15655
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Quebra-cabeça cronológico - Marcas Temporais

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do EF sobre Quebra-cabeça cronológico - Marcas Temporais

Plano 02 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Geovana Achtschin Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é investigar o uso dos marcadores temporais.

Materiais necessários: Retroprojetor, texto fatiado, caderno e quadro, papel pardo, marca texto, fita crepe ou durex.

Dificuldades antecipadas: Identificar e compreender a ordem dos acontecimentos.

Referências sobre o assunto: SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade IV – Você sabia? – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 56p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf Acesso em 06 de dezembro de 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Converse com os aprendizes sobre o tema da aula de hoje. Eles deverão identificar a ordem dos acontecimentos em uma história para depois organizá-la com coesão e coerência.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Para esta atividade trabalharemos com o conto “Medo - seria o medo nosso maior vilão?” de Alberto Grimm, que estará organizado em fragmentos e disponível nos materiais complementares. Os fragmentos deverão ser impressos, recortados e colocados dentro de um envelope. Os envelopes por sua vez, estarão com um sequência de 3 ou 4 parágrafos, nos quais, os aprendizes deverão descobrir a ordem cronológica dos mesmos e, posteriormente deverão, através deles, organizar todo o conto.

Sugestão: Se julgar necessário, você pode realizar as impressões em papel cartão.

  • Organize a sala em 5 grupos.
  • Entregue para cada grupo o “quebra-cabeça” dentro do envelope contendo o conto fatiado.
  • Leia o slide para a classe e explique que eles organizarão cronologicamente a sequência dos parágrafos de um conto. Para isso, deverão primeiramente grifar os marcadores temporais existentes em cada fragmento e, inclusive, poderão consultar seus registros para isso.
  • Caminhe pela sala enquanto os alunos grifam os marcadores e certifique-se da correção dos mesmos.

Materiais complementares: Para acessar o texto em fragmentos pronto para impressão, clique aqui e para a resolução do mesmo aqui.

Medo - seria o medo nosso maior vilão? GRIMM, alberto. Disponível em https://www.sitededicas.com.br/conto-reflexivo-medo.htm Acesso em 09 de dezembro de 2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientações:

  • Após identificarem as marcas temporais, oriente que cada grupo ordene os parágrafos dentro de uma sequência cronológica, e, como estratégia e organização, peça para que os aprendizes enumerem as partes do texto a lápis no momento de organizá-lo.
  • Caminhe pela classe enquanto os aprendizes fazem suas suposições sobre como montar corretamente os textos.
  • Fique atento às hipóteses criadas pela turma para que, no momento da correção oral, você faça as intervenções necessárias.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Oriente os aprendizes que eles deverão descobrir qual é a ordem dos grupos para compor o conto sequencialmente, pois todo texto possui início, meio e fim. Pergunte: “Qual grupo será que está com o início do texto?”. O desafio é colocar todo o conto em ordem com a participação de cada equipe.
  • Organize para que cada grupo pregue suas fatias no cartaz de forma ordenada e em seguida leia para a classe sua sequência de parágrafos. Instrua-os a buscarem no texto coesão e coerência observando os marcadores temporais grifados.
  • Faça intervenções necessárias. Ao perceber, por exemplo, que algum grupo não ordenou corretamente um dos parágrafos entregues a eles, indague à classe se concordam com o que foi apresentado pelo grupo e qual sugestão eles darão para solucionar a ordem correta. Medeie o processo chamando a atenção dos aprendizes para as Marcas Temporais presentes no texto, como:

4. Conclua que as marcas temporais dentro do texto são importantes para a melhor compreensão do processo de construção do sentido do mesmo, e que o seu emprego inadequado ou uma interpretação inadequada de seu uso, pode constituir um problema tanto na produção quanto na recepção do texto.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é investigar o uso dos marcadores temporais.

Materiais necessários: Retroprojetor, texto fatiado, caderno e quadro, papel pardo, marca texto, fita crepe ou durex.

Dificuldades antecipadas: Identificar e compreender a ordem dos acontecimentos.

Referências sobre o assunto: SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade IV – Você sabia? – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 56p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf Acesso em 06 de dezembro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Converse com os aprendizes sobre o tema da aula de hoje. Eles deverão identificar a ordem dos acontecimentos em uma história para depois organizá-la com coesão e coerência.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Para esta atividade trabalharemos com o conto “Medo - seria o medo nosso maior vilão?” de Alberto Grimm, que estará organizado em fragmentos e disponível nos materiais complementares. Os fragmentos deverão ser impressos, recortados e colocados dentro de um envelope. Os envelopes por sua vez, estarão com um sequência de 3 ou 4 parágrafos, nos quais, os aprendizes deverão descobrir a ordem cronológica dos mesmos e, posteriormente deverão, através deles, organizar todo o conto.

Sugestão: Se julgar necessário, você pode realizar as impressões em papel cartão.

  • Organize a sala em 5 grupos.
  • Entregue para cada grupo o “quebra-cabeça” dentro do envelope contendo o conto fatiado.
  • Leia o slide para a classe e explique que eles organizarão cronologicamente a sequência dos parágrafos de um conto. Para isso, deverão primeiramente grifar os marcadores temporais existentes em cada fragmento e, inclusive, poderão consultar seus registros para isso.
  • Caminhe pela sala enquanto os alunos grifam os marcadores e certifique-se da correção dos mesmos.

Materiais complementares: Para acessar o texto em fragmentos pronto para impressão, clique aqui e para a resolução do mesmo aqui.

Medo - seria o medo nosso maior vilão? GRIMM, alberto. Disponível em https://www.sitededicas.com.br/conto-reflexivo-medo.htm Acesso em 09 de dezembro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientações:

  • Após identificarem as marcas temporais, oriente que cada grupo ordene os parágrafos dentro de uma sequência cronológica, e, como estratégia e organização, peça para que os aprendizes enumerem as partes do texto a lápis no momento de organizá-lo.
  • Caminhe pela classe enquanto os aprendizes fazem suas suposições sobre como montar corretamente os textos.
  • Fique atento às hipóteses criadas pela turma para que, no momento da correção oral, você faça as intervenções necessárias.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Oriente os aprendizes que eles deverão descobrir qual é a ordem dos grupos para compor o conto sequencialmente, pois todo texto possui início, meio e fim. Pergunte: “Qual grupo será que está com o início do texto?”. O desafio é colocar todo o conto em ordem com a participação de cada equipe.
  • Organize para que cada grupo pregue suas fatias no cartaz de forma ordenada e em seguida leia para a classe sua sequência de parágrafos. Instrua-os a buscarem no texto coesão e coerência observando os marcadores temporais grifados.
  • Faça intervenções necessárias. Ao perceber, por exemplo, que algum grupo não ordenou corretamente um dos parágrafos entregues a eles, indague à classe se concordam com o que foi apresentado pelo grupo e qual sugestão eles darão para solucionar a ordem correta. Medeie o processo chamando a atenção dos aprendizes para as Marcas Temporais presentes no texto, como:

4. Conclua que as marcas temporais dentro do texto são importantes para a melhor compreensão do processo de construção do sentido do mesmo, e que o seu emprego inadequado ou uma interpretação inadequada de seu uso, pode constituir um problema tanto na produção quanto na recepção do texto.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 5º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05LP27 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano