15650
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Tempos verbais

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do EF sobre Tempos verbais

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Katiuscia Macêdo Cardoso Brandão

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para o envio das propostas de atividades, orientações e devolutivas que contribuam para a autonomia dos alunos na realização da atividades;
Atividade disponível aqui.

- Opcionais: Google Jamboard (tutorial disponível aqui).

Introdução
Faça uma orientação em áudio, vídeo ou mensagem de texto explicando a atividade e envie pelo WhatsApp aos alunos. Inicie a orientação dizendo que eles farão atividades usando os tempos verbais e retome os conceitos de verbo e tempo verbal, trabalhados nas aulas anteriores. Fale ou escreva o título do conto “Sobrou pra mim”. Proponha as questões sugeridas na orientação da Introdução do plano de aula para que os alunos reflitam sobre o título e façam antecipações sobre o conteúdo do texto. Proponha aos alunos que reflitam sobre o verbo presente no título através das seguintes questões:
     - Qual o verbo da frase “Sobrou pra mim”?
     - Em qual tempo está o verbo?

Desenvolvimento
Envie aos alunos, pelo WhatsApp ou e-mail, a atividade com o texto lacunado. Proponha que tentem ler o conto “Sobrou pra mim”, de Ruth Rocha e, em seguida, utilizando as palavras do banco de dados, preencham as lacunas do texto de modo a dar sentido a ele (o texto pode ser impresso e enviado aos alunos, caso seja possível, ou você pode enviá-lo por e-mail ou WhatsApp e solicitar que os alunos copiem, ou ainda organizar o texto no Google Jamboard e enviar aos alunos, orientando-os a preenchê-lo com a caneta disponível na ferramenta). Explicite para os alunos que os verbos do banco de dados estão no infinitivo e que eles deverão fazer a flexão para o tempo verbal adequado ao texto. Dê um exemplo para que os alunos compreendam a finalidade da atividade. Proporcione um tempo para a realização da atividade e envie aos alunos um áudio ou vídeo em que você lê o texto em voz alta, solicitando que acompanhem também lendo o texto completado por eles e observando se preencheram corretamente as lacunas, corrigindo o que for necessário.

Fechamento
Proponha uma reflexão sobre tempo verbal enviando aos alunos as seguintes questões. Solicite que respondam no caderno:
     - Que tempo verbal foi mais usado pelo narrador?
     - Se tivesse usado o presente ou futuro faria alguma diferença no sentido do texto?
     - Construa uma das frases do texto no futuro do presente. Que impressões teriam a partir dessa mudança? Relembre-os de que o futuro do presente apresenta uma ação em um futuro bem próximo.

Convite às famílias
Sugira aos alunos que compartilhem o texto lacunado com os familiares e convidem-nos para completarem o texto juntos, falando para eles a escolha e a flexão do verbo para cada lacuna e pedindo a opinião sobre o sentido gerado pelo verbo escolhido.

Sugestão Enviada Por: Sidecleia Oliveira dos Anjos


Código: LPO5_17ATS03

(EF05LP05) Identificar a expressão de presente, passado e futuro em tempos verbais do modo indicativo.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 5º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas