14494
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Verbo como núcleo da oração em títulos de notícias

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre Verbo como núcleo da oração em títulos de notícias

Plano 01 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Wania Aparecida Guedes da Silva

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de tres planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é demonstrar a função do verbo como núcleo das orações e sua importância para a transmissão de sentido. Para isso, a função do verbo como núcleo será analisada em títulos de notícias, visto que este gênero é bastante significativo quando examinados o verbo utilizado e o que se transmite de informação.

Materiais necessários: Computador e projetor, ou cópia dos textos; dicionários.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em perceber as nuances de sentido entre as escolhas verbais, pois nem todos os alunos têm familiaridade com o gênero e com a leitura mais focada em observar que o que está sendo informado pode ser diferente com base na escolha que se faz do verbo. É fundamental já ter trabalhado o gênero notícia previamente, assim como a classe dos verbos.

Referências sobre o assunto:

Antunes, Irandé. Gramática contextualizada - limpando o “pó das ideias simples”. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

Faria, Maria Alice. O jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2007. Páginas 25-28.

Ferrarezi Junior, Celso. Sintaxe para a educação básica. São Paulo: Contexto, 2012.

Sallorenzo, Letícia. Gramática da manipulação. Belo Horizonte: Quintal Edições, 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Informar aos alunos que eles irão estudar um pouco mais sobre os títulos de notícias, e que, quando se trata de uma notícia de capa, o título recebe o nome de manchete. Também irão perceber a importância que os verbos têm quando se trata de manchetes e títulos de notícia.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos.

Orientações:

  • Pergunte aos alunos o que eles já sabem sobre o gênero notícia, por exemplo: Você costuma ouvir ou ler notícias? Onde? O que faz você parar para ler ou ouvir notícias? O que são manchetes? Qual o papel delas nos textos de notícias?
  • É importante que os alunos já tenham estudado o gênero Notícia previamente para que as atividades da aula alcancem o efeito desejado e este momento de ativação dos conhecimentos não ultrapasse o tempo estipulado.
  • Chame a atenção para as explicações nas manchetes/títulos de notícia, que por sua importância no processo de “fisgar” o leitor, são considerados por si um gênero discursivo, vinculado à notícia.
  • Explique que, para chamar a atenção dos leitores, os títulos de notícia (chamados de manchete, quando ocupam lugar de destaque nas publicações, em geral a primeira página impressa de um jornal) precisam conter uma informação importante da notícia, ser claros e bem redigidos; é necessário, portanto, que o jornalista pense muito bem naquilo que deseja destacar, nas palavras escolhidas e na forma que irá comunicar ao leitor.
  • Leia para os alunos o slide acima e peça que eles realizem a atividade proposta.
  • É importante que os alunos percebam que é necessário organizar as palavras para que de fato constituam uma frase, isto é, um enunciado com sentido; sendo assim, eles deverão compreender que é necessário reorganizar a manchete, inclusive percebendo que esta organização depende do verbo, que é núcleo da oração.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 32 minutos.

Orientações:

  • Solicite que os alunos reorganizem a manchete, em duplas.
  • Dê cerca de 5 minutos para que realizem esta tarefa de reorganização.
  • Certamente os alunos poderão organizar a manchete de formas diferentes, por exemplo: 1) “Postos de saúde fazem plantão de vacinação contra a febre amarela”; 2) “Contra a febre amarela, postos de saúde fazem plantão de vacinação”; 3) “Fazem plantão de vacinação, contra a febre amarela, postos de saúde”.
  • Verifique as possibilidades que os alunos apresentaram, se correspondem a uma das opções acima, ou se algum deles não conseguiu organizar o texto.
  • Anote no quadro as organizações propostas, para que sejam cotejadas, na sequência da atividade.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Com as sugestões dos alunos anotadas no quadro (provavelmente serão as mesmas do slide) inicie perguntando como eles chegaram à organização dos textos e que palavra foi a base para esta organização.
  • É importante que eles percebam que a organização da manchete (e das frases) gira em torno do verbo. Por isso, mostre a eles as três opções de resposta.
  • Mesmo sendo apresentadas de três formas diferentes, todas as frases acima são organizadas com base no verbo FAZEM. Se os alunos não perceberem isso, mostre que ação deste verbo só poderia ser realizada pelo sujeito “postos de saúde”, pois qualquer outra palavra ou grupo de palavras não teria sentido ao ser colocados como sujeito. Isso quer dizer que, além de haver uma necessidade sintática de organizar a frase em torno do verbo, realizando a concordância entre sujeito e verbo, também deve ser observada uma questão semântica, pois o sentido que cada verbo expressa determina também a organização das frases, podendo gerar diferentes efeitos de sentido, como veremos ainda na próxima atividade.
  • Explique aos alunos que as três manchetes do slide estão corretas, mas existem pequenas diferenças de sentido entre elas. A primeira é a mais comum, chamada de ordem direta, em que aparece a sequência “sujeito/verbo/complemento”, e é a que mais utilizamos para nos expressar em língua portuguesa, dando destaque ao sujeito “postos de saúde”; a segunda, desloca o foco para o motivo do plantão, que é “contra a febre amarela”, colocando a expressão no início, mas depois seguindo a ordem “sujeito, verbo, complemento”; Já a terceira, chamada de ordem indireta, coloca o verbo no início da frase, o complemento na sequência, para depois, por último, incluir o sujeito.
  • Professor, aproveite as frases escritas no quadro e divida cada oração, identificando as partes “sujeito, verbo e complemento” a fim de que o aluno visualize e compreenda o conceito de ordem direta e indireta.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Leia para os alunos os dois títulos de notícia acima.
  • Destaque que a notícia é a mesma, publicada na internet no site do jornal El País e da revista Exame.
  • Solicite que os alunos se guiem pelas perguntas norteadoras a fim de que consigam, no final, dizer qual o efeito de sentido ao se utilizar cada verbo.
    Se necessário, eles podem consultar o dicionário a fim de que consigam verificar o significado dos verbos.
  • Peça que eles anotem as respostas, referentes às perguntas do slide, em seus cadernos.
  • Chame a atenção deles também para a última pergunta, sobre o verbo “diz”. Por qual motivo ele é introduzido, frequentemente, em notícias? É importante que eles percebam que se trata do discurso de outrem, baseado na fala ou pesquisa de alguém. No caso desta notícia, não se diz de quem é o estudo, apenas “diz estudo”, personificando o estudo/pesquisa realizado.
  • Sobre a última pergunta, retome que: o verbo comanda a organização sintática da frase, pois em torno dele as demais palavras se organizam e realizam concordância, além de ser seu significado, isto é, aquilo que o verbo transmite, quem determina a ordem das palavras na frase. Por isso, a frase “O sentido do paladar entorpece a obesidade” não é coerente ou aceitável.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

  • Faça o fechamento da aula lendo o slide acima, frisando as características dos verbos nocionais como núcleos das orações.
  • Se achar necessário, solicite que os alunos anotem as informações principais do slide, como fechamento da aula.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de tres planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é demonstrar a função do verbo como núcleo das orações e sua importância para a transmissão de sentido. Para isso, a função do verbo como núcleo será analisada em títulos de notícias, visto que este gênero é bastante significativo quando examinados o verbo utilizado e o que se transmite de informação.

Materiais necessários: Computador e projetor, ou cópia dos textos; dicionários.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em perceber as nuances de sentido entre as escolhas verbais, pois nem todos os alunos têm familiaridade com o gênero e com a leitura mais focada em observar que o que está sendo informado pode ser diferente com base na escolha que se faz do verbo. É fundamental já ter trabalhado o gênero notícia previamente, assim como a classe dos verbos.

Referências sobre o assunto:

Antunes, Irandé. Gramática contextualizada - limpando o “pó das ideias simples”. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

Faria, Maria Alice. O jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2007. Páginas 25-28.

Ferrarezi Junior, Celso. Sintaxe para a educação básica. São Paulo: Contexto, 2012.

Sallorenzo, Letícia. Gramática da manipulação. Belo Horizonte: Quintal Edições, 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Informar aos alunos que eles irão estudar um pouco mais sobre os títulos de notícias, e que, quando se trata de uma notícia de capa, o título recebe o nome de manchete. Também irão perceber a importância que os verbos têm quando se trata de manchetes e títulos de notícia.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos.

Orientações:

  • Pergunte aos alunos o que eles já sabem sobre o gênero notícia, por exemplo: Você costuma ouvir ou ler notícias? Onde? O que faz você parar para ler ou ouvir notícias? O que são manchetes? Qual o papel delas nos textos de notícias?
  • É importante que os alunos já tenham estudado o gênero Notícia previamente para que as atividades da aula alcancem o efeito desejado e este momento de ativação dos conhecimentos não ultrapasse o tempo estipulado.
  • Chame a atenção para as explicações nas manchetes/títulos de notícia, que por sua importância no processo de “fisgar” o leitor, são considerados por si um gênero discursivo, vinculado à notícia.
  • Explique que, para chamar a atenção dos leitores, os títulos de notícia (chamados de manchete, quando ocupam lugar de destaque nas publicações, em geral a primeira página impressa de um jornal) precisam conter uma informação importante da notícia, ser claros e bem redigidos; é necessário, portanto, que o jornalista pense muito bem naquilo que deseja destacar, nas palavras escolhidas e na forma que irá comunicar ao leitor.
  • Leia para os alunos o slide acima e peça que eles realizem a atividade proposta.
  • É importante que os alunos percebam que é necessário organizar as palavras para que de fato constituam uma frase, isto é, um enunciado com sentido; sendo assim, eles deverão compreender que é necessário reorganizar a manchete, inclusive percebendo que esta organização depende do verbo, que é núcleo da oração.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 32 minutos.

Orientações:

  • Solicite que os alunos reorganizem a manchete, em duplas.
  • Dê cerca de 5 minutos para que realizem esta tarefa de reorganização.
  • Certamente os alunos poderão organizar a manchete de formas diferentes, por exemplo: 1) “Postos de saúde fazem plantão de vacinação contra a febre amarela”; 2) “Contra a febre amarela, postos de saúde fazem plantão de vacinação”; 3) “Fazem plantão de vacinação, contra a febre amarela, postos de saúde”.
  • Verifique as possibilidades que os alunos apresentaram, se correspondem a uma das opções acima, ou se algum deles não conseguiu organizar o texto.
  • Anote no quadro as organizações propostas, para que sejam cotejadas, na sequência da atividade.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Com as sugestões dos alunos anotadas no quadro (provavelmente serão as mesmas do slide) inicie perguntando como eles chegaram à organização dos textos e que palavra foi a base para esta organização.
  • É importante que eles percebam que a organização da manchete (e das frases) gira em torno do verbo. Por isso, mostre a eles as três opções de resposta.
  • Mesmo sendo apresentadas de três formas diferentes, todas as frases acima são organizadas com base no verbo FAZEM. Se os alunos não perceberem isso, mostre que ação deste verbo só poderia ser realizada pelo sujeito “postos de saúde”, pois qualquer outra palavra ou grupo de palavras não teria sentido ao ser colocados como sujeito. Isso quer dizer que, além de haver uma necessidade sintática de organizar a frase em torno do verbo, realizando a concordância entre sujeito e verbo, também deve ser observada uma questão semântica, pois o sentido que cada verbo expressa determina também a organização das frases, podendo gerar diferentes efeitos de sentido, como veremos ainda na próxima atividade.
  • Explique aos alunos que as três manchetes do slide estão corretas, mas existem pequenas diferenças de sentido entre elas. A primeira é a mais comum, chamada de ordem direta, em que aparece a sequência “sujeito/verbo/complemento”, e é a que mais utilizamos para nos expressar em língua portuguesa, dando destaque ao sujeito “postos de saúde”; a segunda, desloca o foco para o motivo do plantão, que é “contra a febre amarela”, colocando a expressão no início, mas depois seguindo a ordem “sujeito, verbo, complemento”; Já a terceira, chamada de ordem indireta, coloca o verbo no início da frase, o complemento na sequência, para depois, por último, incluir o sujeito.
  • Professor, aproveite as frases escritas no quadro e divida cada oração, identificando as partes “sujeito, verbo e complemento” a fim de que o aluno visualize e compreenda o conceito de ordem direta e indireta.
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Leia para os alunos os dois títulos de notícia acima.
  • Destaque que a notícia é a mesma, publicada na internet no site do jornal El País e da revista Exame.
  • Solicite que os alunos se guiem pelas perguntas norteadoras a fim de que consigam, no final, dizer qual o efeito de sentido ao se utilizar cada verbo.
    Se necessário, eles podem consultar o dicionário a fim de que consigam verificar o significado dos verbos.
  • Peça que eles anotem as respostas, referentes às perguntas do slide, em seus cadernos.
  • Chame a atenção deles também para a última pergunta, sobre o verbo “diz”. Por qual motivo ele é introduzido, frequentemente, em notícias? É importante que eles percebam que se trata do discurso de outrem, baseado na fala ou pesquisa de alguém. No caso desta notícia, não se diz de quem é o estudo, apenas “diz estudo”, personificando o estudo/pesquisa realizado.
  • Sobre a última pergunta, retome que: o verbo comanda a organização sintática da frase, pois em torno dele as demais palavras se organizam e realizam concordância, além de ser seu significado, isto é, aquilo que o verbo transmite, quem determina a ordem das palavras na frase. Por isso, a frase “O sentido do paladar entorpece a obesidade” não é coerente ou aceitável.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

  • Faça o fechamento da aula lendo o slide acima, frisando as características dos verbos nocionais como núcleos das orações.
  • Se achar necessário, solicite que os alunos anotem as informações principais do slide, como fechamento da aula.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 7º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07LP04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano