Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de autores NOVA ESCOLA
Autora: Yana Yê dos Santos Dias
Mentora: Eliane Zanin
Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF03MA02) Identificar características do sistema de numeração decimal, utilizando a composição e a decomposição de número natural de até quatro ordens.
Objetivos específicos: Compor e decompor números até a ordem das unidades de milhar.
Conceito-chave: Composição e decomposição de números.
Conhecimento prévio que a turma deve dominar:
Apresentar habilidade básica de leitura e escrita.
Compreender as regras do sistema de numeração decimal e o valor posicional dos algarismos até a ordem das unidades de milhar.
Recursos necessários:
- Cartaz;
- Data-show ou outro dispositivo para exibir os slides da aula;
- Impressora;
- Ábaco, fichas sobrepostas, material dourado;
- Material pessoal do aluno (lápis, caderno, borracha).
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Resgate com os alunos os conhecimentos sobre o sistema de numeração decimal até a ordem das unidades de milhar. Com a observação das representações do ábaco e do material dourado esperamos que o aluno analise e perceba as regularidades na formação dos números. Use, sempre que possível, materiais concretos. Faça questionamentos que levem o aluno a pensar sobre a construção dos números e suas regularidades.
Propósito: Retomar os conceitos dos sistema de numeração decimal usando a representação de materiais manipulativos e fomentar questionamentos sobre a formação de números.
Materiais Complementares:
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Resgate com os alunos os conhecimentos sobre o sistema de numeração decimal até a ordem das unidades de milhar. Com a observação das representações do ábaco e do material dourado, esperamos que o aluno analise e perceba as regularidades na formação dos números. Use, sempre que possível, materiais concretos. Caso seja necessário use as fichas sobrepostas e o Quadro Valor Lugar. Faça outros questionamentos que levem o aluno a pensar sobre a construção dos números e suas regularidades.
Propósito: Retomar os conceitos dos sistema de numeração decimal usando a representação de materiais manipulativos e fomentar questionamentos sobre a formação de números.
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações: Imprima as regras e a atividade. Leve para a sala de aula o material já recortado e com planejamento de quantos grupos serão formados. Cada aluno deverá ter uma locomotiva (figura para imprimir) para que coloque seus vagões com o número correspondente e forme os números.
Peça que os alunos colem as regras e a formação do trem no caderno e façam o sinal de adição entre os vagões. Imprima para cada dupla um conjunto de fichas completas. Conforme os alunos forem usando os vagões vão ajustando o pensamento e criando hipóteses com os vagões que ainda não foram usados.
Há na atividade duas possibilidades de trabalho sugerida.
Propósito: Levantar hipóteses para compor e decompor um número levando em consideração todas as regras do sistema de numeração até a quarta ordem.
Materiais Complementares:
Resolução da atividade principal
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides de 6 a 8)
Orientações: Compartilhe primeiramente os números e conclusões encontrados pelos alunos. Se julgar necessário, após os exemplos dados pelos alunos projete os exemplos dos slides 6 e 7. No momento em que estiver colocando os números no quadro, promova o desafio de os alunos tentarem identificar valores posicionais iguais ao que também escreveram.
Propósito: Registrar todos os números encontrados e todos os relatos das soluções fazendo as possíveis analogias com os algarismos de cada número formado.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides de 6 a 8)
Propósito: Registrar todos os números encontrados e todos os relatos das soluções fazendo as possíveis analogias com os algarismos de cada número formado.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides de 6 a 8)
Propósito: Registrar todos os números encontrados e todos os relatos das soluções fazendo as possíveis analogias com os algarismos de cada número formado.
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 2 minutos.
Propósito: Sistematizar a aprendizagem da organização dos algarismos para formação de números de acordo com a posição em que eles aparecem no número.
Encerramento
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Leia para os alunos o encerramento e logo após peça que a turma também leia, em conjunto.
Propósito: Resumir o que foi explorado na aula.
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Converse com os alunos (sempre usando a linguagem matemática). No decorrer da atividade, circule pela sala pegando informações importantes nas respostas dos alunos para posteriormente fazer a discussão com a turma.
Propósito: Avaliar o progresso da aprendizagem na composição e decomposição dos números.
Materiais Complementares: