16149
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 3º ano > As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município

Plano de aula - Histórias do meu lugar

Plano de aula de História com atividades para 3º ano do EF sobre Histórias do meu lugar

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Flávia Nazaré Vilhena

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp e Fotografia.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom, Padlet e Youtube.

Contexto
Neste plano, o objetivo é conhecer lugares importantes para a formação da nossa cidade. Se dispuser de momento síncrono, organize uma sala no Google Classroom (veja aqui como utilizá-lo) ou no Google Meet (como criar uma reunião online). Para este plano, escolha um monumento histórico da sua região e uma fotografia dele.
Apresente a fotografia do monumento escolhido e mande, via arquivo de texto, as seguintes perguntas:
- Olhe a fotografia. Você sabe que lugar é esse? O nome?
- Você já esteve nesse lugar? Passeando? Brincando?
- Já viu esse lugar na TV?
- Em sua opinião, esse lugar é importante para a nossa cidade/localidade?

Oriente os alunos a relatarem, via arquivo de áudio, alguma experiência vivida no lugar de origem da cidade/localidade. Solicite que compartilhem os resultados das pesquisas no grupo da turma através de um vídeo de, no máximo, 1 minuto.

Problematização
Peça para os estudantes escolherem a pessoa mais velha com quem convivem para a realização de uma entrevista. Envie o arquivo da entrevista para os alunos e peça para gravarem o momento em que a atividade for realizada. Dê um tempo para que produzam o solicitado. Peça que compartilhem o próprio vídeo no grupo e assistam aos dos colegas, para que conheçam mais informações sobre seu lugar.

Sistematização
Via texto de Whatsapp, compartilhe as seguintes questões:
- Um turista quer conhecer a história do lugar onde vivemos. Para onde você o levaria? Por que você escolheu esse lugar?
- O que contaria sobre esse lugar?

Envie o arquivo de sistematização e peça que eles elaborem um desenho e um pequeno texto, apresentando o lugar escolhido e justificando a escolha. As atividades devem ser compartilhadas no grupo da escola ou você pode produzir um Padlet (veja como fazer um aqui).

Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo, “Bens materiais e imateriais” e “O que é Patrimônio Cultural”.

Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF02HI01, EF02HI02, EF02HI03 e habilidades conexas entre outros componentes EF15AR25 e EF69AR31.

Sugestão Enviada Por: Danielle Ferreira


Código: HIS3_03UND01

(EF03HI03) Identificar e comparar pontos de vista em relação a eventos significativos do local em que vive, aspectos relacionados a condições sociais e à presença de diferentes grupos sociais e culturais, com especial destaque para as culturas africanas, indígenas e de migrantes.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município do 3º ano:

3º ano / História / As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município

MAIS AULAS DE História do 3º ano:

3º ano / História / As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas