10196
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Composição e decomposição de números

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre Composição e decomposição de números.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Yana Yê dos Santos Dias

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de autores NOVA ESCOLA

Autora: Yana Yê dos Santos Dias

Mentora: Eliane Zanin

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF03MA02) Identificar características do sistema de numeração decimal, utilizando a composição e a decomposição de número natural de até quatro ordens.

Objetivos específicos: Compor e decompor números até a ordem das unidades de milhar.

Conceito-chave: Composição e decomposição de números.

Conhecimento prévio que a turma deve dominar:

Apresentar habilidade básica de leitura e escrita.

Compreender as regras do sistema de numeração decimal e o valor posicional dos algarismos até a ordem das unidades de milhar.

Recursos necessários:

  • Cartaz;
  • Data-show ou outro dispositivo para exibir os slides da aula;
  • Impressora;
  • Ábaco, fichas sobrepostas, material dourado;
  • Material pessoal do aluno (lápis, caderno, borracha).
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Resgate com os alunos os conhecimentos sobre o sistema de numeração decimal até a ordem das unidades de milhar. Com a observação das representações do ábaco e do material dourado esperamos que o aluno analise e perceba as regularidades na formação dos números. Use, sempre que possível, materiais concretos. Faça questionamentos que levem o aluno a pensar sobre a construção dos números e suas regularidades.

Propósito: Retomar os conceitos dos sistema de numeração decimal usando a representação de materiais manipulativos e fomentar questionamentos sobre a formação de números.

Materiais Complementares:

Atividade aquecimento

Resolução da atividade de aquecimento

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Resgate com os alunos os conhecimentos sobre o sistema de numeração decimal até a ordem das unidades de milhar. Com a observação das representações do ábaco e do material dourado, esperamos que o aluno analise e perceba as regularidades na formação dos números. Use, sempre que possível, materiais concretos. Caso seja necessário use as fichas sobrepostas e o Quadro Valor Lugar. Faça outros questionamentos que levem o aluno a pensar sobre a construção dos números e suas regularidades.

Propósito: Retomar os conceitos dos sistema de numeração decimal usando a representação de materiais manipulativos e fomentar questionamentos sobre a formação de números.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Imprima as regras e a atividade. Leve para a sala de aula o material já recortado e com planejamento de quantos grupos serão formados. Cada aluno deverá ter uma locomotiva (figura para imprimir) para que coloque seus vagões com o número correspondente e forme os números.

Peça que os alunos colem as regras e a formação do trem no caderno e façam o sinal de adição entre os vagões. Imprima para cada dupla um conjunto de fichas completas. Conforme os alunos forem usando os vagões vão ajustando o pensamento e criando hipóteses com os vagões que ainda não foram usados.

Há na atividade duas possibilidades de trabalho sugerida.

Propósito: Levantar hipóteses para compor e decompor um número levando em consideração todas as regras do sistema de numeração até a quarta ordem.

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides de 6 a 8)

Orientações: Compartilhe primeiramente os números e conclusões encontrados pelos alunos. Se julgar necessário, após os exemplos dados pelos alunos projete os exemplos dos slides 6 e 7. No momento em que estiver colocando os números no quadro, promova o desafio de os alunos tentarem identificar valores posicionais iguais ao que também escreveram.

Propósito: Registrar todos os números encontrados e todos os relatos das soluções fazendo as possíveis analogias com os algarismos de cada número formado.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides de 6 a 8)

Propósito: Registrar todos os números encontrados e todos os relatos das soluções fazendo as possíveis analogias com os algarismos de cada número formado.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides de 6 a 8)

Propósito: Registrar todos os números encontrados e todos os relatos das soluções fazendo as possíveis analogias com os algarismos de cada número formado.

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Sistematizar a aprendizagem da organização dos algarismos para formação de números de acordo com a posição em que eles aparecem no número.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia para os alunos o encerramento e logo após peça que a turma também leia, em conjunto.

Propósito: Resumir o que foi explorado na aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Converse com os alunos (sempre usando a linguagem matemática). No decorrer da atividade, circule pela sala pegando informações importantes nas respostas dos alunos para posteriormente fazer a discussão com a turma.

Propósito: Avaliar o progresso da aprendizagem na composição e decomposição dos números.

Materiais Complementares:

Atividade raio x

Atividades complementares

Resolução do raio x

Resolução das atividades complementares

Resumo da aula

download Baixar plano

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de autores NOVA ESCOLA

Autora: Yana Yê dos Santos Dias

Mentora: Eliane Zanin

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF03MA02) Identificar características do sistema de numeração decimal, utilizando a composição e a decomposição de número natural de até quatro ordens.

Objetivos específicos: Compor e decompor números até a ordem das unidades de milhar.

Conceito-chave: Composição e decomposição de números.

Conhecimento prévio que a turma deve dominar:

Apresentar habilidade básica de leitura e escrita.

Compreender as regras do sistema de numeração decimal e o valor posicional dos algarismos até a ordem das unidades de milhar.

Recursos necessários:

  • Cartaz;
  • Data-show ou outro dispositivo para exibir os slides da aula;
  • Impressora;
  • Ábaco, fichas sobrepostas, material dourado;
  • Material pessoal do aluno (lápis, caderno, borracha).
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Resgate com os alunos os conhecimentos sobre o sistema de numeração decimal até a ordem das unidades de milhar. Com a observação das representações do ábaco e do material dourado esperamos que o aluno analise e perceba as regularidades na formação dos números. Use, sempre que possível, materiais concretos. Faça questionamentos que levem o aluno a pensar sobre a construção dos números e suas regularidades.

Propósito: Retomar os conceitos dos sistema de numeração decimal usando a representação de materiais manipulativos e fomentar questionamentos sobre a formação de números.

Materiais Complementares:

Atividade aquecimento

Resolução da atividade de aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Resgate com os alunos os conhecimentos sobre o sistema de numeração decimal até a ordem das unidades de milhar. Com a observação das representações do ábaco e do material dourado, esperamos que o aluno analise e perceba as regularidades na formação dos números. Use, sempre que possível, materiais concretos. Caso seja necessário use as fichas sobrepostas e o Quadro Valor Lugar. Faça outros questionamentos que levem o aluno a pensar sobre a construção dos números e suas regularidades.

Propósito: Retomar os conceitos dos sistema de numeração decimal usando a representação de materiais manipulativos e fomentar questionamentos sobre a formação de números.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Imprima as regras e a atividade. Leve para a sala de aula o material já recortado e com planejamento de quantos grupos serão formados. Cada aluno deverá ter uma locomotiva (figura para imprimir) para que coloque seus vagões com o número correspondente e forme os números.

Peça que os alunos colem as regras e a formação do trem no caderno e façam o sinal de adição entre os vagões. Imprima para cada dupla um conjunto de fichas completas. Conforme os alunos forem usando os vagões vão ajustando o pensamento e criando hipóteses com os vagões que ainda não foram usados.

Há na atividade duas possibilidades de trabalho sugerida.

Propósito: Levantar hipóteses para compor e decompor um número levando em consideração todas as regras do sistema de numeração até a quarta ordem.

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides de 6 a 8)

Orientações: Compartilhe primeiramente os números e conclusões encontrados pelos alunos. Se julgar necessário, após os exemplos dados pelos alunos projete os exemplos dos slides 6 e 7. No momento em que estiver colocando os números no quadro, promova o desafio de os alunos tentarem identificar valores posicionais iguais ao que também escreveram.

Propósito: Registrar todos os números encontrados e todos os relatos das soluções fazendo as possíveis analogias com os algarismos de cada número formado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides de 6 a 8)

Propósito: Registrar todos os números encontrados e todos os relatos das soluções fazendo as possíveis analogias com os algarismos de cada número formado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides de 6 a 8)

Propósito: Registrar todos os números encontrados e todos os relatos das soluções fazendo as possíveis analogias com os algarismos de cada número formado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Sistematizar a aprendizagem da organização dos algarismos para formação de números de acordo com a posição em que eles aparecem no número.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia para os alunos o encerramento e logo após peça que a turma também leia, em conjunto.

Propósito: Resumir o que foi explorado na aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Converse com os alunos (sempre usando a linguagem matemática). No decorrer da atividade, circule pela sala pegando informações importantes nas respostas dos alunos para posteriormente fazer a discussão com a turma.

Propósito: Avaliar o progresso da aprendizagem na composição e decomposição dos números.

Materiais Complementares:

Atividade raio x

Atividades complementares

Resolução do raio x

Resolução das atividades complementares

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 3º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem compreensão, expressão e comparação de números de até quatro algarismos, desenvolvimento de estratégias pessoais e convencionais de cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão, fluência em cálculos mentais, construção dos fatos fundamentais da multiplicação, exploração das ideias de metade, terça parte, quarta parte, quinta parte e décima parte.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA02 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA03 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano