10196
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Entrar ou crie uma conta

Entrar com Facebook Entrar com Facebook
Entrar com Google Entrar com Google

Esqueci minha senha

Área usuário Assine Nova Escola
Acesse conteúdos exclusivos

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar

Fale Conosco

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 3º ano > Números

Plano de aula - Composição e decomposição de números

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre Composição e decomposição de números.

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Yana Yê dos Santos Dias

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
  • Atividade
  • Materiais e Atividades
  • Sobre o plano
 
1. Objetivo 2. Aquecimento 3. Atividade principal 4. Discussão da solução 5. Sistematização do conceito 6. Encerramento 7. Raio X Materiais e Atividades
download Baixar plano

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de autores NOVA ESCOLA

Autora: Yana Yê dos Santos Dias

Mentora: Eliane Zanin

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF03MA02) Identificar características do sistema de numeração decimal, utilizando a composição e a decomposição de número natural de até quatro ordens.

Objetivos específicos: Compor e decompor números até a ordem das unidades de milhar.

Conceito-chave: Composição e decomposição de números.

Conhecimento prévio que a turma deve dominar:

Apresentar habilidade básica de leitura e escrita.

Compreender as regras do sistema de numeração decimal e o valor posicional dos algarismos até a ordem das unidades de milhar.

Recursos necessários:

  • Cartaz;
  • Data-show ou outro dispositivo para exibir os slides da aula;
  • Impressora;
  • Ábaco, fichas sobrepostas, material dourado;
  • Material pessoal do aluno (lápis, caderno, borracha).
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Resgate com os alunos os conhecimentos sobre o sistema de numeração decimal até a ordem das unidades de milhar. Com a observação das representações do ábaco e do material dourado esperamos que o aluno analise e perceba as regularidades na formação dos números. Use, sempre que possível, materiais concretos. Faça questionamentos que levem o aluno a pensar sobre a construção dos números e suas regularidades.

Propósito: Retomar os conceitos dos sistema de numeração decimal usando a representação de materiais manipulativos e fomentar questionamentos sobre a formação de números.

Materiais Complementares:

Atividade aquecimento

Resolução da atividade de aquecimento

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Resgate com os alunos os conhecimentos sobre o sistema de numeração decimal até a ordem das unidades de milhar. Com a observação das representações do ábaco e do material dourado, esperamos que o aluno analise e perceba as regularidades na formação dos números. Use, sempre que possível, materiais concretos. Caso seja necessário use as fichas sobrepostas e o Quadro Valor Lugar. Faça outros questionamentos que levem o aluno a pensar sobre a construção dos números e suas regularidades.

Propósito: Retomar os conceitos dos sistema de numeração decimal usando a representação de materiais manipulativos e fomentar questionamentos sobre a formação de números.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Imprima as regras e a atividade. Leve para a sala de aula o material já recortado e com planejamento de quantos grupos serão formados. Cada aluno deverá ter uma locomotiva (figura para imprimir) para que coloque seus vagões com o número correspondente e forme os números.

Peça que os alunos colem as regras e a formação do trem no caderno e façam o sinal de adição entre os vagões. Imprima para cada dupla um conjunto de fichas completas. Conforme os alunos forem usando os vagões vão ajustando o pensamento e criando hipóteses com os vagões que ainda não foram usados.

Há na atividade duas possibilidades de trabalho sugerida.

Propósito: Levantar hipóteses para compor e decompor um número levando em consideração todas as regras do sistema de numeração até a quarta ordem.

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides de 6 a 8)

Orientações: Compartilhe primeiramente os números e conclusões encontrados pelos alunos. Se julgar necessário, após os exemplos dados pelos alunos projete os exemplos dos slides 6 e 7. No momento em que estiver colocando os números no quadro, promova o desafio de os alunos tentarem identificar valores posicionais iguais ao que também escreveram.

Propósito: Registrar todos os números encontrados e todos os relatos das soluções fazendo as possíveis analogias com os algarismos de cada número formado.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides de 6 a 8)

Propósito: Registrar todos os números encontrados e todos os relatos das soluções fazendo as possíveis analogias com os algarismos de cada número formado.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides de 6 a 8)

Propósito: Registrar todos os números encontrados e todos os relatos das soluções fazendo as possíveis analogias com os algarismos de cada número formado.

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Sistematizar a aprendizagem da organização dos algarismos para formação de números de acordo com a posição em que eles aparecem no número.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia para os alunos o encerramento e logo após peça que a turma também leia, em conjunto.

Propósito: Resumir o que foi explorado na aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Converse com os alunos (sempre usando a linguagem matemática). No decorrer da atividade, circule pela sala pegando informações importantes nas respostas dos alunos para posteriormente fazer a discussão com a turma.

Propósito: Avaliar o progresso da aprendizagem na composição e decomposição dos números.

Materiais Complementares:

Atividade raio x

Atividades complementares

Resolução do raio x

Resolução das atividades complementares

Resumo da aula

download Baixar plano

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de autores NOVA ESCOLA

Autora: Yana Yê dos Santos Dias

Mentora: Eliane Zanin

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF03MA02) Identificar características do sistema de numeração decimal, utilizando a composição e a decomposição de número natural de até quatro ordens.

Objetivos específicos: Compor e decompor números até a ordem das unidades de milhar.

Conceito-chave: Composição e decomposição de números.

Conhecimento prévio que a turma deve dominar:

Apresentar habilidade básica de leitura e escrita.

Compreender as regras do sistema de numeração decimal e o valor posicional dos algarismos até a ordem das unidades de milhar.

Recursos necessários:

  • Cartaz;
  • Data-show ou outro dispositivo para exibir os slides da aula;
  • Impressora;
  • Ábaco, fichas sobrepostas, material dourado;
  • Material pessoal do aluno (lápis, caderno, borracha).
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Resgate com os alunos os conhecimentos sobre o sistema de numeração decimal até a ordem das unidades de milhar. Com a observação das representações do ábaco e do material dourado esperamos que o aluno analise e perceba as regularidades na formação dos números. Use, sempre que possível, materiais concretos. Faça questionamentos que levem o aluno a pensar sobre a construção dos números e suas regularidades.

Propósito: Retomar os conceitos dos sistema de numeração decimal usando a representação de materiais manipulativos e fomentar questionamentos sobre a formação de números.

Materiais Complementares:

Atividade aquecimento

Resolução da atividade de aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Resgate com os alunos os conhecimentos sobre o sistema de numeração decimal até a ordem das unidades de milhar. Com a observação das representações do ábaco e do material dourado, esperamos que o aluno analise e perceba as regularidades na formação dos números. Use, sempre que possível, materiais concretos. Caso seja necessário use as fichas sobrepostas e o Quadro Valor Lugar. Faça outros questionamentos que levem o aluno a pensar sobre a construção dos números e suas regularidades.

Propósito: Retomar os conceitos dos sistema de numeração decimal usando a representação de materiais manipulativos e fomentar questionamentos sobre a formação de números.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Imprima as regras e a atividade. Leve para a sala de aula o material já recortado e com planejamento de quantos grupos serão formados. Cada aluno deverá ter uma locomotiva (figura para imprimir) para que coloque seus vagões com o número correspondente e forme os números.

Peça que os alunos colem as regras e a formação do trem no caderno e façam o sinal de adição entre os vagões. Imprima para cada dupla um conjunto de fichas completas. Conforme os alunos forem usando os vagões vão ajustando o pensamento e criando hipóteses com os vagões que ainda não foram usados.

Há na atividade duas possibilidades de trabalho sugerida.

Propósito: Levantar hipóteses para compor e decompor um número levando em consideração todas as regras do sistema de numeração até a quarta ordem.

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides de 6 a 8)

Orientações: Compartilhe primeiramente os números e conclusões encontrados pelos alunos. Se julgar necessário, após os exemplos dados pelos alunos projete os exemplos dos slides 6 e 7. No momento em que estiver colocando os números no quadro, promova o desafio de os alunos tentarem identificar valores posicionais iguais ao que também escreveram.

Propósito: Registrar todos os números encontrados e todos os relatos das soluções fazendo as possíveis analogias com os algarismos de cada número formado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides de 6 a 8)

Propósito: Registrar todos os números encontrados e todos os relatos das soluções fazendo as possíveis analogias com os algarismos de cada número formado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides de 6 a 8)

Propósito: Registrar todos os números encontrados e todos os relatos das soluções fazendo as possíveis analogias com os algarismos de cada número formado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Sistematizar a aprendizagem da organização dos algarismos para formação de números de acordo com a posição em que eles aparecem no número.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia para os alunos o encerramento e logo após peça que a turma também leia, em conjunto.

Propósito: Resumir o que foi explorado na aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Converse com os alunos (sempre usando a linguagem matemática). No decorrer da atividade, circule pela sala pegando informações importantes nas respostas dos alunos para posteriormente fazer a discussão com a turma.

Propósito: Avaliar o progresso da aprendizagem na composição e decomposição dos números.

Materiais Complementares:

Atividade raio x

Atividades complementares

Resolução do raio x

Resolução das atividades complementares

Slide Plano Aula
  • Para os alunos
  • Documento

    Atividade principal

  • Documento

    Atividades complementares

  • Documento

    Atividade raio x

  • Documento

    Atividade aquecimento

  • Para o professor
  • Documento

    Guia de intervenções

  • Documento

    Resolução da atividade de aquecimento

  • Documento

    Resolução da atividade principal

  • Documento

    Resolução das atividades complementares

  • Documento

    Resolução do raio x


Sobre o plano select-down

Compartilhe este conteúdo:

facebook-color pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULA 01

Relação entre unidade, dezena, centena e unidade de milhar

AULA 03

Composição e decomposição de números

AULA 04

Valor posicional dos algarismos.

AULA 05

Relação entre unidade, dezena, centena e unidade de milhar

AULAS DE Números do 3º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem compreensão, expressão e comparação de números de até quatro algarismos, desenvolvimento de estratégias pessoais e convencionais de cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão, fluência em cálculos mentais, construção dos fatos fundamentais da multiplicação, exploração das ideias de metade, terça parte, quarta parte, quinta parte e décima parte.

3º ano / Matemática / Números

Plano Aula Relacionado por Eixo Localizar números na reta numerada

3º ano / Matemática / Números

Plano Aula Relacionado por Eixo Operações na reta numerada

3º ano / Matemática / Números

Plano Aula Relacionado por Eixo Analisando a reta numerada

3º ano / Matemática / Números

Plano Aula Relacionado por Eixo Divisão Equitativa

3º ano / Matemática / Números

Plano Aula Relacionado por Eixo Diferentes estratégias para o cálculo da adição

3º ano / Matemática / Números

Plano Aula Relacionado por Eixo Estratégias não convencionais de cálculos

3º ano / Matemática / Números

Plano Aula Relacionado por Eixo Estratégias pessoais para o cálculo da multiplicação

3º ano / Matemática / Números

Plano Aula Relacionado por Eixo Fatos Fundamentais da multiplicação - Tabuada 1

3º ano / Matemática / Números

Plano Aula Relacionado por Eixo Fatos Fundamentais da multiplicação - Tabuada 2

3º ano / Matemática / Números

Plano Aula Relacionado por Eixo Multiplicação - Tabela Pitagórica e suas regularidades

3º ano / Matemática / Números

Plano Aula Relacionado por Eixo Comparar e ordenar números naturais até quatro algarismos

3º ano / Matemática / Números

Plano Aula Relacionado por Eixo Representação e comparação dos números naturais

3º ano / Matemática / Números

Plano Aula Relacionado por Eixo Leitura e escrita dos números até quatro algarismos

3º ano / Matemática / Números

Plano Aula Relacionado por Eixo Estratégias não convencionais para o cálculo da multiplicação

3º ano / Matemática / Números

Plano Aula Relacionado por Eixo Regularidades que facilitam a memorização da tabuada - propriedade comutativa

3º ano / Matemática / Números

Plano Aula Relacionado por Eixo Adição na reta numerada

3º ano / Matemática / Números

Plano Aula Relacionado por Eixo Resolução de Problemas de Combinação

3º ano / Matemática / Números

Plano Aula Relacionado por Eixo Resolução de Problemas de disposição retangular

3º ano / Matemática / Números

Plano Aula Relacionado por Eixo Divisão com ideia de medir

3º ano / Matemática / Números

Plano Aula Relacionado por Eixo Divisão com resto 0

3º ano / Matemática / Números

Plano Aula Relacionado por Eixo Divisão equitativa com resto diferente de 0

3º ano / Matemática / Números

Plano Aula Relacionado por Eixo Representação e ordenação de números até a quarta ordem.

3º ano / Matemática / Números

Plano Aula Relacionado por Eixo Resolução de Problemas de disposição retangular

3º ano / Matemática / Números

Plano Aula Relacionado por Eixo Composição e decomposição de números

3º ano / Matemática / Números

Plano Aula Relacionado por Eixo Situação problema com a ideia de terça parte

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

3º ano / Matemática / Números

Localizar números na reta numerada

3º ano / Matemática / Números

Operações na reta numerada

3º ano / Matemática / Números

Analisando a reta numerada

3º ano / Matemática / Álgebra

Transitividade da igualdade 1

3º ano / Matemática / Números

Divisão Equitativa

3º ano / Matemática / Números

Diferentes estratégias para o cálculo da adição

3º ano / Matemática / Números

Estratégias não convencionais de cálculos

3º ano / Matemática / Números

Estratégias pessoais para o cálculo da multiplicação

3º ano / Matemática / Números

Fatos Fundamentais da multiplicação - Tabuada 1

3º ano / Matemática / Números

Fatos Fundamentais da multiplicação - Tabuada 2

3º ano / Matemática / Números

Multiplicação - Tabela Pitagórica e suas regularidades

3º ano / Matemática / Números

Comparar e ordenar números naturais até quatro algarismos

3º ano / Matemática / Números

Representação e comparação dos números naturais

3º ano / Matemática / Números

Leitura e escrita dos números até quatro algarismos

3º ano / Matemática / Geometria

E agora! É paralelepípedo ou cubo?

3º ano / Matemática / Números

Estratégias não convencionais para o cálculo da multiplicação

3º ano / Matemática / Números

Regularidades que facilitam a memorização da tabuada - propriedade comutativa

3º ano / Matemática / Números

Adição na reta numerada

3º ano / Matemática / Números

Resolução de Problemas de Combinação

3º ano / Matemática / Números

Resolução de Problemas de disposição retangular

3º ano / Matemática / Números

Divisão com ideia de medir

3º ano / Matemática / Geometria

Identificando figuras congruentes

3º ano / Matemática / Números

Divisão com resto 0

3º ano / Matemática / Números

Divisão equitativa com resto diferente de 0

3º ano / Matemática / Álgebra

Batalha dos dados - Etapa I

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA02 da BNCC

3º ano / Matemática / Números

Representação e comparação dos números naturais

3º ano / Matemática / Números

Composição e decomposição de números

3º ano / Matemática / Números

Composição e decomposição de números

3º ano / Matemática / Números

Relação entre unidade, dezena, centena e unidade de milhar

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA03 da BNCC

3º ano / Matemática / Números

Fatos Fundamentais da multiplicação - Tabuada 1

3º ano / Matemática / Números

Fatos Fundamentais da multiplicação - Tabuada 2

3º ano / Matemática / Números

Multiplicação - Tabela Pitagórica e suas regularidades

3º ano / Matemática / Números

Regularidades que facilitam a memorização da tabuada - propriedade comutativa

3º ano / Matemática / Números

Composição e decomposição de números

3º ano / Matemática / Números

Regularidades que facilitam a memorização da tabuada - propriedade associativa

3º ano / Matemática / Números

Composição e decomposição de números

3º ano / Matemática / Números

Cálculo mental através de jogos com multiplicações

3º ano / Matemática / Números

Valor posicional dos algarismos.

3º ano / Matemática / Números

Relação entre unidade, dezena, centena e unidade de milhar

3º ano / Matemática / Números

Cálculo mental com tabuada

3º ano / Matemática / Números

Problemas utilizando a tabuada

3º ano / Matemática / Números

Problemas usando a tabuada na reta numerada

3º ano / Matemática / Números

A tabuada na reta numerada

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA04 da BNCC

3º ano / Matemática / Números

Localizar números na reta numerada

3º ano / Matemática / Números

Operações na reta numerada

3º ano / Matemática / Números

Analisando a reta numerada

3º ano / Matemática / Números

Adição na reta numerada

3º ano / Matemática / Números

Composição e decomposição de números

3º ano / Matemática / Números

Valor posicional dos algarismos.

3º ano / Matemática / Números

Relação entre unidade, dezena, centena e unidade de milhar

3º ano / Matemática / Números

Subtração na reta numerada

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Matemática 1º ANO Matemática 2º ANO Matemática 3º ANO Matemática 4º ANO Matemática 5º ANO Matemática 6º ANO Matemática 7º ANO Matemática 8º ANO Matemática 9º ANO

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Educação Infantil Matemática Língua Portuguesa Ciências História Geografia Inglês
Baixar plano
Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos Online
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades
  • Formação

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann