15033
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Jogando e pontuando

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Fundamental sobre pontuação

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Claudia Novais Lima

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Claudia Lima
Mentor: Priscila Medeiros
Especialista: Tânia Rios

Título da aula: Jogando e pontuando

Finalidade da aula: Descobrir frases finalizadas com ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação durante o jogo “Dado da pontuação”, depois pontuar individualmente e coletivamente uma piada.

Ano: 1º ano do Ensino Fundamental

Objeto(s) do conhecimento: Pontuação

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF01LP14

Sobre esta aula: Esta é a 3ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é a identificação dos sinais de pontuação nos textos e de seus efeitos na entonação.

Materiais necessários: Computador on-line, projetor multimídia, caixas de som, papel metro ou cartolina, sacos plásticos ou envelopes de papel, tesoura, cola, fita adesiva cópias dos materiais listados nas orientações. Vídeo do contoacumulativo: A formiguinha e a neve. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=mjfkqnf8I4k (acesso em 13 de novembro de 2018 - tempo aproximado de 6 minutos).

Dificuldades antecipadas: As crianças poderão apresentar dificuldade para compreender as funções do ponto final, do ponto de interrogação e exclamação dentro do texto. Fazer uso incorreto dos sinais de pontuação e da sua entonação na elaboração oral das frases orais pode representar uma dificuldade para as crianças.

Referências sobre o assunto:

http://oficinasdealfabetizacao.blogspot.com/2012/09/historias-acumulativas.html - Acesso em 23 de novembro de 2018; http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me002537.pdf - Acesso em 06 de novembro de 2018;  

“Por que é difícil ensinar a pontuar?” Disponível em: www.redalyc.org - Acesso em 31 de outubro de 2018; https://novaescola.org.br/conteudo/161/como-ensinar-pontuacao - Acesso em 01 de novembro de 2018.


Código: LPO1_20ATS03

(EF01LP14) Identificar outros sinais no texto além das letras, como pontos finais, de interrogação e exclamação e seus efeitos na entonação.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 1º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas