Plano de Aula

Plano de aula: Gênero artigo de opinião: uma análise do uso das conjunções coordenativas

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Conjunções coordenativas e subordinativas

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é compreender como as conjunções (e locuções conjuntivas) coordenativas estabelecem conexões entre as orações do texto e como permitem identificar as posições.

Materiais necessários: Data show, computador e artigo de opinião, papel e caneta.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldade em apreender o conceito de conjunções coordenativas e em identificar os períodos compostos.

Referências sobre o assunto:

BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. Rio de Janeiro : Nova Fronteira, 2009.

COLL, C.; MONEREO, C. Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010.

CUNHA, G. A articulação discursiva do gênero artigo de opinião à luz de um modelo modular de análise do discurso. Filologia E Linguística Portuguesa, 14(1), 73-97, 2012. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/flp/article/view/59903>. Acesso em: 26 jul. 2018.

FOUCAULT, M. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 1996.

ORLANDI, E. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 1999. p. 15-22.

SANTAELLA, Lucia. Gêneros discursivos híbridos na era da hipermídia. Bakhtiniana, São Paulo, 9 (2): 206-216, Ago./Dez. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/bak/v9n2/a13v9n2.pdf>. Acesso em: 4 jul. 2018.

SOARES, M. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educ.Soc., vol. 23, no. 81, Campinas, p.143-160. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v23n81/13935.pdf>. Acesso: 4 jul. 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Oriente os alunos que, ao ler um artigo de opinião, deverão perceber quais relações de coordenação são estabelecidas entre as orações do texto.

O intuito é que os alunos reconheçam as conjunções coordenativas.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO