Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é investigar o uso dos marcadores temporais.
Materiais necessários: Retroprojetor, texto fatiado, caderno e quadro, papel pardo, marca texto, fita crepe ou durex.
Dificuldades antecipadas: Identificar e compreender a ordem dos acontecimentos.
Referências sobre o assunto: SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade IV – Você sabia? – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 56p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf Acesso em 06 de dezembro de 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Converse com os aprendizes sobre o tema da aula de hoje. Eles deverão identificar a ordem dos acontecimentos em uma história para depois organizá-la com coesão e coerência.
Introdução
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
- Para esta atividade trabalharemos com o conto “Medo - seria o medo nosso maior vilão?” de Alberto Grimm, que estará organizado em fragmentos e disponível nos materiais complementares. Os fragmentos deverão ser impressos, recortados e colocados dentro de um envelope. Os envelopes por sua vez, estarão com um sequência de 3 ou 4 parágrafos, nos quais, os aprendizes deverão descobrir a ordem cronológica dos mesmos e, posteriormente deverão, através deles, organizar todo o conto.
Sugestão: Se julgar necessário, você pode realizar as impressões em papel cartão.
- Organize a sala em 5 grupos.
- Entregue para cada grupo o “quebra-cabeça” dentro do envelope contendo o conto fatiado.
- Leia o slide para a classe e explique que eles organizarão cronologicamente a sequência dos parágrafos de um conto. Para isso, deverão primeiramente grifar os marcadores temporais existentes em cada fragmento e, inclusive, poderão consultar seus registros para isso.
- Caminhe pela sala enquanto os alunos grifam os marcadores e certifique-se da correção dos mesmos.
Materiais complementares: Para acessar o texto em fragmentos pronto para impressão, clique aqui e para a resolução do mesmo aqui.
Medo - seria o medo nosso maior vilão? GRIMM, alberto. Disponível em https://www.sitededicas.com.br/conto-reflexivo-medo.htm Acesso em 09 de dezembro de 2018.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 18 minutos
Orientações:
- Após identificarem as marcas temporais, oriente que cada grupo ordene os parágrafos dentro de uma sequência cronológica, e, como estratégia e organização, peça para que os aprendizes enumerem as partes do texto a lápis no momento de organizá-lo.
- Caminhe pela classe enquanto os aprendizes fazem suas suposições sobre como montar corretamente os textos.
- Fique atento às hipóteses criadas pela turma para que, no momento da correção oral, você faça as intervenções necessárias.
Fechamento
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
- Oriente os aprendizes que eles deverão descobrir qual é a ordem dos grupos para compor o conto sequencialmente, pois todo texto possui início, meio e fim. Pergunte: “Qual grupo será que está com o início do texto?”. O desafio é colocar todo o conto em ordem com a participação de cada equipe.
- Organize para que cada grupo pregue suas fatias no cartaz de forma ordenada e em seguida leia para a classe sua sequência de parágrafos. Instrua-os a buscarem no texto coesão e coerência observando os marcadores temporais grifados.
- Faça intervenções necessárias. Ao perceber, por exemplo, que algum grupo não ordenou corretamente um dos parágrafos entregues a eles, indague à classe se concordam com o que foi apresentado pelo grupo e qual sugestão eles darão para solucionar a ordem correta. Medeie o processo chamando a atenção dos aprendizes para as Marcas Temporais presentes no texto, como:
4. Conclua que as marcas temporais dentro do texto são importantes para a melhor compreensão do processo de construção do sentido do mesmo, e que o seu emprego inadequado ou uma interpretação inadequada de seu uso, pode constituir um problema tanto na produção quanto na recepção do texto.