16017
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Atividade - Misturando diferentes texturas com a água

Nesta atividade, as crianças irão observar como materiais da natureza, como folhas, areia e terra, se comportam ao interagir com a água.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Deborah Cristina Conceição Paiva

Misturando diferentes texturas com a água

Apresente a proposta
Envie pela plataforma de comunicação com as famílias ou por Whatsapp fotos de crianças brincando com água e elementos da natureza, como folhas, terra, pequenos gravetos etc. Verifique se há registros desse tipo de momentos na escola e, caso tenha, envie-os,  para tornar o contexto mais significativo.

Faça o convite de forma animada: que tal um cantinho assim aí em casa, antes da hora do banho, para brincarem?

Adaptações necessárias
Os familiares serão convidados a organizarem o espaço com as criançass antes do banho, no próprio banheiro, para se abrigarem do vento (já que estamos no período do inverno). Sugira que se programem para fazerem a atividade em um dia que não esteja muito frio.

Eles podem fazer a brincadeira na pia ou em uma bacia no chão, dependendo do espaço que tiverem disponível em casa. Os elementos da natureza podem ser buscados em um vaso, por exemplo. Na falta deles, sugira que utilizem farinhas, grãos ou massas cruas. Recomende que as crianças sejam acompanhadas durante a proposta para a segurança delas. Se possível, peça para registrarem a atividade e enviarem para você.

Sugira às famílias
Oriente os familiares a conversarem com as crianças sobre a proposta e arrumarem o espaço junto com elas, de acordo com os materiais que tiverem, favorecendo que os pequenos explorem e criem a brincadeira a partir das próprias escolhas e preferências.

Dessa forma, favorecerão o desenvolvimento nas crianças das próprias formas de brincar, a partir do que pensam e fazendo fluir criações naturalmente. Oriente que eles apóiem e ajudem, caso elas necessitem. Proponha que, se as crianças estiverem misturando terra com água, perguntem se aquilo é “comidinha”, chamando de “mamãe”, dizendo que está com fome e se elas podem dar na boca deles. Assim, de forma leve, prazerosa e lúdica, estreitam laços afetivos em família.

Para compartilhar com o grupo
Peça para compartilharem os registros com você e socialize-os com todas as famílias pela plataforma que estejam utilizando ou via Whatsapp. Adicione no arquivo digital pelo Apresentações Google (disponível aqui) e componha um compilado de brincadeiras em casa. Selecione algumas imagens para expor na sala de referência, conversando posteriormente com as crianças sobre elas. Essa será uma estratégia para apoiar a transição, durante a readaptação escolar, ao evocar memórias afetivas construídas em casa, agora associadas a esse outro contexto.

 

Sugestão Enviada Por: Keli Patricia Luca e Vládia Pires


Código: EDI2_30UND03

(EI02ET05) Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.).

(EI02EO03) Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses):

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas