Atividade para imprimir - Bingo dos aumentativos
Bingo dos aumentativos
Plano de Aula
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Encolhendo e aumentando palavras
Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é compreender os conceitos de aumentativo e diminutivo e do modo como são construídos lexicalmente na sua forma regular, considerando também os sentidos pejorativos e afetivos que o acréscimo dessas estruturas podem causar.
Veja todos os planos aqui!
5. Cultura digital
7. Argumentação
9. Empatia e cooperação
Qualidade com economia de tempo
Tempo previsto: 60 min
Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é compreender os conceitos de aumentativo e diminutivo e do modo como são construídos lexicalmente na sua forma regular, considerando também os sentidos pejorativos e afetivos que o acréscimo dessas estruturas podem causar.
Dificuldades antecipadas: Dificuldades de compreender os conceitos de aumentativo e diminutivo e troca dos sufixos utilizados nos dois casos (-ão por -zão e vice-versa e -inho por -zinho e vice-versa). Dificuldade de compreender os sentidos de palavras no aumentativo e diminutivo quando essas estruturas estabelecem sentidos pejorativos e afetivos.
Conversa inicial:
Tempo previsto: 15 min
Projete ou leia o tema da aula para a turma.
Para esta aula é necessário que as crianças já tenham sido expostas aos conceitos de diminutivo e aumentativo e já tenham trabalhado, ainda que brevemente, alguns diminutivos terminados em -inho/-zinho e alguns aumentativos terminados em -ão.
Tenha em mente que inicialmente, essa habilidade apresentada na BNCC implica em compreender os conceitos de aumentativo e diminutivo e do modo como são constituídos lexicalmente na sua forma regular: com as terminações -ão; -inho/-zinho. Tão logo os/as estudantes sistematizem esses conhecimentos, deve ser trabalhada a progressão da habilidade, incluindo outras terminações regulares. Além disso, é importante analisar os usos do diminutivo e do aumentativo de forma contextualizada, considerando que, em textos, essas palavras podem acarretar sentidos depreciativos, pejorativos e afetivos.
Considere que durante os questionamentos realizados nesta aula, assim como no cotidiano, pode ocorrer de um/a estudante realizar o acréscimo de -inho/-zinho e -ão/zão em um mesmo contexto morfológico, como é o caso de ‘menininho/meninozinho’ e ‘meninão/meninozão’, por exemplo. Da mesma forma, há a possibilidade de uma mesma palavra aparecer recebendo duas marcas de diminutivo e aumentativo, como são os casos de ‘carrinhozinho’ e ‘amigãozão’, por exemplo. Interfira nesses casos apenas se a palavra formada for agramatical; portanto, evidencie que, em alguns casos, é possível ocorrer essas variações.
Para retomar os conhecimentos já aprendidos pelas crianças, pergunte ao grande grupo:
- Vocês lembram o que são aumentativos e diminutivos? Como eles são formados?
Espera-se que as crianças recordem alguns aspectos sobre os aumentativos e diminutivos, tendo em vista que para esta aula, elas já devem ter sido apresentadas aos temas, ainda que de forma breve.
Para retomar os aspectos semânticos dos aumentativos e diminutivos, pergunte ainda:
- Por que utilizamos as palavras no aumentativo e no diminutivo?
É provável que as crianças retomem a utilização desses graus apenas para expressar diferentes tamanhos, nesse caso, a pergunta seguinte deverá ser:
- Utilizamos as palavras no aumentativo e no diminutivo apenas para expressar tamanho?
- Todas as vezes que utilizamos -ão no final de uma palavra queremos dizer que aquela pessoa ou aquele objeto é de um grande tamanho?
- Na frase “Meu pai é muito legal, ele é um paizão!”, por exemplo, a palavra ‘paizão’ está sendo utilizada para dizer que meu pai é grande/alto?
- Qual é o sentido que a palavra ‘paizão’ expressa?
Espera-se que as crianças consigam compreender que no contexto citado ‘paizão’ quer dizer ‘bom pai’. Pergunte também:
- Todas as vezes que utilizamos -inho/-zinho no final de uma palavra queremos dizer que aquela pessoa ou objeto é de um tamanho pequeno? Se eu disser, por exemplo, “Pedrinho é meu melhor amigo.”, eu quero dizer que Pedrinho é um amigo pequeno?
- Por que eu posso chamar meu amigo utilizando o diminutivo de seu nome?
Espera-se que as crianças respondam que ‘Pedrinho’ é uma forma carinhosa de chamar um amigo querido.
Distribua para as crianças um texto de sua escolha com palavras no diminutivo (ou aumentativo) evidenciando sentidos afetivos. Como sugestão, você pode trabalhar com parte (quatro primeiras estrofes) do texto de Pedro Bandeira: Bisazinha. Apesar de o texto trazer somente diminutivos, trabalharemos os aumentativos que os contrapõem. Inicie a leitura do poema (ou do texto de sua escolha) para que os/as estudantes tenham um modelo de leitura e, depois, solicite a ajuda de voluntários/as para prosseguirem.
Comece trabalhando a interpretação do texto, embora esse não seja o foco da aula. Para isso, fomente perguntas, como:
- Há alguma palavra do texto que lemos que vocês não compreenderam?
É provável que as crianças desconheçam o significado de ‘franzidinha’, caso algum/a estudante já conheça o significado da palavra ou mesmo deduza seu sentido pelo contexto, peça para que ele/a diga suas considerações para a turma; caso ninguém saiba ou consiga explicar seu significado, evidencie que nesse contexto, a palavra quer dizer o mesmo que ‘enrugadinha’. Prossiga essa etapa com questões, como, por exemplo:
- O texto traz um diálogo entre dois personagens, quem são eles?
Espera-se que as crianças tenham compreendido que o diálogo ocorre entre dois familiares com grande diferença de idade, pergunte também:
- Quais são as perguntas que o menino faz para sua avó (ou bisavó)?
Espera-se que aqui as crianças sejam capazes de repetir as perguntas trazidas no texto; questione também:
- Pelas palavras do texto conseguimos perceber se os dois personagens sentem carinho um pelo outro? Por qual motivo?
É provável que as crianças nesse momento respondam de forma afirmativa a pergunta, mas foquem apenas na relação consanguínea entre a avó (ou bisavó) e neto, mas caso alguém justifique essa resposta baseando-se nos usos dos diminutivos, ressalte essa hipótese e reforçe-a.
Logo após, sobre o gênero, pergunte:
- Vocês já leram um texto com esse formato? Sabem o nome que ele recebe?
Caso as crianças não consigam elaborar uma resposta concisa, estenda o questionamento:
- Esse texto possui rimas, tem um formato diferente… Lembram como ele é chamado?
Espera-se que as crianças digam que o texto é um poema, mas caso isso não ocorra, diga você o nome do gênero, ressaltando brevemente a disposição do texto (a divisão de frases que faz com que um verso não seja iniciado com letra maiúscula, por exemplo, e a sonoridade trazida pelas rimas).
Focando no uso dos diminutivos, peça, primeiramente, que no grande grupo, as crianças juntas, identifiquem as palavras que estão no diminutivo, espera-se que as crianças digam em voz alta as seguintes palavras do texto: ‘bisazinha’, ‘avózinha’, ‘franzidinha’, ‘netinho’, ‘cabelinho’ e ‘branquinho’. Logo após, pergunte:
- O que as palavras destacadas têm em comum?
Espera-se que as crianças digam que além de estarem no grau diminutivo, elas terminam de uma forma parecida (com -inha/inho/ e -zinha). Logo após, questione:
- Vocês acham que o menino do texto usa a palavra ‘avózinha’ para falar com sua avó por que ela é uma avó pequena? Por quê sim/não?
Espera-se que as crianças explicitem que a forma que o menino usa para se referir à avó é uma forma carinhosa. De maneira semelhante, pergunte:
- Vocês acham que a avó do menino usa a palavra ‘netinho’ por que ele é um neto pequeno?
Observe que aqui é menos clara essa relação do uso de diminutivo para expressar sentido afetivo, portanto, podem ocorrer respostas diferentes; é importante que ao captar as respostas das crianças, você evidencie que no caso dessa frase, o diminutivo pode expressar tanto a ideia de que o menino é ainda uma criança pequena ou a ideia de que ele é querido por sua avó.
Ainda utilizando o texto de Pedro Bandeira, explicite que agora, vocês relembrarão os usos dos aumentativos. Inicie perguntando:
- Já vimos alguns aumentativos, eles são terminados em…?
Espera-se que as crianças retomem que os aumentativos que aprenderam são terminados em -ão. Logo após, questione:
- Quando utilizamos os aumentativos?
Espera-se que as crianças digam que os aumentativos podem ser utilizados para dizer que algo/alguém é grande ou para expressar sentidos afetivos ou pejorativos, assim como os diminutivos. Peça para que, olhando as palavras do poema, respondam oralmente:
- Qual é o aumentativo de ‘netinho’?
- Qual é o aumentativo de ‘cabelinho’?
- Qual é o aumentativo de branquinho?
Espera-se que as crianças respondam que os aumentativos dessas palavras são, respectivamente, ‘netão’, ‘cabelão’ e ‘brancão’, confirme ou corrija as hipóteses levantadas.
Após, para trabalhar as percepções das crianças sobre os contextos semânticos, reformule duas frases do texto passando as palavras que estão no diminutivo para o aumentativo e questione:
- Se mudássemos uma das frases do texto para “E o seu cabelão, assim tão branquinho, quem branqueou?”, teríamos alguma mudança no sentido da frase?
Espera-se que as crianças identifiquem que a troca de ‘cabelinho’ por ‘cabelão’ realça a ideia de que a avó/bisavó possui longos cabelos. Da mesma forma, pergunte:
- E se a frase do texto fosse “Foi a vida, meu netão, foi a vida que durou.”, será que a frase mostraria toda a delicadeza e carinho da avó/bisavó ao conversar com seu neto?
Espera-se que as crianças identifiquem que a troca da palavra do diminutivo para o aumentativo, modificaria o tratamento que a avó dá ao seu neto no texto.
Posteriormente, retome que há alguns diminutivos que são formados pelo acréscimo de estruturas diferentes de -inho/-zinho, assim como há aumentativos formados pelo acréscimo de estruturas diferentes de -ão, mas que isso será trabalhado com calma em outro momento. Para exemplificar essas outras formações, evidencie que o aumentativo das outras palavras destacadas no texto não recebem -ão, mas sim, outras estruturas e diga que o aumentativo de ‘bisazinha’ é ‘bisazona’ e de ‘franzidinha’ é ‘franzidona’.
Materiais complementares:
BANDEIRA, Pedro. Bisazinha. In: Cavalgando o arco-íris. 17ed. São Paulo: Moderna, 1991. (texto adaptado)
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