Nesta atividade, as crianças irão refletir sobre os números com a ajuda de um jogo de baralho.
Apresente a proposta
Grave um vídeo dizendo que as crianças já conhecem muitos jogos, mas como seria se aprendessem um novo para jogar em família? Ensine as regras do jogo e envie o vídeo por WhatsApp ou outra plataforma de comunicação com as famílias. Faça o convite: “Que tal aprendermos um jogo novo?”
Adaptações necessárias
O professor fará um convite às famílias para aprender uma novo jogo junto com as crianças, encaminhando a sugestão do jogo “Batalha”. O jogo pressupõe que as crianças comparem os números de cada carta, convidando-as a refletir sobre qual número é maior que outro, pois a batalha acontece entre números, de forma que o maior ganha do menor. Nesse jogo, cada jogador organiza suas cartas em uma pilha com os números virados para baixo. Sem olhá-las antecipadamente, os jogadores, ao mesmo tempo, viram a carta de cima de suas pilhas. Aquele que tiver a carta de maior número ganha as cartas que foram viradas de todos os outros jogadores. Entretanto, caso dois jogadores virem cartas com o mesmo valor, e sendo esses valores os mais altos, reserva-se as cartas dessa rodada e parte-se para uma segunda. O jogador que ganhá-la leva também as cartas da rodada anterior. Você pode compartilhar com as famílias as regras do jogo e gravar um vídeo ensinando a jogá-lo.
Sugira às famílias
Convide as famílias a adaptar o jogo com os materiais que têm disponíveis, de acordo com a sua realidade, como, por exemplo, escrever em pequenos pedaços papel fichas com o números de 1 a 9, que representam as cartas do baralho. Proponha que as famílias aprendam as regras e brinquem junto, se divertindo e registrando esse momento de interação. Ao final, sugira que perguntem às crianças como foi aprender um novo jogo.
Para compartilhar com o grupo
Sugira que as famílias compartilhem como foi esse momento por meio de fotos ou vídeos, de modo que você possa agrupá-los e compartilhá-los com todo o grupo via WhatsApp, por exemplo. Sugira ainda que possam ensinar outros jogos com baralhos que conheçam para as outras famílias, ampliando, assim, o repertório de jogos das crianças.
Sugestão Enviada Por: Nilcileni Brambilla
Código: EDI3_23UND05
(EI03ET07) Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.
(EI03EO02) Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.
Apoiador Técnico
ATIVIDADE 01
ATIVIDADE 02
ATIVIDADE 03
ATIVIDADE 04
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes