezes que o dado foi jogado para cada participante é diferente.

Propósito: Deduzir possíveis hipóteses para resolução de uma situação problema.

Discuta com a turma:

  • Por que você chegou a essa solução? O por quê desse resultado?
  • Você pode me explicar com suas palavras o que você entendeu do comando da questão?
  • O que Cauê fez para encontrar a probabilidade?
  • Onde você vai encontrar os dados necessários para efetuar o cálculo da probabilidade? E como você vai fazer?
  • Qual das duas estimativas de probabilidade é mais eficiente para esse caso?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Esse momento é para que a turma compartilhe as observações e estratégias que encontraram durante a resolução do problema. Solicite que alguns se voluntariem para explicarem como resolveram os questionamentos propostos no problema. Em caso de algum erro solicite que o aluno explique como que ele concluiu tal afirmação passo a passo para a turma e em seguida pergunte se todos concordam com o colega e porquê, para que eles expliquem seus pontos de vista também e assim concluam em conjunto o motivo do erro. Priorize as estratégias dos alunos caso eles apresentem soluções próximas aos slides não apresente os mesmos.

Propósito: Analisar as diferentes estratégias e discuti-las.

Discuta com a turma:

  • Alguém pensa diferente? Como? E Por quê?
  • Cauê poderia ter resolvido de outra maneira? Qual?
  • Você resolveria como? E porque?
  • Se houvesse mais jogadas no jogo o que aconteceria?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Esse momento é para que a turma compartilhe as observações e estratégias que encontraram durante a resolução do problema. Solicite que alguns se voluntariem para explicarem como resolveram os questionamentos propostos no problema. Em caso de algum erro solicite que o aluno explique como que ele concluiu tal afirmação passo a passo para a turma e em seguida pergunte se todos concordam com o colega e porquê, para que eles expliquem seus pontos de vista também e assim concluam em conjunto o motivo do erro. Priorize as estratégias dos alunos caso eles apresentem soluções próximas aos slides não apresente os mesmos.

Propósito: Analisar as diferentes estratégias e discuti-las.

Discuta com a turma:

  • Alguém pensa diferente? Como? E Por quê?
  • Cauê poderia ter resolvido de outra maneira? Qual?
  • Você resolveria como? E porque?
  • Se houvesse mais jogadas no jogo o que aconteceria?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Esse momento é para que a turma compartilhe as observações e estratégias que encontraram durante a resolução do problema. Solicite que alguns se voluntariem para explicarem como resolveram os questionamentos propostos no problema. Em caso de algum erro solicite que o aluno explique como que ele concluiu tal afirmação passo a passo para a turma e em seguida pergunte se todos concordam com o colega e porquê, para que eles expliquem seus pontos de vista também e assim concluam em conjunto o motivo do erro. Priorize as estratégias dos alunos caso eles apresentem soluções próximas aos slides não apresente os mesmos.

Propósito: Analisar as diferentes estratégias e discuti-las.

Discuta com a turma:

  • Alguém pensa diferente? Como? E Por quê?
  • Cauê poderia ter resolvido de outra maneira? Qual?
  • Você resolveria como? E porque?
  • Se houvesse mais jogadas no jogo o que aconteceria?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Esse momento é para que a turma compartilhe as observações e estratégias que encontraram durante a resolução do problema. Solicite que alguns se voluntariem para explicarem como resolveram os questionamentos propostos no problema. Em caso de algum erro solicite que o aluno explique como que ele concluiu tal afirmação passo a passo para a turma e em seguida pergunte se todos concordam com o colega e porquê, para que eles expliquem seus pontos de vista também e assim concluam em conjunto o motivo do erro. Priorize as estratégias dos alunos caso eles apresentem soluções próximas aos slides não apresente os mesmos.

Propósito: Analisar as diferentes estratégias e discuti-las.

Discuta com a turma:

  • Alguém pensa diferente? Como? E Por quê?
  • Cauê poderia ter resolvido de outra maneira? Qual?
  • Você resolveria como? E porque?
  • Se houvesse mais jogadas no jogo o que aconteceria?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Esse momento é para que a turma compartilhe as observações e estratégias que encontraram durante a resolução do problema. Solicite que alguns se voluntariem para explicarem como resolveram os questionamentos propostos no problema. Em caso de algum erro solicite que o aluno explique como que ele concluiu tal afirmação passo a passo para a turma e em seguida pergunte se todos concordam com o colega e porquê, para que eles expliquem seus pontos de vista também e assim concluam em conjunto o motivo do erro. Priorize as estratégias dos alunos caso eles apresentem soluções próximas aos slides não apresente os mesmos.

Propósito: Analisar as diferentes estratégias e discuti-las.

Discuta com a turma:

  • Alguém pensa diferente? Como? E Por quê?
  • Cauê poderia ter resolvido de outra maneira? Qual?
  • Você resolveria como? E porque?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Esse momento é para que a turma compartilhe as observações e estratégias que encontraram durante a resolução do problema. Solicite que alguns se voluntariem para explicarem como resolveram os questionamentos propostos no problema. Em caso de algum erro solicite que o aluno explique como que ele concluiu tal afirmação passo a passo para a turma e em seguida pergunte se todos concordam com o colega e porquê, para que eles expliquem seus pontos de vista também e assim concluam em conjunto o motivo do erro. Priorize as estratégias dos alunos caso eles apresentem soluções próximas aos slides não apresente os mesmos.

Propósito: Analisar as diferentes estratégias e discuti-las.

Discuta com a turma:

  • Alguém pensa diferente? Como? E Por quê?
  • Cauê poderia ter resolvido de outra maneira? Qual?
  • Você resolveria como? E porque?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Esse momento é para que a turma compartilhe as observações e estratégias que encontraram durante a resolução do problema. Solicite que alguns se voluntariem para explicarem como resolveram os questionamentos propostos no problema. Em caso de algum erro solicite que o aluno explique como que ele concluiu tal afirmação passo a passo para a turma e em seguida pergunte se todos concordam com o colega e porquê, para que eles expliquem seus pontos de vista também e assim concluam em conjunto o motivo do erro. Priorize as estratégias dos alunos caso eles apresentem soluções próximas aos slides não apresente os mesmos.

Propósito: Analisar as diferentes estratégias e discuti-las.

Discuta com a turma:

  • Alguém pensa diferente? Como? E Por quê?
  • Cauê poderia ter resolvido de outra maneira? Qual?
  • Você resolveria como? E porque?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Encerre a atividade fazendo um breve resumo do que foi trabalhado, sugira aos alunos que tomem nota do mesmo

Propósito: Retomar o conteúdo abordado na aula.

Discuta com a turma:

  • O que entenderam da aula de hoje?
  • Em quais situações podemos aplicar o conteúdo trabalhado hoje?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça para que seus alunos resolvam a atividade sozinhos, e a realizem utilizando a melhor estratégia para eles. Enquanto fazem a atividade ande pela sala observando as estratégias utilizadas por cada um e as dificuldades que estão tendo na resolução, essa atividade é o momento que você tem para avaliar o aprendizado da turma em relação ao conteúdo proposto, por isso é importante que você observe. Termine com uma discussão coletiva sobre a resolução do problema proposto.

Propósito: Verificar como os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos na aula em situações parecidas com com o trabalhado.

Discuta com a turma:

  • O que aconteceria se fossem efetuados mais lançamentos?
  • E se ela usasse duas moedas, qual seria a estimativa de probabilidade de sair duas caras?
  • Onde podemos aplicar os conceitos de probabilidade frequentista?

Materiais complementares para impressão:

Atividade de Raio X

Resolução do Raio X

Atividade Complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Probabilidade e Estatística do 6º ano :

Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística os alunos aprendem o cálculo de probabilidade, pesquisa com foco em coleta, registro, organização de dados em tabelas e gráficos variados.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06MA30 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano