Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é verificar e utilizar as relações anafóricas estabelecidas pelos pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos e seus efeitos de sentidos em textos de divulgação científica.
Dificuldades antecipadas: Desconhecimento sobre os pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos.
Referências sobre o assunto: REVISTA MUNDO ESTRANHO. Como são escolhidos os números das casas de uma rua? Disponível em https://abr.ai/2PceT3P Acesso em 18 de outubro de 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 03 minutos
Orientações:
- Leia a finalidade da aula para os alunos.
- Ao ler o tema, pergunte a eles o que entendem sobre o pronome funcionando como um “fio” nos textos.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Relembre os conhecimentos acerca do uso dos pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos para a retomada de referentes, a anáfora. Faça assim:
- Escreva no quadro as seguintes palavras - pronomes - retomar - referente.
- Desafie os alunos a promoverem o fio (relação) entre as palavras. Informe-os que devem elaborar uma frase com coerência e que use as três palavras. Ouça quais relações os alunos farão a partir da cadeia semântica (relação de significados). Possível resposta: Os pronomes têm a função de substituir o termo/nome a que ele se refere, chamado assim de “referente”. Os pronomes retomam o trecho, evitando a repetição e preservando a clareza do texto.
]
OBS. Perceba se as frases aproximam-se ou não do esperado. A partir delas pode-se reforçar alguns conceitos desconhecidos. Promova a retomada a elas ao final da aula.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
- Apresente o texto seguinte para que, individualmente, os alunos leiam silenciosamente
- Peça que construam, no caderno, o Banco dos pronomes - um quadro com os pronomes bem definidos, pessoais, possessivos e demonstrativos - partindo da pesquisa em gramáticas ou no livro didático.
- Depois, promova a descoberta do referente de cada espaço a ser preenchido. Solicite que circule-os.
- Questione os alunos sobre o sentido (indicar pessoa, posse ou demonstrar algo já dito).
3. Solicite que substituam as lacunas por termos pertencentes às classes gramaticais representados pela legenda (letra entre parênteses), tornando o texto mais formal e objetivo. O texto Como são escolhidos os números das casas de uma rua? da Revista Mundo Estranho estará modificado para fins didáticos.
4. Combine um tempo para que possam realizar as escolhas léxico-gramaticais.
Materiais complementares: Para acesso ao texto, clique em https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-sao-escolhidos-os-numeros-das-casas-de-uma-rua/
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
- Siga as orientações do slide 4.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
- Ao final do prazo dado, organize duplas para que leiam seus textos entre si e possam adequá-los conforme o parâmetro da dupla. Intervenha quando necessário.
2. Retome o texto, em slide, e realize leitura compassada e reflexiva. Enfoque a relação de ambiguidade que pode aparecer e quais medidas podem ser tomadas para esclarecer o trecho. Chame um aluno por vez ao quadro para que escreva, respectivamente, o pronome escolhido. Proponha uma reflexão acerca da resposta e realize a correção coletiva.
Fechamento
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações:
- Distribua pequenos papéis para que os alunos escrevam de um lado o que aprenderam sobre o processo anafórico e do outro lado a dúvida (se houver). Caso não haja dúvida, informe-os que deixe em branco.
- Recolha os papéis em um saquinho ou caixa para leitura e, em seguida, e solicite aos alunos que ajudem os colegas na solução das dúvidas para que possam respondê-las. Repasse o saquinho para cada aluno ler o aprendizado e responder o que foi considerado dúvida.
- Peça que as respostas sejam escritas no quadro e lidas em seguida por um voluntário.
Materiais complementares: Saquinho de tecido ou papel, papeletas.