Tema inicial
Plano de Aula
Plano de aula: Minha Caixinha de Memórias e a minha história
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Fatos da vida cotidiana
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI06 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Será necessária a utilização de aparelhagem multimídia/aparelho para reprodução de vídeos e músicas, papel 60k (ou com gramatura maior que o papel sulfite), papel sulfite (branco e colorido), tesoura, cola, canetas hidrocor, giz de cera, lápis de cor, massa de modelar, revistas para recorte
Material complementar:
- Documento que disponibiliza o slide incial desta aula - HIS2_ 06UND03 - Tema inicial: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Wf4XGC6jFMCfvgjgD8PGgZrNfb9h6AxUvQFQPppFNXwGKqHqUNEmAK2KF3aJ/his2-06und03-tema-inicial.pdf.
- Documento que disponibiliza fichas para que os alunos escrevam suas memórias - HIS2_ 06UND03 - Fichas Eu me lembro: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JgnXQh5xQqMHmpe4r6JSDnkGWHmUNJuXQV5VpEP3wJZ9NyZeXWhKjR9d3gz3/his2-06und03-fichas-eu-me-lembro.pdf.
- Documento que disponibiliza o slide da Problematização - HIS2_06UND03 - Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/N6mYG3Ws846MxvsUS55ypmTQhubvY4tsq7h98c88qQhugccjynP98ARjmbPt/his2-06und03-problematizacao.pdf.
- Documento para o registro das falas dos alunos sobre o que eles acham que é memória: HIS2_06UND03 - O que é Memória para a turma: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DJfNuEWUJFrwBpyNpV9zsPwhJzUMaefNXvUGpucPvQ7ay5JYZvHMXM2kx6rB/his2-06und03-o-que-e-memoria-para-a-turma.pdf
- Documento contendo molde de caixa que pode ser usado na Problematização- HIS2_06UND03 - Molde de caixa: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/s3wzP7GcydNf5pr7Xz7VubBmznru9n9uaUper852C2k23nDr2s5Z8rAjzCJ3/his2-06und03-molde-de-caixa.pdf.
- Documento que disponibliza o slide da Sistematização para fazer um cartaz e colar no mural da sala - HIS_06UND03 - Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/urGmAFEWGFWVKmFRqa2zvYw7x6VSQf2UZxw2MGfhuyRHcpfDaZPVKpKVp9e7/his2-06und03-sistematizacao.pdf.
Para você saber mais:
Acesse aqui mais conteúdos sobre o tempo como medida, a memória e a infância e o ensino de História para você se preparar para a aula:
- A memória da criança. Disponível em:< http://memorizacao.info/a-memoria-das-criancas.html> . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- BAUER, P.; PATHMAN, T. Memória e desenvolvimento inicial do cérebro. Enciclopédia sobre o desenvolvimento na primeira infância. Disponível em: <http://www.enciclopedia-crianca.com/cerebro/segundo-especialistas/memoria-e-desenvolvimento-inicial-do-cerebro> . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- ESTELLES, M. Brinquedos e brincadeiras da (nossa) cultura indígena. Brasileirinhos (blog). Disponível em: <https://brasileirinhos.wordpress.com/2016/04/19/brinquedos-e-brincadeiras-da-nossa-cultura-indigena/> . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- FONSECA, T. Do que as crianças indígenas gostam de brincar? Pesquisadora dá exemplos. Disponível em: <https://noticias.bol.uol.com.br/entretenimento/2009/04/18/do-que-as-criancas-indigenas-gostam-de-brincar-pesquisadora-da-exemplos.jhtm> .Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Infância e memória: o passado nunca termina? Disponível em: <https://labedu.org.br/12908-2/>. Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas - SP: Editora Unicamp, 1990. Disponível em: <https://www.ufrb.edu.br/ppgcom/images/Hist%C3%B3ria-e-Mem%C3%B3ria.pdf>. Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Memória e ensino de História - Espaços educativos e ensino de História parte 1. 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=l6hrUk-OjSk>. Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Memória e ensino de História - Espaços educativos e ensino de História parte 2. 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ElA40RjjHeM&authuser=>. Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Pensamento infantil: a noção do tempo. Nova Escola, 2009. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=nW04XyqpUSA >. Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- RIBEIRO, M. F. A vida das crianças indígenas na Amazônia. Estadão (online). Disponível em: <https://sustentabilidade.estadao.com.br/blogs/eu-na-floresta/a-vida-das-criancas-indigenas-da-amazonia/>. Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- VIEIRA, M. C. Vida na aldeia: a rotina dos indígenas pelo olhar da cidade grande. Revista Crescer (online). Disponível em: <https://revistacrescer.globo.com/A-mortalidade-das-criancas-indigenas/noticia/2016/01/vida-na-aldeia-rotina-dos-indigenas-pelo-olhar-da-cidade-grande.html >. Acesso em: 20 de outubro de 2018.
Fonte das imagens:
Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 20 de outubro de 2018.
Objetivo
Tempo sugerido: 05 minutos
Orientações:
- Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.
- Busque através de uma conversa e das falas dos alunos o conhecimento que eles tenham a respeito das palavras-chaves: recordações pessoais; noções de temporalidade: passado/presente/futuro; registros históricos; memória; diferença/semelhança .
Contexto
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Projete, escreva no quadro ou leia para os alunos o tema principal desta aula.
- Caso deseje, acesse o documento que disponibiliza este slide HIS2_ 06UND03 - Tema inicial: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Wf4XGC6jFMCfvgjgD8PGgZrNfb9h6AxUvQFQPppFNXwGKqHqUNEmAK2KF3aJ/his2-06und03-tema-inicial.pdf. Utilize-o para afixar no mural da sala ao lado dos materiais propostos nas etapas de Problematização e Sistematização.
As lembranças da criança indígena são apenas um exemplo de lembranças e vivências infantis, você pode usar outro exemplo mais próximo da realidade das crianças, se preferir.
Converse com os alunos sobre a fala da criança indígena e sobre o que eles lembram de sua história:
1) O que os alunos acharam sobre a fala da criança indígena?
2) O que os alunos guardam de suas recordações?
3) O que tem em comum entre o que a criança indígena guarda de recordação e que os alunos guardam de recordação?
3) O que tem de diferente entre o que a criança indígena guarda de recordação e que os alunos guardam de recordação?
Converse com as crianças sobre como é cada fase da vida (bebê, criança, adulto) e o que guardamos como lembranças de cada fase - registre no quadro:
1) O que usamos quando somos bebês?
2) Como nos comportamos quando somos bebês?
3) Quando somos bebês sabemos falar com a mamãe o que queremos?
4) Quando somos bebês como a mamãe sabe o que estamos sentindo?
5) Quando crescemos um pouco o que usamos?
6) Quando crescemos e já temos _____ anos (citar a idade dos alunos) já sabemos contar pra mamãe/papai o que queremos e o que sentimos?
7) Quando vocês forem adultos usarão as mesmas roupas que usam agora?
8) Quando vocês forem adultos vocês farão as mesmas coisas que fazem agora?
9) Quando vocês forem adultos vocês farão o quê?
Propor a confecção de uma caixinha onde as crianças irão guardar lembranças das fases de suas vidas até aquela data:
O que vocês guardariam nesta caixinha? - escreva no quadro as falas dos alunos:
1) Que objetos ou lembranças vocês podem guardar de quando eram bebês?
2) Que objetos ou lembranças vocês podem guardar de agora que vocês tem ______ anos?
- Peça que representem através de desenhos e/ou escritas momentos da vida de cada um. Permita que os alunos também possam representar estes momentos (fatos e objetos) com a utilização de massa de modelar, recorte de revistas e objetos pessoais (que poderão ser colocados na caixa posteriormente).
- Você pode pedir aos alunos que representem o que eles gostariam de ser e de fazer quando forem adultos.
- Caso necessite utilize o documento que disponibiliza fichas para que os alunos escrevam ou desenhem suas memórias - HIS2_ 06UND03 - Fichas Eu me lembro:
A utilização de memórias e objetos da história pessoal contribui para que as crianças explorem a sequência de fatos que acontecem na vida durante suas fases.
- Explore as falas dos alunos com relação a:
1) Fatos que aconteceram e não acontecem mais: uso de mamadeira, chupeta, fralda; chorar para receber alimentação; não saber se alimentar sozinho; engatinhar.
2) Fatos que acontecem hoje e que não acontecerão no futuro: ser levado para a escola pelos pais; ter ajuda dos pais para fazer a lição de casa; deixar que os pais ajudem a se vestir ou calçar os sapatos.
3) Fatos que continuarão a acontecer independente da nossa idade: ter o amor dos pais; saber respeitar as pessoas; estudar.
4) Fatos que não acontecem com um, mas acontece com o outro: prática de algum esporte; gostar de determinado alimento; ir à casa dos avós todos os finais de semana; ir ao trabalho dos pais todos os dias;
Fonte das imagens:
Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 20 de outubro de 2018.
Problematização
Tempo sugerido: 40 minutos
Orientações:
- Retome, oralmente, a fala da criança indígena do slide 3 sobre as lembranças que ela citou: o aconchego no colo da mãe quando ela era bebê, das brincadeiras, da confecção de brinquedos, de ajudar a mãe nos afazeres de casa (descascar macaxeira), de ir para a escola e de aprender costumes do seu povo.
- Explore o conteúdo das pré-escolhas listadas pelas crianças em termos de lembranças semelhantes e diferentes; usos e práticas com objetos que continuam ou não em suas vidas; e o motivo pelo qual elas serão guardadas em uma caixa chamada "Caixinha de Memórias”.
- Questione os alunos sobre o que eles sabem sobre o termo memória. Deixe que eles se expressem.
- Caso ache pertinente, registre em uma folha sulfite as falas dos alunos e afixe no mural da sala juntamente com os materiais produzidos. Se necessitar utilize o documento para este registro HIS2_06UND03 - O que é Memória para a turma: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DJfNuEWUJFrwBpyNpV9zsPwhJzUMaefNXvUGpucPvQ7ay5JYZvHMXM2kx6rB/his2-06und03-o-que-e-memoria-para-a-turma.pdf.
- Logo após faça as considerações necessárias para que as crianças possam ter o entendimento correto sobre o termo.
- Proponha aos alunos que decorem a caixa que irão montar: decorar a caixinha primeiro (usando giz de cera, caneta hidrocor, recorte de revistas, papel sulfite colorido), para depois fazer a montagem.
- Caso não consiga reproduzir esse slide e deseje ilustrar esta atividade para os seus alunos, utilize o documento HIS2_06UND03 - Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/N6mYG3Ws846MxvsUS55ypmTQhubvY4tsq7h98c88qQhugccjynP98ARjmbPt/his2-06und03-problematizacao.pdf
- Caso necessite de um modelo de caixa acesse o documento HIS2_06UND03 - Molde de caixa: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/s3wzP7GcydNf5pr7Xz7VubBmznru9n9uaUper852C2k23nDr2s5Z8rAjzCJ3/his2-06und03-molde-de-caixa.pdf
- Cada aluno mostrará como ficou a caixinha após a decoração e o que guardaram dentro dela.
- Os alunos deverão guardar na caixinha “todas as memórias” que confeccionaram.
Esta atividade proporcionará aos alunos a oportunidade de valorização do seu trabalho e de sua história.
Como adequar à sua realidade:
Caso deseje, você poderá substituir a montagem da caixa por garrafa PET (para esta atividade você deverá providenciar ou solicitar antecipadamente as garrafas aos alunos):
1ª opção) Retire a parte mais estreita da garrafa (uns 15cm a partir do bico da garrafa) e decore conforme preferir. Nesta garrafa os alunos guardarão o material produzido por eles.
2ª opção) Corte a garrafa ao meio, mas sem separá-la totalmente, para que os alunos possam abri-la e guardar o material produzido por eles. Decore conforme preferir.
Para você saber mais:
“A memória (do latim memor?a) é a faculdade psíquica através da qual se consegue reter e (re)lembrar o passado. A palavra também permite referir-se à lembrança/recordação que se tem de algo que já tenha ocorrido, e à exposição de fatos, dados ou motivos que dizem respeito a um determinado assunto” (Conceito de Memória. Disponível em: <https://conceito.de/memoria>. Acesso em: 20 de outubro de 2018.).
Nas orientações do primeiro slide deste Plano de Aula há mais indicações de leitura para ajudá-lo no desenvolvimento deste tema.
Fonte das imagens:
Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 20 de outubro de 2018.
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações
- Faça junto com os alunos uma lista, no quadro, com fatos e objetos comuns e diferentes.
- Caso deseje, utilize o documento HIS_06UND03 - Sistematização para fazer um cartaz e colar no mural da sala: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/urGmAFEWGFWVKmFRqa2zvYw7x6VSQf2UZxw2MGfhuyRHcpfDaZPVKpKVp9e7/his2-06und03-sistematizacao.pdf
- Questione os alunos sobre:
1) Fatos/objetos que foram identificados como comuns por toda a turma ou por boa parte da turma (simultaneidade de práticas).
2) Fatos/objetos que foram identificados como muito diferentes e que foram apresentados por algum colega (assincronia).
- Ao final da escrita dos fatos/objetos em suas respectivas colunas, quantifique as palavras destacadas e produza um gráfico para ser exposto em sala.
- Afixe no mural, juntamente com a listagem e o gráfico, o cartaz que contém a imagem da criança indígena falando sobre suas lembranças - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Wf4XGC6jFMCfvgjgD8PGgZrNfb9h6AxUvQFQPppFNXwGKqHqUNEmAK2KF3aJ/his2-06und03-tema-inicial.pdf.
Caso haja tempo hábil assista com seus alunos o desenho animado “Divertida mente” da Disney e Pixar: ele retrata de uma forma simples a importância das memórias para a construção da história pessoal de cada ser.
Nesse momento de encerramento da aula, você deve retomar o objetivo através da atividade proposta e assim verificar se os alunos foram capazes de se apropriarem das noções temporais trabalhadas (fases da vida: passado, presente e futuro; semelhança/diferença).
Fonte das imagens:
Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 20 de outubro de 2018.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp e PDF.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom e Youtube.
Contexto
Neste plano o objetivo é comparar, diferenciar e identificar as fases da vida na construção da história pessoal. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio. Se elas já estiverem alfabetizadas, envie o texto com as perguntas a seguir, escritas todas em maiúsculo. Envie, preferencialmente, via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. Se dispuser de momento síncrono, você pode organizar um momento no Google Classroom (como criar e postar atividades - disponível aqui) ou no Google Meet (veja aqui como criar uma reunião online).
Compartilhe com os estudantes o arquivo de problematização. Envie os seguintes questionamentos para que reflitam sobre as seguintes questões:
- O que os alunos acharam sobre a fala da criança indígena?
- O que os alunos guardam de suas recordações?
- O que tem em comum entre o que a criança indígena guarda de recordação e que os alunos guardam de recordação?
Peça que os estudantes desenhem momentos especiais da própria vida ou, se possível, possam representar com o uso de massa de modelar. As produções devem ser fotografadas e as imagens enviadas para o grupo da turma.
Problematização
Peça que os estudantes pesquisem sobre o termo memória no dicionário e anotem o significado. Apresente uma definição sua de memória. Peça que pensem em um objeto importante para eles que desejariam deixar de herança para alguém. Solicite que produzam um vídeo contando porque esse objeto é importante e porque o estudante deseja deixa-lo como um “legado”. O vídeo deve ser compartilhado no grupo da turma.
Sistematização
Peça aos estudantes que assistam ao filme “Divertida mente”, que conta a importância de aguardar as memórias. Em seguida, peça que escrevam um pequeno texto ou relatem, via arquivo de áudio, como as memórias podem contar um pouco da nossa história pessoal. Solicite que compartilhem as respostas no grupo da turma. Atente para dar o feedback aos estudantes.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo “Emoções e o filme Divertida mente”, “A primeira memória da minha vida” e “A maior vitória da minha vida”.
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF01HI01, EF03HI05 e EF05HI08 e com outros componentes curriculares EF02LP17, EF02MA18, EF15AR18, EF15AR19, EF15AR21.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Maria Teresa Pimenta
Mentor: Priscilla Paixão
Especialista: Danielle da Silva Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: A comunidade e seus registros.
Objeto (s) de conhecimento: O tempo como medida.
Habilidade(s) da BNCC: (EF02HI06) Identificar e organizar, temporalmente, fatos da vida cotidiana, usando noções relacionadas ao tempo (antes, durante, ao mesmo tempo e depois).
Palavras-Chave: Recordações pessoais; Noções de temporalidade: passado/presente/futuro, antes/durante/ao mesmo tempo/depois; Memórias; Diferenças/semelhanças.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA