10191
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Resolução de Problemas de disposição retangular

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre Situações-problemas de disposição retangular.

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fátima Aparecida Marques Montesano,

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Fátima Aparecida Marques Montesano

Mentor: Eliane Zanin

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF03MA07) Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4, 5 e 10) com os significados de adição de parcelas iguais e elementos apresentados em disposição retangular, utilizando diferentes estratégias de cálculo e registros.

Objetivos específicos

Resolver com estratégias pessoais situação-problema com ideia de disposição retangular.

Conceito-chave

Situações-problemas de disposição retangular.

Conhecimento prévios

Tabuada.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas;
  • Quadro ou flip chart  para socialização dos registro, ou outro material de sua preferência;
  • Data show (opcional).


Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Orientação: Leia com os alunos o objetivo da aula, antes de iniciar a Retomada da Aula.

Discuta com a turma: Questione:

  • Vocês têm ideia do que a aula vai tratar?
  • Pelo título da aula, como ela será?
  • O que podemos fazer para realizarmos as atividades propostas?
  • Vocês gostam de trocar ideias com seus amigos?
  • O trabalho em equipe pode ajudá-los a resolver as atividades durante as aulas?

Retomada (slides 3 e 4) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Retomar conceito já estudado que será aprofundado no desenvolvimento desta aula de forma significativa ao aluno.

Orientação: Realize uma roda de conversa com seus alunos sobre diferentes disposições de organizar 12 copos em uma bandeja. Projete a imagem usando um Datashow em sua sala ou desenhe os copos no quadro. Socialize as ideias dos alunos no quadro. Essa é uma atividade oral.

Discuta com a turma:

  • Vocês organizam as coisas em colunas e fileiras em casa? O quê?
  • Vocês já viram alguém organizando alguma coisa em fileiras e colunas? O quê? Onde?
  • Há algum momento na escola que vocês ficam em fileiras e colunas? Quais são esses momentos?

Aproveite bem este momento coletivo, para contextualizar o conceito multiplicação de disposição retangular.

Retomada (slides 3 e 4) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Retomar o conceito já estudado que será aprofundado no desenvolvimento desta aula de forma significativa ao aluno.

Orientação: Realize uma roda de conversa com seus alunos sobre diferentes disposições de organizar 12 copos em uma bandeja. Projete a imagem usando um Datashow em sua sala ou desenhe os copos no quadro. Socialize as ideias dos alunos no quadro. Oriente os alunos que a disposição retangular auxilia nos cálculos, e que a visualização desta disposição dos objetos facilita no entendimento das diferentes multiplicações, como por exemplo: 2 x 12 = 24 ou 3 x 4 = 24. Essa é uma atividade oral.

Discuta com a turma:

  • Vocês organizam as coisas em colunas e fileiras em casa? O quê?
  • Vocês já viram alguém organizando alguma coisa em fileiras e colunas? O quê? Onde?
  • Há algum momento na escola que vocês ficam em fileiras e colunas? Quais são esses momentos?

Aproveite bem este momento coletivo, para contextualizar o conceito multiplicação de disposição retangular.

Atividade Principal (slide 5) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Conduzir os alunos a levantarem hipóteses de estratégias de resolução de situações-problema de disposição retangular.

Orientação: Oriente os alunos a lerem o enunciado e pensarem qual a melhor forma de encontrarem as respostas da situação-problema. Proporcione um momento individual para que cada aluno pense em suas próprias estratégias e depois os coloque em duplas para que discutam suas propostas de solução à situação-problema. Desafie os alunos a pensarem em outras formas de resolverem a situação além da que encontraram. Motive-os a usarem cálculo mental e exercitarem as seus conhecimentos sobre os fatos básicos, como as tabuadas. Disponibilize aos alunos materiais manipulativos (caixas de fósforos vazias, palitos, tampinhas plásticas etc.) para que a partir da representação dos dados do problema, possam pensar sobre ele e visualizem suas hipóteses de resolução, unindo as ideias abstratas e suas representações com materiais manipulativos. Estimule-os a socializarem suas ideias com a turma e fazerem comentários justificando suas hipóteses e as apresentadas por seus colegas.

Discuta com a turma: Após a conclusão da atividade investigue entre os alunos o que ajudou para que encontrassem a resposta correta. Por exemplo:

  • Como podemos descobrir a quantidade de bilhetes que ainda tem para vender no “Cineplay”?
  • Você é capaz de descobrir mais de um jeito de resolver a situação?
  • Sabe me dizer quantas pessoas cabem nesse cinema?
  • Fazer um desenho, contar os objetos ou trocar ideias com os amigos, facilitou a resolução da atividade?

Questione as duplas se encontraram algum tipo de dificuldade na realização da atividade. Permita que eles reflitam sobre o quanto foi bom ter conversado com o amigo sobre como resolver a atividade em parceria.

  • Estar em dupla facilitou para encontrar a resposta correta?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenções

Painel De Soluções (slides de 6 a 9) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Socializar os diferentes registros de resoluções dos alunos e explicarem o que compreenderam.

Orientação: Solicite que os alunos socializem seus registros de resolução encontrados no quadro e justifiquem seus procedimentos explicando para a turma.

Determine um tempo para que os alunos, individualmente, busquem suas soluções para a situação-problema proposta. Circule pela sala e observe se há algum aluno desanimado por apresentar dificuldades em encontrar uma solução imediata ao problema. Existem alguns alunos que demandam um tempo maior para resolverem suas atividades. Motive-os a persistirem. Após esse momento de reflexão individual sobre como resolver a atividade, organize duplas para discutir suas hipóteses para alcançarem o resultado. Organizá-los em em grupos produtivos pode ser também uma boa estratégia de trabalho colaborativo. A troca de ideias pode ser um auxílio inicial aos alunos que apresentarem mais dificuldades. Para esta atividade, motive-os a utilizarem algumas sequências de contagens que são pouco usadas no nosso dia a dia, como a contagem de 8 em 8 e estimule-os a descobrirem outras possibilidades de contagens para chegarem ao resultado do total de assentos no cinema. Circule pela sala enquanto as duplas trabalham, verificando e intervindo quando perceber que algum grupo ou dupla não está conseguindo encontrar uma solução, ou não conseguiu chegar ao fim de algum cálculo pensado. Selecione alguns alunos para socializarem seus registros de estratégias no quadro, no flip chart ou numa folha de papel Kraft. Organize um painel de solução das duplas, este procedimento de socializar os diferentes caminhos percorridos pelas duplas, permite que cada aluno se aproprie de novas estratégias de solução para uma mesma situação-problema. Escolha um registro que não tenha sido concluído ou que não esteja totalmente correto, pois a partir da discussão da turma, os alunos terão que pensar mais para encontrarem os possíveis erros cometidos e um jeito para alcançar a solução. Este painel de solução pode ser afixado na sala de aula servindo de apoio para novas discussões de outras situações-problema.

Observação: Não antecipe o momento dos alunos compartilharem suas descobertas, garanta que todos tenham o prazer de descobrir suas próprias soluções. Também não esqueça de valorizar a comunicação oral das crianças para que conheçam outras ideias e coloquem em jogos todo o conhecimento que já adquiriram para si.

Painel De Soluções (slides de 6 a 9) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Socializar os diferentes registros de resoluções dos alunos e explicarem o que compreenderam.

Orientação: Solicite que os alunos socializem seus registros de resolução encontrados no quadro e justifiquem seus procedimentos explicando para a turma.

Determine um tempo para que os alunos, individualmente, busquem suas soluções para a situação-problema proposta. Circule pela sala e observe se há algum aluno desanimado por apresentar dificuldades em encontrar uma solução imediata ao problema. Existem alguns alunos que demandam um tempo maior para resolverem suas atividades. Motive-os a persistirem. Após esse momento de reflexão individual sobre como resolver a atividade, organize duplas para discutir suas hipóteses para alcançarem o resultado. Organizá-los em em grupos produtivos pode ser também uma boa estratégia de trabalho colaborativo. A troca de ideias pode ser um auxílio inicial aos alunos que apresentarem mais dificuldades. Para esta atividade, motive-os a utilizarem algumas sequências de contagens que são pouco usadas no nosso dia a dia, como a contagem de 8 em 8 e estimule-os a descobrirem outras possibilidades de contagens para chegarem ao resultado do total de assentos no cinema. Circule pela sala enquanto as duplas trabalham, verificando e intervindo quando perceber que algum grupo ou dupla não está conseguindo encontrar uma solução, ou não conseguiu chegar ao fim de algum cálculo pensado. Selecione alguns alunos para socializarem seus registros de estratégias no quadro, no flip chart ou numa folha de papel Kraft. Organize um painel de solução das duplas, este procedimento de socializar os diferentes caminhos percorridos pelas duplas, permite que cada aluno se aproprie de novas estratégias de solução para uma mesma situação-problema. Escolha um registro que não tenha sido concluído ou que não esteja totalmente correto, pois a partir da discussão da turma, os alunos terão que pensar mais para encontrarem os possíveis erros cometidos e um jeito para alcançar a solução. Este painel de solução pode ser afixado na sala de aula servindo de apoio para novas discussões de outras situações-problema.

Observação: Não antecipe o momento dos alunos compartilharem suas descobertas, garanta que todos tenham o prazer de descobrir suas próprias soluções. Também não esqueça de valorizar a comunicação oral das crianças para que conheçam outras ideias e coloquem em jogos todo o conhecimento que já adquiriram para si.

Painel De Soluções (slides de 6 a 9) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Socializar os diferentes registros de resoluções dos alunos e explicarem o que compreenderam.

Orientação: Solicite que os alunos socializem seus registros de resolução encontrados no quadro e justifiquem seus procedimentos explicando para a turma.

Determine um tempo para que os alunos, individualmente, busquem suas soluções para a situação-problema proposta. Circule pela sala e observe se há algum aluno desanimado por apresentar dificuldades em encontrar uma solução imediata ao problema. Existem alguns alunos que demandam um tempo maior para resolverem suas atividades. Motive-os a persistirem. Após esse momento de reflexão individual sobre como resolver a atividade, organize duplas para discutir suas hipóteses para alcançarem o resultado. Organizá-los em em grupos produtivos pode ser também uma boa estratégia de trabalho colaborativo. A troca de ideias pode ser um auxílio inicial aos alunos que apresentarem mais dificuldades. Para esta atividade, motive-os a utilizarem algumas sequências de contagens que são pouco usadas no nosso dia a dia, como a contagem de 8 em 8 e estimule-os a descobrirem outras possibilidades de contagens para chegarem ao resultado do total de assentos no cinema. Circule pela sala enquanto as duplas trabalham, verificando e intervindo quando perceber que algum grupo ou dupla não está conseguindo encontrar uma solução, ou não conseguiu chegar ao fim de algum cálculo pensado. Selecione alguns alunos para socializarem seus registros de estratégias no quadro, no flip chart ou numa folha de papel Kraft. Organize um painel de solução das duplas, este procedimento de socializar os diferentes caminhos percorridos pelas duplas, permite que cada aluno se aproprie de novas estratégias de solução para uma mesma situação-problema. Escolha um registro que não tenha sido concluído ou que não esteja totalmente correto, pois a partir da discussão da turma, os alunos terão que pensar mais para encontrarem os possíveis erros cometidos e um jeito para alcançar a solução. Este painel de solução pode ser afixado na sala de aula servindo de apoio para novas discussões de outras situações-problema.

Observação: Não antecipe o momento dos alunos compartilharem suas descobertas, garanta que todos tenham o prazer de descobrir suas próprias soluções. Também não esqueça de valorizar a comunicação oral das crianças para que conheçam outras ideias e coloquem em jogos todo o conhecimento que já adquiriram para si.

Painel De Soluções (slides de 6 a 9) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Socializar os diferentes registros de resoluções dos alunos e explicarem o que compreenderam.

Orientação: Solicite que os alunos socializem seus registros de resolução encontrados no quadro e justifiquem seus procedimentos explicando para a turma.

Determine um tempo para que os alunos, individualmente, busquem suas soluções para a situação-problema proposta. Circule pela sala e observe se há algum aluno desanimado por apresentar dificuldades em encontrar uma solução imediata ao problema. Existem alguns alunos que demandam um tempo maior para resolverem suas atividades. Motive-os a persistirem. Após esse momento de reflexão individual sobre como resolver a atividade, organize duplas para discutir suas hipóteses para alcançarem o resultado. Organizá-los em em grupos produtivos pode ser também uma boa estratégia de trabalho colaborativo. A troca de ideias pode ser um auxílio inicial aos alunos que apresentarem mais dificuldades. Para esta atividade, motive-os a utilizarem algumas sequências de contagens que são pouco usadas no nosso dia a dia, como a contagem de 8 em 8 e estimule-os a descobrirem outras possibilidades de contagens para chegarem ao resultado do total de assentos no cinema. Circule pela sala enquanto as duplas trabalham, verificando e intervindo quando perceber que algum grupo ou dupla não está conseguindo encontrar uma solução, ou não conseguiu chegar ao fim de algum cálculo pensado. Selecione alguns alunos para socializarem seus registros de estratégias no quadro, no flip chart ou numa folha de papel Kraft. Organize um painel de solução das duplas, este procedimento de socializar os diferentes caminhos percorridos pelas duplas, permite que cada aluno se aproprie de novas estratégias de solução para uma mesma situação-problema. Escolha um registro que não tenha sido concluído ou que não esteja totalmente correto, pois a partir da discussão da turma, os alunos terão que pensar mais para encontrarem os possíveis erros cometidos e um jeito para alcançar a solução. Este painel de solução pode ser afixado na sala de aula servindo de apoio para novas discussões de outras situações-problema.

Observação: Não antecipe o momento dos alunos compartilharem suas descobertas, garanta que todos tenham o prazer de descobrir suas próprias soluções. Também não esqueça de valorizar a comunicação oral das crianças para que conheçam outras ideias e coloquem em jogos todo o conhecimento que já adquiriram para si.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Propósito: Sintetizar a aprendizagem da aula.

Orientação: Retomar com a turma o que foi aprendido nesta aula.

Discuta com a turma:

  • O tema foi fácil?
  • Ficou alguma dúvida?
  • Vocês conseguiram perceber que há várias maneiras de resolver uma situação-problema, como por exemplo, desenho, esquemas, adição de parcelas iguais, subtrações sucessivas, etc? Mas, a operação da multiplicação é uma solução prática, econômica e mais ágil. O que vocês acham sobre esta operação como resolução desse problema?

Atividade de Raio X select-down

Slide Plano Aula

Atividade: Situação problema – Disposição retangular

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Fazer com que os alunos encontrem diferentes formas prática para solucionar a situação-problema.

Orientações: Solicite que, as crianças individualmente, leiam a atividade e a realizem. Enquanto elas solucionam a situação-problema, circule pela sala e verifique se as crianças compreenderam a ideia de disposição retangular e observe os procedimentos que usam para chegarem a solução. Nesta atividade as crianças trabalharão com a ideia de disposição retangular, na qual temos o produto final e a incógnita é uma das parcelas. Há a necessidade de levarmos a criança perceber que já temos o número de coluna e vamos ter que determinar o número de fileiras. Você pode representar essa ideia no quadro para as crianças observarem a relação entre as 3 colunas e quantidade de crianças que serão necessárias em cada fileira. As crianças podem resolver por contagem, distribuindo um a um nas colunas até chegarem no número 12, desenhar essa ideia, resolver por subtrações sucessivas de quantidades iguais (-3), pela adição de parcelas iguais: 4+ 4 + 4 = 12 ou pela divisão 12 : 3 = 4. Mas, não podemos deixar de valorizar as diferentes estratégias utilizadas pelas crianças para encontrarem o resultado do desafio proposto. Leve o aluno a perceber que o número de alunos em cada coluna é o mesmo número de fileiras.

Discuta com a turma:

  • Quantos alunos tem em cada coluna?
  • Quantas fileiras foram formadas?
  • Como você chegou ao resultado?
  • Explique para mim o que você pensou?

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade Complementar

Resolução da Atividades Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Orientação: Leia com os alunos o objetivo da aula, antes de iniciar a Retomada da Aula.

Discuta com a turma: Questione:

  • Vocês têm ideia do que a aula vai tratar?
  • Pelo título da aula, como ela será?
  • O que podemos fazer para realizarmos as atividades propostas?
  • Vocês gostam de trocar ideias com seus amigos?
  • O trabalho em equipe pode ajudá-los a resolver as atividades durante as aulas?


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Fátima Aparecida Marques Montesano

Mentor: Eliane Zanin

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF03MA07) Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4, 5 e 10) com os significados de adição de parcelas iguais e elementos apresentados em disposição retangular, utilizando diferentes estratégias de cálculo e registros.

Objetivos específicos

Resolver com estratégias pessoais situação-problema com ideia de disposição retangular.

Conceito-chave

Situações-problemas de disposição retangular.

Conhecimento prévios

Tabuada.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas;
  • Quadro ou flip chart  para socialização dos registro, ou outro material de sua preferência;
  • Data show (opcional).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Retomar conceito já estudado que será aprofundado no desenvolvimento desta aula de forma significativa ao aluno.

Orientação: Realize uma roda de conversa com seus alunos sobre diferentes disposições de organizar 12 copos em uma bandeja. Projete a imagem usando um Datashow em sua sala ou desenhe os copos no quadro. Socialize as ideias dos alunos no quadro. Essa é uma atividade oral.

Discuta com a turma:

  • Vocês organizam as coisas em colunas e fileiras em casa? O quê?
  • Vocês já viram alguém organizando alguma coisa em fileiras e colunas? O quê? Onde?
  • Há algum momento na escola que vocês ficam em fileiras e colunas? Quais são esses momentos?

Aproveite bem este momento coletivo, para contextualizar o conceito multiplicação de disposição retangular.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Retomar o conceito já estudado que será aprofundado no desenvolvimento desta aula de forma significativa ao aluno.

Orientação: Realize uma roda de conversa com seus alunos sobre diferentes disposições de organizar 12 copos em uma bandeja. Projete a imagem usando um Datashow em sua sala ou desenhe os copos no quadro. Socialize as ideias dos alunos no quadro. Oriente os alunos que a disposição retangular auxilia nos cálculos, e que a visualização desta disposição dos objetos facilita no entendimento das diferentes multiplicações, como por exemplo: 2 x 12 = 24 ou 3 x 4 = 24. Essa é uma atividade oral.

Discuta com a turma:

  • Vocês organizam as coisas em colunas e fileiras em casa? O quê?
  • Vocês já viram alguém organizando alguma coisa em fileiras e colunas? O quê? Onde?
  • Há algum momento na escola que vocês ficam em fileiras e colunas? Quais são esses momentos?

Aproveite bem este momento coletivo, para contextualizar o conceito multiplicação de disposição retangular.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Conduzir os alunos a levantarem hipóteses de estratégias de resolução de situações-problema de disposição retangular.

Orientação: Oriente os alunos a lerem o enunciado e pensarem qual a melhor forma de encontrarem as respostas da situação-problema. Proporcione um momento individual para que cada aluno pense em suas próprias estratégias e depois os coloque em duplas para que discutam suas propostas de solução à situação-problema. Desafie os alunos a pensarem em outras formas de resolverem a situação além da que encontraram. Motive-os a usarem cálculo mental e exercitarem as seus conhecimentos sobre os fatos básicos, como as tabuadas. Disponibilize aos alunos materiais manipulativos (caixas de fósforos vazias, palitos, tampinhas plásticas etc.) para que a partir da representação dos dados do problema, possam pensar sobre ele e visualizem suas hipóteses de resolução, unindo as ideias abstratas e suas representações com materiais manipulativos. Estimule-os a socializarem suas ideias com a turma e fazerem comentários justificando suas hipóteses e as apresentadas por seus colegas.

Discuta com a turma: Após a conclusão da atividade investigue entre os alunos o que ajudou para que encontrassem a resposta correta. Por exemplo:

  • Como podemos descobrir a quantidade de bilhetes que ainda tem para vender no “Cineplay”?
  • Você é capaz de descobrir mais de um jeito de resolver a situação?
  • Sabe me dizer quantas pessoas cabem nesse cinema?
  • Fazer um desenho, contar os objetos ou trocar ideias com os amigos, facilitou a resolução da atividade?

Questione as duplas se encontraram algum tipo de dificuldade na realização da atividade. Permita que eles reflitam sobre o quanto foi bom ter conversado com o amigo sobre como resolver a atividade em parceria.

  • Estar em dupla facilitou para encontrar a resposta correta?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Socializar os diferentes registros de resoluções dos alunos e explicarem o que compreenderam.

Orientação: Solicite que os alunos socializem seus registros de resolução encontrados no quadro e justifiquem seus procedimentos explicando para a turma.

Determine um tempo para que os alunos, individualmente, busquem suas soluções para a situação-problema proposta. Circule pela sala e observe se há algum aluno desanimado por apresentar dificuldades em encontrar uma solução imediata ao problema. Existem alguns alunos que demandam um tempo maior para resolverem suas atividades. Motive-os a persistirem. Após esse momento de reflexão individual sobre como resolver a atividade, organize duplas para discutir suas hipóteses para alcançarem o resultado. Organizá-los em em grupos produtivos pode ser também uma boa estratégia de trabalho colaborativo. A troca de ideias pode ser um auxílio inicial aos alunos que apresentarem mais dificuldades. Para esta atividade, motive-os a utilizarem algumas sequências de contagens que são pouco usadas no nosso dia a dia, como a contagem de 8 em 8 e estimule-os a descobrirem outras possibilidades de contagens para chegarem ao resultado do total de assentos no cinema. Circule pela sala enquanto as duplas trabalham, verificando e intervindo quando perceber que algum grupo ou dupla não está conseguindo encontrar uma solução, ou não conseguiu chegar ao fim de algum cálculo pensado. Selecione alguns alunos para socializarem seus registros de estratégias no quadro, no flip chart ou numa folha de papel Kraft. Organize um painel de solução das duplas, este procedimento de socializar os diferentes caminhos percorridos pelas duplas, permite que cada aluno se aproprie de novas estratégias de solução para uma mesma situação-problema. Escolha um registro que não tenha sido concluído ou que não esteja totalmente correto, pois a partir da discussão da turma, os alunos terão que pensar mais para encontrarem os possíveis erros cometidos e um jeito para alcançar a solução. Este painel de solução pode ser afixado na sala de aula servindo de apoio para novas discussões de outras situações-problema.

Observação: Não antecipe o momento dos alunos compartilharem suas descobertas, garanta que todos tenham o prazer de descobrir suas próprias soluções. Também não esqueça de valorizar a comunicação oral das crianças para que conheçam outras ideias e coloquem em jogos todo o conhecimento que já adquiriram para si.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Socializar os diferentes registros de resoluções dos alunos e explicarem o que compreenderam.

Orientação: Solicite que os alunos socializem seus registros de resolução encontrados no quadro e justifiquem seus procedimentos explicando para a turma.

Determine um tempo para que os alunos, individualmente, busquem suas soluções para a situação-problema proposta. Circule pela sala e observe se há algum aluno desanimado por apresentar dificuldades em encontrar uma solução imediata ao problema. Existem alguns alunos que demandam um tempo maior para resolverem suas atividades. Motive-os a persistirem. Após esse momento de reflexão individual sobre como resolver a atividade, organize duplas para discutir suas hipóteses para alcançarem o resultado. Organizá-los em em grupos produtivos pode ser também uma boa estratégia de trabalho colaborativo. A troca de ideias pode ser um auxílio inicial aos alunos que apresentarem mais dificuldades. Para esta atividade, motive-os a utilizarem algumas sequências de contagens que são pouco usadas no nosso dia a dia, como a contagem de 8 em 8 e estimule-os a descobrirem outras possibilidades de contagens para chegarem ao resultado do total de assentos no cinema. Circule pela sala enquanto as duplas trabalham, verificando e intervindo quando perceber que algum grupo ou dupla não está conseguindo encontrar uma solução, ou não conseguiu chegar ao fim de algum cálculo pensado. Selecione alguns alunos para socializarem seus registros de estratégias no quadro, no flip chart ou numa folha de papel Kraft. Organize um painel de solução das duplas, este procedimento de socializar os diferentes caminhos percorridos pelas duplas, permite que cada aluno se aproprie de novas estratégias de solução para uma mesma situação-problema. Escolha um registro que não tenha sido concluído ou que não esteja totalmente correto, pois a partir da discussão da turma, os alunos terão que pensar mais para encontrarem os possíveis erros cometidos e um jeito para alcançar a solução. Este painel de solução pode ser afixado na sala de aula servindo de apoio para novas discussões de outras situações-problema.

Observação: Não antecipe o momento dos alunos compartilharem suas descobertas, garanta que todos tenham o prazer de descobrir suas próprias soluções. Também não esqueça de valorizar a comunicação oral das crianças para que conheçam outras ideias e coloquem em jogos todo o conhecimento que já adquiriram para si.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Socializar os diferentes registros de resoluções dos alunos e explicarem o que compreenderam.

Orientação: Solicite que os alunos socializem seus registros de resolução encontrados no quadro e justifiquem seus procedimentos explicando para a turma.

Determine um tempo para que os alunos, individualmente, busquem suas soluções para a situação-problema proposta. Circule pela sala e observe se há algum aluno desanimado por apresentar dificuldades em encontrar uma solução imediata ao problema. Existem alguns alunos que demandam um tempo maior para resolverem suas atividades. Motive-os a persistirem. Após esse momento de reflexão individual sobre como resolver a atividade, organize duplas para discutir suas hipóteses para alcançarem o resultado. Organizá-los em em grupos produtivos pode ser também uma boa estratégia de trabalho colaborativo. A troca de ideias pode ser um auxílio inicial aos alunos que apresentarem mais dificuldades. Para esta atividade, motive-os a utilizarem algumas sequências de contagens que são pouco usadas no nosso dia a dia, como a contagem de 8 em 8 e estimule-os a descobrirem outras possibilidades de contagens para chegarem ao resultado do total de assentos no cinema. Circule pela sala enquanto as duplas trabalham, verificando e intervindo quando perceber que algum grupo ou dupla não está conseguindo encontrar uma solução, ou não conseguiu chegar ao fim de algum cálculo pensado. Selecione alguns alunos para socializarem seus registros de estratégias no quadro, no flip chart ou numa folha de papel Kraft. Organize um painel de solução das duplas, este procedimento de socializar os diferentes caminhos percorridos pelas duplas, permite que cada aluno se aproprie de novas estratégias de solução para uma mesma situação-problema. Escolha um registro que não tenha sido concluído ou que não esteja totalmente correto, pois a partir da discussão da turma, os alunos terão que pensar mais para encontrarem os possíveis erros cometidos e um jeito para alcançar a solução. Este painel de solução pode ser afixado na sala de aula servindo de apoio para novas discussões de outras situações-problema.

Observação: Não antecipe o momento dos alunos compartilharem suas descobertas, garanta que todos tenham o prazer de descobrir suas próprias soluções. Também não esqueça de valorizar a comunicação oral das crianças para que conheçam outras ideias e coloquem em jogos todo o conhecimento que já adquiriram para si.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Socializar os diferentes registros de resoluções dos alunos e explicarem o que compreenderam.

Orientação: Solicite que os alunos socializem seus registros de resolução encontrados no quadro e justifiquem seus procedimentos explicando para a turma.

Determine um tempo para que os alunos, individualmente, busquem suas soluções para a situação-problema proposta. Circule pela sala e observe se há algum aluno desanimado por apresentar dificuldades em encontrar uma solução imediata ao problema. Existem alguns alunos que demandam um tempo maior para resolverem suas atividades. Motive-os a persistirem. Após esse momento de reflexão individual sobre como resolver a atividade, organize duplas para discutir suas hipóteses para alcançarem o resultado. Organizá-los em em grupos produtivos pode ser também uma boa estratégia de trabalho colaborativo. A troca de ideias pode ser um auxílio inicial aos alunos que apresentarem mais dificuldades. Para esta atividade, motive-os a utilizarem algumas sequências de contagens que são pouco usadas no nosso dia a dia, como a contagem de 8 em 8 e estimule-os a descobrirem outras possibilidades de contagens para chegarem ao resultado do total de assentos no cinema. Circule pela sala enquanto as duplas trabalham, verificando e intervindo quando perceber que algum grupo ou dupla não está conseguindo encontrar uma solução, ou não conseguiu chegar ao fim de algum cálculo pensado. Selecione alguns alunos para socializarem seus registros de estratégias no quadro, no flip chart ou numa folha de papel Kraft. Organize um painel de solução das duplas, este procedimento de socializar os diferentes caminhos percorridos pelas duplas, permite que cada aluno se aproprie de novas estratégias de solução para uma mesma situação-problema. Escolha um registro que não tenha sido concluído ou que não esteja totalmente correto, pois a partir da discussão da turma, os alunos terão que pensar mais para encontrarem os possíveis erros cometidos e um jeito para alcançar a solução. Este painel de solução pode ser afixado na sala de aula servindo de apoio para novas discussões de outras situações-problema.

Observação: Não antecipe o momento dos alunos compartilharem suas descobertas, garanta que todos tenham o prazer de descobrir suas próprias soluções. Também não esqueça de valorizar a comunicação oral das crianças para que conheçam outras ideias e coloquem em jogos todo o conhecimento que já adquiriram para si.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Propósito: Sintetizar a aprendizagem da aula.

Orientação: Retomar com a turma o que foi aprendido nesta aula.

Discuta com a turma:

  • O tema foi fácil?
  • Ficou alguma dúvida?
  • Vocês conseguiram perceber que há várias maneiras de resolver uma situação-problema, como por exemplo, desenho, esquemas, adição de parcelas iguais, subtrações sucessivas, etc? Mas, a operação da multiplicação é uma solução prática, econômica e mais ágil. O que vocês acham sobre esta operação como resolução desse problema?

Slide Plano Aula

Atividade: Situação problema – Disposição retangular

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Fazer com que os alunos encontrem diferentes formas prática para solucionar a situação-problema.

Orientações: Solicite que, as crianças individualmente, leiam a atividade e a realizem. Enquanto elas solucionam a situação-problema, circule pela sala e verifique se as crianças compreenderam a ideia de disposição retangular e observe os procedimentos que usam para chegarem a solução. Nesta atividade as crianças trabalharão com a ideia de disposição retangular, na qual temos o produto final e a incógnita é uma das parcelas. Há a necessidade de levarmos a criança perceber que já temos o número de coluna e vamos ter que determinar o número de fileiras. Você pode representar essa ideia no quadro para as crianças observarem a relação entre as 3 colunas e quantidade de crianças que serão necessárias em cada fileira. As crianças podem resolver por contagem, distribuindo um a um nas colunas até chegarem no número 12, desenhar essa ideia, resolver por subtrações sucessivas de quantidades iguais (-3), pela adição de parcelas iguais: 4+ 4 + 4 = 12 ou pela divisão 12 : 3 = 4. Mas, não podemos deixar de valorizar as diferentes estratégias utilizadas pelas crianças para encontrarem o resultado do desafio proposto. Leve o aluno a perceber que o número de alunos em cada coluna é o mesmo número de fileiras.

Discuta com a turma:

  • Quantos alunos tem em cada coluna?
  • Quantas fileiras foram formadas?
  • Como você chegou ao resultado?
  • Explique para mim o que você pensou?

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade Complementar

Resolução da Atividades Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 3º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem compreensão, expressão e comparação de números de até quatro algarismos, desenvolvimento de estratégias pessoais e convencionais de cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão, fluência em cálculos mentais, construção dos fatos fundamentais da multiplicação, exploração das ideias de metade, terça parte, quarta parte, quinta parte e décima parte.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano