Material para impressão - Playlist - EDI3_06UND01
Plano de Aula
Plano de aula: Os traços marcantes da dança
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Corpo, movimento e dança
Aula
O que fazer antes?
Contextos prévios:
Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:
Conhecendo diferentes ritmos musicais
Planejando uma apresentação de dança
A atividade propõe que as crianças dancem e façam marcações gráficas dessa dança, a partir do convite que o ritmo faz ao corpo. Nesta atividade, sugerimos que elas apreciem dois vídeos. Para tal, organize-os com antecedência para o seu grupo. Observe a necessidade de combinar com os familiares que neste dia as crianças tragam roupa de banho, para poderem vivenciar a proposta. Para apoiar sua escolha musical, preparamos uma coletânea especial para você. Nela, estabelecemos ritmos diversos, com o intuito de ampliar o repertório dos pequenos, bem como as possibilidades de movimentos corporais diversos. Acesse a playlist aqui e se inspire para entrar na dança com o seu grupo.
Materiais:
Organize dois tecidos de quatro metros cada um. Sugerimos a utilização de algodão cru. Caso prefira, você pode utilizar papéis em substituição ao tecido, contudo, observe a espessura deles para que as crianças, ao dançarem, não os rasguem. Separe algumas tintas guaches e cerca de 12 bacias ou bandejas plásticas que permitam às crianças molhar os pés. Aparelho de som e as músicas que selecionou. Separe também um equipamento digital para você registrar vídeos e fotografias das vivências da turma. Organize ainda um projetor de imagem e áudio para reproduzir os vídeos sugeridos para a proposta. Acesse o vídeo 1 e o vídeo 2.
Espaços:
Organize um espaço para a apreciação dos vídeos e para uma conversa inicial com as crianças. Preveja que a continuidade da atividade ocorrerá em um espaço externo. Assim, busque um local amplo e forre um dos tecidos no chão e outro na parede, prendendo-o com fita adesiva. Disponha as bandejas com as tintas guaches nas laterais e abaixo de cada tecido, organizando cerca de seis bandejas para cada uma. Aqui há um exemplo de como você poderá organizar o material. Caso seu espaço não seja amplo, considere realizar a proposta com a turma dividida em dois grupos. Sendo assim, prepare dois ambientes em um mesmo lugar: a atividade com a música e outra que os pequenos consigam realizar com autonomia. Assim, enquanto um grupo vivencia esta proposta, o outro estará engajado na outra vivência. Depois, basta fazer a troca de atividades entre os grupos.
Se sua escola tiver disponível na área externa uma ducha ou uma mangueira, aproveite para organizar a atividade nesse espaço, de modo que as crianças possam, após a pintura, vivenciar brincadeiras com água e se lavar ao mesmo tempo.
Tempo sugerido:
Aproximadamente uma hora e 20 minutos.
Perguntas para guiar suas observações:
Como as crianças se envolveram com a proposta de registrar traços ao dançar? Que sentimentos revelaram? Como revelavam as sensações decorrentes da brincadeira?
Que estratégias buscavam para movimentarem-se de maneira adequada, respeitando o espaço e os pares?
O que evidenciava que as crianças estavam atentas às variações da qualidade sonora? Como faziam suas marcas? Elas mudavam em espessura e volume, conforme a variação sonora?
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Oportunize que as crianças se expressem de variadas maneiras, mesmo que o convite seja para uma expressão corporal, respeite os pequenos que, em um primeiro momento, preferem observar e engaje-os a contar suas percepções do que foi apreciado por eles.
O que fazer durante?
1
Reúna-se com as crianças no espaço que você preparou para elas apreciarem o vídeo e conte que hoje você separou um momento do dia para que façam uma investigação divertida. Diga que irão descobrir como são os desenhos da dança. Instigue-as a pensar como podem traçar essa investigação.
Após esse diálogo, conte que alguns artistas fazem essas investigações e compõem lindas obras de artes. Comente que, como exemplos, você trouxe dois vídeo de artistas que enquanto dançam, fazem marcas de seus passos com tintas. Em seguida, convide o grupo para apreciá-los.
Após a apreciação dos vídeos, investigue junto ao grupo as impressões acerca do que observaram. Em seguida, conte a proposta da atividade, dizendo que preparou na área externa um espaço para que dancem e registrem os passos da dança com tinta.
2
Em seguida, conte para as crianças que para essa vivência elas serão organizadas em dois grupos: um utilizará o tecido que está no chão e outro o que está fixado na parede. Diga que o desafio é que, dançando a música, elas façam marcas gráficas da dança, utilizando as tintas que estão nas bandejas próximas aos tecidos. Neste momento, instigue o grupo a refletir se as marcas serão as mesmas se uma música for agitada e outra lenta, por exemplo. Caso elas digam que serão diferentes, questione os motivos da diferenciação. Em seguida, faça alguns acordos com as crianças, definindo o tempo da atividade e como elas irão se movimentar para retirar o excesso de tinta do corpo, por exemplo. Observe que este é um acordo a ser feito considerando a realidade e as possibilidades de sua escola e do grupo. Após os acordos, convide as crianças para irem até o espaço que você preparou.
3
Ao chegarem no espaço, convide as crianças para que, antes de utilizar as tintas, dancem a música escolhida por você, percebendo os ritmos, as alterações, se há mudanças que sugerem movimentos. Em seguida, organize-as nos dois grupos e convide-as a dançar e deixar suas marcas, reproduzindo a canção escolhida. Observe que quanto mais rica em ritmo a música for, maiores serão as possibilidades de as crianças construírem percepções acerca dos movimentos corporais e dos registros que farão. Para essa atividade, sugerimos Storm, de Vilvaldi.
4
Enquanto as crianças dançam e fazem os registros de seus passos, observe quais relações estão estabelecendo. Atente-se para como fazem suas marcas, se observam a alteração da música e a associam à mudança ou à adaptação do movimento corporal, se quando a música sugere um aumento no volume, as crianças fazem marcas no alto do tecido, se ao observarem o violino, sugerem traços em zig zag, por exemplo. Considere fazer registros fotográficos e em vídeos das manifestações das crianças.
5
Após a primeira música, considere reproduzir outro ritmo convidativo e potente para o grupo. Sugerimos uma música tradicional chinesa. Enquanto as crianças dançam, observe como a nova música as convida para criar novos passos e marcas. Investigue como estão acolhendo o ritmo. Se para essa canção fazem movimentos leves, rápidos, longos ou curtos. Se criam narrativas em suas danças, por exemplo, se percorrem um caminho. Continue a fazer os registros das relações que as crianças estão estabelecendo na proposta.
Observe o tempo acordado para atividade, e conforme combinaram, quando faltarem cerca de 30 segundos, vá abaixando a música lentamente, até silenciar totalmente seu volume. Em seguida, convide as crianças, para que se distanciem um pouco dos tecidos e apreciem as marcas deixadas. Considere registrar esse momento, observando como se depararam e se surpreenderam com as criações.
6
Após um período de apreciação, combine com as crianças que, agora, elas irão retirar o excesso de tinta do corpo, enquanto as obras de arte secam. Diga que em outro momento vocês observarão os vídeos e as fotografias que você fez e que também conversarão sobre a vivência.
Organize a forma como combinou com as crianças para esse momento e apoie-as durante o processo. Caso tenha escolhido dar continuidade à rotina promovendo brincadeiras com água, aproveite para que esse momento seja dançante também, utilizando a playlist que preparamos para você.
Para finalizar:
Após terem organizado o espaço, convide as crianças para vivenciar a próxima atividade do dia.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS