Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar adjetivos e compreender sua função de atribuir propriedades aos substantivos.
Materiais necessários: Cartões de imagens de animais, folha sulfite, tesoura, lápis, borracha, fita adesiva, computador, datashow.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar dificuldade quanto ao conceito de substantivo ou na produção escrita autônoma.
Referências sobre o assunto:
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade IV – Você sabia? – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 56p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf. Acesso em 24 nov. 2018
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Apresente aos aluno o tema da aula e conte a eles que serão convidados a descrever animais utilizando, para isso, adjetivos que correspondam às suas características.
Introdução
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações:
- Apresente aos alunos o slide com um modelo de texto que eles deverão criar a respeito do animal que será sorteado para eles.
- Em seguida, proponha alguns questionamentos a turma.
- Após a leitura do texto conseguimos dizer qual é o animal? (Espera-se que a resposta dos alunos seja afirmativa por se tratar de um texto já trabalho na primeira aula deste conjunto de planos).
- Se nunca tivéssemos visto esse texto, conseguiríamos adivinhar que espécie de animal é? (Provavelmente os alunos dirão que sim, pois o texto fala que o animal é uma ave grande e aponta características importantes sobre ele como tamanho, cor e formato dos membros).
- O texto traz as características físicas desse animal, assim fica mais fácil nos aproximarmos da resposta correta sobre qual animal está sendo descrito. Vocês concordam com essa afirmação? (Espera-se que os alunos digam que sim e que esses adjetivos são fundamentais para descobrirmos mais sobre o animal a que o texto se refere).
Fonte: MENINI, André. Bom no disfarce e na cantoria. 2018. Disponível em:
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Esta proposta pode-se realizar individualmente ou em duplas, observe o formato que mais se adapta a sua turma de alunos.
- Sorteie entre eles as imagens dos animais disponíveis no link. Os alunos não poderão mostrar suas imagens para os outros colegas e nem ver a dos demais.
- Entregue a eles folhas de papel sulfite e peça que criem um texto simples de curiosidade com as características principais do seu animal, lembrando de usar corretamente os adjetivos que melhor às correspondem.
- Delimite um tempo para a produção do texto.
- Circule pela sala e auxilie os alunos que estiverem com dificuldade na produção do texto ou para encontrar adjetivos que melhor caracterizem o seu animal. Anote possíveis dúvidas em seu material pessoal para retomar posteriormente com a turma.
- Após a finalização dos textos, troque-os entre os alunos para que eles tentem descobrir o animal do colega apenas pela leitura das características. Cada aluno que fizer a leitura do texto deverá anotar abaixo seu nome e qual sua resposta, para que depois todos possam comparar as hipóteses levantadas. O ideal é que cada texto circule entre mais ou menos 4 ou 5 alunos diferentes.
Fechamento
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
- Reúna os alunos em roda e peça que levem seus textos e o cartão com a imagem do animal. As imagens ainda não poderão ser mostradas.
- Um aluno ou dupla por vez irá contar quantos leitores acertaram e quantos erraram o animal escondido em seu texto, sem compartilhar ainda a resposta correta.
- Sempre que o número de erros for maior do que de acertos, peça que o texto seja lido em voz alta e pergunte ao produtor da curiosidade por que ele acha que os colegas não conseguiram acertar a resposta. Possivelmente ele perceberá que faltam algumas características sobre seu animal no texto, ou que as escolhas dos adjetivos foi equivocada, ou ainda que seu animal apresentava um nível de dificuldade maior que outros. Por exemplo, é mais provável que os alunos acertem rapidamente cachorro, gato, do que boto ou raposa.
- Com relação aos textos que obtiveram um maior número de acertos quanto ao animal escondido do que erros, leve os alunos a refletir sobre o uso dos adjetivos e como eles formam importantes durante a leitura e na identificação dos animais.
- Ao final, deixe que todos os alunos revelem seus animais. Monte um mural na sala com os textos e as imagens.
Fechamento
Orientações:
- Compartilhe o quadro de sistematização de descobertas com os alunos e entregue uma cópia para que eles colem no caderno.
- Proponha ao grupo a construção de uma lista de adjetivos no caderno que poderão ser usados por eles em outras produções textuais. Solicite também que registrem outras descobertas feitas sobre a importância dos adjetivos na caracterização dos substantivos.
Material complementar: Quadro de sistematização das descobertas aqui.