Plano de Aula

Plano de aula: Descobrindo os aumentativos e diminutivos

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Encolhendo e aumentando palavras

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Descrição

Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é compreender os conceitos de aumentativo e diminutivo e do modo como são construídos lexicalmente na sua forma regular, considerando também os sentidos pejorativos e afetivos que o acréscimo dessas estruturas podem causar.

Veja todos os planos aqui!

Materiais sugeridos

  • Equipamentos e dispositivos:
    Computador, projetor e caixa de som

  • Recursos Educacionais Digitais:
    Vídeo: Peixinho | Poema de Lalau e Laurabeatriz narrado por Pró Gisele. Disponível: https://www.youtube.com/watch?v=2-Z-ZIu19SQ. Acesso em 24 Out. 2024.

  • Materiais diversos:
    Poema escrito para trabalhar o diminutivo, (LALAU; LAURABEATRIZ. Bem-te-vi e outras poesias. São Paulo: Cia das letrinhas, 2010); charge para trabalhar o aumentativo (SGRIO, Fábio. Sem título. Disponível em: http://fsgroi65.wixsite.com/ilustrador/charges. Acesso: 25 nov 2018.); quadro (nesse caso, uma cartolina para reproduzir a charge utilizada)/projetor; giz/pincel e cartolina.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Morfologia

Prática de Linguagem

  • Análise linguística e semiótica

Objetivos de aprendizagem

  • Espera-se que, focando em textos escritos, os/as estudantes identifiquem o modo como são construídos lexicalmente as palavras no aumentativo e no diminutivo na sua forma regular e sejam capazes de criar grupos, organizando-as. Espera-se também que os/as estudantes reflitam sobre os diferentes usos dessas palavras, considerando os sentidos afetivos (uso de palavra para expressar carinho ou de forma pejorativa) que elas podem acionar.

Competências gerais

5. Cultura digital

7. Argumentação

9. Empatia e cooperação

doubtsO Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Básico
doubts

Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 60 min

Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é compreender os conceitos de aumentativo e diminutivo e do modo como são construídos lexicalmente na sua forma regular, considerando também os sentidos pejorativos e afetivos que o acréscimo dessas estruturas podem causar.

Dificuldades antecipadas: Dificuldades de compreender os conceitos de aumentativo e diminutivo e troca dos sufixos utilizados nos dois casos (-ão por -zão e vice-versa e -inho por -zinho e vice-versa). Dificuldade de compreender os sentidos de palavras no aumentativo e diminutivo quando essas estruturas estabelecem sentidos pejorativos e afetivos.

Organização da aula

Conversa inicial:

Tempo previsto: 15 min

Ão e inho? Ão e zinho?

Projete ou leia o tema da aula para a turma.

Peixinho. Lalau e LauraBeatriz

Tenha em mente que, inicialmente, essa habilidade apresentada na BNCC implica em compreender os conceitos de aumentativo e diminutivo e do modo como são constituídos lexicalmente na sua forma regular: com as terminações -ão; -inho/-zinho. Tão logo os/as estudantes sistematizem esses conhecimentos, deve ser trabalhada a progressão da habilidade, incluindo outras terminações regulares. Além disso, é importante analisar os usos do diminutivo e do aumentativo de forma contextualizada, considerando que, em textos, essas palavras podem acarretar sentidos depreciativos, pejorativos e afetivos.

Considere que durante os questionamentos realizados nesta aula, assim como no cotidiano, pode ocorrer de um/a estudante realizar o acréscimo de -inho/-zinho e -ão/zão em um mesmo contexto morfológico, como é o caso de ‘menininho/meninozinho’ e ‘meninão/meninozão’, por exemplo. Da mesma forma, há a possibilidade de uma mesma palavra aparecer recebendo duas marcas de diminutivo e aumentativo, como são os casos de ‘carrinhozinho’ e ‘amigãozão’, por exemplo. Interfira nesses casos apenas se a palavra formada for agramatical; portanto, evidencie que, em alguns casos, é possível ocorrer essas variações.

Organize a sala no formato de meia lua, para facilitar a interação entre os/as estudantes e professor/a e estudantes.

Projete o vídeo do poema “Peixinho” de Lalau e Laurabeatriz ou insira no quadro o primeiro texto que será trabalhado aqui, focado nos diminutivos, esse texto deverá ter em destaque as palavras nesse grau. Para facilitar as leituras das crianças, você pode, se achar necessário, entregar para cada criança uma versão escrita do texto.

Inicie a leitura do texto para que os/as estudantes tenham um modelo a seguir e, posteriormente, solicite a ajuda de alguns/mas voluntários/as para seguir com a leitura. Retome, se necessário, a importância de utilizarem bem a entonação adequada. Após terminarem a leitura, faça alguns breves questionamentos para analisar se as crianças conseguiram interpretar alguns pontos do poema, tendo em vista que o foco desta aula não é a interpretação do tema geral do poema, mas sim a análise dos diminutivos e aumentativos presentes nele. Para isso, pergunte:

- Onde o peixinho vivia antes?

- Onde está vivendo agora?

- Por que o peixinho chorava tanto?

- De quem o peixinho sentia saudade?

Espera-se que as crianças respondam que o peixinho que antes vivia em uma lagoa, agora está vivendo em um aquário e que essa mudança o deixou triste por ter sido levado para viver longe de seus companheiros sapinhos, irmãozinhos e priminhos.

Depois de verificar a interpretação das crianças, faça perguntas relacionadas ao gênero do texto, como, por exemplo:

- Alguém poderia me dizer como chamamos um texto com esse formato e citar alguma característica de textos como esse?

Espera-se que as crianças respondam que o texto é um poema e que descobriram isso porque nele há algumas rimas e sua disposição no quadro/projeção difere de outros textos; aproveite o momento para comentar rapidamente sobre a sonoridade presente nas rimas.

Depois, focando no conteúdo da aula, pergunte:

- Alguém consegue imaginar o porquê de algumas palavras estarem destacadas? O que elas têm em comum?

Espera-se que as crianças respondam que as palavras destacadas terminam com o acréscimo do sufixo -inho(s) e algumas digam que o -inho está relacionado ao tamanho dos substantivos, ainda que não utilizem essa nomenclatura. Caso os/as estudantes não consigam obter essas conclusões, insira outras palavras no diminutivo no quadro e repita a pergunta. Evidencie que esse será um dos temas da aula de hoje.

Agora, vamos analisar uma charge.

Na segunda parte da introdução, será trabalhada uma charge focada no grau aumentativo, como sugestão, utilizaremos o texto de Fábio SGRIO, disponível em http://fsgroi65.wixsite.com/ilustrador/charges?lightbox=dataItem-ikzx1iji. Projete ou leve em uma cartolina a charge e solicite a ajuda de duas crianças para ler as falas dos personagens, retomando, se necessário, a importância de utilizarem bem a entonação adequada.

Após terminarem a leitura desse texto, faça alguns questionamentos para analisar se as crianças conseguiram interpretá-lo. Como no texto há palavras que podem fugir do cotidiano das crianças, pergunte se há dúvidas sobre os significados das palavras encontradas ali, pergunte, por exemplo, se todos/as sabem o que é uma ‘bocarra’, um ‘homenzarrão’ e um ‘rapagão’ e sane as dúvidas que surgirem. Logo após, pergunte:

- O que os personagens estão fazendo?”

- Por que o segundo personagem disse que o primeiro está aumentando tudo?

- Alguém poderia retirar trechos do texto que expliquem suas respostas?

Espera-se que as crianças respondam que os personagens estão pescando e que um deles está exagerando as informações de sua fala e que para isso, citem a fala do personagem localizado ao lado direito da charge ou digam que um dos personagens utiliza somente palavras no aumentativo (ainda que não utilizem essa nomenclatura).

Posteriormente, focando no gênero, pergunte:

- Vocês já viram um texto como esse?

- Alguém sabe o nome dele e alguma característica?

Espera-se que as crianças respondam que já viram textos semelhantes, mas por serem mais familiarizadas com quadrinhos e tirinhas, é possível que elas respondam que o texto está em um desses gêneros; evidencie que apesar de serem bem próximos, o texto é uma charge, pois há apenas 1 quadrinho (caso queira saber mais sobre o assunto, há uma reportagem que aborda brevemente as diferenças entre quadrinhos, tirinhas, cartuns, charges e caricaturas nos materiais complementares), explique também que a charge reflete um dito popular, a “conversa de pescador”, expressão usada quando queremos dizer que alguém está contando um acontecimento de forma exagerada.

Depois, focando propriamente no conteúdo que recebe o foco aqui, pergunte:

- Há alguma palavra que também aparece no primeiro texto, mas de uma forma diferente? Qual?

Espera-se que as crianças respondam que ‘peixão’ é a palavra que aparece de uma forma diferente. Como o foco desta aula é a formação de aumentativos regulares terminados em -ão, não foque no momento nos irregulares ‘bocarra’, homenzarrão’ e rapagão’. Diga que palavras semelhantes à ‘peixão’ também serão trabalhadas nesta aula.

Materiais complementares:

Saiba a diferença entre quadrinhos, tirinhas, cartum, charge e caricatura. Disponível em: <http://g1.globo.com/pernambuco/educacao/noticia/2016/10/saiba-diferenca-entre-quadrinhos-tirinhas-cartum-charge-e-caricatura.html>. Acesso em: 28 nov 2018.

SGRIO, Fábio. Aumentativo. Disponível em: <http://fsgroi65.wixsite.com/ilustrador/charges>. Acesso: 25 nov. 2018.

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