14556
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - A retomada de termos pelos pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos - recurso anafórico

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do Ensino Fundamental sobre os mecanismos coesivos - anáfora - através do uso dos pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos.

Plano 03 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Katiuscia Macêdo Cardoso Brandão

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é verificar e utilizar as relações anafóricas estabelecidas pelos pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos e seus efeitos de sentidos em textos de divulgação científica.

Dificuldades antecipadas: Desconhecimento sobre os pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos.

Referências sobre o assunto: REVISTA MUNDO ESTRANHO. Como são escolhidos os números das casas de uma rua? Disponível em https://abr.ai/2PceT3P Acesso em 18 de outubro de 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 03 minutos

Orientações:

  • Leia a finalidade da aula para os alunos.
  • Ao ler o tema, pergunte a eles o que entendem sobre o pronome funcionando como um “fio” nos textos.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Relembre os conhecimentos acerca do uso dos pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos para a retomada de referentes, a anáfora. Faça assim:
  • Escreva no quadro as seguintes palavras - pronomes - retomar - referente.
  • Desafie os alunos a promoverem o fio (relação) entre as palavras. Informe-os que devem elaborar uma frase com coerência e que use as três palavras. Ouça quais relações os alunos farão a partir da cadeia semântica (relação de significados). Possível resposta: Os pronomes têm a função de substituir o termo/nome a que ele se refere, chamado assim de “referente”. Os pronomes retomam o trecho, evitando a repetição e preservando a clareza do texto.

]

OBS. Perceba se as frases aproximam-se ou não do esperado. A partir delas pode-se reforçar alguns conceitos desconhecidos. Promova a retomada a elas ao final da aula.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Apresente o texto seguinte para que, individualmente, os alunos leiam silenciosamente
  • Peça que construam, no caderno, o Banco dos pronomes - um quadro com os pronomes bem definidos, pessoais, possessivos e demonstrativos - partindo da pesquisa em gramáticas ou no livro didático.
  • Depois, promova a descoberta do referente de cada espaço a ser preenchido. Solicite que circule-os.
  • Questione os alunos sobre o sentido (indicar pessoa, posse ou demonstrar algo já dito).

3. Solicite que substituam as lacunas por termos pertencentes às classes gramaticais representados pela legenda (letra entre parênteses), tornando o texto mais formal e objetivo. O texto Como são escolhidos os números das casas de uma rua? da Revista Mundo Estranho estará modificado para fins didáticos.

4. Combine um tempo para que possam realizar as escolhas léxico-gramaticais.

Materiais complementares: Para acesso ao texto, clique em https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-sao-escolhidos-os-numeros-das-casas-de-uma-rua/

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Siga as orientações do slide 4.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Ao final do prazo dado, organize duplas para que leiam seus textos entre si e possam adequá-los conforme o parâmetro da dupla. Intervenha quando necessário.

2. Retome o texto, em slide, e realize leitura compassada e reflexiva. Enfoque a relação de ambiguidade que pode aparecer e quais medidas podem ser tomadas para esclarecer o trecho. Chame um aluno por vez ao quadro para que escreva, respectivamente, o pronome escolhido. Proponha uma reflexão acerca da resposta e realize a correção coletiva.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações:

  • Distribua pequenos papéis para que os alunos escrevam de um lado o que aprenderam sobre o processo anafórico e do outro lado a dúvida (se houver). Caso não haja dúvida, informe-os que deixe em branco.
  • Recolha os papéis em um saquinho ou caixa para leitura e, em seguida, e solicite aos alunos que ajudem os colegas na solução das dúvidas para que possam respondê-las. Repasse o saquinho para cada aluno ler o aprendizado e responder o que foi considerado dúvida.
  • Peça que as respostas sejam escritas no quadro e lidas em seguida por um voluntário.

Materiais complementares: Saquinho de tecido ou papel, papeletas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é verificar e utilizar as relações anafóricas estabelecidas pelos pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos e seus efeitos de sentidos em textos de divulgação científica.

Dificuldades antecipadas: Desconhecimento sobre os pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos.

Referências sobre o assunto: REVISTA MUNDO ESTRANHO. Como são escolhidos os números das casas de uma rua? Disponível em https://abr.ai/2PceT3P Acesso em 18 de outubro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 03 minutos

Orientações:

  • Leia a finalidade da aula para os alunos.
  • Ao ler o tema, pergunte a eles o que entendem sobre o pronome funcionando como um “fio” nos textos.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Relembre os conhecimentos acerca do uso dos pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos para a retomada de referentes, a anáfora. Faça assim:
  • Escreva no quadro as seguintes palavras - pronomes - retomar - referente.
  • Desafie os alunos a promoverem o fio (relação) entre as palavras. Informe-os que devem elaborar uma frase com coerência e que use as três palavras. Ouça quais relações os alunos farão a partir da cadeia semântica (relação de significados). Possível resposta: Os pronomes têm a função de substituir o termo/nome a que ele se refere, chamado assim de “referente”. Os pronomes retomam o trecho, evitando a repetição e preservando a clareza do texto.

]

OBS. Perceba se as frases aproximam-se ou não do esperado. A partir delas pode-se reforçar alguns conceitos desconhecidos. Promova a retomada a elas ao final da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Apresente o texto seguinte para que, individualmente, os alunos leiam silenciosamente
  • Peça que construam, no caderno, o Banco dos pronomes - um quadro com os pronomes bem definidos, pessoais, possessivos e demonstrativos - partindo da pesquisa em gramáticas ou no livro didático.
  • Depois, promova a descoberta do referente de cada espaço a ser preenchido. Solicite que circule-os.
  • Questione os alunos sobre o sentido (indicar pessoa, posse ou demonstrar algo já dito).

3. Solicite que substituam as lacunas por termos pertencentes às classes gramaticais representados pela legenda (letra entre parênteses), tornando o texto mais formal e objetivo. O texto Como são escolhidos os números das casas de uma rua? da Revista Mundo Estranho estará modificado para fins didáticos.

4. Combine um tempo para que possam realizar as escolhas léxico-gramaticais.

Materiais complementares: Para acesso ao texto, clique em https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-sao-escolhidos-os-numeros-das-casas-de-uma-rua/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Siga as orientações do slide 4.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Ao final do prazo dado, organize duplas para que leiam seus textos entre si e possam adequá-los conforme o parâmetro da dupla. Intervenha quando necessário.

2. Retome o texto, em slide, e realize leitura compassada e reflexiva. Enfoque a relação de ambiguidade que pode aparecer e quais medidas podem ser tomadas para esclarecer o trecho. Chame um aluno por vez ao quadro para que escreva, respectivamente, o pronome escolhido. Proponha uma reflexão acerca da resposta e realize a correção coletiva.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações:

  • Distribua pequenos papéis para que os alunos escrevam de um lado o que aprenderam sobre o processo anafórico e do outro lado a dúvida (se houver). Caso não haja dúvida, informe-os que deixe em branco.
  • Recolha os papéis em um saquinho ou caixa para leitura e, em seguida, e solicite aos alunos que ajudem os colegas na solução das dúvidas para que possam respondê-las. Repasse o saquinho para cada aluno ler o aprendizado e responder o que foi considerado dúvida.
  • Peça que as respostas sejam escritas no quadro e lidas em seguida por um voluntário.

Materiais complementares: Saquinho de tecido ou papel, papeletas.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 5º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP14 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano