Atividade para imprimir - Bingo dos aumentativos
Bingo dos aumentativos
Plano de Aula
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Encolhendo e aumentando palavras
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é compreender os conceitos de aumentativo e diminutivo e do modo como são construídos lexicalmente na sua forma regular, considerando também os sentidos pejorativos e afetivos que o acréscimo dessas estruturas podem causar.
Materiais necessários: Texto escrito para relembrar os diminutivos e aumentativos (Texto adaptado de BANDEIRA, Pedro. Bisazinha. In: Cavalgando o arco-íris. 17ed. São Paulo: Moderna, 1991); lápis de cor de duas cores diferentes (aqui optamos por azul claro e amarelo), bingo dos aumentativos (bingo dos aumentativos); bingo dos diminutivos (bingo dos diminutivos);
Dificuldades antecipadas: Dificuldades de compreender os conceitos de aumentativo e diminutivo e troca dos sufixos utilizados nos dois casos (-ão por -zão e virce-versa e -inho por -zinho e virce-versa). Dificuldade de compreender os sentidos de palavras no aumentativo e diminutivo quando essas estruturas estabelecem sentidos pejorativos e afetivos.
Referências sobre o assunto:
ARMELIN, Paula Roberta Gabbai. Sobre a interação entre as marcas de diminutivo e aumentativo no português brasileiro. ReVEL edição especial n. 5, 2011. Disponível em: <http://www.revel.inf.br/files/artigos/revel_esp_5_sobre_a_interacao_entre_as_marcas_de_diminutivo.pdf>. Acesso em: 25 nov 2018.
Tempo sugerido: 01 minuto
Orientações:
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientações:
Orientações:
Materiais complementares:
BANDEIRA, Pedro. Bisazinha. In: Cavalgando o arco-íris. 17ed. São Paulo: Moderna, 1991. (texto adaptado)
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
A lista de palavras ‘cantadas’ para a procura do grau aumentativo está a seguir:
a) peixe;
b) sapinho;
c) cabelinho;
d) copo;
e) pé;
f) carrinho;
g) cachorro;
h) menininho;
i) porta;
j) pratinho.
A lista de palavras ‘cantadas’ para a procura do grau diminutivo está a seguir:
a) irmão;
b) janela;
c) dedão;
d) portão;
e) avó;
f) cajú;
g) café;
h) lugar;
i) salão;
j) velho.
Materiais complementares: Bingo dos aumentativos (bingo dos aumentativos); bingo dos diminutivos (bingo dos diminutivos).
Tempo sugerido: 06 minutos
Orientações:
PROPOSTA 1. Comece a correção perguntando: “Em qual forma (grau) estão as palavras que vocês pintaram com o lápis de cor azul claro?”; “Em qual forma (grau) estão as palavras que vocês pintaram com o lápis de cor amarelo?”, espera-se que as crianças respondam que de azul claro estão as palavras no grau aumentativo e que de amarelo, estão as palavras no grau diminutivo. Primeiramente, solicite ao grande grupo que falem as palavras que encontraram no grau aumentativo, espera-se que as crianças elenquem as palavras ‘peixão’, ‘cabelão’, ‘sapão’, ‘copão’, ‘pezão’, ‘carrão’, ‘cachorrão’, ‘meninão’, ‘portão’ e ‘pratão’. Depois, repita o procedimento para a correção das palavras no grau diminutivo, espera-se que as crianças citem as palavras ‘irmãozinho’, ‘janelinha’, ‘dedinho’, ‘portinha’, ‘avózinha’, ‘cajuzinho’, ‘cafezinho’, ‘lugarzinho’, ‘salinha’ e ‘velhinho’. Corrija ou confirme as hipóteses levantadas e caso ache necessário, nos dois casos, escreva no quadro as palavras citadas à medida que forem sendo ditas pelas crianças.
PROPOSTA 2. Diferente da primeira proposta, a segunda abarcará apenas algumas palavras que apareceram durante a atividade (isso não prejudicará a correção final, já que em ambos os casos, você deverá recolher as cartelas dos bingos para uma correção mais minuciosa). Você deverá falar algumas frases que precisarão de complemento (algumas das palavras trabalhadas nas atividades realizadas). Explique aos/às alunos/as: “Agora, eu pronunciarei algumas frases, vocês perceberão que elas estarão incompletas, pois precisam de uma palavra no aumentativo ou no diminutivo. Essas palavras são palavras das cartelas dos bingos que vocês participaram.” e dê um exemplo: “Se eu falar a frase “Ontem o almoço estava uma delícia, eu comi um (dê uma pausa) de comida.”, olhem para as cartelas de vocês, qual palavra está faltando na frase?”, espera-se que as crianças digam como resposta “pratão”. Dê mais exemplos, caso seja necessário e após aclarar as dúvidas das crianças, repita o procedimento com mais frases. Aqui estão alguns exemplos:
a) Fui pescar, mas não consegui puxar o anzol porque nele havia um peixão.
b) Estava andando na rua e levei um susto, pois um cachorrão latiu para mim.
c) Brinco no parquinho com meu vizinho desde que éramos pequenininhos, ele é um amigão.
d) Sou filha única, mas gostaria muito de um irmãozinho.
e) Os docinhos da minha festa de aniversário estavam ótimos, mas eu gostei mais do cajuzinho.
f) Sempre tomo suco no café da manhã, mas mamãe gosta mesmo é de um cafezinho.
Materiais complementares: Resolução do bingo dos aumentativos (bingo dos aumentativos); resolução do bingo dos diminutivos (resolução do bingo dos diminutivos.).
Sugestão de adaptação para ensino remoto
(Este é o segundo de um conjunto de três planos, com a finalidade compreender os conceitos de aumentativo e diminutivo e do modo como são construídos lexicalmente na sua forma regular, considerando também os sentidos pejorativos e afetivos que o acréscimo dessas estruturas pode causar.)
Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp para envio das orientações e devolutivas;
Textos do plano, disponível aqui;
Canais para videochamada ou compartilhamento de tela, como Google Meet ou Hangouts.
* Links sugeridos para este plano adaptado:
Vídeo: aumentativo e diminutivo, disponível aqui;
Poema: Bisazinha, disponível aqui;
Jogo: relacione aumentativo e diminutivo, disponível aqui;
Jogo de tiro ao alvo, disponível aqui.
Introdução
Pelo WhatsApp, encaminhe às crianças um vídeo para revisarem os conteúdos sobre aumentativo e diminutivo (disponível aqui) e um texto de sua escolha com palavras no diminutivo ou aumentativo evidenciando sentidos afetivos. Como sugestão, você pode enviar o poema de Pedro Bandeira, “Bisazinha”, disponível aqui. Apesar de o texto trazer somente diminutivos, no desenvolvimento serão trabalhados os aumentativos que os contrapõem.
Desenvolvimento
Agende o encontro desta aula por videochamada e converse com a turma sobre o texto de Pedro Bandeira, fazendo algumas intervenções sugeridas no plano original, na introdução. Explique que serão enviados jogos online sobre aumentativo e diminutivo; o primeiro jogo é bastante simples: basta observar os desenhos que estão embaralhados em dois tamanhos (pequeno e grande), clicar e arrastá-los aos lugares adequados. Oriente-os a falar em voz alta como fica a palavra, por exemplo: DIMINUTIVO - casinha; AUMENTATIVO - casarão, e assim por diante, com todas as palavras. O jogo está disponível aqui.
O outro é um Jogo de Tiro ao Alvo com três chances de tiro para descobrir o aumentativo, o diminutivo e a origem da palavra. O jogo é dividido em quatro níveis de dificuldade, ficando mais difícil conforme avançamos. Ele está disponível aqui.
Atenção, professor: o plano original sugere um bingo com algumas palavras do poema, o que demandaria muito tempo. Como o que o torna empolgante é o desenvolvimento com várias pessoas e considerando a aula remota, com cada um em sua casa para a realização das propostas, optou-se por sugerir outros jogos que contemplassem a proposta da aula.
Fechamento
Como atividade de sistematização, solicite, pelo WhatsApp, que, dentre todos os aumentativos e diminutivos vistos nos jogos, pensem em três frases utilizando algumas dessas palavras e as registrem no caderno. Para a correção, você pode agendar uma aula síncrona por videochamada, solicitando que leiam ou mostrem a atividade realizada, ou, se preferir, você pode solicitar uma foto da atividade e conversar com eles por áudio.
Convite às famílias
Proporcione um ambiente e horário adequados para que a criança acesse os jogos, acompanhando a realização dos mesmos, auxiliando quando for preciso e incentivando os acertos. Divirta-se você também com os jogos!
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Ingrid Ramalho
Mentor: Gislaine Magnabosco
Especialista: Tania Rios
Título da aula: Bingo com aumentativos e diminutivos
Finalidade da aula: Espera-se que as crianças reflitam sobre os possíveis sentidos afetivos proporcionados pelos usos de aumentativos e diminutivos e exercitem seus conhecimentos sobre esses conteúdos através de uma dinâmica em formato de bingo.
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Morfologia
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: (EF02LP11) Formar o aumentativo e o diminutivo de palavras com os sufixos -ão e -inho/-zinho
Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é compreender os conceitos de aumentativo e diminutivo e do modo como são construídos lexicalmente na sua forma regular, considerando também os sentidos pejorativos e afetivos que o acréscimo dessas estruturas podem causar.
Materiais necessários: Texto escrito para relembrar os diminutivos e aumentativos (Texto adaptado de BANDEIRA, Pedro. Bisazinha. In: Cavalgando o arco-íris. 17ed. São Paulo: Moderna, 1991); lápis de cor de duas cores diferentes (aqui optamos por azul claro e amarelo), bingo dos aumentativos (bingo dos aumentativos); bingo dos diminutivos (bingo dos diminutivos);
Dificuldades antecipadas: Dificuldades de compreender os conceitos de aumentativo e diminutivo e troca dos sufixos utilizados nos dois casos (-ão por -zão e virce-versa e -inho por -zinho e virce-versa). Dificuldade de compreender os sentidos de palavras no aumentativo e diminutivo quando essas estruturas estabelecem sentidos pejorativos e afetivos.
Referências sobre o assunto:
ARMELIN, Paula Roberta Gabbai. Sobre a interação entre as marcas de diminutivo e aumentativo no português brasileiro. ReVEL edição especial n. 5, 2011. Disponível em: <http://www.revel.inf.br/files/artigos/revel_esp_5_sobre_a_interacao_entre_as_marcas_de_diminutivo.pdf>. Acesso em: 25 nov 2018.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: