15564
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Meu animal é… - Adjetivos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do Ensino Fundamental sobre utilizar os adjetivos atentando-se ao substantivo a que se refere.

Plano 02 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Amanda Alves Do Amaral

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar adjetivos e compreender sua função de atribuir propriedades aos substantivos.

Materiais necessários: Cartões de imagens de animais, folha sulfite, tesoura, lápis, borracha, fita adesiva, computador, datashow.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar dificuldade quanto ao conceito de substantivo ou na produção escrita autônoma.

Referências sobre o assunto:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade IV – Você sabia? – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 56p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf. Acesso em 24 nov. 2018

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Apresente aos aluno o tema da aula e conte a eles que serão convidados a descrever animais utilizando, para isso, adjetivos que correspondam às suas características.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações:

  • Apresente aos alunos o slide com um modelo de texto que eles deverão criar a respeito do animal que será sorteado para eles.
  • Em seguida, proponha alguns questionamentos a turma.
  • Após a leitura do texto conseguimos dizer qual é o animal? (Espera-se que a resposta dos alunos seja afirmativa por se tratar de um texto já trabalho na primeira aula deste conjunto de planos).
  • Se nunca tivéssemos visto esse texto, conseguiríamos adivinhar que espécie de animal é? (Provavelmente os alunos dirão que sim, pois o texto fala que o animal é uma ave grande e aponta características importantes sobre ele como tamanho, cor e formato dos membros).
  • O texto traz as características físicas desse animal, assim fica mais fácil nos aproximarmos da resposta correta sobre qual animal está sendo descrito. Vocês concordam com essa afirmação? (Espera-se que os alunos digam que sim e que esses adjetivos são fundamentais para descobrirmos mais sobre o animal a que o texto se refere).

Fonte: MENINI, André. Bom no disfarce e na cantoria. 2018. Disponível em: . Acesso em: 24 nov. 2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Esta proposta pode-se realizar individualmente ou em duplas, observe o formato que mais se adapta a sua turma de alunos.
  • Sorteie entre eles as imagens dos animais disponíveis no link. Os alunos não poderão mostrar suas imagens para os outros colegas e nem ver a dos demais.
  • Entregue a eles folhas de papel sulfite e peça que criem um texto simples de curiosidade com as características principais do seu animal, lembrando de usar corretamente os adjetivos que melhor às correspondem.
  • Delimite um tempo para a produção do texto.
  • Circule pela sala e auxilie os alunos que estiverem com dificuldade na produção do texto ou para encontrar adjetivos que melhor caracterizem o seu animal. Anote possíveis dúvidas em seu material pessoal para retomar posteriormente com a turma.
  • Após a finalização dos textos, troque-os entre os alunos para que eles tentem descobrir o animal do colega apenas pela leitura das características. Cada aluno que fizer a leitura do texto deverá anotar abaixo seu nome e qual sua resposta, para que depois todos possam comparar as hipóteses levantadas. O ideal é que cada texto circule entre mais ou menos 4 ou 5 alunos diferentes.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Reúna os alunos em roda e peça que levem seus textos e o cartão com a imagem do animal. As imagens ainda não poderão ser mostradas.
  • Um aluno ou dupla por vez irá contar quantos leitores acertaram e quantos erraram o animal escondido em seu texto, sem compartilhar ainda a resposta correta.
  • Sempre que o número de erros for maior do que de acertos, peça que o texto seja lido em voz alta e pergunte ao produtor da curiosidade por que ele acha que os colegas não conseguiram acertar a resposta. Possivelmente ele perceberá que faltam algumas características sobre seu animal no texto, ou que as escolhas dos adjetivos foi equivocada, ou ainda que seu animal apresentava um nível de dificuldade maior que outros. Por exemplo, é mais provável que os alunos acertem rapidamente cachorro, gato, do que boto ou raposa.
  • Com relação aos textos que obtiveram um maior número de acertos quanto ao animal escondido do que erros, leve os alunos a refletir sobre o uso dos adjetivos e como eles formam importantes durante a leitura e na identificação dos animais.
  • Ao final, deixe que todos os alunos revelem seus animais. Monte um mural na sala com os textos e as imagens.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Compartilhe o quadro de sistematização de descobertas com os alunos e entregue uma cópia para que eles colem no caderno.
  • Proponha ao grupo a construção de uma lista de adjetivos no caderno que poderão ser usados por eles em outras produções textuais. Solicite também que registrem outras descobertas feitas sobre a importância dos adjetivos na caracterização dos substantivos.

Material complementar: Quadro de sistematização das descobertas aqui.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar adjetivos e compreender sua função de atribuir propriedades aos substantivos.

Materiais necessários: Cartões de imagens de animais, folha sulfite, tesoura, lápis, borracha, fita adesiva, computador, datashow.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar dificuldade quanto ao conceito de substantivo ou na produção escrita autônoma.

Referências sobre o assunto:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade IV – Você sabia? – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 56p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf. Acesso em 24 nov. 2018

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Apresente aos aluno o tema da aula e conte a eles que serão convidados a descrever animais utilizando, para isso, adjetivos que correspondam às suas características.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações:

  • Apresente aos alunos o slide com um modelo de texto que eles deverão criar a respeito do animal que será sorteado para eles.
  • Em seguida, proponha alguns questionamentos a turma.
  • Após a leitura do texto conseguimos dizer qual é o animal? (Espera-se que a resposta dos alunos seja afirmativa por se tratar de um texto já trabalho na primeira aula deste conjunto de planos).
  • Se nunca tivéssemos visto esse texto, conseguiríamos adivinhar que espécie de animal é? (Provavelmente os alunos dirão que sim, pois o texto fala que o animal é uma ave grande e aponta características importantes sobre ele como tamanho, cor e formato dos membros).
  • O texto traz as características físicas desse animal, assim fica mais fácil nos aproximarmos da resposta correta sobre qual animal está sendo descrito. Vocês concordam com essa afirmação? (Espera-se que os alunos digam que sim e que esses adjetivos são fundamentais para descobrirmos mais sobre o animal a que o texto se refere).

Fonte: MENINI, André. Bom no disfarce e na cantoria. 2018. Disponível em: . Acesso em: 24 nov. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Esta proposta pode-se realizar individualmente ou em duplas, observe o formato que mais se adapta a sua turma de alunos.
  • Sorteie entre eles as imagens dos animais disponíveis no link. Os alunos não poderão mostrar suas imagens para os outros colegas e nem ver a dos demais.
  • Entregue a eles folhas de papel sulfite e peça que criem um texto simples de curiosidade com as características principais do seu animal, lembrando de usar corretamente os adjetivos que melhor às correspondem.
  • Delimite um tempo para a produção do texto.
  • Circule pela sala e auxilie os alunos que estiverem com dificuldade na produção do texto ou para encontrar adjetivos que melhor caracterizem o seu animal. Anote possíveis dúvidas em seu material pessoal para retomar posteriormente com a turma.
  • Após a finalização dos textos, troque-os entre os alunos para que eles tentem descobrir o animal do colega apenas pela leitura das características. Cada aluno que fizer a leitura do texto deverá anotar abaixo seu nome e qual sua resposta, para que depois todos possam comparar as hipóteses levantadas. O ideal é que cada texto circule entre mais ou menos 4 ou 5 alunos diferentes.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Reúna os alunos em roda e peça que levem seus textos e o cartão com a imagem do animal. As imagens ainda não poderão ser mostradas.
  • Um aluno ou dupla por vez irá contar quantos leitores acertaram e quantos erraram o animal escondido em seu texto, sem compartilhar ainda a resposta correta.
  • Sempre que o número de erros for maior do que de acertos, peça que o texto seja lido em voz alta e pergunte ao produtor da curiosidade por que ele acha que os colegas não conseguiram acertar a resposta. Possivelmente ele perceberá que faltam algumas características sobre seu animal no texto, ou que as escolhas dos adjetivos foi equivocada, ou ainda que seu animal apresentava um nível de dificuldade maior que outros. Por exemplo, é mais provável que os alunos acertem rapidamente cachorro, gato, do que boto ou raposa.
  • Com relação aos textos que obtiveram um maior número de acertos quanto ao animal escondido do que erros, leve os alunos a refletir sobre o uso dos adjetivos e como eles formam importantes durante a leitura e na identificação dos animais.
  • Ao final, deixe que todos os alunos revelem seus animais. Monte um mural na sala com os textos e as imagens.
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Compartilhe o quadro de sistematização de descobertas com os alunos e entregue uma cópia para que eles colem no caderno.
  • Proponha ao grupo a construção de uma lista de adjetivos no caderno que poderão ser usados por eles em outras produções textuais. Solicite também que registrem outras descobertas feitas sobre a importância dos adjetivos na caracterização dos substantivos.

Material complementar: Quadro de sistematização das descobertas aqui.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 3º ano :

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03LP09 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano