Atividade para imprimir - Jogo do Boneco
Jogo do Boneco
Plano de Aula
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Encolhendo e aumentando palavras
Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é compreender os conceitos de aumentativo e diminutivo e do modo como são construídos lexicalmente, considerando também os sentidos pejorativos e afetivos que o acréscimo dos sufixos pode sugerir.
Veja todos os planos aqui!
5. Cultura digital
7. Argumentação
9. Empatia e cooperação
Qualidade com economia de tempo
Tempo previsto: 60 min
Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é compreender os conceitos de aumentativo e diminutivo e do modo como são construídos lexicalmente, considerando também os sentidos pejorativos e afetivos que o acréscimo dos sufixos pode sugerir.
Dificuldades antecipadas: Dificuldades de compreender os conceitos de aumentativo e diminutivo e troca dos sufixos utilizados nos dois casos (-ão por -zão e vice-versa e -inho por -zinho e vice-versa). Dificuldade de compreender os sentidos de palavras no aumentativo e diminutivo quando essas estruturas estabelecem sentidos pejorativos e afetivos.
Conversa inicial:
Tempo previsto: 15 min
Projete ou leia o tema da aula para a turma.
Evidencie que na aula proposta aqui, o trabalho com os diferente graus será feito por meio de um jogo, dizendo:
- Na aula de hoje trabalharemos os aumentativos e diminutivos por meio de um jogo que será realizado em duplas. Uma dupla desafiará a outra.
Para esta aula é necessário que as crianças já tenham sido expostas aos conceitos de diminutivo e aumentativo e já tenham trabalhado alguns diminutivos terminados em -inho/-zinho e alguns aumentativos terminados em -ão, portanto, o foco aqui será apenas revisar esses conhecimentos, sanar eventuais dúvidas e reforçar os conceitos aprendidos previamente.
Organize a turma em duplas para facilitar o trabalho que será realizado na etapa de desenvolvimento (como esta será uma aula em que os/as estudantes já terão tido contato com o tema anteriormente, organize as duplas mesclando alunos/as que já apresentam familiaridade com o conteúdo com alunos/as que sentem dificuldades com os usos de aumentativos e diminutivos).
Tenha em mente que inicialmente, essa habilidade apresentada na BNCC implica compreender os conceitos de aumentativo e diminutivo e do modo como são constituídos lexicalmente, em geral, com as terminações -ão/-zão; -inho/-zinho. Tão logo os/as estudantes sistematizem esses conhecimentos, deve ser trabalhada a progressão da habilidade, incluindo outras terminações regulares. Além disso, é importante analisar os usos do diminutivo e do aumentativo de forma contextualizada, considerando que, em textos, essas palavras podem acarretar sentidos depreciativos, pejorativos e afetivos.
Considere que durante os questionamentos realizados nesta aula, assim como no cotidiano, pode ocorrer de um/a estudante realizar o acréscimo de -inho/-zinho e -ão/zão em um mesmo contexto morfológico, como é o caso de ‘menininho/meninozinho’ e ‘meninão/meninozão’, por exemplo. Da mesma forma, há a possibilidade de uma mesma palavra aparecer recebendo duas marcas de diminutivo e aumentativo, como são os casos de ‘carrinhozinho’ e ‘amigãozão’, por exemplo. Interfira nesses casos apenas se a palavra formada for agramatical; portanto, evidencie que, em alguns casos, é possível ocorrer essas variações.
Para que as crianças revisem o conteúdo sobre diminutivos e aumentativos (que já devem ter sido trabalhados em algum momento durante aulas anteriores) e comecem a treinar para a dinâmica proposta no desenvolvimento, utilizaremos a canção ‘Guardiã dos animais’, cantada pela dupla Sandy & Junior (Compositores: Xororó/Joel Marques, do álbum Sábado à noite, produzido pela Universal Music Brasil, em 1992. Letra disponível em: https://www.vagalume.com.br/sandy-junior/guardia-dos-animais.html. Acesso em 02 de dezembro de 2018. Áudio disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=qCU1NozH8vM. Acesso: 04 de dezembro de 2018).
Prepare os dispositivos digitais (computadores, tablets ou celulares) e coloque o jogo preparado. Você pode projetar a música ou levar fones de ouvidos para as duplas para que escutem a música e completem as lacunas da música com as palavras que estão faltando. Eles irão ouvir a música, observar o local onde está a lacuna e completar com a palavra que ouviram. Ao final devem apertar o botão azul para a correção.
Caso não consiga utilizar os dispositivos digitais, uma outra opção de iniciar a aula e trabalhar com a música é entregar para as crianças uma folha com as três primeiras estrofes da canção (“Eu sonhei que tinha um dom (...) E eu ganhava como recompensa o seu amor”.) que são cantadas antes do refrão, com as três palavras empregadas no diminutivo ausentes (deixe, no espaço delas, uma “lacuna”); para a palavra ‘animalzinho’ deixe onze espaços correspondentes às letras que compõem a palavra; faça o mesmo para as outras duas, ou seja, para ‘remedinho’ deixe nove espaços e, para ‘bichinho’, deixe oito espaços. Comente com as crianças que, no texto que foi entregue, há três palavras que não foram escritas e que eles/as deverão, juntos/as, adivinhar, por meio de um jogo de dicas que o/a professor/a dará, escrevendo-as, depois, nos espaços correspondentes. Comente que esse jogo de adivinha é similar ao jogo da forca, perguntando:
- Vocês já jogaram o jogo da forca?
- Sabem mais ou menos como funciona?
Caso algum/a estudante tenha respondido de forma afirmativa, peça para ele/a explicar como o jogo transcorre e complemente dizendo:
- Ao contrário do que usualmente ocorre, no lugar de enforcar o boneco, eu farei um inserindo pouco a pouco suas partes, quando/se vocês errarem as letras para formar a palavra a ser descoberta. A última parte que vou inserir no boneco é uma carinha triste, caso a turma esgote o número limite de jogadas erradas. Isso marcará o fim do jogo com o resultado negativo para vocês.
Evidencie que a atividade acontecerá no grande grupo, insira no quadro as lacunas da primeira palavra a ser trabalhada (‘animalzinho’) e inicie o jogo. Peça para as crianças olharem bem a letra da música e tentarem buscar no contexto dicas que possam ajudá-las na adivinhação. Recolha letras citadas pelo grande grupo para a descoberta da palavra (aqui é interessante que durante esse momento você escolha letras corretas e incorretas para exemplificar o que as crianças deverão fazer nos dois casos). Diga que, em um primeiro momento, se alguém já souber a palavra oculta ainda não deverá falar, pois para ter certeza é necessário ditar as letras que podemos encontrar nela. À medida em que as crianças forem participando da dinâmica, pense em dicas que possam auxiliá-las (como, por exemplo, ‘palavra no diminutivo’, ‘já vimos palavras com esse final em aulas anteriores’, etc); quando as crianças descobrirem a primeira palavra, peça para que a escreva também em suas folhas de atividade. Repita o mesmo para as outras duas palavras. Você pode, ainda, caso as crianças apresentem dificuldades, elaborar um dica para que eles adivinhem a palavra.
Ao terminar a atividade no dispositivo digital ou na folha de papel, diga para as crianças:
- Agora eu vou mostrar a letra da canção para vocês. Prestem bem atenção, especialmente nas palavras que vocês descobriram.
Execute o áudio da canção para as crianças e, logo após, inicie a leitura da letra da (agora completa) para que os/as estudantes tenham um modelo a seguir e solicite voluntários/as para darem prosseguimento. Depois, pergunte:
- O que vocês acharam da letra dessa canção? Por qual motivo acharam isso?
Espera-se que as crianças tenham gostado da letra que tem como foco o cuidado dos animais, também é provável que os/as estudantes ressaltem que gostaram da letra por esse motivo. Depois de receber as impressões das crianças sobre a canção, dirija a elas algumas perguntas, como, por exemplo:
- Qual é o tema principal da música?
- Qual era o desejo da menina?
- Alguém poderia mostrar em qual parte do texto se apoiou para tirar essas conclusões?
Espera-se que justificando suas respostas com trechos da canção as crianças digam que a música trata do carinho e cuidado pelos animais, da vontade da menina em atuar nessa área etc.
Para que as crianças não limitem suas reflexões aos aspectos lexicais que marcam os aumentativos e diminutivos, questione:
- No trecho Eu então ia correndo um remedinho preparar daí a pouco o bichinho não sentia qualquer dor, por quais motivos foram utilizadas as palavras ‘remédio’ e ‘bicho’ no diminutivo?
Espera-se que as crianças evidenciem que ‘remedinho’ recebe o diminutivo para ressaltar que isso seria algo bom para o animal que sofria, expressando uma ideia positiva e que ‘bichinho’ é uma forma carinhosa que mostra o carinho que alguém tem pelos animais.
Reforçando os aspectos semânticos dos usos dos aumentativos e diminutivos, pergunte:
- E se trocássemos no texto da letra da canção os aumentativos pelos diminutivos, os sentidos seriam os mesmos?
Espera-se que as crianças respondam que não, pois nessa etapa já devem ter sido trabalhados os aspectos semânticos dos aumentativos e diminutivos. Para uma melhor retomada, questione:
Se a frase fosse “Eu então ia correndo um remedião preparar daí a pouco o bichão não sentia qualquer dor” a frase teria o mesmo sentido? ‘Remedião’ tem o mesmo sentido de ‘remedinho’? E bichinho e bichão possuem os mesmos significados?
É provável que as crianças digam que o aumentativo de remédio pode trazer uma ideia negativa da substância ou que isso estaria relacionado ao tamanho do remédio. Por outro lado, é esperado que as crianças expressem que o aumentativo ‘bichão’ dá a ideia de que o bicho é mau.
Corrija ou confirme as hipóteses dos/as estudantes e ressalte que a forma ‘remedião’ não costuma ser vista com frequência na Língua Portuguesa, pois se por um lado, o uso de ‘remedinho’ é realizado para tornar a experiência mais agradável, se usássemos com frequência a forma ‘remedião’, uma pessoa doente jamais utilizaria um remédio tão grande.
Recolha a atividade para uma correção mais minuciosa; caso note que algum/a estudante apresentou muita dificuldade na segmentação das palavras, o/a acompanhe de forma mais presente no momento do desenvolvimento.
Materiais complementares:
Compositores: MARQUES, Joel. XORÓRÓ. Guardiã dos animais. In: Sábado à noite. Universal Music Brasil, 1992. Letra disponível em: https://www.vagalume.com.br/sandy-junior/guardia-dos-animais.html. Acesso em 02 de dezembro de 2018.
Guardiã dos animais. 2011. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=qCU1NozH8vM>. Acesso em: 04 dez 2018.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORAEssa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF).