15671
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Como se estabelece a regência verbal com o uso das preposições nesse conto?

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre Como se estabelece a regência verbal com o uso das preposições nesse conto?

Plano 02 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Gabriella Flores Severo Fonseca

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é compreender como é feita a regência verbal (com o uso das preposições) em construções variadas de um texto do gênero conto.

Materiais necessários: Datashow; computador; conto impresso.

Dificuldades antecipadas: os alunos poderão ter dificuldade em perceber as relações de regência e o uso das preposições.

Referências sobre o assunto:

BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuuesa. Rio de Janeiro : Nova Fronteira, 2009.

MARCUSCHI, L. A. Gêneros Textuais: definição e funcionalidade. In: Dionísio, Ângela Paiva, Machado, Anna Raquel, Bezerra, M. Auxiliadora. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002. p. 19-36

SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michèle. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: ROJO, Roxane. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.

SILVA, Silvana. Enunciação e sintaxe: uma abordagem das preposições em português. Dissertação de Mestrado em teorias do texto e do discurso. Programa de Pós-Graduação em Letras - Estudos da Linguagem. UFRS: Porto Alegre, 2015. 182 f. Disponível em: <https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/5317/000468523.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 7 nov. 2018.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A Caracterização de categorias de texto: tipos, gêneros e espécies. Alfa, São Paulo, v.51, n.1, p. 39-79. 2007. Disponível em: http://seer.fclar.unesp.br/alfa/article/view/1426/1127. Acesso em: 4 jul. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Pergunte aos alunos: Vocês sabem o que são preposições e para que são utilizadas? Vocês sabiam que elas servem para relacionar palavras em uma oração.

Observação: O intuito é que os alunos percebam o funcionamento das preposições.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Antes de ler o texto, pergunte aos alunos: Vocês conhecem o conto “Chapeuzinho vermelho”?
  • Indague também: você sabe o que caracteriza um conto de fadas? Espera-se que os alunos respondam que se trata de uma história curta, que apresenta um mundo encantado.
  • Indique que observem a imagem que está no slide e pergunte: o que pode ser observado nessa ilustração?

Observação: Converse com os alunos rapidamente sobre o gênero conto de fadas ser um conto de teor fantástico, não necessariamente precisar ter a presença da fada mas sim a presença do maravilhoso (estranhamento) e a respeito do ensinamento moral impresso nesse conto.

A partir disso, poderia perguntar aos alunos:

4. Que elemento maravilhoso (Ou estranhamento) há nesse conto?

Observação: Pode-se explorar rapidamente que elementos maravilhosos há em outros contos de fadas para os alunos perceberem melhor essa característica peculiar deste gênero.

Materiais complementares: datashow e computador.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Leia o texto com a turma.
  • Solicite que os alunos atentem-se para as lacunas em branco do texto.
  • Divida a turma em 5 equipes.
  • Distribua o conto completo para cada equipe (é importante que o texto esteja em letra grande).
  • Indique que os alunos preencham essas lacunas com preposições ou locuções prepositivas que possam realizar a regência desses verbos de acordo com a norma-padrão. Observe a relação de sentido que há entre o verbo e a palavra a seguir para descobrir sua transitividade, e saber qual a preposição adequada (distribua as preposições faltantes em letras grandes e com fita dupla face atrás para colar no papel).
  • Apresente o primeiro exemplo: “costurou para”.
  • Peça que as equipes discutam entre si para preencher da melhor maneira o texto.

Materiais complementares: texto impresso em letras grandes, preposições em letras grandes, caneta, papel. Disponível aqui

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Leia o texto com a turma.
  • Solicite que os alunos atentem-se para as lacunas em branco do texto.
  • Divida a turma em 5 equipes.
  • Distribua o conto completo para cada equipe (é importante que o texto esteja em letra grande).
  • Indique que os alunos preencham essas lacunas com preposições ou locuções prepositivas que possam realizar a regência correta desses verbos. (distribua as preposições faltantes em letras grandes e com fita dupla face atrás para colar no papel).
  • Apresente o primeiro exemplo: “costurou para”.
  • Peça que as equipes discutam entre si para preencher da melhor maneira o texto.

Observação: Os alunos poderão ter dificuldade para preencher todas as lacunas corretamente.

Materiais complementares: texto impresso em letras grandes, preposições em letras grandes, caneta, papel. Disponível aqui

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Leia o texto com a turma.
  • Solicite que os alunos atentem-se para as lacunas em branco do texto.
  • Divida a turma em 5 equipes.
  • Distribua o conto completo para cada equipe (é importante que o texto esteja em letra grande).
  • Indique que os alunos preencham essas lacunas com preposições ou locuções prepositivas que possam realizar a regência correta desses verbos. (distribua as preposições faltantes em letras grandes e com fita dupla face atrás para colar no papel).
  • Apresente o primeiro exemplo: “costurou para”.
  • Peça que as equipes discutam entre si para preencher da melhor maneira o texto.

Observação: Os alunos poderão ter dificuldade para preencher todas as lacunas corretamente.

Materiais complementares: texto impresso em letras grandes, preposições em letras grandes, caneta, papel. Disponível aqui

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Leia o texto com a turma.
  • Solicite que os alunos atentem-se para as lacunas em branco do texto.
  • Divida a turma em 5 equipes.
  • Distribua o conto completo para cada equipe (é importante que o texto esteja em letra grande).
  • Indique que os alunos preencham essas lacunas com preposições ou locuções prepositivas que possam realizar a regência correta desses verbos. (distribua as preposições faltantes em letras grandes e com fita dupla face atrás para colar no papel).
  • Apresente o primeiro exemplo: “costurou para”.
  • Peça que as equipes discutam entre si para preencher da melhor maneira o texto.

Observação: Os alunos poderão ter dificuldade para preencher todas as lacunas corretamente.

Materiais complementares: texto impresso em letras grandes, preposições em letras grandes, caneta, papel. Disponível aqui

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Leia o texto com a turma.
  • Solicite que os alunos atentem-se para as lacunas em branco do texto.
  • Divida a turma em 5 equipes.
  • Distribua o conto completo para cada equipe (é importante que o texto esteja em letra grande).
  • Indique que os alunos preencham essas lacunas com preposições ou locuções prepositivas que possam realizar a regência correta desses verbos. (distribua as preposições faltantes em letras grandes e com fita dupla face atrás para colar no papel).
  • Apresente o primeiro exemplo: “costurou para”.
  • Peça que as equipes discutam entre si para preencher da melhor maneira o texto.

Observação: Os alunos poderão ter dificuldade para preencher todas as lacunas corretamente.

Materiais complementares: texto impresso em letras grandes, preposições em letras grandes, caneta, papel. Disponível aqui

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Leia o texto com a turma.
  • Solicite que os alunos atentem-se para as lacunas em branco do texto.
  • Divida a turma em 5 equipes.
  • Distribua o conto completo para cada equipe (é importante que o texto esteja em letra grande).
  • Indique que os alunos preencham essas lacunas com preposições ou locuções prepositivas que possam realizar a regência correta desses verbos. (distribua as preposições faltantes em letras grandes e com fita dupla face atrás para colar no papel).
  • Apresente o primeiro exemplo: “costurou para”.
  • Peça que as equipes discutam entre si para preencher da melhor maneira o texto.

Observação: Os alunos poderão ter dificuldade para preencher todas as lacunas corretamente.

Materiais complementares: texto impresso em letras grandes, preposições em letras grandes, caneta, papel. Disponível aqui

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Leia o texto com a turma.
  • Solicite que os alunos atentem-se para as lacunas em branco do texto.
  • Divida a turma em 5 equipes.
  • Distribua o conto completo para cada equipe (é importante que o texto esteja em letra grande).
  • Indique que os alunos preencham essas lacunas com preposições ou locuções prepositivas que possam realizar a regência correta desses verbos. (distribua as preposições faltantes em letras grandes e com fita dupla face atrás para colar no papel).
  • Apresente o primeiro exemplo: “costurou para”.
  • Peça que as equipes discutam entre si para preencher da melhor maneira o texto.

Observação: Os alunos poderão ter dificuldade para preencher todas as lacunas corretamente.

Materiais complementares: texto impresso em letras grandes, preposições em letras grandes, caneta, papel. Disponível aqui

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Solicite que cada grupo apresente seu texto preenchido.
  • Peça que os grupos comparem entre si os textos.
  • Apresente a resolução dessa atividade disponível aqui
  • Em seguida, lance a pergunta: Qual a importância das preposições para a relação entre termos? Espera-se aqui que os alunos respondam que sem as preposições o sentido das frases fica prejudicado e que as preposições podem mudar o sentido dos verbos que acompanham.

Materiais complementares: Resolução de atividade disponível aqui

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é compreender como é feita a regência verbal (com o uso das preposições) em construções variadas de um texto do gênero conto.

Materiais necessários: Datashow; computador; conto impresso.

Dificuldades antecipadas: os alunos poderão ter dificuldade em perceber as relações de regência e o uso das preposições.

Referências sobre o assunto:

BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuuesa. Rio de Janeiro : Nova Fronteira, 2009.

MARCUSCHI, L. A. Gêneros Textuais: definição e funcionalidade. In: Dionísio, Ângela Paiva, Machado, Anna Raquel, Bezerra, M. Auxiliadora. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002. p. 19-36

SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michèle. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: ROJO, Roxane. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.

SILVA, Silvana. Enunciação e sintaxe: uma abordagem das preposições em português. Dissertação de Mestrado em teorias do texto e do discurso. Programa de Pós-Graduação em Letras - Estudos da Linguagem. UFRS: Porto Alegre, 2015. 182 f. Disponível em: <https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/5317/000468523.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 7 nov. 2018.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A Caracterização de categorias de texto: tipos, gêneros e espécies. Alfa, São Paulo, v.51, n.1, p. 39-79. 2007. Disponível em: http://seer.fclar.unesp.br/alfa/article/view/1426/1127. Acesso em: 4 jul. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Pergunte aos alunos: Vocês sabem o que são preposições e para que são utilizadas? Vocês sabiam que elas servem para relacionar palavras em uma oração.

Observação: O intuito é que os alunos percebam o funcionamento das preposições.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Antes de ler o texto, pergunte aos alunos: Vocês conhecem o conto “Chapeuzinho vermelho”?
  • Indague também: você sabe o que caracteriza um conto de fadas? Espera-se que os alunos respondam que se trata de uma história curta, que apresenta um mundo encantado.
  • Indique que observem a imagem que está no slide e pergunte: o que pode ser observado nessa ilustração?

Observação: Converse com os alunos rapidamente sobre o gênero conto de fadas ser um conto de teor fantástico, não necessariamente precisar ter a presença da fada mas sim a presença do maravilhoso (estranhamento) e a respeito do ensinamento moral impresso nesse conto.

A partir disso, poderia perguntar aos alunos:

4. Que elemento maravilhoso (Ou estranhamento) há nesse conto?

Observação: Pode-se explorar rapidamente que elementos maravilhosos há em outros contos de fadas para os alunos perceberem melhor essa característica peculiar deste gênero.

Materiais complementares: datashow e computador.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Leia o texto com a turma.
  • Solicite que os alunos atentem-se para as lacunas em branco do texto.
  • Divida a turma em 5 equipes.
  • Distribua o conto completo para cada equipe (é importante que o texto esteja em letra grande).
  • Indique que os alunos preencham essas lacunas com preposições ou locuções prepositivas que possam realizar a regência desses verbos de acordo com a norma-padrão. Observe a relação de sentido que há entre o verbo e a palavra a seguir para descobrir sua transitividade, e saber qual a preposição adequada (distribua as preposições faltantes em letras grandes e com fita dupla face atrás para colar no papel).
  • Apresente o primeiro exemplo: “costurou para”.
  • Peça que as equipes discutam entre si para preencher da melhor maneira o texto.

Materiais complementares: texto impresso em letras grandes, preposições em letras grandes, caneta, papel. Disponível aqui

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Leia o texto com a turma.
  • Solicite que os alunos atentem-se para as lacunas em branco do texto.
  • Divida a turma em 5 equipes.
  • Distribua o conto completo para cada equipe (é importante que o texto esteja em letra grande).
  • Indique que os alunos preencham essas lacunas com preposições ou locuções prepositivas que possam realizar a regência correta desses verbos. (distribua as preposições faltantes em letras grandes e com fita dupla face atrás para colar no papel).
  • Apresente o primeiro exemplo: “costurou para”.
  • Peça que as equipes discutam entre si para preencher da melhor maneira o texto.

Observação: Os alunos poderão ter dificuldade para preencher todas as lacunas corretamente.

Materiais complementares: texto impresso em letras grandes, preposições em letras grandes, caneta, papel. Disponível aqui

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Leia o texto com a turma.
  • Solicite que os alunos atentem-se para as lacunas em branco do texto.
  • Divida a turma em 5 equipes.
  • Distribua o conto completo para cada equipe (é importante que o texto esteja em letra grande).
  • Indique que os alunos preencham essas lacunas com preposições ou locuções prepositivas que possam realizar a regência correta desses verbos. (distribua as preposições faltantes em letras grandes e com fita dupla face atrás para colar no papel).
  • Apresente o primeiro exemplo: “costurou para”.
  • Peça que as equipes discutam entre si para preencher da melhor maneira o texto.

Observação: Os alunos poderão ter dificuldade para preencher todas as lacunas corretamente.

Materiais complementares: texto impresso em letras grandes, preposições em letras grandes, caneta, papel. Disponível aqui

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Leia o texto com a turma.
  • Solicite que os alunos atentem-se para as lacunas em branco do texto.
  • Divida a turma em 5 equipes.
  • Distribua o conto completo para cada equipe (é importante que o texto esteja em letra grande).
  • Indique que os alunos preencham essas lacunas com preposições ou locuções prepositivas que possam realizar a regência correta desses verbos. (distribua as preposições faltantes em letras grandes e com fita dupla face atrás para colar no papel).
  • Apresente o primeiro exemplo: “costurou para”.
  • Peça que as equipes discutam entre si para preencher da melhor maneira o texto.

Observação: Os alunos poderão ter dificuldade para preencher todas as lacunas corretamente.

Materiais complementares: texto impresso em letras grandes, preposições em letras grandes, caneta, papel. Disponível aqui

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Leia o texto com a turma.
  • Solicite que os alunos atentem-se para as lacunas em branco do texto.
  • Divida a turma em 5 equipes.
  • Distribua o conto completo para cada equipe (é importante que o texto esteja em letra grande).
  • Indique que os alunos preencham essas lacunas com preposições ou locuções prepositivas que possam realizar a regência correta desses verbos. (distribua as preposições faltantes em letras grandes e com fita dupla face atrás para colar no papel).
  • Apresente o primeiro exemplo: “costurou para”.
  • Peça que as equipes discutam entre si para preencher da melhor maneira o texto.

Observação: Os alunos poderão ter dificuldade para preencher todas as lacunas corretamente.

Materiais complementares: texto impresso em letras grandes, preposições em letras grandes, caneta, papel. Disponível aqui

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Leia o texto com a turma.
  • Solicite que os alunos atentem-se para as lacunas em branco do texto.
  • Divida a turma em 5 equipes.
  • Distribua o conto completo para cada equipe (é importante que o texto esteja em letra grande).
  • Indique que os alunos preencham essas lacunas com preposições ou locuções prepositivas que possam realizar a regência correta desses verbos. (distribua as preposições faltantes em letras grandes e com fita dupla face atrás para colar no papel).
  • Apresente o primeiro exemplo: “costurou para”.
  • Peça que as equipes discutam entre si para preencher da melhor maneira o texto.

Observação: Os alunos poderão ter dificuldade para preencher todas as lacunas corretamente.

Materiais complementares: texto impresso em letras grandes, preposições em letras grandes, caneta, papel. Disponível aqui

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Leia o texto com a turma.
  • Solicite que os alunos atentem-se para as lacunas em branco do texto.
  • Divida a turma em 5 equipes.
  • Distribua o conto completo para cada equipe (é importante que o texto esteja em letra grande).
  • Indique que os alunos preencham essas lacunas com preposições ou locuções prepositivas que possam realizar a regência correta desses verbos. (distribua as preposições faltantes em letras grandes e com fita dupla face atrás para colar no papel).
  • Apresente o primeiro exemplo: “costurou para”.
  • Peça que as equipes discutam entre si para preencher da melhor maneira o texto.

Observação: Os alunos poderão ter dificuldade para preencher todas as lacunas corretamente.

Materiais complementares: texto impresso em letras grandes, preposições em letras grandes, caneta, papel. Disponível aqui

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Solicite que cada grupo apresente seu texto preenchido.
  • Peça que os grupos comparem entre si os textos.
  • Apresente a resolução dessa atividade disponível aqui
  • Em seguida, lance a pergunta: Qual a importância das preposições para a relação entre termos? Espera-se aqui que os alunos respondam que sem as preposições o sentido das frases fica prejudicado e que as preposições podem mudar o sentido dos verbos que acompanham.

Materiais complementares: Resolução de atividade disponível aqui

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08LP07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano