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Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Classificação de palavras

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do EF sobre Classificação de palavras

Plano 03 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Carla Iara Do Nascimento Garcia

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é 3ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar o número de sílabas de palavras, classificando-as em monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas.

Orientações:

  • Colocar uma palavra dentro de cada bexiga e enchê-la.
  • Utilize bexigas coloridas, o número de bexigas dependerá do número de alunos de sua turma, você poderá diminuir ou acrescentar palavras.
  • Exemplos de palavras para colocar nas bexigas, disponíveis no link aqui
  • Para o jogo do Bingo prepare as cartelas antes da aula. As etiquetas das pedras poderão ser coladas em tampinhas de garrafa. Link para impressão aqui

Materiais necessários: Projetor de slides, bexigas coloridas, apito, cartolina para colar as cartelas do bingo ou papelão caso queira que fique mais grossa, e tampinhas de garrafa para ser as pedras do bingo. Cole a etiqueta com as classificações das palavras e cópias de material impresso.

Dificuldades antecipadas:

  • Para alunos que não consigam perceber as habilidades propostas na finalidade da aula, realize atividades coletivas, em duplas e utilize boas perguntas reflexivas.
  • Observe o aluno de forma individualizada, andando pela sala de aula no momento das atividades.
  • Nas atividades em dupla deixe que o aluno com maior dificuldade seja o escriba, isso permite ao colega de dupla fazer interferências positivas que o ajudará a perceber seus erros de modo a corrigi-los e o tornará mais confiante e autônomo em uma próxima atividade que deva realizar individualmente.

Referências sobre o assunto:

BRASIL. BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/ . Acesso em: 10 de novembro de 2018 às 17h05min.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Leia com atenção todas as orientações fornecidas neste material e prepare cada passo antes de ministrar a aula.
  • Consulte todas as referências sugeridas antes da aula a fim de esclarecer dúvidas quanto ao conteúdo.
  • Projete o slide e informe aos alunos o tema da aula.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações

  • Monte quatro grupos de alunos com conhecimentos heterogêneos.
  • Organize as bexigas em um espaço de modo a ficarem distante dos alunos. As bexigas devem ser preparadas conforme orientações do slide 1 antes da aula.
  • Explique aos alunos que ao sinal um aluno de cada grupo deverá correr, pegar uma bexiga e estourar.
  • Use um apito ou outro tipo de sinal sonoro para que os alunos entendam que é o momento de correr.
  • Ao estourar a bexiga os alunos deverão achar a palavra que está dentro dela.
  • Achando a palavra, os alunos deverão escrevê-la no quadro, separar as sílabas dessa palavra e classificá-las de acordo com o número de sílabas (monossílaba, dissílaba, trissílaba, polissílaba).
  • Assim que terminar de escrever, separar e classificar a palavra, o aluno deverá voltar, bater na mão do próximo aluno do seu grupo que realizará o mesmo procedimento e assim por diante, até todos os alunos participarem.
  • Ganha a brincadeira o grupo que conseguir escrever o maior número de palavras no quadro. As palavras que forem classificadas incorretamente não serão consideradas.
  • Para corrigir as palavras que foram classificadas de forma errada questione coletivamente:

- Pronuncie as palavras e conte quantas vezes abrimos a boca para dizê-la.

- Quando uma palavra tem apenas uma sílaba como devemos classificá-la? Os alunos responderão que esta palavra é monossílaba.

- Quando abrimos a boca duas vezes para dizer uma palavra como ela é classificada? Espere que os alunos digam que é uma palavra dissílaba.

- E quando a palavra tem três sílabas? Quando há três sílabas os alunos deverão dizer que a palavra é trissílaba.

- As palavras que foram separadas em quatro partes ou mais como são classificadas? A expectativa é que os alunos respondam que estas palavras são classificadas como polissílabas.

Materiais complementares: bexigas com palavras dentro.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Distribua as cartelas com as palavras do bingo.
  • Comece a sortear as pedras para cantar o bingo.
  • Organize os alunos em duplas com saberes heterogêneos.
  • Explique o jogo: Se for cantada uma pedra com o número 3, a dupla deverá procurar em sua cartela uma palavra trissílaba, se for cantada uma pedra com o número 1, as duplas deverão procurar em sua cartela uma palavra monossílaba e assim por diante.
  • Durante o jogo dê dicas: uma palavra com 2 sílabas é aquela que eu abro a boca 2 vezes para falar; uma palavra polissílaba é aquela que possui 4 ou mais sílabas; se a palavra tem 1 sílaba ela é chamada de monossílaba.
  • Ganha a dupla que preencher toda a cartela de forma correta.
  • Para conferir deixe as pedras uma do lado da outra.

Materiais complementares: cartelas do bingo, saco plástico com as pedras do bingo dentro.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Distribua sílabas de algumas palavras aos alunos.
  • Desafie os alunos a formarem uma palavra polissílaba, por exemplo. Dentre aquelas sílabas que receberam os alunos terão que, de forma individual, formar uma palavra com 4 sílabas, e assim por diante.
  • Exemplo de palavras. Link para impressão aqui

Materiais complementares: cópias do material impresso.

Dificuldades antecipadas:

  • Para alunos que não consigam perceber as habilidades propostas na finalidade da aula realize atividades coletivas, em duplas.
  • No caso de formar duplas deixe que o aluno com maior dificuldade seja o escriba, ao colega de dupla permita fazer interferências positivas que o ajudará a perceber seus erros de modo a corrigi-los e o tornará mais confiante e autônomo em uma próxima atividade que deva realizar individualmente.
  • Observe os alunos de forma individualizada, andando pela sala de aula no momento das atividades e se preciso faça interferências que julgar necessárias.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é 3ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar o número de sílabas de palavras, classificando-as em monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas.

Orientações:

  • Colocar uma palavra dentro de cada bexiga e enchê-la.
  • Utilize bexigas coloridas, o número de bexigas dependerá do número de alunos de sua turma, você poderá diminuir ou acrescentar palavras.
  • Exemplos de palavras para colocar nas bexigas, disponíveis no link aqui
  • Para o jogo do Bingo prepare as cartelas antes da aula. As etiquetas das pedras poderão ser coladas em tampinhas de garrafa. Link para impressão aqui

Materiais necessários: Projetor de slides, bexigas coloridas, apito, cartolina para colar as cartelas do bingo ou papelão caso queira que fique mais grossa, e tampinhas de garrafa para ser as pedras do bingo. Cole a etiqueta com as classificações das palavras e cópias de material impresso.

Dificuldades antecipadas:

  • Para alunos que não consigam perceber as habilidades propostas na finalidade da aula, realize atividades coletivas, em duplas e utilize boas perguntas reflexivas.
  • Observe o aluno de forma individualizada, andando pela sala de aula no momento das atividades.
  • Nas atividades em dupla deixe que o aluno com maior dificuldade seja o escriba, isso permite ao colega de dupla fazer interferências positivas que o ajudará a perceber seus erros de modo a corrigi-los e o tornará mais confiante e autônomo em uma próxima atividade que deva realizar individualmente.

Referências sobre o assunto:

BRASIL. BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/ . Acesso em: 10 de novembro de 2018 às 17h05min.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Leia com atenção todas as orientações fornecidas neste material e prepare cada passo antes de ministrar a aula.
  • Consulte todas as referências sugeridas antes da aula a fim de esclarecer dúvidas quanto ao conteúdo.
  • Projete o slide e informe aos alunos o tema da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações

  • Monte quatro grupos de alunos com conhecimentos heterogêneos.
  • Organize as bexigas em um espaço de modo a ficarem distante dos alunos. As bexigas devem ser preparadas conforme orientações do slide 1 antes da aula.
  • Explique aos alunos que ao sinal um aluno de cada grupo deverá correr, pegar uma bexiga e estourar.
  • Use um apito ou outro tipo de sinal sonoro para que os alunos entendam que é o momento de correr.
  • Ao estourar a bexiga os alunos deverão achar a palavra que está dentro dela.
  • Achando a palavra, os alunos deverão escrevê-la no quadro, separar as sílabas dessa palavra e classificá-las de acordo com o número de sílabas (monossílaba, dissílaba, trissílaba, polissílaba).
  • Assim que terminar de escrever, separar e classificar a palavra, o aluno deverá voltar, bater na mão do próximo aluno do seu grupo que realizará o mesmo procedimento e assim por diante, até todos os alunos participarem.
  • Ganha a brincadeira o grupo que conseguir escrever o maior número de palavras no quadro. As palavras que forem classificadas incorretamente não serão consideradas.
  • Para corrigir as palavras que foram classificadas de forma errada questione coletivamente:

- Pronuncie as palavras e conte quantas vezes abrimos a boca para dizê-la.

- Quando uma palavra tem apenas uma sílaba como devemos classificá-la? Os alunos responderão que esta palavra é monossílaba.

- Quando abrimos a boca duas vezes para dizer uma palavra como ela é classificada? Espere que os alunos digam que é uma palavra dissílaba.

- E quando a palavra tem três sílabas? Quando há três sílabas os alunos deverão dizer que a palavra é trissílaba.

- As palavras que foram separadas em quatro partes ou mais como são classificadas? A expectativa é que os alunos respondam que estas palavras são classificadas como polissílabas.

Materiais complementares: bexigas com palavras dentro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Distribua as cartelas com as palavras do bingo.
  • Comece a sortear as pedras para cantar o bingo.
  • Organize os alunos em duplas com saberes heterogêneos.
  • Explique o jogo: Se for cantada uma pedra com o número 3, a dupla deverá procurar em sua cartela uma palavra trissílaba, se for cantada uma pedra com o número 1, as duplas deverão procurar em sua cartela uma palavra monossílaba e assim por diante.
  • Durante o jogo dê dicas: uma palavra com 2 sílabas é aquela que eu abro a boca 2 vezes para falar; uma palavra polissílaba é aquela que possui 4 ou mais sílabas; se a palavra tem 1 sílaba ela é chamada de monossílaba.
  • Ganha a dupla que preencher toda a cartela de forma correta.
  • Para conferir deixe as pedras uma do lado da outra.

Materiais complementares: cartelas do bingo, saco plástico com as pedras do bingo dentro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Distribua sílabas de algumas palavras aos alunos.
  • Desafie os alunos a formarem uma palavra polissílaba, por exemplo. Dentre aquelas sílabas que receberam os alunos terão que, de forma individual, formar uma palavra com 4 sílabas, e assim por diante.
  • Exemplo de palavras. Link para impressão aqui

Materiais complementares: cópias do material impresso.

Dificuldades antecipadas:

  • Para alunos que não consigam perceber as habilidades propostas na finalidade da aula realize atividades coletivas, em duplas.
  • No caso de formar duplas deixe que o aluno com maior dificuldade seja o escriba, ao colega de dupla permita fazer interferências positivas que o ajudará a perceber seus erros de modo a corrigi-los e o tornará mais confiante e autônomo em uma próxima atividade que deva realizar individualmente.
  • Observe os alunos de forma individualizada, andando pela sala de aula no momento das atividades e se preciso faça interferências que julgar necessárias.

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