9482
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Localizar números na reta numerada

Plano de aula de matemática com atividades para 3 do Fundamental sobre Interpretar e representar na reta numérica os números naturais até 9 999.

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Hévila Costa dos Santos Candido,

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo. select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Hévila Costa dos Santos Candido

Mentora: Gilne Gardesani Fernandez

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF03MA04) Estabelecer a relação entre números naturais e pontos da reta numérica para utilizá-la na ordenação dos números naturais e também na construção de fatos da adição e da subtração, relacionando-os com deslocamentos para a direita ou para a esquerda.

Objetivos específicos

Interpretar e representar na reta numérica os números naturais até 9 999.

Conceito-chave

Compreensão e localização na reta  numerada.

Recursos necessários

  • Lápis,
  • Borracha,
  • Caderno,
  • Régua,
  • Fita Métrica,
  • Termômetro,
  • Atividades Impressas (ou escritas no quadro).




Tempo Sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 5 minutos.

Orientação: Peça aos alunos que observem a régua. Se possível mostrar esses objetos para os alunos (Outros ex.: trena, fita métrica e termômetro). Discuta com os alunos qual a utilidade deles, como os números estão representados e o que indicam.

Propósito: Localizar números na reta numerada

Discuta com a turma:

  • Alguém já utilizou uma régua? Para que ela serve?
  • Como os números estão dispostos?
  • A distância entre um número e outro é a mesma?
  • Que outros instrumentos os números estão dispostos em uma reta?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 22 minutos.

Orientação: Entregue a comanda para cada criança. Você pode passar no quadro ou apresentar o slide. Solicite que realize uma leitura silenciosa. Na sequência, realize uma leitura em voz alta, questionando se há algum problema de interpretação da situação proposta. Após essa etapa, os alunos terão condições para desenvolver suas estratégias de resolução. Nesse primeiro momento, disponibilize um tempo para que os alunos reflitam individualmente o problema, observe como os alunos desenvolvem sua atividade. Em seguida peça que comparem e discutam suas estratégias com um colega.

Propósito: interpretar e representar os números na reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Após quantos metros os ciclistas deveriam parar para tomar água?
  • Após quantos metros os ciclistas deveriam verificar os pneus da bicicleta?
  • Identifique o ponto C na reta. Após percorrer quantos metros, do total da prova, os ciclistas deveriam realizar uma pausa?
  • Qual o intervalo que a reta numerada apresenta?

Materiais Complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 22 minutos.

Orientação: Entregue a comanda para cada criança. Você pode passar no quadro ou apresentar o slide. Solicite que realize uma leitura silenciosa. Na sequência, realize uma leitura em voz alta, questionando se há algum problema de interpretação da situação proposta. Após essa etapa, os alunos terão condições para desenvolver suas estratégias de resolução. Nesse primeiro momento, disponibilize um tempo para que os alunos reflitam individualmente o problema, observe como os alunos desenvolvem sua atividade. Em seguida peça que comparem e discutam suas estratégias com um colega.

Propósito: interpretar e representar os números na reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Após quantos metros os ciclistas deveriam parar para tomar água?
  • Após quantos metros os ciclistas deveriam verificar os pneus da bicicleta?
  • Identifique o ponto C na reta. Após percorrer quantos metros, do total da prova, os ciclistas deveriam realizar uma pausa?
  • Qual o intervalo que a reta numerada apresenta?

Discussão da solução (slides 6 e 7) select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 10 minutos.

Orientação: Reproduza a reta numerada no quadro, solicite que um aluno complete a reta, justificando a escolha dos números.

Chame outros alunos que você tenha percebido que utilizaram estratégias diferentes e, por fim, pergunte se alguém utilizou outra estratégia, caso positivo, peça também que apresente no quadro sua escolha.

Importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento da discussão. Após a socialização, apresente o slide para que comparem suas respostas.

Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se há outras possibilidades.

Discuta com a turma:

  • Quantos metros corresponde o ponto A? Como você encontrou essa resposta? Alguém encontrou outro número?
  • Quantos metros corresponde o ponto B? Como você encontrou essa resposta? Alguém encontrou outro número?
  • Em que local da reta devo colocar o ponto C? Todos concordam?
  • Quantos metros corresponde o ponto C?
  • Qual o intervalo que a reta numerada apresenta?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão da solução (slides 6 e 7) select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 10 minutos.

Orientação: Reproduza a reta numerada no quadro, solicite que um aluno complete a reta, justificando a escolha dos números.

Chame outros alunos que você tenha percebido que utilizaram estratégias diferentes e, por fim, pergunte se alguém utilizou outra estratégia, caso positivo, peça também que apresente no quadro sua escolha.

Importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento da discussão. Após a socialização, apresente o slide para que comparem suas respostas.

Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se há outras possibilidades.

Discuta com a turma:

  • Quantos metros corresponde o ponto A? Como você encontrou essa resposta? Alguém encontrou outro número?
  • Quantos metros corresponde o ponto B? Como você encontrou essa resposta? Alguém encontrou outro número?
  • Em que local da reta devo colocar o ponto C? Todos concordam?
  • Quantos metros corresponde o ponto C?
  • Qual o intervalo que a reta numerada apresenta?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 3 minutos.

Orientação: Peça aos alunos que relembrem os pontos importantes da aula e digam o que aprenderam. Faça uma lista das aprendizagens e retome os pontos importantes utilizando o slide ou desenhando a reta no quadro.

Propósito: Sistematizar os conceitos trabalhados na aula.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido:3 minutos.

Orientação: Para sintetizar a aprendizagem da aula, leia o slide com os alunos ou escreva o seu conteúdo no quadro, enfatizando as características de uma reta numerada. Você pode pedir que registrem essa aprendizagem no caderno.

Propósito: Sintetizar a aprendizagem da aula

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade resolvendo-a. Certifique-se que não há problemas de interpretação da situação proposta. Após acompanhar a resolução feita pelos alunos, deixe que discutam com um colega sua solução e compartilhem o que discutiram. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos.

Propósito: Verificar se os alunos representam os números na reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Em qual ponto a casa de Guilherme se encontra?
  • Em qual ponto a escola se encontra?
  • De quanto em quanto estão representadas as marcações na reta?

Materiais Complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo Sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Hévila Costa dos Santos Candido

Mentora: Gilne Gardesani Fernandez

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF03MA04) Estabelecer a relação entre números naturais e pontos da reta numérica para utilizá-la na ordenação dos números naturais e também na construção de fatos da adição e da subtração, relacionando-os com deslocamentos para a direita ou para a esquerda.

Objetivos específicos

Interpretar e representar na reta numérica os números naturais até 9 999.

Conceito-chave

Compreensão e localização na reta  numerada.

Recursos necessários

  • Lápis,
  • Borracha,
  • Caderno,
  • Régua,
  • Fita Métrica,
  • Termômetro,
  • Atividades Impressas (ou escritas no quadro).



Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 5 minutos.

Orientação: Peça aos alunos que observem a régua. Se possível mostrar esses objetos para os alunos (Outros ex.: trena, fita métrica e termômetro). Discuta com os alunos qual a utilidade deles, como os números estão representados e o que indicam.

Propósito: Localizar números na reta numerada

Discuta com a turma:

  • Alguém já utilizou uma régua? Para que ela serve?
  • Como os números estão dispostos?
  • A distância entre um número e outro é a mesma?
  • Que outros instrumentos os números estão dispostos em uma reta?
Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 22 minutos.

Orientação: Entregue a comanda para cada criança. Você pode passar no quadro ou apresentar o slide. Solicite que realize uma leitura silenciosa. Na sequência, realize uma leitura em voz alta, questionando se há algum problema de interpretação da situação proposta. Após essa etapa, os alunos terão condições para desenvolver suas estratégias de resolução. Nesse primeiro momento, disponibilize um tempo para que os alunos reflitam individualmente o problema, observe como os alunos desenvolvem sua atividade. Em seguida peça que comparem e discutam suas estratégias com um colega.

Propósito: interpretar e representar os números na reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Após quantos metros os ciclistas deveriam parar para tomar água?
  • Após quantos metros os ciclistas deveriam verificar os pneus da bicicleta?
  • Identifique o ponto C na reta. Após percorrer quantos metros, do total da prova, os ciclistas deveriam realizar uma pausa?
  • Qual o intervalo que a reta numerada apresenta?

Materiais Complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 22 minutos.

Orientação: Entregue a comanda para cada criança. Você pode passar no quadro ou apresentar o slide. Solicite que realize uma leitura silenciosa. Na sequência, realize uma leitura em voz alta, questionando se há algum problema de interpretação da situação proposta. Após essa etapa, os alunos terão condições para desenvolver suas estratégias de resolução. Nesse primeiro momento, disponibilize um tempo para que os alunos reflitam individualmente o problema, observe como os alunos desenvolvem sua atividade. Em seguida peça que comparem e discutam suas estratégias com um colega.

Propósito: interpretar e representar os números na reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Após quantos metros os ciclistas deveriam parar para tomar água?
  • Após quantos metros os ciclistas deveriam verificar os pneus da bicicleta?
  • Identifique o ponto C na reta. Após percorrer quantos metros, do total da prova, os ciclistas deveriam realizar uma pausa?
  • Qual o intervalo que a reta numerada apresenta?

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 10 minutos.

Orientação: Reproduza a reta numerada no quadro, solicite que um aluno complete a reta, justificando a escolha dos números.

Chame outros alunos que você tenha percebido que utilizaram estratégias diferentes e, por fim, pergunte se alguém utilizou outra estratégia, caso positivo, peça também que apresente no quadro sua escolha.

Importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento da discussão. Após a socialização, apresente o slide para que comparem suas respostas.

Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se há outras possibilidades.

Discuta com a turma:

  • Quantos metros corresponde o ponto A? Como você encontrou essa resposta? Alguém encontrou outro número?
  • Quantos metros corresponde o ponto B? Como você encontrou essa resposta? Alguém encontrou outro número?
  • Em que local da reta devo colocar o ponto C? Todos concordam?
  • Quantos metros corresponde o ponto C?
  • Qual o intervalo que a reta numerada apresenta?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 10 minutos.

Orientação: Reproduza a reta numerada no quadro, solicite que um aluno complete a reta, justificando a escolha dos números.

Chame outros alunos que você tenha percebido que utilizaram estratégias diferentes e, por fim, pergunte se alguém utilizou outra estratégia, caso positivo, peça também que apresente no quadro sua escolha.

Importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento da discussão. Após a socialização, apresente o slide para que comparem suas respostas.

Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se há outras possibilidades.

Discuta com a turma:

  • Quantos metros corresponde o ponto A? Como você encontrou essa resposta? Alguém encontrou outro número?
  • Quantos metros corresponde o ponto B? Como você encontrou essa resposta? Alguém encontrou outro número?
  • Em que local da reta devo colocar o ponto C? Todos concordam?
  • Quantos metros corresponde o ponto C?
  • Qual o intervalo que a reta numerada apresenta?

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 3 minutos.

Orientação: Peça aos alunos que relembrem os pontos importantes da aula e digam o que aprenderam. Faça uma lista das aprendizagens e retome os pontos importantes utilizando o slide ou desenhando a reta no quadro.

Propósito: Sistematizar os conceitos trabalhados na aula.

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido:3 minutos.

Orientação: Para sintetizar a aprendizagem da aula, leia o slide com os alunos ou escreva o seu conteúdo no quadro, enfatizando as características de uma reta numerada. Você pode pedir que registrem essa aprendizagem no caderno.

Propósito: Sintetizar a aprendizagem da aula

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade resolvendo-a. Certifique-se que não há problemas de interpretação da situação proposta. Após acompanhar a resolução feita pelos alunos, deixe que discutam com um colega sua solução e compartilhem o que discutiram. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos.

Propósito: Verificar se os alunos representam os números na reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Em qual ponto a casa de Guilherme se encontra?
  • Em qual ponto a escola se encontra?
  • De quanto em quanto estão representadas as marcações na reta?

Materiais Complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 3º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem compreensão, expressão e comparação de números de até quatro algarismos, desenvolvimento de estratégias pessoais e convencionais de cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão, fluência em cálculos mentais, construção dos fatos fundamentais da multiplicação, exploração das ideias de metade, terça parte, quarta parte, quinta parte e décima parte.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano