Nesta proposta, as crianças prestam atenção e fazem descobertas sobre o momento da higiene.
Lavar as mãos
Apresente a proposta
Grave um breve vídeo seu lavando as mãos. Para ficar mais animado, poderá fazer isso cantando a música “Lavar as mãos”. Explique que, na escola, a lavagem das mãos faz parte da rotina e que, agora, devido ao combate ao coronavírus, esse cuidado é ainda mais recomendado. Encerre o vídeo convidando:
- Que tal envolver os bebês na lavagem das mãos em casa?
Envie-o por Whatsapp ou outra plataforma de comunicação com as famílias, que esteja disponível em sua rede.
Adaptações necessárias
Oriente que o local onde o bebê irá lavar as mãos seja adaptado de forma a favorecer a curiosidade e segurança dele. Outra recomendação importante é que seja realizada dentro do contexto familiar, num momento que faça sentido a lavagem das mãos, por exemplo, antes de uma refeição. Se necessário, sugira ajuda solicitando que outro familiar registre o momento.
Sugira às famílias
Convide os familiares a posicionarem o bebê de forma a favorecer a lavagem das mãos, de acordo com as condições que tiverem em casa. Oriente que considerem o momento do desenvolvimento infantil para que possam participar de forma interativa da lavagem das mãos. Os menores podem ser segurados no colo. Sugira que convidem para abrir a torneira, explorem a água sentindo a temperatura e também o manuseio do sabonete, percebendo cor, cheiro, textura da espuma, dentre outras características. Oriente que nomeiem os elementos bem como as ações, como, por exemplo: a força necessária que é empregada para abrir e fechar a torneira, a sensação da temperatura da água, o volume de água que sai da torneira ao fechar e abrir, assim como outras que irão acontecer no decorrer da proposta. Nesse momento, onde é recomendada a lavagem das mãos por conta do combate ao coronavírus, potencialize esta ação e fortaleça as interações entre os familiares, envolvendo a criança de forma que possam experimentar as possibilidades corporais e de cuidados de si.
Para compartilhar com o grupo
Convide os familiares para que registrem, da forma como for possível, esse momento (foto, vídeo ou áudio), comentando como foi essa valiosa experiência. Peça para que compartilhem com você e, em seguida, socialize os registros com as demais famílias, para que se sintam estimuladas a participarem também. Oriente para que assistam com o bebê, para que vejam os pares também lavando as mãos. Quando o período de isolamento social terminar, organize um mural com imagens da atividade em família e o exponha próximo ao lavatório da escola. Outras crianças verão e poderão se inspirar. Esse será um valioso recurso quando as aulas retornarem, ao evocar memórias afetivas de casa e fazendo conexão com a escola, apoiando o processo de readaptação.
Sugestão Enviada Por: Keli Patricia Luca e Vládia Pires
Código: EDI1_03UND03
(EI01CG02) Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes.
(EI01EF06) Comunicar-se com outras pessoas usando movimentos, gestos, balbucios, fala e outras formas de expressão.
(EI01EO05) Reconhecer seu corpo e expressar suas sensações em momentos de alimentação, higiene, brincadeira e descanso.
Apoiador Técnico
ATIVIDADE 01
ATIVIDADE 02
ATIVIDADE 04
ATIVIDADE 05
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes