15195
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Bebês

Atividade - Produzindo som com corpo e materiais de largo alcance

Nesta atividade, as crianças irão explorar os sons produzidos por diferentes materiais como metal, plástico e madeira.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Tamira Paula Torres Martins

Apresente a proposta
Envie fotos de crianças fazendo sons com o corpo e materiais de largo alcance. Verifique se a equipe tem registros de momentos como esses para que você compartilhe junto, o que será ainda mais significativo para os bebês. De forma animada, aproveite para convidar: “Que tal descobrir juntos novos sons a partir do corpo e dos objetos que têm em casa?” Solicite que enviem registros desses momentos, contando sobre as vivências que tiveram. Envie por WhatsApp ou outra plataforma de comunicação com as famílias.

Adaptações necessárias
Considerando o contexto familiar, oriente que realizem essa proposta com os materiais que têm disponíveis em casa, respeitando as recomendações para esse momento. Por exemplo: poderão usar garrafas PET para fazer chocalhos com grãos dentro, dentre as várias opções que temos no plano. Se tiverem acesso a elementos naturais, poderão realizar a proposta no quintal. Enquanto estão envolvidos na atividade, oriente que uma pessoa tire as fotos. É fundamental que o bebê seja acompanhado durante toda atividade para garantir sua segurança.

Sugira às famílias
Convide os familiares a permitir que o bebê explore, brinque e escolha o que vai usar. Oriente-os a envolver o bebê no processo de produção e nos movimentos que produzirão as diversas investigações dos sons. Por exemplo: podem pegar um pote e colocar os elementos naturais, fechá-lo e ouvir os sons produzidos acompanhando uma música; depois, trocar os elementos por grãos. O familiar deve ajudar o bebê a diferenciar os sons. Nesse sentido, sugira que observem e ajudem a nomear as ações, reações e transformações. Para animar ainda mais, podem brincar de esconder/achar e encher/esvaziar, de forma divertida, dando leveza à proposta. Esse momento juntos produz memórias e une a família ainda mais nesse período em casa.

Para compartilhar com o grupo
Convide as famílias a enviar as fotos dos momentos de descobertas que essa atividade gerou. Reúna todos os registros numa apresentação digital (usando o Apresentações Google - disponível aqui - por exemplo) e compartilhe com as famílias para que se sintam estimuladas a participar também. Quando o período de isolamento social terminar, reveja os registros com os bebês e disponibilize o álbum para toda comunidade escolar da forma que sua escola costuma fazer isso. Você poderá ainda propor uma exposição interativa, em que as famílias sejam convidadas a levar o objeto sonoro produzido e experimentar essa vivência novamente, agora na escola e com a comunidade escolar. Assim, esse material se tornará um potente recurso para evocar memórias afetivas de casa, fazendo conexão direta com um momento na escola, apoiando o processo de retomada do convívio escolar com os envolvidos e firmando, de forma concreta, a parceria família-escola.

Sugestão Enviada Por: Keli Patricia Luca


Código: EDI1_18UND05

(EI01CG05) Utilizar os movimentos de preensão, encaixe e lançamento, ampliando suas possibilidades de manuseio de diferentes materiais e objetos.

(EI01ET06) Vivenciar diferentes ritmos, velocidades e fluxos nas interações e brincadeiras (em danças, balanços, escorregadores etc.).

(EI01TS03) Explorar diferentes fontes sonoras e materiais para acompanhar brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Bebês:

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas