14939
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Entre substantivos e verbos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do Fundamental sobre função de substantivos e verbos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Amanda Fortunato Araujo Sousa

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor:  Amanda Sousa
Mentor: Sidicleia Anjos
Especialista: Heloísa Jordão 

Título da aula: Entre substantivos e verbos.

Finalidade da aula: Perceber a função do verbo e do substantivo exercitando o uso. Compreender a relação de concordância que existe entre substantivo e verbo. Reconhecer prefixos e sufixos produtivos na formação de palavras.

Ano:3º ano do Ensino Fundamental.

Objeto(s) do conhecimento: Morfologia.

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica (alfabetização).

Habilidade(s) da BNCC: (EF03LP08) Identificar e diferenciar, em textos, substantivos e verbos e suas funções na oração: agente, ação, objeto da ação. (EF03LP10) Reconhecer prefixos e sufixos produtivos na formação de palavras derivadas de substantivos, de adjetivos e de verbos, utilizando-os para compreender palavras e para formar novas palavras.

Sobre esta aula: esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é perceber a função do verbo e do substantivo exercitando o uso. Compreender a relação de concordância que existe entre substantivo e verbo. Reconhecer prefixos e sufixos produtivos na formação de palavras.

Materiais necessários: Atividade em folha, cartaz (pode ser papel pardo ou color set), caderno, equipamentos tecnológicos como: TV com cabo HDMI, computador on-line ou outro equipamento que possa projetar. Atividade para projeção: Fonte: “Fonte da vinhaça”, disponível em http://mapadobrincar.folha.com.br/brincadeiras/cantadas/126-fonte-da-vinhaca Acesso em 08 de novembro de 2018.

Dificuldades antecipadas: Levar em consideração o nível de apropriação em que os alunos se encontram em relação ao sistema alfabético de escrita. Por esse  motivo os alunos podem encontrar dificuldade em identificar as normas que estão diretamente ligadas ao domínio da escrita, outra dificuldade é a variedade linguística que reflete na forma que escrevemos. Tais apontamentos devem ser monitorados.

Referências sobre o assunto: SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade III – Palavra dialogada – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 112p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16464.pdf;  Acesso em 08 de nov. de 2018. http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/formacao-de-palavras Acesso em 08 de nov. de 2018.






Código: LPO3_11ATS02

(EF03LP08) Identificar e diferenciar, em textos, substantivos e verbos e suas funções na oração: agente, ação, objeto da ação.

(EF03LP10) Reconhecer prefixos e sufixos produtivos na formação de palavras derivadas de substantivos, de adjetivos e de verbos, utilizando-os para compreender palavras e para formar novas palavras.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas