Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo.
Tempo Sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo Sugerido: 5 minutos.
Orientação: Peça aos alunos que observem a régua. Se possível mostrar esses objetos para os alunos (Outros ex.: trena, fita métrica e termômetro). Discuta com os alunos qual a utilidade deles, como os números estão representados e o que indicam.
Propósito: Localizar números na reta numerada
Discuta com a turma:
- Alguém já utilizou uma régua? Para que ela serve?
- Como os números estão dispostos?
- A distância entre um número e outro é a mesma?
- Que outros instrumentos os números estão dispostos em uma reta?
Atividade Principal
Tempo Sugerido: 22 minutos.
Orientação: Entregue a comanda para cada criança. Você pode passar no quadro ou apresentar o slide. Solicite que realize uma leitura silenciosa. Na sequência, realize uma leitura em voz alta, questionando se há algum problema de interpretação da situação proposta. Após essa etapa, os alunos terão condições para desenvolver suas estratégias de resolução. Nesse primeiro momento, disponibilize um tempo para que os alunos reflitam individualmente o problema, observe como os alunos desenvolvem sua atividade. Em seguida peça que comparem e discutam suas estratégias com um colega.
Propósito: interpretar e representar os números na reta numerada.
Discuta com a turma:
- Após quantos metros os ciclistas deveriam parar para tomar água?
- Após quantos metros os ciclistas deveriam verificar os pneus da bicicleta?
- Identifique o ponto C na reta. Após percorrer quantos metros, do total da prova, os ciclistas deveriam realizar uma pausa?
- Qual o intervalo que a reta numerada apresenta?
Materiais Complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade Principal
Tempo Sugerido: 22 minutos.
Orientação: Entregue a comanda para cada criança. Você pode passar no quadro ou apresentar o slide. Solicite que realize uma leitura silenciosa. Na sequência, realize uma leitura em voz alta, questionando se há algum problema de interpretação da situação proposta. Após essa etapa, os alunos terão condições para desenvolver suas estratégias de resolução. Nesse primeiro momento, disponibilize um tempo para que os alunos reflitam individualmente o problema, observe como os alunos desenvolvem sua atividade. Em seguida peça que comparem e discutam suas estratégias com um colega.
Propósito: interpretar e representar os números na reta numerada.
Discuta com a turma:
- Após quantos metros os ciclistas deveriam parar para tomar água?
- Após quantos metros os ciclistas deveriam verificar os pneus da bicicleta?
- Identifique o ponto C na reta. Após percorrer quantos metros, do total da prova, os ciclistas deveriam realizar uma pausa?
- Qual o intervalo que a reta numerada apresenta?
Discussão da solução (slides 6 e 7)
Tempo Sugerido: 10 minutos.
Orientação: Reproduza a reta numerada no quadro, solicite que um aluno complete a reta, justificando a escolha dos números.
Chame outros alunos que você tenha percebido que utilizaram estratégias diferentes e, por fim, pergunte se alguém utilizou outra estratégia, caso positivo, peça também que apresente no quadro sua escolha.
Importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento da discussão. Após a socialização, apresente o slide para que comparem suas respostas.
Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se há outras possibilidades.
Discuta com a turma:
- Quantos metros corresponde o ponto A? Como você encontrou essa resposta? Alguém encontrou outro número?
- Quantos metros corresponde o ponto B? Como você encontrou essa resposta? Alguém encontrou outro número?
- Em que local da reta devo colocar o ponto C? Todos concordam?
- Quantos metros corresponde o ponto C?
- Qual o intervalo que a reta numerada apresenta?
Materiais Complementares:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Discussão da solução (slides 6 e 7)
Tempo Sugerido: 10 minutos.
Orientação: Reproduza a reta numerada no quadro, solicite que um aluno complete a reta, justificando a escolha dos números.
Chame outros alunos que você tenha percebido que utilizaram estratégias diferentes e, por fim, pergunte se alguém utilizou outra estratégia, caso positivo, peça também que apresente no quadro sua escolha.
Importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento da discussão. Após a socialização, apresente o slide para que comparem suas respostas.
Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se há outras possibilidades.
Discuta com a turma:
- Quantos metros corresponde o ponto A? Como você encontrou essa resposta? Alguém encontrou outro número?
- Quantos metros corresponde o ponto B? Como você encontrou essa resposta? Alguém encontrou outro número?
- Em que local da reta devo colocar o ponto C? Todos concordam?
- Quantos metros corresponde o ponto C?
- Qual o intervalo que a reta numerada apresenta?
Sistematização do conceito
Tempo Sugerido: 3 minutos.
Orientação: Peça aos alunos que relembrem os pontos importantes da aula e digam o que aprenderam. Faça uma lista das aprendizagens e retome os pontos importantes utilizando o slide ou desenhando a reta no quadro.
Propósito: Sistematizar os conceitos trabalhados na aula.
Encerramento
Tempo Sugerido:3 minutos.
Orientação: Para sintetizar a aprendizagem da aula, leia o slide com os alunos ou escreva o seu conteúdo no quadro, enfatizando as características de uma reta numerada. Você pode pedir que registrem essa aprendizagem no caderno.
Propósito: Sintetizar a aprendizagem da aula
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade resolvendo-a. Certifique-se que não há problemas de interpretação da situação proposta. Após acompanhar a resolução feita pelos alunos, deixe que discutam com um colega sua solução e compartilhem o que discutiram. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos.
Propósito: Verificar se os alunos representam os números na reta numerada.
Discuta com a turma:
- Em qual ponto a casa de Guilherme se encontra?
- Em qual ponto a escola se encontra?
- De quanto em quanto estão representadas as marcações na reta?
Materiais Complementares para impressão:
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar