16155
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 9º ano > Mundo do trabalho

Plano de aula - A agroindústria

Plano de aula de Geografia com atividades para 9ºano do Fundamental sobre Compreender a interdependência da produção do campo e da cidade no processo agroindustrial

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mariana Soares Domingues

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramenta sugerida
WhatsApp

Valor trabalhado
Respeito ao ambiente

Apresentação do tema da aula
Comente com os alunos que nesta aula eles irão compreender a inter-relação entre espaço rural e urbano, através da evolução do sistema agropecuário e da indústria. A ideia é que estabeleçam relações entre os dois ambientes, compreendendo a interdependência entre agropecuária e indústria por meio das produções do campo e da cidade. Divida-os em grupos de quatro alunos para o desenvolvimento dessa atividade. No resultado final, espera-se um cartaz/painel/slide de apresentação produzido por eles, que retrate a troca de produtos entre os setores. A aula será organizada para o uso do WhatsApp, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula, o valor do respeito ao ambiente estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.

Contextualização
Envie aos alunos imagens que representem a cidade e o campo. Nos slides do plano de aula, disponíveis aqui, você terá alguns exemplos. Nesse momento, procure levantar os conhecimentos prévios dos alunos, como eles entendem o termo agroindústria. Como relacionar as imagens entre si? A ideia é que compreendam que a produção agropecuária, principalmente de matérias-primas, atende a indústria. Do mesmo modo, a produção da indústria, por meio das máquinas, produtos industrializados e insumos agrícolas, atende a produção agrícola. É também importante que eles percebam que sem a matéria-prima produzida não há produção industrial, tendo em vista que o processo envolve a transformação da matéria-prima bruta em produto final. Incentive-os a participar. Tempo estimado de 10 minutos.

Problematização
Professor, forme grupos com com 4 ou 5 alunos. Lance os questionamentos aos grupos: "Como a agropecuária e a indústria estão integradas em suas atividades econômicas? Como podemos definir a ideia de agronegócio nas relações entre agropecuária, indústria e mercado, e a interdependência desses setores entre si?". Incentive-os a se organizarem via WhatsApp. Solicite que os grupos façam anotações. Tempo estimado de 20 minutos.

Ação propositiva
Os alunos deverão montar um cartaz para estabelecer a inter-relação da produção agropecuária e da indústria. Por meio de recortes de jornais, revistas, panfletos, quaisquer materiais que não sejam digitais, eles devem coletar imagens de matérias-primas, como produtos agrícolas e pecuários que são produzidos na atividade agropecuária (feijão, milho, trigo, soja, algodão, carne de frango, carne bovina, ovos, leite etc.), e colá-las na seta no sentido da indústria (veja o exemplo nos slides do plano de aula). No sentido contrário, devem coletar imagens de insumos agrícolas produzidos na indústria, como agrotóxicos (inseticidas, herbicidas, pesticidas etc.), máquinas agrícolas (tratores, colheitadeiras, plantadeiras etc.), fertilizantes, adubos, sementes, e colá-las na seta no sentido da agropecuária. Não esqueça de orientá-los a colocarem um título no cartaz. Peça para usarem o que discutiram no slide anterior a respeito da produção agroindustrial e do agronegócio. Quando finalizarem, solicite que enviem fotos de suas produções. Tempo estimado: 50 minutos.

Sistematização
Professor, solicite que os grupos apresentem suas produções. Aproveite para retomar o que discutiram. A ideia é que entendam que a agropecuária oferta matéria-prima ao setor industrial, e este oferta insumos agrícolas, tecnologia e máquinas ao setor agropecuário. Finalize comentando que respeitar o ambiente em que vivem é fundamental para um desenvolvimento sustentável. Tempo estimado de 20 minutos.

Convite às famílias
Convide os pais para assistirem à reportagem sobre campo e cidade disponível aqui. A seguir, podem enriquecer o conteúdo da aula numa discussão com seus filhos.

Sugestão Enviada Por: Leandro Campelo


Código: GEO9_13UND02

(EF09GE13) Analisar a importância da produção agropecuária na sociedade urbano-industrial ante o problema da desigualdade mundial de acesso aos recursos alimentares e à matéria-prima.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo do trabalho do 9º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas