Atividade para imprimir - Jogo do Boneco
Jogo do Boneco
Plano de Aula
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Encolhendo e aumentando palavras
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é compreender os conceitos de aumentativo e diminutivo e do modo como são construídos lexicalmente, considerando também os sentidos pejorativos e afetivos que o acréscimo dos sufixos pode sugerir.
Materiais necessários: Quadro; giz/pincel; letra de canção para trabalhar aumentativos e diminutivos (Compositores: MARQUES, Joel. XORÓRÓ. Guardiã dos animais in Sábado à noite. Universal Music Brasil, 1992. Letra disponível em: <https://www.vagalume.com.br/sandy-junior/guardia-dos-animais.html>. Acesso em 02 dez 2018.); Áudio da canção (Guardiã dos animais. 2011. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=qCU1NozH8vM>. Acesso em: 04 dez 2018); acesso à internet para passar o áudio da canção e atividade para o desenvolvimento.
Dificuldades antecipadas: Dificuldades de compreender os conceitos de aumentativo e diminutivo e troca dos sufixos utilizados nos dois casos (-ão por -zão e virce-versa e -inho por -zinho e virce-versa). Dificuldade de compreender os sentidos de palavras no aumentativo e diminutivo quando essas estruturas estabelecem sentidos pejorativos e afetivos.
Referências sobre o assunto:
ARMELIN, Paula Roberta Gabbai. Sobre a interação entre as marcas de diminutivo e aumentativo no português brasileiro. ReVEL edição especial n. 5, 2011. Disponível em: <http://www.revel.inf.br/files/artigos/revel_esp_5_sobre_a_interacao_entre_as_marcas_de_diminutivo.pdf>. Acesso em: 25 nov 2018.
Tempo sugerido: 01 minuto
Orientações:
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações:
Orientações:
Materiais complementares:
Compositores: MARQUES, Joel. XORÓRÓ. Guardiã dos animais. In: Sábado à noite. Universal Music Brasil, 1992. Letra disponível em: https://www.vagalume.com.br/sandy-junior/guardia-dos-animais.html. Acesso em 02 de dezembro de 2018.
Guardiã dos animais. 2011. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=qCU1NozH8vM>. Acesso em: 04 dez 2018.
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
Materiais complementares: atividade..
Tempo sugerido: 07 minutos
Orientações:
Materiais complementares: Atividade.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
(Este é o terceiro de um conjunto de três planos, com a finalidade compreender os conceitos de aumentativo e diminutivo e do modo como são construídos lexicalmente, considerando também os sentidos pejorativos e afetivos que o acréscimo dos sufixos pode sugerir.)
Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp para envio das orientações e devolutivas;
Textos do plano, disponíveis aqui;
Canais para videochamada ou compartilhamento de tela, como Google Meet ou Hangouts;
Padlet (tutorial disponível aqui) ou Google Apresentações.
* Sites sugeridos para este plano adaptado:
Jogo da Forca: Aumentativo e Diminutivo, disponível aqui;
Música: Guardiã dos animais, disponível aqui;
Jogo de tiro ao alvo, disponível aqui.
Introdução
Explique, pelo WhatsApp, que nesta aula serão trabalhados aumentativo e diminutivo por meio de um jogo disputado em duplas. Cada dupla se desafiará contando a pontuação (score) e o tempo utilizado para o jogo. Encaminhe o Jogo da Forca: Aumentativo e Diminutivo, disponível aqui, e explique que são, no total, 10 palavras. Caso demorem muito para acertar tudo na primeira jogada, pode incentivá-los a jogar mais de uma vez, combinando com a dupla a ser desafiada a quantidade de jogadas.
Desenvolvimento
Agende o encontro desta aula e converse sobre os resultados e o que acharam do jogo, fazendo algumas intervenções e reflexões acerca do tema da aula. Compartilhamento sua tela no mural do Padlet com as três primeiras estrofes da canção ‘Guardiã dos animais’, cantada pela dupla Sandy & Junior:
Eu sonhei que tinha o dom
De ouvir a voz dos animais
E que nenhum _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ sofreria mais
Era só falar pra mim
Onde estava lhe doendo
Eu então ia correndo
Um _ _ _ _ _ _ _ _ _ preparar
Dali a pouco o _ _ _ _ _ _ _ _
Não sentia qualquer dor
E como recompensa eu ganhava o seu amor
Explique que há três palavras que não foram escritas e que deverão adivinhá-las por meio de um jogo de dicas (como, por exemplo, ‘palavra no diminutivo’, ‘já vimos palavras com esse final em aulas anteriores’ etc), similar ao jogo da forca. Leiam juntos as estrofes para auxiliar na descoberta das palavras e peça que cada um diga uma letra para que o professor registre até descobrirem todas elas. Ao final, mostre o vídeo da canção completa (disponível aqui) ou apenas uma parte; se preferir, encaminhe para que assistam em casa. Veja na introdução do plano algumas orientações relacionadas aos aspectos semânticos dos usos de aumentativos e diminutivos na canção que podem ser utilizadas na atividade coletiva. Solicite que criem oralmente frases com as palavras destacadas da canção, no diminutivo ou no aumentativo.
Fechamento
Como fechamento da aula, sugira a produção de uma frase utilizando um aumentativo ou um diminutivo do jogo, com registro no caderno, incluindo a construção de listas das palavras que apareceram na forca com a devida classificação (aumentativo e diminutivo). Acompanhe as produções por videochamada ou áudio.
Convite às famílias
Divirta-se com seu filho com o jogo de tiro ao alvo, descobrindo o aumentativo, o diminutivo e a origem da palavra. O jogo é dividido em quatro níveis de dificuldade, ficando mais difícil conforme avançamos.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Ingrid Ramalho
Mentor: Gislaine Magnabosco
Especialista: Tânia Rios
Título da aula: Jogo com aumentativos e diminutivos
Finalidade da aula: Espera-se que as crianças, ao produzirem dicas de um jogo para os/as colegas, trabalhem os sufixos, os aspectos semânticos e as intencionalidades do uso de aumentativos e diminutivos.
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Morfologia
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: (EF02LP11) Formar o aumentativo e o diminutivo de palavras com os sufixos -ão e -inho/-zinho
Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é compreender os conceitos de aumentativo e diminutivo e do modo como são construídos lexicalmente, considerando também os sentidos pejorativos e afetivos que o acréscimo dos sufixos pode sugerir.
Materiais necessários: Quadro; giz/pincel; letra de canção para trabalhar aumentativos e diminutivos (Compositores: MARQUES, Joel. XORÓRÓ. Guardiã dos animais in Sábado à noite. Universal Music Brasil, 1992. Letra disponível em: <https://www.vagalume.com.br/sandy-junior/guardia-dos-animais.html>. Acesso em 02 dez 2018.); Áudio da canção (Guardiã dos animais. 2011. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=qCU1NozH8vM>. Acesso em: 04 dez 2018); acesso à internet para passar o áudio da canção e atividade para o desenvolvimento.
Dificuldades antecipadas: Dificuldades de compreender os conceitos de aumentativo e diminutivo e troca dos sufixos utilizados nos dois casos (-ão por -zão e virce-versa e -inho por -zinho e virce-versa). Dificuldade de compreender os sentidos de palavras no aumentativo e diminutivo quando essas estruturas estabelecem sentidos pejorativos e afetivos.
Referências sobre o assunto:
ARMELIN, Paula Roberta Gabbai. Sobre a interação entre as marcas de diminutivo e aumentativo no português brasileiro. ReVEL edição especial n. 5, 2011. Disponível em: <http://www.revel.inf.br/files/artigos/revel_esp_5_sobre_a_interacao_entre_as_marcas_de_diminutivo.pdf>. Acesso em: 25 nov 2018.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: