15649
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Tempos verbais

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do EF sobre Tempos verbais

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Katiuscia Macêdo Cardoso Brandão

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para o envio das propostas de atividades, orientações e devolutivas que contribuam para a autonomia dos alunos na realização da atividades;
Videoaula disponível aqui;
Atividade disponível aqui.

- Opcionais: Google Jamboard (tutorial disponível aqui).

Introdução
Faça uma orientação em áudio, vídeo ou mensagem de texto explicando a atividade e envie pelo WhatsApp aos alunos. Retome os conceitos de verbo e tempo verbal, discutidos na aula passada, trazendo alguns exemplos de frases trabalhadas previamente. Envie uma videoaula sobre conjugação verbal e proponha aos alunos que assistam e anotem as informações no caderno.

Desenvolvimento
Envie aos alunos, por WhatsApp ou e-mail, a notícia "Clássico dos games" com as lacunas no lugar dos verbos, como proposto nos slides de Introdução e Fechamento do plano de aula (caso seja possível, imprima a atividade e solicite que os familiares a retirem na escola, ou, caso não seja possível, envie a atividade aos alunos e solicite que copiem no caderno, ou organize a atividade no Google Jamboard e envie aos alunos orientando-os sobre como preencher as lacunas usando a caneta da ferramenta). Oriente-os a ler as pistas da atividade e descobrir os verbos para preencher as lacunas (eles podem convidar os familiares para essa atividade). Depois de preencherem todas as lacunas, oriente que leiam o texto completo e reflitam sobre a adequação das palavras colocadas em cada lacuna. Disponibilize um tempo para a realização da atividade e envie o texto completo para os alunos corrigirem.

Fechamento
Proponha aos alunos que registrem no caderno o que aprenderam sobre o tempo verbal escrevendo uma definição para cada:
Verbos no presente indicam…
Verbos no passado indicam…
Verbos no futuro indicam...

Convite às famílias
Sugira aos alunos que convidem os familiares para lerem as pistas e descobrirem juntos os verbos.

Sugestão Enviada Por: Sidecleia Oliveira dos Anjos


Código: LPO5_17ATS02

(EF05LP05) Identificar a expressão de presente, passado e futuro em tempos verbais do modo indicativo.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 5º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas