14572
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Um convite à escrita utilizando modalidades apreciativas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do EF sobre Um convite à escrita utilizando modalidades apreciativas

Plano 03 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Gabriella Flores Severo Fonseca

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é terceira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é compreender como são utilizados adjetivos, locuções adjetivas, advérbios e locuções adverbiais por autores de artigos de opinião para expressar seus pontos de vista de modo implícito ou explícito.

Materiais necessários: Data show, computador e artigo de opinião, papel e caneta. Disponível em: SILVESTRE, Paulo. Quem aguenta tanta opinião (e intolerância) nas redes sociais? Brasil: Estadão. 2017. Disponível em: <https://brasil.estadao.com.br/blogs/macaco-eletrico/quem-aguenta-tanta-opiniao-e-intolerancia-nas-redes-sociais/>. Acesso em: 8 de agosto de 2018.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldade de produzir um artigo de opinião, utilizando modalidades apreciativas.

Referências sobre o assunto:

BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. Rio de Janeiro : Nova Fronteira, 2009.

CORBARI, Alcione Tereza. Modalizadores: A negociação em Artigo de opinião. Linguagem em (Dis)curso – LemD, Tubarão, SC, v. 16, n. 1, p. 117-131, jan./abr. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ld/v16n1/1518-7632-ld-16-01-00117.pdf>. Acesso em: 9 jul. 2018.

FIORIN, José Luiz. Modalização: da língua ao discurso. Alfa. n. 44, p. 171-192, São Paulo, 2000. Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/4204>. Acesso em: 9 jul. 2018.

MARCUSCHI, L. A. Gêneros Textuais: definição e funcionalidade. In: Dionísio, Angela Paiva, Machado, Anna Raquel, Bezerra, M. Auxiliadora. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002. p. 19-36

NASCIMENTO, Erivaldo Pereira do. A Modalização no Gênero Notícia Jornalística. Revista do Gelne, v. 8, n. 12, p. 71-86, 2006. Disponível em: <https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11519>. Acesso em: 9 jul. 2018.

SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michèle. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: ROJO, Roxane. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A caracterização de categorias de texto: tipos, gêneros e espécies. Alfa, São Paulo, v.51, n.1, p. 39-79. 2007. Disponivel em: http://seer.fclar.unesp.br/alfa/article/view/1426/1127. Acesso em: 4 jul. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Oriente os alunos que, nesta aula, deverão ler um um artigo de opinião. Com base nesta leitura, escreverão um novo texto deste gênero, que trate da mesma temática. Explique que é necessária a utilização dos adjetivos, dos advérbios, das locuções adjetivas e das locuções adverbiais que funcionem como modalidades apreciativas.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

  • Explique o conceito de modalidade apreciativa.
  • Faça uma leitura conjunta do artigo de opinião.
  • Oriente que a produção do artigo de opinião deve tomar como modelo o texto lido.

Materiais complementares: Artigo de opinião impresso, datashow e computador.

SILVESTRE, Paulo. Quem aguenta tanta opinião (e intolerância) nas redes sociais? Brasil : Estadão. 2017. Disponível em: <<https://brasil.estadao.com.br/blogs/macaco-eletrico/quem-aguenta-tanta-opiniao-e-intolerancia-nas-redes-sociais/>>. Acesso em: 08 ag. 2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Distribua os alunos em duplas para realizar a produção de texto. O texto pode ser acessado na íntegra aqui.
  • Retome a necessidade da mobilização de modalidades apreciativas, como: advérbios, locuções adverbiais, adjetivos e locuções adjetivas, para a produção dos textos.
  • Solicite a produção de um artigo de opinião com a temática: “Opinião em rede social: algo positivo ou negativo?

Observação: Os alunos poderão ter dificuldade de produzir um artigo de opinião utilizando modalidades apreciativas.<<https://brasil.estadao.com.br/blogs/macaco-eletrico/quem-aguenta-tanta-opiniao-e-intolerancia-nas-redes-sociais/>>. Acesso em: 08 ag. 2018.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Leia, em conjunto, um artigo de opinião produzido por uma das duplas de alunos.
  • Solicite que reflitam sobre o uso de modalidades apreciativas no artigo de opinião lido.

É indicado que se prossiga, em outras aulas, o trabalho com os textos produzidos pelos alunos. Peça sua reescrita e aperfeiçoamento. No final desta sequência de aulas, você pode sugerir a publicação dos textos em um blog a ser criado pela turma.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é terceira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é compreender como são utilizados adjetivos, locuções adjetivas, advérbios e locuções adverbiais por autores de artigos de opinião para expressar seus pontos de vista de modo implícito ou explícito.

Materiais necessários: Data show, computador e artigo de opinião, papel e caneta. Disponível em: SILVESTRE, Paulo. Quem aguenta tanta opinião (e intolerância) nas redes sociais? Brasil: Estadão. 2017. Disponível em: <https://brasil.estadao.com.br/blogs/macaco-eletrico/quem-aguenta-tanta-opiniao-e-intolerancia-nas-redes-sociais/>. Acesso em: 8 de agosto de 2018.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldade de produzir um artigo de opinião, utilizando modalidades apreciativas.

Referências sobre o assunto:

BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. Rio de Janeiro : Nova Fronteira, 2009.

CORBARI, Alcione Tereza. Modalizadores: A negociação em Artigo de opinião. Linguagem em (Dis)curso – LemD, Tubarão, SC, v. 16, n. 1, p. 117-131, jan./abr. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ld/v16n1/1518-7632-ld-16-01-00117.pdf>. Acesso em: 9 jul. 2018.

FIORIN, José Luiz. Modalização: da língua ao discurso. Alfa. n. 44, p. 171-192, São Paulo, 2000. Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/4204>. Acesso em: 9 jul. 2018.

MARCUSCHI, L. A. Gêneros Textuais: definição e funcionalidade. In: Dionísio, Angela Paiva, Machado, Anna Raquel, Bezerra, M. Auxiliadora. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002. p. 19-36

NASCIMENTO, Erivaldo Pereira do. A Modalização no Gênero Notícia Jornalística. Revista do Gelne, v. 8, n. 12, p. 71-86, 2006. Disponível em: <https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11519>. Acesso em: 9 jul. 2018.

SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michèle. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: ROJO, Roxane. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A caracterização de categorias de texto: tipos, gêneros e espécies. Alfa, São Paulo, v.51, n.1, p. 39-79. 2007. Disponivel em: http://seer.fclar.unesp.br/alfa/article/view/1426/1127. Acesso em: 4 jul. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Oriente os alunos que, nesta aula, deverão ler um um artigo de opinião. Com base nesta leitura, escreverão um novo texto deste gênero, que trate da mesma temática. Explique que é necessária a utilização dos adjetivos, dos advérbios, das locuções adjetivas e das locuções adverbiais que funcionem como modalidades apreciativas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

  • Explique o conceito de modalidade apreciativa.
  • Faça uma leitura conjunta do artigo de opinião.
  • Oriente que a produção do artigo de opinião deve tomar como modelo o texto lido.

Materiais complementares: Artigo de opinião impresso, datashow e computador.

SILVESTRE, Paulo. Quem aguenta tanta opinião (e intolerância) nas redes sociais? Brasil : Estadão. 2017. Disponível em: <<https://brasil.estadao.com.br/blogs/macaco-eletrico/quem-aguenta-tanta-opiniao-e-intolerancia-nas-redes-sociais/>>. Acesso em: 08 ag. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Distribua os alunos em duplas para realizar a produção de texto. O texto pode ser acessado na íntegra aqui.
  • Retome a necessidade da mobilização de modalidades apreciativas, como: advérbios, locuções adverbiais, adjetivos e locuções adjetivas, para a produção dos textos.
  • Solicite a produção de um artigo de opinião com a temática: “Opinião em rede social: algo positivo ou negativo?

Observação: Os alunos poderão ter dificuldade de produzir um artigo de opinião utilizando modalidades apreciativas.<<https://brasil.estadao.com.br/blogs/macaco-eletrico/quem-aguenta-tanta-opiniao-e-intolerancia-nas-redes-sociais/>>. Acesso em: 08 ag. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Leia, em conjunto, um artigo de opinião produzido por uma das duplas de alunos.
  • Solicite que reflitam sobre o uso de modalidades apreciativas no artigo de opinião lido.

É indicado que se prossiga, em outras aulas, o trabalho com os textos produzidos pelos alunos. Peça sua reescrita e aperfeiçoamento. No final desta sequência de aulas, você pode sugerir a publicação dos textos em um blog a ser criado pela turma.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 9º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF89LP16 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano