Nesta atividade, leve a turma a uma volta no quarteirão da escola e convide-as a identificar formas geométricas presentes nesse percurso.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Lisa Barki Minkovicius
Mentora: Camila Bon
Especialista do subgrupo etário: Karina Rizek
Campos de Experiência: Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações; Corpo, gestos e movimentos.
Objetivos e códigos da Base
(EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
(EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.
(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
Abordagem didática: As crianças podem aprender noções de forma, de proporcionalidade, de tamanho e de simetria enquanto apreciam obras de artistas variados. Ao observar como artistas plásticos utilizam formas, cores e linhas para gerar efeitos visuais e sensações diversas, os pequenos ampliam o repertório cultural e a sensibilidade estética, aprendem a apreciar e avançam nas aprendizagens relativas à linguagem geométrica, por meio de uma inserção prazerosa, estética e envolvente no universo das formas e de suas múltiplas manifestações.
Código: EDI3_09UND01
(EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.
(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
(EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
Apoiador Técnico
ATIVIDADE 02
ATIVIDADE 03
ATIVIDADE 04
ATIVIDADE 05
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes