14252
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Pré Escola - Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Atividade - Batalha: um jogo de baralho

Nesta atividade, as crianças irão refletir sobre os números com a ajuda de um jogo de baralho.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Lisa Lea Barki Minkovicius

Apresente a proposta
Grave um vídeo dizendo que as crianças já conhecem muitos jogos, mas como seria se aprendessem um novo para jogar em família? Ensine as regras do jogo e envie o vídeo por WhatsApp ou outra plataforma de comunicação com as famílias. Faça o convite: “Que tal aprendermos um jogo novo?”

Adaptações necessárias
O professor fará um convite às famílias para aprender uma novo jogo junto com as crianças, encaminhando a sugestão do jogo “Batalha”. O jogo pressupõe que as crianças comparem os números de cada carta, convidando-as a refletir sobre qual número é maior que outro, pois a batalha acontece entre números, de forma que o maior ganha do menor. Nesse jogo, cada jogador organiza suas cartas em uma pilha com os números virados para baixo. Sem olhá-las antecipadamente, os jogadores, ao mesmo tempo, viram a carta de cima de suas pilhas. Aquele que tiver a carta de maior número ganha as cartas que foram viradas de todos os outros jogadores. Entretanto, caso dois jogadores virem cartas com o mesmo valor, e sendo esses valores os mais altos, reserva-se as cartas dessa rodada e parte-se para uma segunda. O jogador que ganhá-la leva também as cartas da rodada anterior. Você pode compartilhar com as famílias as regras do jogo e gravar um vídeo ensinando a jogá-lo.

Sugira às famílias
Convide as famílias a adaptar o jogo com os materiais que têm disponíveis, de acordo com a sua realidade, como, por exemplo, escrever em pequenos pedaços papel fichas com o números de 1 a 9, que representam as cartas do baralho. Proponha que as famílias aprendam as regras e brinquem junto, se divertindo e registrando esse momento de interação. Ao final, sugira que perguntem às crianças como foi aprender um novo jogo.

Para compartilhar com o grupo
Sugira que as famílias compartilhem como foi esse momento por meio de fotos ou vídeos, de modo que você possa agrupá-los e compartilhá-los com todo o grupo via WhatsApp, por exemplo. Sugira ainda que possam ensinar outros jogos com baralhos que conheçam para as outras famílias, ampliando, assim, o repertório de jogos das crianças.

Sugestão Enviada Por: Nilcileni Brambilla


Código: EDI3_23UND05

(EI03ET07) Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.

(EI03EO02) Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses):

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas