15651
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Coesão e articuladores

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do EF sobre Coesão e articuladores

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Tânia Tavares Paulino

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para envio das propostas de atividades, orientações e devolutivas que possibilitem aos alunos a realização das tarefas com autonomia; 
Videoaula disponível aqui.

- Opcionais: ferramentas de chamada de vídeo, como WhatsApp, Google Meet ou Zoom.

Introdução
Oriente os alunos enviando pelo WhatsApp um áudio, vídeo ou mensagem de texto com a explicação da atividade. Inicie convidando-os a analisar um texto que está com manchas cobrindo algumas palavras, e eles precisam desvendar as palavras para entender a mensagem. Envie o texto "O que é um segredo?", proposto no slide da Introdução do plano de aula, e solicite aos alunos que descubram quais palavras estão faltando, escrevendo-as no caderno. Envie um áudio em que você lê o texto em voz alta para os alunos e solicite que eles comparem com as palavras que elegeram. Explique para os alunos, nas orientações, que essas palavras são articuladoras do texto e que são chamadas de conjunção.

Desenvolvimento
Convide os alunos a assistirem a uma videoaula sobre conjunções para a realização da atividade. Envie o texto "Conto ou não conto" e solicite que localizem as conjunções. Crie um documento de compartilhamento e edição de textos no Google Docs, com o texto e um espaço para que os alunos escrevam as palavras retiradas. Proponha que analisem as palavras no documento compartilhado e reflitam sobre sua função. Caso seja possível, realize uma chamada de vídeo com os alunos utilizando ferramentas como WhatsApp, Google Meet ou Zoom, proporcione um diálogo sobre as palavras e aproveite para explicitar as conjunções e explicar a função que exercem no texto. Caso não seja possível realizar a chamada de vídeo, envie o texto com as conjunções destacadas em negrito e solicite que os alunos analisem as palavras que destacou, corrigindo-as se necessário.

Fechamento
Proponha aos alunos que registrem anotações sobre o que aprenderam e as dúvidas em relação ao uso das conjunções. Proponha que copiem a tabela abaixo no caderno para fazer o registro:

Convite às famílias
Os alunos podem convidar um familiar para tentar descobrir as palavras que faltam no texto "O que é um segredo?".

Sugestão Enviada Por: Sidecleia Oliveira dos Anjos


Código: LPO5_19ATS01

(EF05LP27) Utilizar, ao produzir o texto, recursos de coesão pronominal (pronomes anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo, causa, oposição, conclusão, comparação), com nível adequado de informatividade.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 5º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas