Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é revisar a escrita de palavras segundo sua classificação quanto a sílaba tônica, com foco nas oxítonas.
Materiais necessários: Atividades impressa, quadro ou painel para anotações, materiais para confecção de cartazes, projetor.
Dificuldades antecipadas: Não se apropriou da identificação da sílaba tônica e não sabe o que são oxítonas.
Referências sobre o assunto:
NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013.
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade II – Palavra cantada : Desvios dos padrões de escrita : interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 80p. : il. Disponílvel em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf, pp. 24-27. Acesso em 15 de novembro de 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Reproduza o título em projetor, escrito em cartaz ou no quadro.
- Apresente aos alunos o tema da aula.
- Questione os alunos se sabem explicar quando é preciso acentuar as oxítonas.
Introdução
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
- Projete o slide ou escreva as palavras no quadro.
- Coletivamente, faça a introdução da aula explorando a importância da identificação da sílaba tônica e da classificação da palavra quanto a posição sílaba tônica.
- Conduza os alunos a lerem as palavras de cada grupo em voz alta.
- Explore a pronúncia de cada palavra dos grupos. Compare as pronúncias, focalize a atenção dos alunos nas vogais que são acentuadas nas palavras e as que não são.
- Ao observarem o quadro com as palavras, conduza os alunos a refletirem sobre o uso do acento nas palavras oxítonas. É importante que reconheçam a utilização do acento gráfico em determinadas situações, pois existem regularidades para uso ou não do acento gráfico, questione:
- O que cada uma das palavras acentuadas têm em comum? (Espera-se que os alunos respondam que as palavras são oxítonas, têm a última sílaba da palavra como sílaba tônica, terminadas em a, e, o).
- O que as palavras não acentuadas têm em comum? (Também são oxítonas, porém terminadas em r, l, u, im, is e não necessitam de acentuação gráfica).
- Analisando os grupos, é fácil identificar a sílaba tônica de palavras não acentuadas? Por quê? (Pessoal. As com acento gráfico na última sílaba são mais fáceis de identificar, pois deixa evidente que a sílaba acentuada é a sílaba tônica).
- Que critério você utiliza para identificar a sílaba tônica? (Pessoal. Pronunciar a palavra em voz alta auxilia a identificar a sílaba mais forte).
- Você se recorda de alguma regularidade em relação à acentuação de oxítonas? (Espera-se que sim, sendo: Apenas são acentuadas graficamente as palavras oxítonas terminadas nas vogais tônicas - á, -ás,- é, -és, -ó, -ós; ditongo nasal -ém ou -éns; ditongos abertos -ói, -éu, -éi).
- Estimule os alunos a resgatarem o que sabem sobre a classificação da sílaba tônica em relação à sua posição na sílaba.
- Foque a discussão no que os alunos sabem sobre oxítonas.
- Registre no quadro as colocações dos alunos sobre as oxítonas acentuadas e as não acentuadas.
Materiais complementares: cartaz para anotações das colocações dos alunos. Caso não tenha utilizado a primeira aula da sequência, consulte-a aqui. A segunda aula encontra-se aqui.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 23 minutos
Orientações:
- Essa atividade deverá ser realizada individualmente.
- Leia a comanda da atividade e converse com os alunos sobre a proposta, que é revisar a lista produzida pelos alunos e validar as escritas conforme o que aprenderam sobre as oxítonas acentuadas.
- Entregue a atividade impressa e oriente-os a ler com atenção cada uma das listas produzidas pelos alunos.
- É importante ressaltar que ao lerem cada uma das listas se atentem à pronúncia e ao acento utilizado nas palavras oxítonas.
- Ressalte: Todas são oxítonas, o foco de revisão é a acentuação utilizada pelos alunos ao escreverem as palavras.
- Caso a primeira e segunda aula desta sequência tenham sido feitas, retome os cartazes e os deixe exposto na sala para eventual consulta. Se as aulas não foram feitas, poderá consultá-las (link disponível no slide anterior) e confeccionar previamente um cartaz para explorá-lo na introdução desta aula.
- Circule pela sala fazendo as orientações e intervenções quando necessário, questionando:
- Por que essas oxítonas são acentuadas? Você concorda com essa acentuação? (Espera-se que o aluno diga que são acentuadas graficamente as oxítonas terminadas em: a/as, e/es, o/os, e em/ens. A lista de palavras está dentro dessa regularidade).
- Tem alguma regularidade em relação à acentuação? Qual? (Sim, são acentuadas graficamente as oxítonas terminadas em: a/as, e/es, o/os, e em/ens).
- Por que essa palavra é acentuada com esse sinal gráfico? (aponte para a palavra da lista) (Se o aluno apontar para o acento agudo, espera-se que justifique o uso por ele ser usado na representação das vogais abertas, já se apontar para o acento circunflexo, que ele é usado na representação das vogais fechadas).
- Tem diferença o sinal gráfico utilizado para acentuar a palavra? Por quê? (O acento agudo é usado na representação das vogais abertas /á/, /é/, /ó/ e também de /i/ e /u/. Além disso, o acento agudo aparece nos dígrafos ín, ím, ún, e úm, que representam vogais nasais. Já acento circunflexo é usado na representação das vogais fechadas /â/, /ê/ e /ô/. Também aparece nos dígrafos âm, ân, êm, ên, ôm e ôn, que representam vogais nasais).
- Nas questões acima, espera-se que os alunos consigam explicar sobre as regularidades da acentuação de oxítonas e saibam como e quando utilizar os acentos adequados a cada palavra. As respostas serão pessoais, uma vez que cabe ao professor conduzir as intervenções de acordo com o que for presenciando no decorrer da realização da atividade.
- Se necessário explore também a relação entre o acento agudo com vogais abertas e o circunflexo com as fechadas.
- Assim que todos concluírem a atividade, faça a socialização das respostas dos alunos em relação à questão apresentada e coletivamente validem as hipóteses levantadas. Nesse momento, faça a correção coletivamente. É importante que todos os alunos participem de maneira significativa, dando sua contribuição para validar as respostas dadas por eles.
Materiais complementares:
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Conduza os alunos a elaborar o registro coletivamente sobre a aula.
- Intensifique a explanação sobre o termo oxítona e as regularidades quanto à acentuação (são palavras onde a última sílaba é tônica, ou seja, é a sílaba mais forte da palavra.
- Explore as regularidades:
- Somente são acentuadas de forma gráfica (aguda ou circunflexa) as oxítonas que terminam em: a/as, e/es, o/os e em/ens.
- Palavras terminadas em r, l, z, x, i, u, im, um e om são naturalmente oxítonas, não necessitando do acento agudo.
- Palavras oxítonas terminadas em u e i serão acentuadas somente quando essas vogais vierem precedidas de outra vogal, como baú, açaí).
- Retome as anotações do início da aula e proponha o registro das conclusões em cartaz e oriente aos alunos a fazer anotações no caderno.
Materiais complementares:
- Material para confecção de cartaz.