Brincando com cenários das histórias preferidas
Apresente a proposta
Nesta atividade, as crianças irão construir espaços para brincadeiras baseadas em histórias já conhecidas por elas. Grave um vídeo e envie para as famílias através de Whatsapp ou outra plataforma de comunicação que a rede esteja utilizando, conversando com as crianças sobre, pelo menos, três histórias mais conhecidas, como: Chapeuzinho Vermelho, Os três porquinhos e Cinderela. Neste vídeo, a ideia é conversar um pouco sobre o enredo de cada história, destacando os personagens e o que acontece com eles.
Ainda no vídeo, depois de relembrar as histórias, convide as crianças para brincarem de faz-de-conta com os familiares, construindo cenários para a brincadeira com as histórias.
Adaptações necessárias
Se a família dispuser de uma área externa em casa, é interessante que a brincadeira de faz-de-conta possa ser realizada nela. Caso não tenha, pode escolher uma área mais ampla da casa. Para a construção dos cenários, os familiares podem disponibilizar lençóis, objetos, alguns móveis, adereços, peças de roupa, pedaços de tecido, o que tiverem disponível em casa, para que as crianças possam criar à vontade.
Sugira às famílias
Oriente as famílias a observarem as ações e falas das crianças ao brincarem com o cenário. Inicialmente, elas podem querer brincar e manusear os acessórios, ou podem querer se caracterizar para atuar como um dos personagens da história e, até mesmo, criar outros enredos.
Sugira que incentivem as escolhas delas e participem das brincadeiras como atores, ou seja, que procurem brincar junto, assumindo personagens, realizando ações de faz de conta e partilhando objetos com as crianças. Mostre que é interessante estimulá-las com ações que enriqueçam o faz de conta, sempre em contexto de brincadeira.
Para compartilhar com o grupo
Sugira que os familiares registrem com fotos o momento de brincadeira no cenário que criaram. Peça para te enviarem o registro através de Whatsapp ou outra plataforma de comunicação que a rede esteja utilizando. Dê devolutivas para as crianças e famílias, valorizando as iniciativas e envolvimento delas na proposta. Guarde os registros para socializar com as crianças no retorno das atividades.