15576
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Atividade - Brincando com cenários das histórias preferidas

Nesta atividade, as crianças irão construir espaços para brincadeiras baseadas em histórias já conhecidas por elas

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Danielle Moreira de Oliveira

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Para a realização desta atividade é necessário que as crianças conheçam e já tenham se apropriado de algumas histórias escolhidas ou parte delas. Também é importante que você tenha lido com elas recentemente cada história, explorando os personagens, os principais acontecimentos da narrativa e os cenários. Confeccione os cenários com os materiais disponíveis na escola com antecedência.

Materiais:

Separe os livros das três histórias escolhidas. Também separe todo o material que será utilizado na montagem dos cenários como biombos, cartolinas, EVA, fita adesiva, e os acessórios que deverão ser escolhidos conforme os enredos das histórias (coroas, orelhas de bichinhos, panelinhas, massinhas, colchonetes, almofadas, entre outros). Para a atividade de transição separe alguns exemplares de livros preferidos das crianças.

Espaços:

Para esta atividade é muito importante que os espaços sejam bem planejados para o faz de conta. É por meio deles que as crianças explorarão a imaginação, brincando com o enredo original ou criando outros de maneira criativa e crítica. Por isso, organize um espaço para a conversa inicial com o grande grupo e planeje também um local para os cenários das histórias preferidas, caracterizando-os conforme seus enredos e deixe os acessórios próximos para que as crianças os organizem. É interessante que essa atividade seja realizada em um ambiente externo como o pátio ou jardim, mas, caso não seja possível, utilize a própria sala.

Tempo sugerido:

Aproximadamente uma hora.

Perguntas para guiar suas observações:

De que forma as crianças compartilham os objetos e os espaços durante a brincadeira com os cenários? Precisam do apoio do professor para que isso aconteça?

Quais estratégias utilizam ao respeitar as regras de convívio social no decorrer da brincadeira e das interações? Demonstram atitudes de cuidado e solidariedade com os colegas? Como?

Que estratégias utilizam para expressar suas vontades e opiniões? Utilizam a fala, balbuciam ou gesticulam?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Observe todos os tipos de linguagem utilizados pelas crianças durante a brincadeira e verbalize-os, se necessário. Perceba se alguma criança não se envolveu na proposta e chame-a para brincar com você. Pergunte qual história é a preferida dela, se atente aos seus interesses e comece a brincar de faz de conta, imitando um personagem da história interagindo com a criança.

O que fazer durante?

ilustracao

1

Em roda, fale ao grande grupo que hoje as crianças se dividirão em pequenos grupos para brincar em cenários das histórias preferidas da turma. Leve para a roda os livros das histórias para que conversem sobre o enredo, os personagens e os cenários delas. Fique atento ao que as crianças comunicam por meio da fala, balbucios ou gestos e, se necessário, verbalize para as outras. Abra um livro, mostre algumas ilustrações e converse sobre o que as crianças observam nelas. Caso necessário, leia alguns trechos para que relembrem partes importantes do enredo. Algumas podem se levantar para imitar um personagem ou cantar uma música que faça referência à história. Acolha e estimule essas iniciativas. Retome partes das histórias dos outros dois livros.

Possíveis falas e ações do professor neste momento: Ao mostrar o livro: Vocês se lembram desta história? Que personagens aparecem nela? Isso mesmo! O lobo! Mas o que o lobo faz nessa história? O que acontece com ele? Onde eles estão? É uma floresta? Um castelo? Como é esse cenário?


2

Diga ao grande grupo que agora vocês irão para a área externa da escola onde estão disponíveis os cenários das histórias preferidas. Ao chegar ao local, apresente os cenários e os acessórios para que as crianças organizem o cenário à maneira delas. Fale que elas podem se dirigir ao cenário no qual querem brincar, se dividindo em pequenos grupos por livre escolha. Observe se alguma criança não se dirigiu aos cenários. Pergunte de qual história ela mais gosta e chame-a para brincar com você e com os colegas. Fique atento às preferências dela.


3

Observe as ações e as falas das crianças ao brincarem com o cenário. Inicialmente elas podem querer brincar e manusear os acessórios, outras podem já querer se caracterizar para atuar como um dos personagens da história ou até mesmo criar outros enredos. Incentive as escolhas delas e perceba como se relacionam e dialogam umas com as outras, se compartilham os espaços e os objetos. Fique atento, pois podem acontecer conflitos pela disputa por espaço ou acessórios. Caso necessário, intervenha e faça alguns combinados como compartilhar aquele objeto, combinar um tempo para cada um utilizar e assim por diante. Se possível, disponibilize mais de um objeto do mesmo. As crianças podem passear pelos cenários e trocar os acessórios criando novas histórias. Se alguma solicitar algum outro material, sendo possível, disponibilize-o.


4

Participe da brincadeira como um ator, ou seja, procure brincar junto, assumindo um personagem, realizando ações de faz de conta e partilhando objetos com as crianças. Seja responsivo às falas e às ações delas estimulando-as com ações que enriqueçam o faz de conta, sempre em contexto de brincadeira. Passeie pelos pequenos grupos observando o que dialogam, balbuciam ou gesticulam e alimente os diálogos das crianças. Intervenha na brincadeira como outro personagem, mas se atente para não tirar o protagonismo das crianças. Perceba seus interesses para continuar a interação.

Possíveis falas e ações do professor neste momento: Ao perceber que uma das crianças trouxe o personagem de outra história: Príncipes e princesas, o lobo chegou em nosso castelo. O que será que ele veio fazer aqui? O professor escuta e observa a ação das crianças e depois continua: É verdade! Ele deve ter sentido o cheiro da nossa deliciosa ceia real. Vamos convidá-lo para o baile? Ele deve estar faminto!

Para finalizar:

Separe alguns exemplares dos livros preferidos das crianças e coloque-os em um cesto. Organize um cantinho de transição para aquelas que já não estão mais interessadas em brincar com os cenários. Coloque algumas almofadas para que possam se sentar ou deitar para ler um livro enquanto esperam pelos colegas. Perceba se alguma criança ainda está envolvida com a brincadeira nos cenários e disponibilize um tempo para que continue a brincadeira, observando seu interesse. Diga que em dez minutos todo o grupo precisará ajudar na organização do espaço e conte qual será a próxima atividade.

Desdobramentos

Repita esta atividade para que as crianças possam brincar com o imaginário, interagir com seus pares e com os cenários, estimulando a oralidade por meio do faz de conta. Você pode repetir essa atividade utilizando outras histórias preferidas ou escolher uma história para produzir um cenário fixo para as crianças brincarem. Os cenários e acessórios também podem fazer parte de outras situações de livre escolha, como, por exemplo os cantos.

Engajando as famílias

Envie um bilhete para as famílias contando sobre a atividade e falando que os cenários ficarão disponíveis para que, nos horários de entrada e saída, os responsáveis possam brincar neles com junto com crianças durante a semana.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) :

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI02EO01 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI02EO03 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI02EO06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano