16138
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 2º ano > A comunidade e seus registros

Plano de aula - Minha Caixinha de Memórias e a minha história

Plano de aula de História com atividades para 2º ano do EF sobre Minha Caixinha de Memórias e a minha história

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Teresa Tôrres Pimenta

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI06 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Será necessária a utilização de aparelhagem multimídia/aparelho para reprodução de vídeos e músicas, papel 60k (ou com gramatura maior que o papel sulfite), papel sulfite (branco e colorido), tesoura, cola, canetas hidrocor, giz de cera, lápis de cor, massa de modelar, revistas para recorte

Material complementar:

Para você saber mais:

Acesse aqui mais conteúdos sobre o tempo como medida, a memória e a infância e o ensino de História para você se preparar para a aula:

Fonte das imagens:

Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 20 de outubro de 2018.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientações:

  • Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.
  • Busque através de uma conversa e das falas dos alunos o conhecimento que eles tenham a respeito das palavras-chaves: recordações pessoais; noções de temporalidade: passado/presente/futuro; registros históricos; memória; diferença/semelhança .

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

As lembranças da criança indígena são apenas um exemplo de lembranças e vivências infantis, você pode usar outro exemplo mais próximo da realidade das crianças, se preferir.

Converse com os alunos sobre a fala da criança indígena e sobre o que eles lembram de sua história:

1) O que os alunos acharam sobre a fala da criança indígena?

2) O que os alunos guardam de suas recordações?

3) O que tem em comum entre o que a criança indígena guarda de recordação e que os alunos guardam de recordação?

3) O que tem de diferente entre o que a criança indígena guarda de recordação e que os alunos guardam de recordação?

Converse com as crianças sobre como é cada fase da vida (bebê, criança, adulto) e o que guardamos como lembranças de cada fase - registre no quadro:

1) O que usamos quando somos bebês?

2) Como nos comportamos quando somos bebês?

3) Quando somos bebês sabemos falar com a mamãe o que queremos?

4) Quando somos bebês como a mamãe sabe o que estamos sentindo?

5) Quando crescemos um pouco o que usamos?

6) Quando crescemos e já temos _____ anos (citar a idade dos alunos) já sabemos contar pra mamãe/papai o que queremos e o que sentimos?

7) Quando vocês forem adultos usarão as mesmas roupas que usam agora?

8) Quando vocês forem adultos vocês farão as mesmas coisas que fazem agora?

9) Quando vocês forem adultos vocês farão o quê?

Propor a confecção de uma caixinha onde as crianças irão guardar lembranças das fases de suas vidas até aquela data:

O que vocês guardariam nesta caixinha? - escreva no quadro as falas dos alunos:

1) Que objetos ou lembranças vocês podem guardar de quando eram bebês?

2) Que objetos ou lembranças vocês podem guardar de agora que vocês tem ______ anos?

  • Peça que representem através de desenhos e/ou escritas momentos da vida de cada um. Permita que os alunos também possam representar estes momentos (fatos e objetos) com a utilização de massa de modelar, recorte de revistas e objetos pessoais (que poderão ser colocados na caixa posteriormente).
  • Você pode pedir aos alunos que representem o que eles gostariam de ser e de fazer quando forem adultos.
  • Caso necessite utilize o documento que disponibiliza fichas para que os alunos escrevam ou desenhem suas memórias - HIS2_ 06UND03 - Fichas Eu me lembro:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JgnXQh5xQqMHmpe4r6JSDnkGWHmUNJuXQV5VpEP3wJZ9NyZeXWhKjR9d3gz3/his2-06und03-fichas-eu-me-lembro.pdf.

A utilização de memórias e objetos da história pessoal contribui para que as crianças explorem a sequência de fatos que acontecem na vida durante suas fases.

  • Explore as falas dos alunos com relação a:

1) Fatos que aconteceram e não acontecem mais: uso de mamadeira, chupeta, fralda; chorar para receber alimentação; não saber se alimentar sozinho; engatinhar.

2) Fatos que acontecem hoje e que não acontecerão no futuro: ser levado para a escola pelos pais; ter ajuda dos pais para fazer a lição de casa; deixar que os pais ajudem a se vestir ou calçar os sapatos.

3) Fatos que continuarão a acontecer independente da nossa idade: ter o amor dos pais; saber respeitar as pessoas; estudar.

4) Fatos que não acontecem com um, mas acontece com o outro: prática de algum esporte; gostar de determinado alimento; ir à casa dos avós todos os finais de semana; ir ao trabalho dos pais todos os dias;

Fonte das imagens:

Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 20 de outubro de 2018.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos

Orientações:

Esta atividade proporcionará aos alunos a oportunidade de valorização do seu trabalho e de sua história.

Como adequar à sua realidade:

Caso deseje, você poderá substituir a montagem da caixa por garrafa PET (para esta atividade você deverá providenciar ou solicitar antecipadamente as garrafas aos alunos):

1ª opção) Retire a parte mais estreita da garrafa (uns 15cm a partir do bico da garrafa) e decore conforme preferir. Nesta garrafa os alunos guardarão o material produzido por eles.

2ª opção) Corte a garrafa ao meio, mas sem separá-la totalmente, para que os alunos possam abri-la e guardar o material produzido por eles. Decore conforme preferir.

Para você saber mais:

“A memória (do latim memor?a) é a faculdade psíquica através da qual se consegue reter e (re)lembrar o passado. A palavra também permite referir-se à lembrança/recordação que se tem de algo que já tenha ocorrido, e à exposição de fatos, dados ou motivos que dizem respeito a um determinado assunto” (Conceito de Memória. Disponível em: <https://conceito.de/memoria>. Acesso em: 20 de outubro de 2018.).

Nas orientações do primeiro slide deste Plano de Aula há mais indicações de leitura para ajudá-lo no desenvolvimento deste tema.

Fonte das imagens:

Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 20 de outubro de 2018.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações

1) Fatos/objetos que foram identificados como comuns por toda a turma ou por boa parte da turma (simultaneidade de práticas).

2) Fatos/objetos que foram identificados como muito diferentes e que foram apresentados por algum colega (assincronia).

Caso haja tempo hábil assista com seus alunos o desenho animado “Divertida mente” da Disney e Pixar: ele retrata de uma forma simples a importância das memórias para a construção da história pessoal de cada ser.

Nesse momento de encerramento da aula, você deve retomar o objetivo através da atividade proposta e assim verificar se os alunos foram capazes de se apropriarem das noções temporais trabalhadas (fases da vida: passado, presente e futuro; semelhança/diferença).

Fonte das imagens:

Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 20 de outubro de 2018.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI06 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Será necessária a utilização de aparelhagem multimídia/aparelho para reprodução de vídeos e músicas, papel 60k (ou com gramatura maior que o papel sulfite), papel sulfite (branco e colorido), tesoura, cola, canetas hidrocor, giz de cera, lápis de cor, massa de modelar, revistas para recorte

Material complementar:

Para você saber mais:

Acesse aqui mais conteúdos sobre o tempo como medida, a memória e a infância e o ensino de História para você se preparar para a aula:

Fonte das imagens:

Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 20 de outubro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientações:

  • Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.
  • Busque através de uma conversa e das falas dos alunos o conhecimento que eles tenham a respeito das palavras-chaves: recordações pessoais; noções de temporalidade: passado/presente/futuro; registros históricos; memória; diferença/semelhança .

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

As lembranças da criança indígena são apenas um exemplo de lembranças e vivências infantis, você pode usar outro exemplo mais próximo da realidade das crianças, se preferir.

Converse com os alunos sobre a fala da criança indígena e sobre o que eles lembram de sua história:

1) O que os alunos acharam sobre a fala da criança indígena?

2) O que os alunos guardam de suas recordações?

3) O que tem em comum entre o que a criança indígena guarda de recordação e que os alunos guardam de recordação?

3) O que tem de diferente entre o que a criança indígena guarda de recordação e que os alunos guardam de recordação?

Converse com as crianças sobre como é cada fase da vida (bebê, criança, adulto) e o que guardamos como lembranças de cada fase - registre no quadro:

1) O que usamos quando somos bebês?

2) Como nos comportamos quando somos bebês?

3) Quando somos bebês sabemos falar com a mamãe o que queremos?

4) Quando somos bebês como a mamãe sabe o que estamos sentindo?

5) Quando crescemos um pouco o que usamos?

6) Quando crescemos e já temos _____ anos (citar a idade dos alunos) já sabemos contar pra mamãe/papai o que queremos e o que sentimos?

7) Quando vocês forem adultos usarão as mesmas roupas que usam agora?

8) Quando vocês forem adultos vocês farão as mesmas coisas que fazem agora?

9) Quando vocês forem adultos vocês farão o quê?

Propor a confecção de uma caixinha onde as crianças irão guardar lembranças das fases de suas vidas até aquela data:

O que vocês guardariam nesta caixinha? - escreva no quadro as falas dos alunos:

1) Que objetos ou lembranças vocês podem guardar de quando eram bebês?

2) Que objetos ou lembranças vocês podem guardar de agora que vocês tem ______ anos?

  • Peça que representem através de desenhos e/ou escritas momentos da vida de cada um. Permita que os alunos também possam representar estes momentos (fatos e objetos) com a utilização de massa de modelar, recorte de revistas e objetos pessoais (que poderão ser colocados na caixa posteriormente).
  • Você pode pedir aos alunos que representem o que eles gostariam de ser e de fazer quando forem adultos.
  • Caso necessite utilize o documento que disponibiliza fichas para que os alunos escrevam ou desenhem suas memórias - HIS2_ 06UND03 - Fichas Eu me lembro:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JgnXQh5xQqMHmpe4r6JSDnkGWHmUNJuXQV5VpEP3wJZ9NyZeXWhKjR9d3gz3/his2-06und03-fichas-eu-me-lembro.pdf.

A utilização de memórias e objetos da história pessoal contribui para que as crianças explorem a sequência de fatos que acontecem na vida durante suas fases.

  • Explore as falas dos alunos com relação a:

1) Fatos que aconteceram e não acontecem mais: uso de mamadeira, chupeta, fralda; chorar para receber alimentação; não saber se alimentar sozinho; engatinhar.

2) Fatos que acontecem hoje e que não acontecerão no futuro: ser levado para a escola pelos pais; ter ajuda dos pais para fazer a lição de casa; deixar que os pais ajudem a se vestir ou calçar os sapatos.

3) Fatos que continuarão a acontecer independente da nossa idade: ter o amor dos pais; saber respeitar as pessoas; estudar.

4) Fatos que não acontecem com um, mas acontece com o outro: prática de algum esporte; gostar de determinado alimento; ir à casa dos avós todos os finais de semana; ir ao trabalho dos pais todos os dias;

Fonte das imagens:

Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 20 de outubro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos

Orientações:

Esta atividade proporcionará aos alunos a oportunidade de valorização do seu trabalho e de sua história.

Como adequar à sua realidade:

Caso deseje, você poderá substituir a montagem da caixa por garrafa PET (para esta atividade você deverá providenciar ou solicitar antecipadamente as garrafas aos alunos):

1ª opção) Retire a parte mais estreita da garrafa (uns 15cm a partir do bico da garrafa) e decore conforme preferir. Nesta garrafa os alunos guardarão o material produzido por eles.

2ª opção) Corte a garrafa ao meio, mas sem separá-la totalmente, para que os alunos possam abri-la e guardar o material produzido por eles. Decore conforme preferir.

Para você saber mais:

“A memória (do latim memor?a) é a faculdade psíquica através da qual se consegue reter e (re)lembrar o passado. A palavra também permite referir-se à lembrança/recordação que se tem de algo que já tenha ocorrido, e à exposição de fatos, dados ou motivos que dizem respeito a um determinado assunto” (Conceito de Memória. Disponível em: <https://conceito.de/memoria>. Acesso em: 20 de outubro de 2018.).

Nas orientações do primeiro slide deste Plano de Aula há mais indicações de leitura para ajudá-lo no desenvolvimento deste tema.

Fonte das imagens:

Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 20 de outubro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações

1) Fatos/objetos que foram identificados como comuns por toda a turma ou por boa parte da turma (simultaneidade de práticas).

2) Fatos/objetos que foram identificados como muito diferentes e que foram apresentados por algum colega (assincronia).

Caso haja tempo hábil assista com seus alunos o desenho animado “Divertida mente” da Disney e Pixar: ele retrata de uma forma simples a importância das memórias para a construção da história pessoal de cada ser.

Nesse momento de encerramento da aula, você deve retomar o objetivo através da atividade proposta e assim verificar se os alunos foram capazes de se apropriarem das noções temporais trabalhadas (fases da vida: passado, presente e futuro; semelhança/diferença).

Fonte das imagens:

Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 20 de outubro de 2018.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE A comunidade e seus registros do 2º ano :

MAIS AULAS DE História do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02HI06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano