Plano de Aula

Plano de aula: Jogo com aumentativos e diminutivos

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Encolhendo e aumentando palavras

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é compreender os conceitos de aumentativo e diminutivo e do modo como são construídos lexicalmente, considerando também os sentidos pejorativos e afetivos que o acréscimo dos sufixos pode sugerir.

Materiais necessários: Quadro; giz/pincel; letra de canção para trabalhar aumentativos e diminutivos (Compositores: MARQUES, Joel. XORÓRÓ. Guardiã dos animais in Sábado à noite. Universal Music Brasil, 1992. Letra disponível em: <https://www.vagalume.com.br/sandy-junior/guardia-dos-animais.html>. Acesso em 02 dez 2018.); Áudio da canção (Guardiã dos animais. 2011. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=qCU1NozH8vM>. Acesso em: 04 dez 2018); acesso à internet para passar o áudio da canção e atividade para o desenvolvimento.

Dificuldades antecipadas: Dificuldades de compreender os conceitos de aumentativo e diminutivo e troca dos sufixos utilizados nos dois casos (-ão por -zão e virce-versa e -inho por -zinho e virce-versa). Dificuldade de compreender os sentidos de palavras no aumentativo e diminutivo quando essas estruturas estabelecem sentidos pejorativos e afetivos.

Referências sobre o assunto:

ARMELIN, Paula Roberta Gabbai. Sobre a interação entre as marcas de diminutivo e aumentativo no português brasileiro. ReVEL edição especial n. 5, 2011. Disponível em: <http://www.revel.inf.br/files/artigos/revel_esp_5_sobre_a_interacao_entre_as_marcas_de_diminutivo.pdf>. Acesso em: 25 nov 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 01 minuto

Orientações:

  • Projete ou leia o tema da aula para a turma.
  • Evidencie que na aula proposta aqui, o trabalho com os diferente graus será feito por meio de um jogo, dizendo: “Na aula de hoje trabalharemos os aumentativos e diminutivos por meio de um jogo que será realizado em duplas. Uma dupla desafiará a outra.”.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA