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Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - G ou Gu?

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do Fundamental sobre construção alfabética

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Amanda Fortunato Araujo Sousa

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Amanda Sousa
Mentor: Sidicleia Anjos
Especialista: Heloísa Jordão

Título da aula: G ou Gu?

Finalidade da aula: Compreender o uso correto das regularidades ortográficas no emprego de palavras com G ou Gu.

Ano: 3º ano do Ensino Fundamental.

Objeto(s) do conhecimento: Construção do sistema alfabético e da ortografia.

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica (alfabetização).

Habilidade(s) da BNCC: EF03LP01 - Ler e escrever palavras com correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas – c/qu; g/gu; r/rr; s/ss; o (e não u) e e (e não i) em sílaba átona em final de palavra – e com marcas de nasalidade (til, m, n).

Sobre esta aula: esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é compreender o uso correto das regularidades ortográficas no emprego de palavras com G ou Gu.

Materiais necessários: Caderno, folha de bloco ou folha pautada da escola, equipamentos tecnológicos como: TV com cabo HDMI, computador on-line ou outro equipamento que possa projetar, painel de descobertas (cartaz em papel pardo, color set ou outro suporte para escrita) e atividade em folha para exercitação e para impressão.

Dificuldades antecipadas: Alguns alunos podem apresentar pouca fluência para ler e escrever, pois não dominam os padrões da escrita.  As letras ou os dígrafos que podem representar um mesmo fonema em uma mesma posição e assim podem criar dificuldades na hora de escrever. É recomendável utilizar duplas produtivas de trabalho, por isso antes da atividade relembre todas as regras ortográficas estudadas até aqui, se for o caso escreva algumas palavras no quadro, para que sirva de modelo.

Referências sobre o assunto:  

BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf>. Acesso em 04 de set. de 2018.

NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1 Acesso em 04 de set. de 2018.


Código: LPO3_04ATS03

(EF03LP01) Ler e escrever palavras com correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas – c/qu; g/gu; r/rr; s/ss; o (e não u) e e (e não i) em sílaba átona em final de palavra – e com marcas de nasalidade (til, m, n).


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