15656
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Evidenciando os marcadores temporais

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do EF sobre Evidenciando os marcadores temporais

Plano 03 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Geovana Achtschin Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é investigar o uso dos marcadores temporais.

Materiais necessários: Retroprojetor, atividade xerocopiada, caderno, estojo completo.

Dificuldades antecipadas: Usar palavras ou expressões que indiquem tempo e evitar repetições.

Referências sobre o assunto: SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade IV – Você sabia? – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 56p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf . Acesso em 02 de dezembro de 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: converse com a classe sobre a aula do dia. Ela traz a proposta de reescrita de um conto com foco nos marcadores temporais.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Entregue aos aprendizes o texto em folha xerocopiada.
  • Leia o texto para a classe e peça para que acompanhem pela folha ou pelo slide. Lembra-se que o professor é sempre um referencial de leitor importante para o aluno.
  • Em seguida, oriente os aprendizes para que façam uma releitura do conto em busca de informações sobre a passagem do tempo. Oriente-os a pintarem com lápis de cor amarelo os marcadores temporais (advérbios de tempo) e de lápis de cor laranja os tempos verbais.

Materiais complementares: clique aqui para impressão do texto e aqui para resolução do mesmo.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Entregue aos aprendizes o texto em folha xerocopiada.
  • Leia o slide para a classe e peça para que acompanhem pela folha ou slide.
  • Em seguida, oriente os aprendizes para que façam uma releitura do conto em busca de informações sobre a passagem do tempo. Oriente-os a pintarem com lápis de cor amarelo os marcadores temporais (advérbios de tempo) e de lápis de cor laranja os tempos verbais.

Materiais complementares: clique aqui para impressão do texto e aqui para resolução do mesmo.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 29 minutos

Orientações:

  • Inicialmente, retome com os aprendizes que os advérbios podem alterar um verbo e adjetivo, dando um sentido a uma frase/situação. Os mesmos ainda indicam o tempo da frase, chamados de advérbios de tempo. Estes informam quando um ato aconteceu, bem como a sua duração e até mesmo a frequência. Em outras palavras, esta classificação indica o tempo da situação. Exemplifique para a classe alguns dos advérbios de tempo, como: Ontem - Hoje - Amanhã - Depois - Sempre - Já - Imediatamente - Antigamente - Antes - Nunca - Tarde - Cedo - Breve - Constantemente - Outrora - Enquanto isso. - Incite que os aprendizes evoquem da memória e digam em voz alta os advérbios que recordam.

Diga: “Observe alguns advérbios em frases utilizadas por nós em nossa rotina diária; Ela foi hoje cedo ao médico; Saia daqui já! Eu sempre vou te amar; Antigamente, as coisas eram diferentes; Depois eu te conto; Ontem eu comi lasanha; Em breve o filme irá estrear.

  • Leia o enunciado do slide para a classe e exemplifique verbalmente como deverão realizar a mesma.
  • Oriente os aprendizes a, inicialmente indicarem juntamente ao título, qual é o tempo verbal que estarão se referindo,como:

Garrincha - Tempo Presente e, posteriormente, Garrincha - Tempo Futuro

  • Em seguida, oriente-os a reescreverem o conto se atentando aos tempos verbais que foram destacados para que estejam corretamente nos tempos indicados - presente e futuro.
  • Dê exemplos,como:

“Quando o juiz apitou, encerrando a partida no campinho de subúrbio, aconteceu o grande espetáculo.” “Como ficará este trecho no tempo presente?”

“ Quando o juiz apita, encerrando a partida no campinho de subúrbio, acontece o grande espetáculo.”

Obs.: Os aprendizes também poderão escrever “encerrando” como “encerra”.- Quando o juiz apita, encerra a partida no campinho de subúrbio, acontece o grande espetáculo. As duas formas são aceitáveis.
6. Peça para que a classe copie no caderno o enunciado da atividade e iniciem a mesma.

Materiais complementares: para resolução da reescrita clique aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Converse com a classe sobre a prática da escrita. Ela exige exercício e dedicação. Portanto, logo que os alunos forem terminando suas reescritas, deverão fazer uma releitura, conferindo se há coerência no texto e se os tempos verbais estão empregados adequadamente, além de observarem também o emprego dos marcadores temporais trabalhados. Feito isso, deverão trocá-los com um colega e repetirem o mesmo processo. Você pode indicar ou não entre quais alunos deverão ocorrer as trocas dos textos.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é investigar o uso dos marcadores temporais.

Materiais necessários: Retroprojetor, atividade xerocopiada, caderno, estojo completo.

Dificuldades antecipadas: Usar palavras ou expressões que indiquem tempo e evitar repetições.

Referências sobre o assunto: SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade IV – Você sabia? – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 56p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf . Acesso em 02 de dezembro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: converse com a classe sobre a aula do dia. Ela traz a proposta de reescrita de um conto com foco nos marcadores temporais.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Entregue aos aprendizes o texto em folha xerocopiada.
  • Leia o texto para a classe e peça para que acompanhem pela folha ou pelo slide. Lembra-se que o professor é sempre um referencial de leitor importante para o aluno.
  • Em seguida, oriente os aprendizes para que façam uma releitura do conto em busca de informações sobre a passagem do tempo. Oriente-os a pintarem com lápis de cor amarelo os marcadores temporais (advérbios de tempo) e de lápis de cor laranja os tempos verbais.

Materiais complementares: clique aqui para impressão do texto e aqui para resolução do mesmo.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Entregue aos aprendizes o texto em folha xerocopiada.
  • Leia o slide para a classe e peça para que acompanhem pela folha ou slide.
  • Em seguida, oriente os aprendizes para que façam uma releitura do conto em busca de informações sobre a passagem do tempo. Oriente-os a pintarem com lápis de cor amarelo os marcadores temporais (advérbios de tempo) e de lápis de cor laranja os tempos verbais.

Materiais complementares: clique aqui para impressão do texto e aqui para resolução do mesmo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 29 minutos

Orientações:

  • Inicialmente, retome com os aprendizes que os advérbios podem alterar um verbo e adjetivo, dando um sentido a uma frase/situação. Os mesmos ainda indicam o tempo da frase, chamados de advérbios de tempo. Estes informam quando um ato aconteceu, bem como a sua duração e até mesmo a frequência. Em outras palavras, esta classificação indica o tempo da situação. Exemplifique para a classe alguns dos advérbios de tempo, como: Ontem - Hoje - Amanhã - Depois - Sempre - Já - Imediatamente - Antigamente - Antes - Nunca - Tarde - Cedo - Breve - Constantemente - Outrora - Enquanto isso. - Incite que os aprendizes evoquem da memória e digam em voz alta os advérbios que recordam.

Diga: “Observe alguns advérbios em frases utilizadas por nós em nossa rotina diária; Ela foi hoje cedo ao médico; Saia daqui já! Eu sempre vou te amar; Antigamente, as coisas eram diferentes; Depois eu te conto; Ontem eu comi lasanha; Em breve o filme irá estrear.

  • Leia o enunciado do slide para a classe e exemplifique verbalmente como deverão realizar a mesma.
  • Oriente os aprendizes a, inicialmente indicarem juntamente ao título, qual é o tempo verbal que estarão se referindo,como:

Garrincha - Tempo Presente e, posteriormente, Garrincha - Tempo Futuro

  • Em seguida, oriente-os a reescreverem o conto se atentando aos tempos verbais que foram destacados para que estejam corretamente nos tempos indicados - presente e futuro.
  • Dê exemplos,como:

“Quando o juiz apitou, encerrando a partida no campinho de subúrbio, aconteceu o grande espetáculo.” “Como ficará este trecho no tempo presente?”

“ Quando o juiz apita, encerrando a partida no campinho de subúrbio, acontece o grande espetáculo.”

Obs.: Os aprendizes também poderão escrever “encerrando” como “encerra”.- Quando o juiz apita, encerra a partida no campinho de subúrbio, acontece o grande espetáculo. As duas formas são aceitáveis.
6. Peça para que a classe copie no caderno o enunciado da atividade e iniciem a mesma.

Materiais complementares: para resolução da reescrita clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Converse com a classe sobre a prática da escrita. Ela exige exercício e dedicação. Portanto, logo que os alunos forem terminando suas reescritas, deverão fazer uma releitura, conferindo se há coerência no texto e se os tempos verbais estão empregados adequadamente, além de observarem também o emprego dos marcadores temporais trabalhados. Feito isso, deverão trocá-los com um colega e repetirem o mesmo processo. Você pode indicar ou não entre quais alunos deverão ocorrer as trocas dos textos.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 5º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05LP27 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano