14883
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Jogo da memória - tipos de letra

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do EF sobre Jogo da memória - tipos de letra

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Suzanne Morais

Sugestão de adaptação para ensino remoto

(Esta é a 2ª aula de um conjunto de três planos com foco em análise linguística e semiótica, com a finalidade de conhecer os diferentes tipos de letra [bastão, imprensa e cursiva], bem como perceber a ordenação do texto.)

Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp ou e-mail para envio das orientações e devolutivas;
Textos do plano, disponíveis aqui;
Canais para videochamada ou compartilhamento de tela, como Google Meet ou Hangouts;
Vídeo sugerido: Corre cutia, disponível aqui

Introdução
Atenção, professor: para esta aula é necessário o alfabeto sugerido na 1ª aula deste conjunto de planos, com os tipos de letra bastão, imprensa e cursiva, para que os alunos possam consultar (disponível aqui).

Por chamada de vídeo, convide os alunos a cantar e brincar com a cantiga “Corre cutia”, e compartilhe a tela para que visualizem e acompanhem a letra da música (disponível aqui). Este vídeo foi selecionado por atender a proposta, mostrando as letras bastão e imprensa. Lembre-se de que é uma música de tradição popular e vai apresentar variação na letra e na melodia de acordo com a região do país. Explique que eles devem observar os diferentes tipos de letra com as quais a cantiga “Corre cutia” pode ser escrita. Mostre o slide (disponível aqui) com as diferentes letras da cantiga e convide-os a cantar “lendo” as três formas de letras. Após cantarem algumas vezes, faça a interpretação oralmente:
     - Vocês sabem o que é uma cutia? Por que a música manda a cutia correr? (R. É um animal. A música manda a cutia correr para que nós possamos correr em volta dos alunos, para brincar.)
     - Na casa de quem a cutia deve correr? (R. Na casa da tia.)
     - E o cipó? Deve correr na casa de quem? (R. O cipó deve correr na casa da avó.)
     - O que o deixaram cair no chão? (R. Deixaram cair um lencinho.)
     - Qual era a qualidade da moça? (R. A moça era bonita.)
Explique que a música é organizada em versos e estrofes, que o verso é cada linha da cantiga e a estrofe é o conjunto de versos.

Desenvolvimento
Quem já brincou de jogo da memória? Fale que eles brincarão de jogo da memória com as palavras que aparecem na cantiga, observando os diferentes tipos de letra. Comente que a letra cursiva é escrita emendada, enquanto a letra de imprensa é separada. Como esse jogo foi cuidadosamente preparado pela autora do plano, pretende-se que o mesmo seja utilizado sem nenhuma alteração. Então, sugere-se que o material (disponível aqui) seja encaminhado por WhatsApp ou e-mail para que as famílias façam a reprodução, ou impresso na escola para ser retirado pelos responsáveis. Como ele contém apenas 20 peças, a criança pode jogar em dupla com alguém da família. Explique que as palavras que compõem o jogo da memória são as que aparecem na cantiga “Corre cutia”, e que os pares serão formados por palavras escritas em: letra bastão x letra de imprensa, ou letra bastão x letra cursiva.

Fechamento
Explique, através de áudio, que a atividade de fechamento deve ser realizada individualmente e que consiste em completar uma tabela recortando o nome da fruta e colando-o na coluna correta, observando o tipo de letra: de imprensa e cursiva (material disponível aqui; pode ser impresso pela escola). Estabeleça uma relação de confiança para que realizem com atenção e pesquisem o alfabeto, caso seja preciso, orientando que colem a atividade no caderno.

Convite às famílias
Vamos formar uma roda com o máximo de integrantes possível da família para brincar de “Corre cutia”? E quem vai jogar o jogo da memória? Vejam a importância de proporcionar um ambiente acolhedor e participar de alguns momentos lúdicos com a criança, estreitando ainda mais o vínculo familiar e colaborando com o seu desenvolvimento.

Sugestão Enviada Por: Sonia Antunes Caregnato


Código: LPO1_17ATS02

(EF01LP11) Conhecer, diferenciar e relacionar letras em formato imprensa e cursiva, maiúsculas e minúsculas.

(EF01LP01) Reconhecer que textos são lidos e escritos da esquerda para a direita e de cima para baixo da página.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 1º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas