Nesta atividade, leve a turma a uma volta no quarteirão da escola e convide-as a identificar formas geométricas presentes nesse percurso.
Apresente a proposta
Grave um vídeo contando para as famílias suas percepções acerca de alguns objetos de sua casa, relacionando-os a formas geométricas. Mostre alguns objetos e fale sobre essas percepções. Envie-o por WhatsApp ou outra plataforma de comunicação com as famílias e faça o convite:
- Vamos procurar formas geométricas pelo espaço?
Adaptações necessárias
Como o momento exige que fiquemos de casa, convide as famílias a observar as formas geométricas nos espaços possíveis, de acordo com a realidade familiar, como o interior da casa, o quintal etc. Sugira que, junto com as crianças, terão a missão de procurar formas geométricas em um passeio por esse espaço.
Sugira às famílias
Convide pais e responsáveis a percorrer a casa junto com as crianças, podendo se restringir a um cômodo em específico, a fim de encontrar objetos que apresentam formatos geométricos. Ao identificar alguns deles, diga para que instiguem as crianças a descrever e a justificar suas observações, incentivando-as a expressar que pistas as levaram a comparar o objeto com as formas geométricas. Proponha que percorram os espaços registrando as observações. É possível registrá-las de diferentes formas, como, por exemplo, usando uma máquina fotográfica, fazendo um desenho, escrevendo ou gravando uma fala. Depois de observar e conversar sobre os objetos e as formas geométricas que encontraram, as crianças podem escolher o objeto mais interessante para fazer um desenho, revelando assim as formas percebidas.
Para compartilhar com o grupo
Sugira que as famílias compartilhem os desenhos com você. Agrupe-os e monte um álbum de formas geométricas com objetos encontrados em casa e ilustrados pelas crianças. É possível compartilhá-lo com as famílias virtualmente, via Apresentações Google (disponível aqui) ou por WhatsApp, e imprimi-lo para que faça parte do acervo de turma no retorno à escola.
Sugestão Enviada Por: Nilcileni Brambilla
Código: EDI3_09UND01
(EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.
(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
(EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
Apoiador Técnico
ATIVIDADE 02
ATIVIDADE 03
ATIVIDADE 04
ATIVIDADE 05
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes