Plano de Aula

Plano de aula: Facebook: um convite à produção textual dissertativa-argumentativa

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Conjunções coordenativas e subordinativas

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é compreender como as conjunções (e locuções conjuntivas) coordenativas estabelecem conexões entre as orações do texto e como permitem identificar as posições.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldade em apreender o conceito de conjunções coordenativas e subordinativas e de fazer a diferenciação entre elas.

Materiais necessários: Data show, computador, artigo de opinião, papel e caneta.

Referências sobre o assunto:

BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. Rio de Janeiro : Nova Fronteira, 2009.

COLL, C.; MONEREO, C. Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010.

CUNHA, G. A articulação discursiva do gênero artigo de opinião à luz de um modelo modular de análise do discurso. Filologia E Linguística Portuguesa, 14(1), 73-97, 2012. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/flp/article/view/59903>. Acesso em: 26 jul. 2018.

FOUCAULT, M. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 1996.

ORLANDI, E. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 1999. p. 15-22.

SANTAELLA, Lucia. Gêneros discursivos híbridos na era da hipermídia. Bakhtiniana, São Paulo, 9 (2): 206-216, Ago./Dez. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/bak/v9n2/a13v9n2.pdf>. Acesso em: 4 jul. 2018.

SOARES, M. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educ.Soc., vol. 23, no. 81, Campinas, p.143-160. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v23n81/13935.pdf>. Acesso: 4 jul. 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Oriente os alunos que deverão produzir um texto de caráter argumentativo com a finalidade de ser publicado no Facebook. Indique que eles deverão mobilizar as conjunções coordenativas e subordinativas aprendidas.

O intuito é que os alunos exercitem sua capacidade argumentativa e o uso das conjunções coordenativas e subordinativas.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO