Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é investigar o uso dos marcadores temporais.
Materiais necessários: Retroprojetor, atividade xerocopiada, caderno, estojo completo.
Dificuldades antecipadas: Usar palavras ou expressões que indiquem tempo e evitar repetições.
Referências sobre o assunto: SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade IV – Você sabia? – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 56p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf . Acesso em 02 de dezembro de 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: converse com a classe sobre a aula do dia. Ela traz a proposta de reescrita de um conto com foco nos marcadores temporais.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Entregue aos aprendizes o texto em folha xerocopiada.
- Leia o texto para a classe e peça para que acompanhem pela folha ou pelo slide. Lembra-se que o professor é sempre um referencial de leitor importante para o aluno.
- Em seguida, oriente os aprendizes para que façam uma releitura do conto em busca de informações sobre a passagem do tempo. Oriente-os a pintarem com lápis de cor amarelo os marcadores temporais (advérbios de tempo) e de lápis de cor laranja os tempos verbais.
Materiais complementares: clique aqui para impressão do texto e aqui para resolução do mesmo.
Introdução
Orientações:
- Entregue aos aprendizes o texto em folha xerocopiada.
- Leia o slide para a classe e peça para que acompanhem pela folha ou slide.
- Em seguida, oriente os aprendizes para que façam uma releitura do conto em busca de informações sobre a passagem do tempo. Oriente-os a pintarem com lápis de cor amarelo os marcadores temporais (advérbios de tempo) e de lápis de cor laranja os tempos verbais.
Materiais complementares: clique aqui para impressão do texto e aqui para resolução do mesmo.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 29 minutos
Orientações:
- Inicialmente, retome com os aprendizes que os advérbios podem alterar um verbo e adjetivo, dando um sentido a uma frase/situação. Os mesmos ainda indicam o tempo da frase, chamados de advérbios de tempo. Estes informam quando um ato aconteceu, bem como a sua duração e até mesmo a frequência. Em outras palavras, esta classificação indica o tempo da situação. Exemplifique para a classe alguns dos advérbios de tempo, como: Ontem - Hoje - Amanhã - Depois - Sempre - Já - Imediatamente - Antigamente - Antes - Nunca - Tarde - Cedo - Breve - Constantemente - Outrora - Enquanto isso. - Incite que os aprendizes evoquem da memória e digam em voz alta os advérbios que recordam.
Diga: “Observe alguns advérbios em frases utilizadas por nós em nossa rotina diária; Ela foi hoje cedo ao médico; Saia daqui já! Eu sempre vou te amar; Antigamente, as coisas eram diferentes; Depois eu te conto; Ontem eu comi lasanha; Em breve o filme irá estrear.
- Leia o enunciado do slide para a classe e exemplifique verbalmente como deverão realizar a mesma.
- Oriente os aprendizes a, inicialmente indicarem juntamente ao título, qual é o tempo verbal que estarão se referindo,como:
Garrincha - Tempo Presente e, posteriormente, Garrincha - Tempo Futuro
- Em seguida, oriente-os a reescreverem o conto se atentando aos tempos verbais que foram destacados para que estejam corretamente nos tempos indicados - presente e futuro.
- Dê exemplos,como:
“Quando o juiz apitou, encerrando a partida no campinho de subúrbio, aconteceu o grande espetáculo.” “Como ficará este trecho no tempo presente?”
“ Quando o juiz apita, encerrando a partida no campinho de subúrbio, acontece o grande espetáculo.”
Obs.: Os aprendizes também poderão escrever “encerrando” como “encerra”.- Quando o juiz apita, encerra a partida no campinho de subúrbio, acontece o grande espetáculo. As duas formas são aceitáveis.
6. Peça para que a classe copie no caderno o enunciado da atividade e iniciem a mesma.
Materiais complementares: para resolução da reescrita clique aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Converse com a classe sobre a prática da escrita. Ela exige exercício e dedicação. Portanto, logo que os alunos forem terminando suas reescritas, deverão fazer uma releitura, conferindo se há coerência no texto e se os tempos verbais estão empregados adequadamente, além de observarem também o emprego dos marcadores temporais trabalhados. Feito isso, deverão trocá-los com um colega e repetirem o mesmo processo. Você pode indicar ou não entre quais alunos deverão ocorrer as trocas dos textos.